Janot sofre retaliação da Câmara por investigar políticos na Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O procurador-geral Rodrigo Janot é alvo de “retaliação” na Câmara por ter instaurado inquérito contra “50 autoridades pública”, sendo 23 deputados federais. Segundo informações da Folha de S. Paulo desta segunda-feira (11), o Congresso pretende aprovar até junho uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que impede a reeleição do chefe da Procuradoria Geral da República, comprometendo a permanência de Janot na Operação Lava Jato. O mandato do PGR termina em setembro.

“A cara de pau não tem limites: agora querem aprovar uma emenda constitucional que impede a reeleição do procurador-geral da República – no caso, Rodrigo Janot, que pediu investigação sobre quase 50 autoridades públicas (23 deputados) na Operação Lava-Jato. Retaliação mais direta impossível”, criticou o deputado federal do PSOL, Chico Alencar.

Segundo a Folha, a PEC – que inclui proposta de limitar o mandato de ministro do Supremo Tribunal Federal em 11 anos, ou até que se atinja a idade máxima de aposentadoria, os 75 anos – será apresentada esta semana, e o deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade) é responsável por coletar as 171 assinaturas necessárias à aprovação da proposta. “A recondução de um procurador-geral já viciado não é boa para o Ministério Público. É importante que haja uma oxigenação”, disse Paulinho.

O jornal destacou que Paulinho é aliado de Eduardo Cunha (PMDB). O presidente da Câmara, desde que apareceu na lista de políticos da Lava Jato, tenta desqualificar a atuação do PGR, sugerindo que Janot foi influenciado pelo governo a instaurar inquérito contra peemedebistas. Cunha negou que tenha algum papel no encaminhamento da PEC que pode derrubar Janot da Operação, ou que tenha a intenção de retaliá-lo. 

Se a recondução de Janot for viabilizada pela presidente Dilma Roussef, ele poderia atuar por mais dois anos na Procuradoria Geral, e teria mais tempo para continuar as investigações contra político na Lava Jato, já que este trabalho está em fase inicial. 

Segundo Paulinho da Força, “a emenda tem o apoio do bloco liderado pelo PMDB na Câmara, formado também por PP, PTB, PSC, PHS e PEN”, bloco que tem votado com Eduardo Cunha em matérias que contrariam os interesses do governo Dilma. Paulinho e o grupo também são responsáveis por aprovar a convocação de Janot à CPI da Petrobras, como forma de desgastar ainda mais o PGR.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem mandou tirar o

    Quem mandou tirar o Aécioporto da Roda? Ainda dá tempo… Quem é honestos não tem sustentação numa república de chantagistas.

  2. A putaria (sem ofensa as

    A putaria (sem ofensa as putas) está instalada nas nossas instituições. Espero que em questão tão relevante os Intocáveis procuradores 171 usem da influência conquistada nos vazamentos seletivos para  influir junto à imprensa e impedir mais este golpe desta inacreditável ditadura legislativa que se instalou na Câmara.

  3. Virou anarquia. Um desfecho

    Virou anarquia. Um desfecho mais do que esperado tendo em vista a inaudita qualidade inferior dos integrantes do atual Congresso. Jamais se viu um Poder Legislativo tão desmoralizado e descompromissado como o da atual legislatura. A começar pela presidência das duas Casas ocupadas por pessoas com menos biografia e mais folha corrida. Exceções há, mas para confirmar a regra. Aqui do meu Ceará, por exemplo, enviamos um punhado de nulidades. 

    Vale a indagação: a que ponto chegamos, hein? Um cidadão como esse “Paulinho da Força” ser um dos articuladores políticos da oposição é o fim da picada. 

    Se ficasse só na anarquia até que seria suportável. A qualquer tempo a disfunção poderia ser elidida. O que temos mesmo é molecagem das brabas. Nesse ritmo vão prejudicar  ainda mais a imagem do Congresso junto a população. 

  4. Agora é assim:

    a oposição ao Governo Dilma muda as leis quando a investigação pegar os bandidos da oposição. Assim fica fácil ser bandido.  

  5. A atual legislatura da câmara

    A atual legislatura da câmara federal representa uma forte ameaça a democracia brasileira, tornou-se um feudo de Eduardo Cunha e aliados. Não é possível que a cada investigação de parlamentares modifique-se a legislação brasileira em defesa dos seus interesses. O pior é que tem ministro do STF articulado com o presidente da câmara. 

  6. PMDB de Cunha X PSDB da

    PMDB de Cunha X PSDB da Lava-Jato, o Brasil de 2015 passa por este embate.

    Quem vai ficar com o espólio de candidatura de oposição à Lula em 2018. 

    E que fim de mundo a Direita se meteu. Agora esta Direita caminha para o seu fim melancólico. 

  7. piada pronta

    “Paulinho da Força (Solidariedade) é responsável por coletar as 171 assinaturas “

    pauzinho do dantas, umseteum assinaturas…….

    Nesta cãmara a piada já vem pronta!

  8. m….no ventilador…

    Ah se eu fosse o Janot……

    Poderiam até me impedir de retornar  como PGR, mas  antes  eu jogaria  um caminhão de “Mierda”  no ventilador…

  9. Por que sera?

    Quando a água bate na bunda os carinhas aprendem a nadar.

    Enquanto a bucha estava do lado do PT não estavam nem ai, riam muito e faziam pouco, veja agora quanta diferença.

  10. A galinha que canta primeiro é dona do ovo!

    O Eduardo Cunha está se entregando: com medo da investigação, quer interrompe-la de qualquer jeito. Lembra a piada da professora que perguntou:  quem fez  esta sujeira aqui? Ninguém respondeu. Então a professora disse quem fez vai ficar com as mãos verdes.   O  Joãozinho mais do que depressa foi conferir a cor de suas mãos.  Vai Consentino,  vai em frente que a casa vai cair.  E você com seus amiguinhos de oportunidade vão voltar para o ostracismo, de onde nunca deveriam ter saído

  11. O Poder Legislativo é, em

    O Poder Legislativo é, em termos institucionais,  o mais importante dentre os três poderes da República. Nosso sistema político jamais será sólido, funcional, e principalmente respeitado, se o Congresso Nacional for fraco a partir do seu elo mais vital que é a qualidade e o compromisso dos que elegemos para nos representar.

    Como se admitir, então, que congressistas se acumpliciem para prejudicar um Procurador Geral por questões menores, que nada dizem respeito aos interesses do Poder ou da República? Menores porque apela para um casuísmo só para constranger o PGR. 

    Como não tem o PT nem petistas à frente dessa vergonha,  a sempre estrindente grande(no nome) imprensa não dá o devido destaque a esse despautério. 

    Aliás, se os parlamentares do PT aderirem a esse movimento desde já os avalio como da mesma laia. 

  12. Investigação

    O que está necessitando e urgente é uma investigação  s/ com  o cunha consegue tantos adeptos. Será um novo mensalão ? ou apenas compra de votos, como fez o FHC ? Pelos “belos olhos” dele é que não é. Isto está acontecendo embaixo dos olhos de todos e só não vê quem não quer mesmo. Dr Janot, que tal incluir a matéria na investigação s/ o novo presidente do Brasil?

  13. Sintomático

    Acusam o PT de bolivarianismo, de ser antidemocrático e de instalar uma ditadura no país, mas quem ataca as instituições por retaliação é a Oposição, comandada pelo Eduardo Cunha.

    O PT atravessou o julgamento de exceção do Mensalão sem mover um dedo contra o Supremo ou o Ministério Público. Bastou a água roçar na Oposição pra atacarem os dois…

  14. Cade o canalha das

    Cade o canalha das charges?

    Cadê as suas ironias agora?

    A tua patota quer mudar a regra do jogo antes do final da partida, não é?

    Neste caso você nem se pronuncia, não é mesmo?

    Se fosse o PT, o safado estaria aqui despejando ironias e charges a torto e direito…

  15. O OPORTUNISTA

    O “OPORTUNISTA”

    O oportunista é aquele que sabe tirar proveito de determinadas circunstâncias em seu beneficio. Esse tal de Paulinho da Força como gosta de ser chamado, não passa de um oportunista. Agora, quer aprovar uma PEC que proíbe a reeleição do procurador geral, isso vai prejudicar o andamento da “Lava Jato”, pois tem muita coisa a ser apurada e isso leva tempo. Talvez ele não esteja pensando somente em si, mas também em seus pares, principalmente naqueles que foram denunciados, em especial o presidente da câmera. Existem interesses em prejudicar o trabalho do procurador, Sr. Janot. Porque ele não sugere que seja para o próximo mandato? está claro e evidente que há interesses em remanejar o procurador, cujo objetivo é prejudicar as investigações da Lava Jato. Esse político é mesmo um “cara de pau”, podemos afirmar que é mesmo um oportunista.   

  16.  
     
     
    “É importante que haja

     

     

     

    “É importante que haja uma oxigenação” , disse Paulinho.

     

    Oh Paulinho Toda Transação! Deixa de ser estúpido cara! Logo tu? Uma bactéria que vive nas fezes de animais, e não consegue sobreviver em ambiente oxigenado? Que papo mais sem vergonha é esse, cabra.?

    Orlando

  17. O presidente da Camara e seus

    O presidente da Camara e seus cupinchas estão desmoralizando as instituições ao sabor das suas conveniências, são descaradamente hipócritas. Agora pergunto: onde estão os tais moralistas e coxinhas que vivem falando besteiras contra o PT?, certamente devem estar se deliciando com uma imoralidade como esta. É preciso colocar um ponto final na ditadura imposta pelo Cunha.

  18. cambada de canalhas é isso que esses caras são!

    Para seu8s inimigos políticos : Os rigores da lei ou até pisar no estado democrático de  direito;

    para seus mau-feitos : os favores da lei, a prática da indignação seletiva que cobra investigar só a possível corrupção dos outros,

    A     safada-Mídia tá junto com essa cambada.

    Pena que os filhos da elite tão no Judiciário e nos altos postos policiais e às vezes fazem corpo mole pra combater cirme dessa eliite 500 anos.

    Hajem como duroes só contra os quatros Ps: Pobres, P..tas, Pretos e Petistas.

  19. referente a retalhação de janot

    O Brasil precisa de uma midia, que informa ao país, este tipo de manobra que é a especialidade desta elite nojenta,isso é ditadura respaldada pelo voto financiado pelos grupos empresariais que tem interesse de afastar, barrar, ou diminuir as forças politica progressistas, que se encotra na esquerda, centro esquerda. Aí ta a prova que o PSDB seus aliados realmente nunca quis investigação alguma, e confirma o cargo do engavetador da República no governo do PSDB “FHC” Eles sabem que Janot esta longe disso e que vai sim investigar todos que esteja envolvidos co corrupção. Os brasileiros precisa cobrar dos Deputados que pare imediatamente com essa manobra, pois com isso, eles  atua em dus frente:  a primeira de limitar o peder de investigação do procurador geral dimunuíndo o seu tempo e outra é afrontar a Democracia plena e se faz de tudo para restaurar o Ditadura,

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador