Revista GGN

Assine

Jean Wyllys: oposição partidarizou vistoria na Papuda

Sugerido por IV Avatar

Da Carta Capital

Parlamentares do PPS e PSDB partidarizam vistoria na Papuda, diz Jean Wyllys

Cynara Menezes

Os cinco deputados da Comissão de Direitos Humanos e Minorias que vistoriaram hoje as condições em que se encontra preso o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu não encontraram nada que pudesse ser considerado regalia em relação aos outros detentos da Penitenciária da Papuda, em Brasília. Dirceu está numa cela comum, possui inclusive menos objetos que outros presos –apenas uma televisão pequena e livros– e faz os mesmos trabalhos que os demais presos, como lavar o pátio do presídio. No entanto, na saída da penitenciária, diante das câmeras de TV, a deputada tucana Mara Gabrilli afirmou o contrário: que a cela de Dirceu é maior que as dos demais e que ele dispõe de várias regalias. O mesmo fez o deputado do PPS, Arnaldo Jordy. Os repórteres, à espera dos parlamentares na saída da Papuda, nem sequer deram a devida atenção aos demais deputados, Jean Wyllys (PSOL), Luiza Erundina (PSB) e Nilmário Miranda (PT), como se só quisessem ouvir o que lhes interessava ouvir.

“Na minha opinião, infelizmente a Mara e o Jordy resolveram partidarizar a questão. A Mara foi enfática ao dizer aos jornalistas que a cela de Dirceu é ‘ampla e iluminada’, sendo que nem pôde entrar no local, porque a cadeira de rodas não permitia a passagem”, disse Wyllys. “Respeito muito a Mara, mas ela não visitou a cela. Acho estranho afirmar categoricamente uma coisa sem ter entrado. Ficou na porta.” Segundo Wyllys, a cela de Dirceu está cheia de infiltrações e é compartilhada com outros presos, que não estavam presentes porque, ao contrário dele, receberam o benefício de sair para trabalhar. “Não tem privilégio algum, aquilo lá é um horror. O próprio Ministério Público apontou isso, é um absurdo dizer o contrário. Eu não tenho relação alguma com Zé Dirceu, meu partido faz oposição ao PT e posso afirmar o que vi com meus próprios olhos: não existem regalias.”

Os deputados puderam checar a veracidade da história divulgada pela imprensa de que José Dirceu teria comido feijoada, o que seria uma “regalia”. Na verdade, Dirceu comprou uma lata de feijoada na cantina do presídio, o que é possível a qualquer detento. Durante as visitas, os presos podem receber dos familiares até 125 reais em dinheiro para gastar dentro da Papuda. Absolutamente todos podem fazer isso, de acordo com a direção da penitenciária, que também explicou aos deputados que as diferenças entre as celas são estabelecidas de acordo com a periculosidade do detento. Por exemplo: se a direção considerar que determinado preso pode queimar um colega, não recebe autorização para possuir um forno em sua cela. “É este o critério”, disse Wyllys. Dirceu está magro, porém com postura “digna”, nas palavras do parlamentar.

No último dia 14, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deu parecer favorável a que Dirceu, preso desde novembro do ano passado, saia para trabalhar durante o dia –direito que possui qualquer condenado ao regime semiaberto, como ele, mas que lhe tem sido negado pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, em razão das supostas “regalias” apontadas pela imprensa. O ex-ministro pediu para trabalhar como auxiliar em um escritório de advocacia em Brasília. Resta saber como ficará sua situação agora, com três deputados dizendo que o ex-ministro não possui regalias e dois outros, da oposição, dizendo que sim. Barbosa liberará Dirceu para trabalhar ou atenderá à mídia e à oposição e o manterá encarcerado, ao arrepio da lei?

Média: 4.8 (11 votos)
49 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

http://mais.uol.com.br/view/e

http://mais.uol.com.br/view/e0qbgxid79uv/em-video-dentro-da-cadeia-jose-...

Entre os segundos; 20 a 40, demonstra-se que ele NÃO TEM REGALIAS QUE OUTROS PRESOS TÊM E QUE SE ELE TIVESSE DARIA UM BARULHO MIDIÁTICO!

Seu voto: Nenhum

"O que fazemos na vida, ecoa na ETERNIDADE!" (Máximus - Gladiador)

"Os dois mais importantes dias em sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobrir o porquê... - M

Chutar um adversário que está

Chutar um adversário que está na lona revela o caráter de alguém. A deputada cadeirante do PSDB se revelou por completo ao não entrar na cela de Dirceu e sair afirmando que haviam ali regalias. Mas a gravação ilegal durante a vistoria foi o que mais me chocou. Ato abolutamente ilegal, repulsivo e de gente sem caráter. Precisa ser apurado. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

 

Combatendo a hipocrisia nacional que alimenta o fascismo.

imagem de janes salete
janes salete

Nossa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Nossa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Mas que surpresa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O deputado ai, aliado da oposição, esperava o quê???????????????????????????????????????

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Mad Max 25
Mad Max 25

Tendo ou não regalias. O fato

Tendo ou não regalias. O fato é: ele é um criminoso! Por que mentiram que ele tem regalias não o torna santo. Ela errou, mentiu, também é uma idiota. Esses governantes e essa imprensa  não prestam mesmo! Fora todo mundo!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Se houver um golpe, a Mara e

Se houver um golpe, a Mara e o Jordy vão jurar por Deus que tudo que falam os jornalões é verdade!

Há uma distancia imensa em considerar vale-tudo da disputa politica como um vale-tudo na vida!

O ser humano tem inteligência e emoções sofisticadas para justamente se distanciar disto!

Partido que sai do debate das idéias e cai no vale-tuda da mentira, para mim é um partido MORTO!

Seu voto: Nenhum (4 votos)

"O que fazemos na vida, ecoa na ETERNIDADE!" (Máximus - Gladiador)

"Os dois mais importantes dias em sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobrir o porquê... - M

Lamentável

Nossa, que triste. Tá aí a prova que a mídia, oposição, STF, são todos uns carniceiros desumanos.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Eita oposiçãosinha mequetrefe

Eita oposiçãosinha mequetrefe essa!

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de José Renato Guimarães
José Renato Guimarães

  Só uma pergunta: O José

 

Só uma pergunta: O José Dirceu estava ou não estava assitindo o jogo de ontem em uma TV de plasma???

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Cristiano Pacheco
Cristiano Pacheco

Dirceu e o castelo

Daqui a pouco vão falar que o Dirceu tem um túnel na sua cela que permite que ele visite um Oásis de Virgens num castelo construído com dinheiro público.. (Ops, na verdade o deputado do castelo é da base do Aécio e assumiu o lugar do Azeredo, ninguém falou nada nem da escapatória do Azeredo, nem da volta do deputado do castelo).

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Essa vistoria já é, por si só, uma coisa vergonhosa

Uma vergonha tudo isso. Querer analisar as supostas regalias de um cidadão brasileiro que sequer deveria estar cumprindo pena em regime fechado é uma vergonha absoluta, uma coisa cretina, de gente sem qualquer noção moral sobre as coisas.

Uma vergonha, uma imoralidade, uma injustiça.

Eu não admiro a vistoria feita na cela de Dirceu, com intenções de fiscalizar "regalias". Ela é feia, horrorosa e profundamente imoral.

É a chancela da injustiça

DEPUTADOS, VOCÊS SÃO UMA VERGONHA!!

Seu voto: Nenhum (7 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

A iniciativa de promover a

A iniciativa de promover a visita à prisão partiu do Nilmário Miranda, da CDH, atendendo a reivindicação dos filhos do Dirceu. Foi post aqui no blog.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Não muda nada

Se tornam tão cúmplices da injustiça quanto quem mantém, por omissão, Dirceu preso em regime fechado. A questão não é "regalia" nenhuma. A questão é que Dirceu não podia, de forma alguma, encontrar-se preso em regime fechado.

Perto dessa ilegalidade monstruosa, falar em "regalia" é puro cinismo! Que mané regalia, se ele não devia nem estar sendo visitado no presídio durante o dia?

Esse caso é um dos mais absurdos casos que eu já vi nos últimos tempos. Esse sim, desmoraliza o STF, Barbosa e todos esses que, de uma forma ou de outra, compactuam com isso.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

"É relativamente fácil suportar a injustiça. O mais difícil é suportar a justiça." Henry Louis Mencken.

Concordo  com você. Só quis

Concordo  com você. Só quis lembrar que o pedido inicial veio da família de ZD, que estava preocupada com o estado em que se encontrava o pai, e queria uma confirmação da ausência das alegadas regalias.

Quanto aos desdobramentos, o de sempre.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Vamos ver até onde vai a

Vamos ver até onde vai a mentira, tem gente vendendo a alma prô diabo

e mamando nas " tetas" confinadas do Dirceu. Rs....a volta é triste!

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de Paulo Figueiredo
Paulo Figueiredo

Indignação, com o silêncio

Indignação, com o silêncio dos parlamentares do PT, incluindo o sr.ministro da Justiça Jose Cardozo, um fariseu!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Nos resta é torcer para não

Nos resta é torcer para não ser mais uma armação e JB pedir mais 6 meses para apurar o episódio. Sinceramente, tem horas que bate o desespero. Ontem, qdo eu vi esse vídeo, entrei em pânico...pensei, vai começar tudo, de novo. Espero que essa deputada explique pq foi para dentro de um presídio, gravar imagens de presos para depois entregar a um veículo de comunicação que o país inteiro sabe, deu origem ou serviu de justificativa a manutenção de um preso, ilegalmente. Um representatnte da sociedade, convocada para vistoriar e atestar as condições de um presídio, se une ao que de pior existe nesse mesma sociedade para prejudicar o. Inceitável, independente de legenda. Pessoas desse tipo  ( essa deputada e os médicos de JB )é que garantiram  que os crimes na ditadura fossem cometidos com tanta desenvoltura. Lamento pelos seus eleitores, deputada Mara Gabrilli.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Murilo Dias
Murilo Dias

Filmar o preso é

Filmar o preso é crime.

Portanto, a tal deputada cometeu um crime.

Por que o PT não a enquadra essa deputada por falta de decoro parlamentar?

Por que o PT é tão fraco? Tem medo do  quê?

É isso que desanima, essa frouxidão do PT.

Ei Dilma, esqueceste o ensinamento do Guimaraes Rosa? Não esqueça, "o que a vida espera da gente é coragem" Vamos PT, coragem!.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

O Jean Wyllys ficou

Jean Wyllys ficou surpreso?

Se ficou, não serve para o trabalho e seria melhor que ficasse só com as bandeiras GLS.

Seu voto: Nenhum (12 votos)

da fonte

Manu Muniz: Mara Gabrilli Voce está com lixo da politica naCIONAL..vERGONHA DE TER VOTADO EM VOCE!! Porque não vai investigar seus compassas o Alckmin e o Serra que arrombaram SP????? ]
Curtir (desfazer) · Responder · 3 · 4 h · Editado

Joyce Néia Boa Manu Muniz!
Tb tenho mega arrependimento de ter votado nesta trolha!
Entrou na política, toda coitadinha, pelas mãos do Serra!
Curtir · 1 h

Mara Gabrilli: Manu Muniz, Joyce Néia, desculpem, mas não se trata de questão política. Eu não sou contra o José Dirceu poder trabalhar. Tenho visitado os presos com deficiência da Papuda desde o ano passado, quando a Folha de SP denunciou que recebiam maus tratos. Por isso, conheço as mais diversas alas e celas do complexo. Ontem, fiz parte da comitiva que foi vistoriar as condições e desrespeito aos direitos humanos de presos da papuda, entre eles, o José Dirceu. A única coisa que falei, e que é constatação, é que a cela do Dirceu é maior e possui mais equipamentos (como tv e microondas) que a dos demais presos. Que seja igual para todos! Não entrei na cela, pois minha cadeira não passava pelas portas, mas fiquei com meus pés dentro da cela, de onde pude ver todo seu espaço. E a informação do tamanho da cela, quem me passou foi o diretor do presídio.
Curtir · 2 · 1 h

Joyce Néia: "...Ontem, fiz parte da comitiva que foi vistoriar as condições e desrespeito aos direitos humanos de presos da papuda, ..." Não parece! Pois vc enfatizou justamente o JD no seu post!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

E o PT oficialmente permanece

E o PT oficialmente permanece calado.

Nem uma palavra em defesa dos seus guerreiros.

Nem uma notinha oficial, no jornal mais vagabundo do país, em defesa dos direitos legítimos do Dirceu de trabalhar durante o dia.

A casa já caiu, e o PT está com medo de que ?

Defenda os seus membros, bando de  bundões. !

Seu voto: Nenhum (8 votos)

Consagre os seus sonhos e projetos ao Senhor, e eles serão bem sucedidos, creia.

gAS

imagem de AS Neto
AS Neto

E o processo da OAB?

Devolve aê, Gilmar.

Os pontos estão todos na folha de papel. É só ligar pra ver o desenho inteiro do Golpe.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Sinceramente, acho isso até

Sinceramente, acho isso até bom para o PT.

Tudo isso só está acontecendo (humilhação total dos seus principais lideres do PT), por causa da inocência política da dupla LULA/DILMA. O resto é historia para boi dormir...

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Parlamentares indignos

Deputados que partidarizam até a desgraça, não merecem ocupar mandato em nome da Nação. São indignos e estão no mesmo nivel do atual presidente do STF. 

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Dulce (Madame X)
Dulce (Madame X)

Na verdade, não vejo


Na verdade, não vejo DIGNIDADE na Deputada Mara (PSDB), QUE A TORNE RESPEITÁVEL., a sua DEFICIENCIA MORAL  É INSUPERÁVEL. É asquerosa!

PPS, Dep. Jordie...quem é o" famoso QUEM" ? O único Jordie que ouví falar foi o pimpolhinho francês que cantava NADA, mas encantava muito...há muitos anos. Virou "DIIIPUTADO" pelo PPS, foi?

 

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Marqueteira sem limites


Sou o Valdir Timóteo do Movimento Inclusão Já a Ex secretaria de governo, ex vereadora e atual deputada Mara Gabrilli Não nos representa e nunca nos representou.... É uma marqueteira sem limites, faz discursos lindos e age totalmente contrario ao que discursa, essa deve ser extinta da vida política do nosso país, mais nos atrapalhou do que ajudou.
Só apoiou aos interesses dos governos Serra e Kassab que nos excluiu ainda mais do que já éramos.

Seu voto: Nenhum (8 votos)

 

...spin

 

 

imagem de Dulce (Madame X)
Dulce (Madame X)

Valdir, meu amigo...sei bem


Valdir, meu amigo...sei bem como algumas pessoas se apoderam de movimentos por inclusão...que JÁ EXISTIAM e caem de paraquedas...anos depois, porque "entraram para o grupo"...ASSIM QUE ALGUNS SE DENOMINAM APÓS um acidente de carro...ou uma "dEficiência" que pode atingir qualquer um de nós...

Tomem AS RÉDIAS DO MOVIMENTO, de volta...mas vão batalhar muito...a "mocinha" já "entrou para as páginas da ÓIA (vEJA), e tem a "benção" do diabo (PSDB).

Boa sorte!

Seu voto: Nenhum (1 voto)

é por atitudes assim...

que essa oposição tem que ser jogada no lixo da História, como já fizeram com o DEM

sem essas pragas a imprensa ou melhora ou vai junto

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Ódio não, mas desprezo sim.

Pois é Peregrino,

acompanhando por anos as declarações, atitudes, posicionamentos, propostas...etc do PSDB não chego ao ponto de ter ódio por eles, tal qual ffazem de tudo para disseminá-lo contra as pessoas do PT, mas o DESPREZO é INEVITÁVEL.

Seu voto: Nenhum (3 votos)

"Penso, logo existo"

A face escura da oposição

Duas horas ao sol... um privilegio...

Uma cela de 22 metros quadrados, incluídos beliches e banheiro.

Uma televisão, um micro-ondas, um ventilador.

Um senhor idoso, 67 anos,

Um condenado  ao qual proibiram se manifestar...

Um condenado ao qual proibiram ler

Um condenado que conta as horas de sol diárias

Um condenado que tem mais de cem dias de solidão e miséria

Um condenado ao qual sistematicamente é negado seu direito a sair do presidio para trabalhar

Um condenado com direito ao regime semi-aberto trancafiado dia após dia inapelavelmente

Um condenado ao qual é subtraída até mesmo a miséria das condições de sua cela

Um condenado ao qual foram imputados diversos crimes – sem provas

Um condenado ao qual mesmo na cela...lhe são imputados crimes – igualmente sem provas

Um condenado ao qual  imputam mais um crime...

O de obter de forma ilegítima, todos os privilégios acima relacionados, e outros...

Um condenado...cujas condições de encarceramento

Demonstra a falta de humanidade de muitos...

Demonstra  a face escancarada da mentira dos noticiosos...

Demonstra o caráter dos carcereiros (não dos meros executores)...

E, de igual sorte,  desnuda de forma clara...

O caráter de pessoas...componentes de uma comissão de Direitos Humanos...

Aonde três veem um homem preso a uma cela minúscula...sem direito ao sol.. ao trabalho...à leitura..

Sem direito a vida...

E outros... olham toda esta negação ao humano...e despudoradamente...desumanamente...

Acusam... de dedo em riste...sua situação de privilégio...

....

Tais atos...  tem o condão de mostrar a verdadeira face  das pessoas... de todas as pessoas...

...e nestes momentos...

...basta ter apenas um pouco de boa vontade e, se olharmos atentamente

...a verdade surgirá cristalina a nossa frente...

...prossigam..   este pode ser o ponto de mutação...

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Edivaldo Dias Oliveira
Edivaldo Dias Oliveira

A CDH deve produzir com a

A CDH deve produzir com a maior brevidade relatório sobre a visita, fazer a distribuição pública, na rede e encaminhar cópia para o cangaço, digo STF, alem de notificar tambem o PGR, para que se mais tarde - penso que será segunda feira - o jagunço mor tomar como base as declarações dos dois parlamentares da oposição, não poderá alegar que não tinha um parecer oficial da CDH da Camara. Corram pessoal!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

This comment has been deleted.

Seu voto: Nenhum (3 votos)
imagem de Marcelo de Sousa Nascimento
Marcelo de Sousa Nascimento

A dita cuja pode ter feito o video para a imprensa tucana

Dou um doce para quem adivinhar quem fez o video com Dirceu no interior da cela, o que é proibido por lei por atentar contra os direitos humanos. Da prá notar que quem fez o video estava bem atrás da comitiva( a deputada não entrou na cela por causa da cadeira de rodas - não tem rampa né), o som está um pouco ruim pq quem filmava não estava tão próximo, ai será que vão cassar o mandatado dessa pilantra

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Deputada celebridade

Uma das pessoas que mais admiro é Rubens Paiva ,cadeirante como a deputada Mara Gabrilli, com seu livro Feliz ano velho mostrou que embora com sequelas fisicas seu cerebro continuava ativo para trilhar uma vida que não seria mais facil do que tivera até o momento do mergulho ,enfim Rubens Paiva seduz  as pessoas pela sua inteligencia, essa deputada conheci através da revista Trip aonde mesmo depois de sofrer um acidente que a deixou em condições semelhante ao Rubens ,corajosamente posou nua para a revista , a partir daí recuperou a auto estima e voltou a ser  a classe media paulista sendo eleita por SP com a bandeira da mobilidade publica ,só que pessoas que buscam por sua influencia parlamentar para conseguir proteses ou desembargar algum processo recebe  a resposta ,"já procurou o SUS?" .Alem se estar sempre de minisaia exibindo seus pernões como a dizer "sou cadeirante mas sou gostosa",seria mesmo a deputada representante dos portadores de necessidades especiais ?          

Seu voto: Nenhum (3 votos)

não há exemplos na História de atitudes assim...

tão vis e vergonhosas que só mesmo a nossa imprensa se atreve a dar valor, voz e razão

e não só a nossa imprensa, muitos juízes e promotores de igual podridão moral

 

Grande Jean Wyllys (3)

Seu voto: Nenhum (4 votos)
imagem de DanielQuireza
DanielQuireza

Isso daí é falta de caráter,

Isso daí é falta de caráter, não tem outro nome.

Seu voto: Nenhum (7 votos)

Como o ZD mete mede na midia

Como o ZD mete mede na midia gente. O problema eh que a cabeca dele continua muito boa, esse eh o verdadeiro medo. Os idiotas nao perceberam, mas quanto mais forcam a barrar para ferrar ZD, mais aquela conta do Lula se aproxima do numero exato.

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Ques as forças maiores me livrem de linchar o devido processo legal

imagem de Mar da Silva
Mar da Silva

Que respeito merece uma

Que respeito merece uma mulher como essa deputada tucana? Nenhum. Indigna. É isso que ela é. 

Seu voto: Nenhum (3 votos)

Uma coisa nao tem nada a ver

Uma coisa nao tem nada a ver com a outra. Ficar mal dizendo a pessoa e dizer que ela mereceu grave infortunio nao leva a nada se nao a diminuicao do espirito. Ela foi canalha em mentir sobre ZD, mas mostra claramente como as coisas anda no Brasil, desonestidade total para ferrar o adversario politico. 

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Ques as forças maiores me livrem de linchar o devido processo legal

imagem de carlos afonso quintela da silva
carlos afonso quintela da silva

Deus nunca dá o castigo à

Deus nunca dá o castigo à toa. Esta Mara merece o que está recebendo...

Seu voto: Nenhum (7 votos)
imagem de Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira

Como é possível um comentário

Como é possível um comentário deste tipo ser liberado? E, se a liberação foi automática, como ainda não foi apagado?

Seu voto: Nenhum
imagem de Marcelo de Sousa Nascimento
Marcelo de Sousa Nascimento

Ainda reclamam quando Lula diz umas verdades

Ainda reclamam quando Lula diz umas verdades, a prova tá ai: Até a execução das penas e não apenas o julgamento em si, é 80% político. Não seria 100% politico

????????????????????????

Seu voto: Nenhum (6 votos)
imagem de Eduardo Oliveira
Eduardo Oliveira

Como a Cynara Menezes pode

Como a Cynara Menezes pode afirmar categoricamente que "os cinco deputados (...) não encontraram nada que pudesse ser considerado regalia em relação aos outros detentos da Penitenciária da Papuda"???

Ela estava lá? Fez a visita também?

Mais honesto seria dizer que dos cinco deputados, três afirmam que não encontraram nada.

Seu voto: Nenhum (10 votos)

Taí, bem explicitada (mais

Taí, bem explicitada (mais uma vez), a briga que se trava entre grande mídia e governo.

A verdade não interessa, o que vale é a intimidação e manipulação, e a grande mídia usa pessoas mascaradas de jornalistas, experts e especialistas para dar credibilidade ao que lhe interessa corporativamente.

Seu voto: Nenhum (5 votos)

A manipulação da mídia e a repetição da farsa

O som do Lula e a tv e o microondas de Dirceu

A hipocrisia da mídia e de certos oposicionistas não tem limite.

Ressuscitaram o velho golpe usado no debate entre os candidatos a presidência Fernando Collor de Mello e Lula, o da utilização da edição e da distorção, para manipular o senso comum.

Falo da parte do debate em que Collor de Mello acusa Lula, de ter um aparelho de som, de tal forma inacessível às pessoas ,  que nem mesmo ele (sabidamente rico) tinha comprado um.

Quem não lembra do próprio manipulador, o Boni da TV Globo, explicando como foi feita a fraude, para que fosse colada a Lula a imagem de alguém que apenas utilizava a politica para se dar bem, em suma, um aproveitador.

Dentre outras, na época, esta farsa teve êxito...

Ainda hoje, é tal o desplante que o próprio manipulador confirma e dá detalhes da fraude eleitoral.

Pois bem, agora, neste mesmo sentido, vem esta deputada do PSDB,  e diz, que José Dirceu tem na cela um aparelho de TV e um micro-ondas, ciente que isso não significa privilégio algum, mas também ciente que no imaginário popular, se isso for colocado pela mídia de forma enfática e for repercutido à exaustão, se torna algo monstruoso,  um preso, um condenado, ter direito a ver televisão dentro de sua cela e, mais ainda, ter um aparelho de micro-ondas para eventualmente esquentar algum alimento.

Feitos os devidos reparos, ninguém em sã consciência, e a deputada do PSDB e o deputado do PPS, não tem problemas mentais nem são ignorantes, pode considerar privilégio o fato de alguém encarcerado, em uma cela minúscula, ter o direito a assistir televisão.

Em contrapartida, também estão conscientes que se jogarem na mídia tais fatos e afirmarem que são privilégios, esta se encarregara de tornar isso possível.

Aliás, não deve ser difícil achar uma pessoa para ser entrevistada e com o necessário direcionamento, obter a indignação desta com os privilégios.   

As manchetes dos jornais de hoje... repetem a farsa... frisam o privilégio.

Seu voto: Nenhum (1 voto)

Sérgio

Estava recentemente conversando com uma jornalista de política sobre isso, e mostrando a ela que essa parcialidade e manipulação veio em um crescendo até se tornar como é hoje; 100% de direcionamento, de descomprometimento com um mínimo de verdade que seja.

Seu voto: Nenhum (4 votos)

Grande Jean Wyllys! Nada como

Grande Jean Wyllys! Nada como um parlamentar honesto. Acrescente-se que a mídia também partidarizou a coisa, claro. Assim, fica a "palavra de um contra a do outro", e a verdade que se dane.

Seu voto: Nenhum (9 votos)

Quem diria né?

Grande Jean Wyllys mesmo !

A vida política no Brasil é surpreendente, quem diria que um programa-lixo como o BBB da rede globo iria tornar conhecido nacionalmente uma pessoa íntegra como o deputado.

Lembro-me que à época estava cursando licenciatura, e surprendi-me quando ao entrar em sala de aula, uma professora-doutora estava a discutir com a classe sobre o andamento do programa. De início considerei um despropósito, mas entendi, quando o cerne da discussão e o ponto de vista da professora era a capacidade do povo em discernir o certo do errado.

Jean apresentava-se como o cidadão gay assumido, porém portando-se com ética a companheirismo. E discutindo as "questões" da casa com transparência.

Do outro lado junto-se um grupo homofóbico e desonesto, cheio de artimanhas para derrubá-lo. Não deu outra. Jean Willys ganhou a simpatia do pessoal que assiste e vota no dito programa.

De todas as edições do BBB esta foi a única em que tomei um tempo para acompanhar o que se passava, em virtude do assunto ter sido levado á discussão em sala de aula.

Além disto, chamava a atenção o fato de ser jornalista com mestrado em Letras e Linguística pela UFBA, o que distoava dos demasi participantes do programa.

Tenho admiração pelo deputado embora não goste da atuação do PSOL. Quem dera o PSOL tivesse a cara do Jean Willys invés da do Randolph.

 

Seu voto: Nenhum (2 votos)

"Penso, logo existo"

imagem de Antonio G.
Antonio G.

oposição honesta e desonesta

Ficou claro o que é ser uma oposição intelectualmente honesta e o que é ser desonesta, leviana, mesquinha. 

Seu voto: Nenhum (6 votos)

Grande Jean Wyllys! (2)

Grande Jean Wyllys! (2)

Seu voto: Nenhum (5 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.