Janot pede ao STF e a Cardozo indicações de presídios para Pizzolato

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, solicitou ao Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, que indique um estabelecimento prisional que assegure todos os direitos fundamentais para Henrique Pizzolato cumprir a pena da Ação Penal 470, caso seja extraditado pela Itália.

A petição de Janot é uma resposta ao Ministério Público italiano que, junto com a Corte de Apelação de Bolonha, solicitaram por mensagem eletrônica no dia 11 de abril, pela Interpol, que o Estado brasileiro observe as diretrizes do artigo 5º da Constituição Federal, a Lei das Execuções Penais, a Convenção Americana de Direitos Humanos e as Regras Mínimas das Nações Unidas para o Tratamento de Prisioneiros, este último item grifado por Janot no documento.

O procurador-geral da República também comunicou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, sobre o pedido ao Supremo Tribunal Federal e solicitou que Cardozo “aponte estabelecimentos prisionais localizados no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e no Distrito Federal em que são observados os direitos fundamentais da pessoa humana”.

Henrique Pizzolato tem dupla cidadania e estava foragido desde novembro do ano passado no país, mas foi preso pela política italiana em fevereiro, no município de Maranello. Desde então, a Procuradoria-Geral da República solicitou a extradição do ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil.

Leia a petição e o ofício:

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador