Revista GGN

Assine

Janot manifesta-se pela condenação de Eduardo Azeredo

Jornal GGN - O Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou nesta sexta-feira, dia 7, as alegações finais à Ação Penal 536, conhecida como mensalão tucano, onde sustenta que Eduardo Azeredo, do PSDB, “participou decisivamente nos crimes de desvio de recursos e lavagem de dinheiro para sua campanha eleitoral”, sugerindo pena de 22 anos de reclusão e 623 dias-multa, no valor unitário de cinco salários mínimos. As alegações foram enviadas ao relator no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Roberto Barroso.

De acordo com as alegações, Janot manifesta-se pela condenação do deputado federal Eduardo Brandão de Azeredo, “acusado de praticar continuadamente os crimes de peculato e lavagem de dinheiro”.

A defesa do tucano Eduardo Azeredo alega ser ele “isento de toda e qualquer responsabilidade na condução financeira da sua campanha eleitoral, gerenciada por terceiros”. Mas o PGR demonstra, em seu parecer, que “tanto o desvio de recursos públicos do estado de Minas Gerais quanto a lavagem desses capitais tiveram participação direta, efetiva, intensa e decisiva de Eduardo de Azeredo, que, além de beneficiário dos delitos cometidos, também teve papel preponderante em sua prática.”

Rodrigo Janot declara que “há elementos probatórios absolutamente suficientes para afirmar com a segurança devida que Eduardo Brandão de Azeredo participou decisivamente da operação que culminou no desvio de R$3,5 milhões, aproximadamente, R$9,3 milhões em valores atuais.” 

Para o PGR,  há uma “complexa engenharia financeira utilizada para desvio de recursos públicos, demonstrando um prévio ajuste entre os envolvidos.” De acordo com a denúncia, oferecida em novembro de 2007, “Eduardo Azeredo, com o objetivo de financiar sua campanha para reeleição ao governo mineiro em 1998, e com o auxílio de outros denunciados, montou um esquema de desvio de recursos públicos do estado de Minas Gerais“.

Segundo a denúncia, foram utilizados recursos dos caixas da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), da Comig (Companhia Mineradora de Minas Gerais) e do Grupo Financeiro do Bemge (Banco do Estado de Minas Gerais).  As verbas públicas eram liberadas em favor da empresa de comunicação SMP&B e eram feitos “complexos esforços para os recursos desviados serem destinados, em espécie, à campanha de Eduardo Azeredo”.

É destacado, ainda, pelo PGR,  o grau de sofisticação do crime de lavagem de dinheiro.  Para isso foram utilizados recursos dos caixas da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), da Companhia Mineradora de Minas Gerais (Comig) e do Grupo Financeiro Banco do Estado de Minas Gerais (BEMGE). De acordo com a manifestação, as verbas públicas eram liberadas em favor da empresa de comunicação SMP&B e eram empreendidos complexos esforços para os recursos desviados serem destinados, em espécie, à campanha de Eduardo Azeredo. “O branqueamento foi executado com bastante sofisticação. A simulação de empréstimos e a composição da instância de layering mediante envolvimento de contas bancárias e de agência de publicidade revelam substancial incremento de gravidade do crime”, argumentou. 

“Ao desviar recursos públicos, Eduardo Azeredo pretendeu, ao fim e ao cabo, praticar mais um episódio de subversão do sistema político-eleitoral, ferindo gravemente a paridade de armas no financiamento das despesas entre os candidatos, usando a máquina administrativa em seu favor de forma criminosa e causando um desequilíbrio econômico-financeiro entre os demais concorrentes ao cargo de governador de Minas Gerais em 1998”, concluiu. 

Sugestão de pena

Conforme o comunicado, para dosimetria da pena sugerida a Eduardo Azeredo pelos crimes continuados de peculato e de lavagem de dinheiro, a Procuradoria Geral da República fez uso do método trifásico para chegar aos 22 anos de reclusão e ao pagamento de 623 dias-multa. 
 

Média: 5 (4 votos)
41 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

VERGONHOSA JUSTIÇA

Duvido que aconteça alguma coisa com ele, pois a justiça brasileira está caindo de podre e corrupta. Ainda que o prendam e tenham o mesmo rigor que tiveram contra os mensaleiros do governo, a justiça não estaria feita. Porque processos muito mais antigos foram deixados para trás, engavetados e esquecidos. Essa justiça nos enche de vergonha, e joga o nome do Brasil na lama.

Quem aqui acha que o mensalão tucano, será investigado a fundo, até chegar em sua conexão com a lista de Furnas?

Um país não pode ver pessoas presas, porque compraram voto de parlamentares no Congresso, enquanto o Sr. Fernando Henrique Cardoso, que tem a prova de seu crime estampada na capa da Folha de São Paulo, ainda esteja solto por aí:

http://democraciadiretabrasileira.blogspot.com.br/2013/10/stf-supremo-tr...

O Sr. Joaquim Barbosa e todo o STF envergonharam os brasileiros. Apresentar um episódio execrável desses, como sendo justiça, é um desrespeito à nossa inteligência.

E para agravar ainda mais, acabaram de dizer, que nós, brasileiros, não podemos ter o mesmo direito dos americanos, europeus, argentinos, venezuelanos, mexicanos, indianos, etc. Esses juízes, que perderam completamente a vergonha, e não tem mais nenhum pudor, anularam a lei do

VOTO IMPRESSO,

que dá ao povo o direito de conferir seu próprio voto.


É gravíssima a situação, pois está provado que nossas urnas eletrônicas são fraudáveis:

http://www.folhapolitica.org/2013/07/hacker-de-19-anos-revela-como-fraud...

 

E não apenas isso, o pior é que não há auditoria no TSE. Ou seja, eles enchem a boca para dizer que a eleição é limpa, mas não permitem auditoria alguma sobre o processo eleitoral realizado por eles. É um absurdo que quem realize o processo eleitoral, não receba uma auditoria; e mais ainda, que essa própria instituição, o TSE, venha a julgar as questões levantadas sobre o processo eleitoral.

 Os peritos da UNB fraudaram a urna eletrônica com poucas informações recebidas. Um técnico do TSE que tem todas as informações e códigos fonte do processo, pode fazer o que bem entender. O posicionamento do TSE é de que ele confia nesses técnicos, e nós não temos o direito de questioná-los, nem auditá-los. 

Onde vamos parar desse jeito?

Seu voto: Nenhum

DEMOCRACIA DIRETA
Porque o Brasil é de todos os brasileiros.
https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/
 

imagem de anarquista sério
anarquista sério

REGISTRE-SE:  É  primeira na

REGISTRE-SE:

 É  primeira na história da humanidade contemporânea e até ancestral,que um procurador da República  determina a dosimetria pra uma\ pessoa quer ainda nem foi condenada.

   Deveras,tome o rumo que o caso tomar, é um marco MUNDIAL.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Entre todos os envolvidos no

Entre todos os envolvidos no 1º mensalão, Azeredo é peixe pequeno...

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Azeredo continuará livrinho,

Azeredo continuará livrinho, livrinho ou repetirá que usou a grana na campanha de FHC.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Pôxa! Com aquela carrada de

Pôxa! Com aquela carrada de tucanos mensaleiros, sobrou somente esse mísero 1 (um) triste tucano para ser julgado? E talvez nem chegue a ser julgado. É... pau que dá em Chico nem sempre dá em Francisco. A barra é pesada lá pro lado das Alterosas. De lá só sai o que os tucanos permitem que saia. Um mísero tucaninho depenado... todo roto, capenga e pensar que tudo começou lá em Minas... então, salta um pão de queijo aí, uai!

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Quer dizer que os

Quer dizer que os comerciantes de votos tucanos não o estavam fazendo para se perpetuarem no poder ? Não seria exatamente igual ao que acusaram os petistas, um plano para se perpetuarem no poder ? Se chegaram a comprar votos, até mesmo para mudar a Constituição, para poder reeleger FHC é porque queriam se manter no poder na marra, teriam que ser julgados todos juntos, tal qual foram os petistas, por idênticos fundamentos. Sendo a diferença entre ambos é que o do PT não tinha dinheiro público, e este sim.

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de taturanous
taturanous

Gaiola

Tucano nao aguenta ,abre o bico,ai ja viu ne.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Enquanto esse insignificante

Enquanto esse insignificante pega 22 anos, os outros 79/80 réus ainda pousam de vestais. O que interessa esse tucano de biquinho curto ? Cadê os mandantes ? E os compradores e vendedores de votos ? 

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Tião Macalé
Tião Macalé

As perguntas que não querem



As perguntas que não querem calar:

- Quem é o "José Dirceu" do Azeredo ?
- Quem é o "José Genoíno" do Azeredo ?
- Quem é o "Delúbio Soares" do Azeredo ?
- Quem é o "João Paulo Cunha" do Azeredo ?

Será que o Azeredo fazia tudo sozinho ?

Se ele fazia tudo sozinho ele é um fenômeno !!!

Ele batia o escanteio e corria na área para marcar o gol ?

Eu quero é o nome dos bois !!!

Das estatais que repassavam dinheiro para o esquema Tucano, uma era Furnas.

A lista de nomes dos recebedores do dinheiro de Furnas está aqui:

http://caixadoistucanodefurnas.blogspot.com.br

 

A casa caiu...

 

E agora mané ?!?

 

Te peguei !!!

 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Nesse contexto, fica bem

Nesse contexto, fica bem claro que o que os petistas, que os sucederam, queriam era resgatar o poder à dimensão do público, e não tomá-lo de assalto e se perpetuar nele. Tivéssem sido julgados pela ordem cronológica, isso ficaria evidente. Muito espertos os STFs quando foram tomar o lanche, e depois voltaram com essa ideia luminosa, invertendo a ordem dos julgamentos que já estava em curso, punindo drasticamente os que vieram para retomar ao Estado o poder público.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Zanchetta
Zanchetta

Peraí, o Azeredo vai pegar 22

Peraí, o Azeredo vai pegar 22 anos e o Dirceu só 9... tem alguma coisa errada aí!!!

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Fique tranquilo. Eles não vão

Fique tranquilo. Eles não vão condenar o Azeredo, simplesmente porque ele não vai aceitar calado. Ele sabe coisa do arco da velha aqui em Minas, desde o assassinato de uma moça que transportava dinheiro para os mensaleiros tucanos até um certo esquema conhecido como Lista de Furnas.

Aecim tá no bolso dele, além de ter recebido 110 mil em 98, muito provavelmente utilizou o mesmo esquema de financiamento na sua eleição para governador em 2002. Azeredo sabe disso e muito mais.

Não vê o Roberto Jeferson? Você tem alguma dúvida de que ele nunca será preso? É outro que sabe muito das peripécias tucanas.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Houve uso de recursos públicos

Kd os demais réus, deveriam voltar todos, se não me engano são os 80 no total, ao contrário do "mensalão" petista, neste caso houve uso de recursos públicos, as estatais mineiras foram sangradas para irrigar o esquema, há um caminhão de provas da prática de crimes, até um cheque assinado pelo Azeredo. Este processo começou em 2003 mas anda aos trancos e barrancos não se sabe pq não é mesmo Joaquim Barbosa, agora vê se para de viajar e começa a trabalhar, tá bom

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Grato, Spin F

imagem de lclbotelho
lclbotelho

Prezado Nasif E existe uma

Prezado Nasif

E existe uma cidade da venerenda  Minas Gerais  bem conhecida neste imbroglio corrupcional de larga escala :Além Paraíba.

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de lclbotelho
lclbotelho

Prezado Nassif Apesar de

Prezado Nassif

Apesar de desgastada , a exortação ao Ministro Barbosa e a banda sadia d STF :"A Democracia  e o Povo Brasileiro espera que o STF cumpra exemplarmente com o seu dever , assim como cumpriu na ação 476 -Mensalão Petista .".

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de pierre
pierre

Até agora só vi falar de

Até agora só vi falar de desvio de dinheiro público, condenação e prisão. E a moça que foi assassinada no hotel em BH. Não merece nenhuma consideração? Não traz nenhuma consternação a jornalistas e leitores?

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Talvez os assassinatos

Talvez os assassinatos cometidos pelos tucanos mereçam um capitulo à parte, porque aquele mandante da Chacina do Unai/MG, o atual prefeito tucano da cidade, o tal de Mânica, ainda não foi julgado pelo assassinato daqueles 4 funcionários públicos do Ministério do Trabalho, que se encaminhavam para sua fazenda para averiguar denúncia de trabalho escravo. Só ai tem 5 assassinatos conhecidos perpetrados por tucanos.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Zanchetta
Zanchetta

Essa será apurada logo após o

Essa será apurada logo após o do Celso Daniel...

Seu voto: Nenhum (11 votos)
imagem de Tião Macalé
Tião Macalé

. . Zanchetta, O Celso Daniel

.

.

Zanchetta,

O Celso Daniel foi assassinado em 18/01/2002, em São Paulo, e quem comanadou as investigações foi a polícia paulista, comandada há 20 anos pelos Tucanos.

O Lula assumiu a presidencia do Brasil somente em 1/01/2003.

Aos idiotas que tentam dizer que o PT acobertou a morte do Celso Daniel eu pergunto:

O Lula tinha alguma influencia sobre a polícia de São Paulo em 2002 ?

A polícia de São Paulo concluiu o inquérito sobre a morte de Celso Daniel no dia01/04/2002. Segundo o relatório final da polícia, apresentado pelo delegado Armando de Oliveira Costa Filho, do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), seis pessoas de uma quadrilha da favela Pantanal cometeram o crime. Entre elas estava um menor de idade, que confessou ter sido o autor dos disparos que atingiram o prefeito. O inquérito policial concluiu que os criminosos seqüestraram Celso Daniel por engano, e que confundiram-no com uma outra pessoa, um comerciante cuja identidade não foi revelada, e que seria o verdadeiro alvo do seqüestro.

Os integrantes da quadrilha seriam: Rodolfo Rodrigo de Souza Oliveira (“Bozinho”), José Édson da Silva (“Édson”), Itamar Messias Silva dos Santos (“Itamar”), Marcos Roberto Bispo dos Santos (“Marquinhos”), e Elcyd Oliveira Brito (“John”). O líder da quadrilha seria Ivan Rodrigues da Silva, também conhecido como “Monstro”. O local do cativeiro foi escolhido por Édson, que alugou um sítio em juquitiba para essa finalidade. Dois carros foram roubados para a realização do seqüestro: uma Blazer e um Santana. A quadrilha se reuniu no dia 17 de janeiro de 2002 e ficou definido que o seqüestro ocorreria no dia seguinte.

A família de Celso Daniel, como qualquer família que perde um ente querido, não ficou satisfeita com o resultado do primeiro inquérito policial que disse que o prefeito foi vítima de crime comum, assassinado por engano por uma quadrilha de seqüestradores.

Porém, alguns integrantes da família do prefeito morto, acreditam na hipótese de crime político. Segundo o irmão de Celso Daniel, João Francisco Daniel, o prefeito morreu porque detinha um dossiê sobre corrupção na Prefeitura. Tal hipótese é fortemente questionada por muitos, uma vez que João Francisco é filiado ao ( PTB ), partido esse fazia oposição a seu irmão e com quem, ele próprio, era rompido pessoal e politicamente.

A tese que crime político é levantada pelo irmão, que é adversário político.

Seu voto: Nenhum

E o da modelo amante dos

E o da modelo amante dos mensaleiros de Furnas que fazia papel de mula transportando o dinheiro.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

#SQN

Somente imbecis e ou safados insistem com esta farsa do caso Celso Daniel. A Polícia Civil do Estado de São Paulo, chefiada há 20 anos pelo PSDB, encerrou duas investigações e concluiu, em ambas, que o assassinato de Celso Daniel foi um crime comum. A polícia mais tucana da face da Terra diz que foi crime comum, mas aí os imbecis e ou safados, imbecis e safados que são, voltam sempre com esta mesma mentira sem vergonha. Esperar o quê de imbecis e de safados que não seja a própria imbecilidade e a safadeza, que utilizam para disfarçar a doentia ignorância?

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Diogo Costa

Diogo, ainda não engoli muito

Diogo, ainda não engoli muito que o assassinato de Celso Daniel tenha sido um crime comum não. Ele era peça bem importante na eleição que Lula foi eleito. Não sei se um dia saberemos, mas na época me pareceu ter o bico tucano metido nessa misteriosa trama, então não teve ? E depois também teve o assassinato do prefeito de Campinas, Toninho, que também não fiquei sabendo bem cometeu. São assassinatos por máfias, parecem ligadas a transportes, de passageiros e de cargas, Campinas tem muito roubo de cargas.  Houve muitos petistas assassinados, além de sindicalistas, jornalistas, a missionária Doroty Stang, muita coisa jogada debaixo do tapete.  Quantos tucanos ou dems foram assassinados ?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Deixa, Diogo. Não respondemos

Deixa, Diogo. Não respondemos mais a esse papagaio de telejornal, não vale a pena.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Nada a ver

Mas afinal, Zanchetta, o que o cú tem a ver com as calças?

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Ouso pensar porque ouso pensar que ouso pensar.

 

... e tu achas que Zanca

... e tu achas que Zanca guarda a cabeça onde?

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Flics

imagem de IVan de Union
IVan de Union

Ate de ler esse item (logo do

Ate de ler esse item (logo do GGN!) da pra ver que nao vai dar em nada:  o PARTIDO DELE NAO EH MENCIONADO.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

sofisticação, engenharia, complexos esforços para ocultação...

sei não

aparentemente tudo fora do alcance de certas cabeças do stf

 

acredito que é bem capaz de ser inocentado com elogios

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Boi de piranha

Pois eu prefiro acreditar que ele é um boi de piranha.

Que significancia tem Eduardo Azeredo no cenário político nacional?

Nem aqui em Minas se fala dele.

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de flavio jose
flavio jose

Ao que tudo indica o

Ao que tudo indica o Procurador-Geral da Republica JANOT está iniciando o processo de morallização de PGR. Quanto ao STF, acredito que vamos ter que esperar um bom tempo, haja visto as atitude  de alguns ministros ????????????

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Azeredo azedou?

Azeredo azedou?

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Completando a notícia

O relator do processo é o ministro Barroso.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

"O mundo estaria salvo se os homens de bem tivessem a mesma ousadia dos canalhas" Nelson Rodrigues

Existe uma diferença.

Existe uma diferença grande entre o procurador denunciar e o STF acatar a decisão

Sei não, em se tratando de pessoas do PSDB envolvidas, sou igual ao ingrato apóstolo Tomé, quero ver para crer.

Algum ministro pode pedir vistas do processo e ir empurrando com a barriga.

Não devemos esquecer que essa turma do PSDB, tem vários simpatizantes no STF.

Sei não, por via das dúvidas vou guardar os meus morteiros 12X1 para soltar no final de todo o processo, quando enfim veremos um tucano depenado e preso.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Estou de saco cheio por tudo que vem acontecendo no país, e nós democratas, não fazemos nada.

Eu inclusive. Parece que estamos todos anestesiados, que fomos dopados. Mas essa lombra vai passar e vamos acordar.

Eu creio !!!

gAS

Aécio era candidato a

Aécio era candidato a Deputado Federal em 98 e recebeu 110 mil do partido. Ele foi investigado? Não será denunciado? Será que ele sabia?

Seu voto: Nenhum (12 votos)
imagem de José Estanislau Filho
José Estanislau Filho

Mensalão tucano

Como não vejo mais o "jornalismo" televisivo e auditivo, um passarinho irá me contar se terá repercussão na Globo & Cia.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Vamos esperar pelo andamento

Vamos esperar pelo andamento do processo p/ depois comemorar (ou não) já que  conhecemos os procedimentos de certos Juizes do STF. Mas que vai dar mt na cara, se nada acontecer, isto vai dar mesmo. Não esquecendo que não temos (graças a Deus) mais o Jô Soares na Procuradoria Geral. Incrível ! mas até já esqueci o inesquecível nome do fulano hahahaha

Seu voto: Nenhum (7 votos)

lenita

22 anos de cadeia??????????

22 anos de cadeia?????????? Piraram mesmo! Os que mataram a mulher vão pegar 96, né? Enfim... gente, acho que JB não pode julgar o Azeredo, não. Ele não é cria do pai do Azeredo?

Seu voto: Nenhum (12 votos)

E os demais...

Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), da Companhia Mineradora de Minas Gerais (Comig) e do Grupo Financeiro Banco do Estado de Minas Gerais (BEMGE). 

 

E os gestores dessas instituições? Cadê os nomes dos "facilitadores co-réus" tão réus quanto o "Zeredo". Quem era o presidente do TRE-MG da época? O Presidente do TCE-MG - a maior piada de MG. Vamos aguardar. Vai ver que nem entraram na fase de instrução do processo.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

KKKKK

Vai prescrever antes de ser julgado, assistam e confira!

Seu voto: Nenhum (13 votos)

Tudo por um país melhor!

Santo peculato...!!!

Se preocupa não, Azê!  Enquanto restar o Batman, restará esperança. Fica de boa.

Seu voto: Nenhum (11 votos)

MAF

imagem de pierre
pierre

Aguardo, ansioso, o

Aguardo, ansioso, o pronunciamento do Dr. Aécio Neves a respeito desta notícia. O Dr. Aécio é prendado em eletricidade, mais, talvés, ele ouse palpitar sobre isso também.

Seu voto: Nenhum (9 votos)
imagem de carlos afonso quintela da silva
carlos afonso quintela da silva

Mesmo que ele não tivesse

Mesmo que ele não tivesse agido diretamente nos crimes cometidos, deveria bastar a teoria do Dominio do Fato. Ou será que ela só vale para os criminosos do PT. Aliás, quero ver se o Barbosão vai colocar este julgament na pauta com a mesma celeridade que praticou em casos envolvendo outros políticos.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.