Revista GGN

Assine

Jornal mexicano ressalta participação da mídia no bombardeio à Venezuela

Enviado por Luciano Prado

Venezuela sob o fogo midiático

Editorial do La Jornada, no sítio Carta Maior

Enquanto o governo liderado por Nicolás Maduro empreende esforços para estabilizar a situação interna venezuelana, intensifica-se o bombardeio midiático externo com o apoio explícito de ninguém menos que o presidente norte-americano Barack Obama. Na última quarta-feira (19/02), sem nenhum comedimento, nem sentido das proporções, ele comparou a situação do país sul-americano com a que a Ucrânia vive, onde os confrontos entre autoridades e oposicionistas deixaram mais de cem mortos em um passar de segundos na quinta-feira (20/02).

Sem afã de minimizar a gravidade da escalada da oposição na Venezuela, nem os descontentamentos políticos, econômicos e sociais que lhe servem de combustível, a circunstância desse país é infinitamente menos grave do que a da ex-república soviética. Desde 14 de fevereiro, no contexto dos protestos antigovernamentais, morreram cinco pessoas no país sul-americano, uma delas atropelada por um motorista em crise nervosa.

O caso mais recente é o da modelo de 22 anos Génesis Carmona, morta depois de receber um tiro na cabeça na terça-feira passada, quando participava de uma manifestação oposicionista em Valencia, capital do estado de Carabobo. Os veículos afins da liderança antigovernamental e dos ativistas anti-Maduro já se adiantaram em culpar o governo pelo assassinato e silenciaram as advertências do governador do estado, o oficialista Francisco Ameliach. Havia quatro dias que ele alertava sobre membros da oposição local que estavam fazendo provocações por meio de grupos armados com a finalidade de causar uma morte. “Querem um estudante morto”, afirmou em declarações na mídia e em sua conta do Twitter.

Outro episódio que reflete fielmente o alinhamento da imprensa opositora e da maior parte dos veículos internacionais é a entrega do dirigente oposicionista Leopoldo López às autoridades. No passado, foi processado por desfalque, proibido de exercer cargos públicos, preso depois da tentativa de golpe em 2002 contra Hugo Chávez e agora é acusado de associação criminosa.

O governo informou a família do agora preso que estava um curso um complô para assassiná-lo a fim de dar um mártir ao movimento da oposição. O próprio López compreendeu que estaria mais seguro preso do que se ficasse na clandestinidade e acordou sua entrega às autoridades, o que aconteceu em um comício convocado por ele mesmo, onde o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, compareceu para garantir sua integridade física. Foi assim que a própria esposa de López, Lillian Tintori, reconheceu em entrevista à CNN. No entanto, esse episódio se refletiu na maior parte dos veículos como um novo ato repressivo do governo de Maduro.

Comprova-se, em suma, que os descontentamentos sociais no país sul-americano são atiçados do exterior e dos círculos oposicionistas locais, e que a operação conta com aprovação da Casa Branca. Em tais circunstâncias, a conduta de Obama obriga a recordar a de um de seus antecessores, Richard Nixon, cujo governo orquestrou e consumou uma campanha de desestabilização contra um outro governo latino-americano eleito democraticamente: o de Salvador Allende, no Chile.

 

Média: 4 (4 votos)
7 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".

Vendo a ação EXPLÍCITA DE

Vendo a ação EXPLÍCITA DE ÂNCORAS DE JORNAIS deveremos ter o início da derrubada da Dilma durante a copa com os Black Bloc que morrerão e provocarão mortes, assim como na Ucrânia, recairá sobre a Dilma, como foi feito com Chaves na Venezuela a culpa por estes desatinos!

Eles são o meio a ser usado, o PIG e a direita nem precisarão sujar as mãos! Eles acharam quem vai fazer o lado sujo e doloroso de uma revolução! Meninos pobres e ricos sem noção ou visão!

Depois de muita reportagem e "clamor social" ecoados pelo PIG, o STF diante de um congresso acuado tomará as medidas cabíveis usando a teoria do Domínio do Fato ou inventará uma outra qualquer...

Surreal?

Alguem imagina que SE o Pizzolato conseguir provar que é inocente, Joaquim barbosa irá RECONHECER QUE ERROU? Que o STF irá cair em si e inocentar os "mensaleiros"?

Que o PIG irá pedir DESCULPAS ao Dirceu e Genoino?

Isso sim é SURREAL!

Se sentirem que isso poderá acontecer eles iriam recuar? Ou iriam buscar ÁVIDAMENTE  concluir com um golpe?

Cada um deve refletir pelo vê e sente...

E a "democracia contemplativa" do PT e das forças de esquerda que estão só OLHANDO e brigando por causas SEMÂNTICAS e cada vez mais comentários raivosos ecoam na mídia contra um governo trabalhista! 

É importante se perguntar... Há motivos na economia para tudo isso ou que haja tanta corrupção? Está chegando ao fim o PAC 2 com bilhões gastos e cadê provas de corrupções ou desvios de recursos para tanta gritalheira?

Que a inflação esta descontrolada e o governo esta "afundando" o Brasil? Que tudo precisa mudar urgentemente senão vamos quebrar?

Há REALMENTE motivos para isso?

Democracia é um valor PARA TODOS! Não há democracia quando um lado parte para a porrada!

 

Seu voto: Nenhum

"O que fazemos na vida, ecoa na ETERNIDADE!" (Máximus - Gladiador)

"Os dois mais importantes dias em sua vida são o dia em que você nasceu e o dia em que você descobrir o porquê... - M

imagem de Jorge Leal
Jorge Leal

Falsas informações

E esse bombardeio da mídia funciona como uma  ''lavagem cerebral'' no povo. Aqui no Brasil as pessoas (principalmente as que são contra o governo) só enxergam corrupção no PT, são pessimistas, acham o Brasil o pior país do mundo. Rouba-se o tempo todo, não podemos ter copa do mundo aqui,  etc, etc...A imprensa quando não divulga as boas notícias, as conquistas e avanças faz o povo ficar amargo e resentido. Só a verdade deveria importar. Mas quem se importa com a verdade se pode manipular a mentira?

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Engraçado que só o jornal que

Engraçado que só o jornal que fale o que os fakes democratas do blog querem ouvir faz jornalismo serio

O resto é tudo financiado pela CIA ...rs

 

Seu voto: Nenhum (5 votos)

leonidas

imagem de Edney Resmer Vieira
Edney Resmer Vieira

IGUALZINHO AQUI NO BRASIL.

IGUALZINHO AQUI NO BRASIL. Vejam que a mesma tática é usada aqui no Brasil pela "Imprensa Marrom - PIG", pois desde que o PT assumiu o Governo Federal eles vêm fazendo críticas a tudo que é feito, mesmo que ainda tenha havida uma melhora nas condições de vida significativa dos brasileiros, considerados de baixa renda ou classe C e D. Na verdade a imprensa mundial a mando das Elites de cada um de seus Países, NÃO ADMITEM QUE SE TENHAM ADMINISTRAÇÃO EM FAVOR DOS MENOS FAVORECIDOS OU GOVERNOS CONSIDERADOS DE ESQUERDA, logo, vem sendo feito esse bombardeiro todo. Não se iludam se mais para frente os EUA também não venham aqui para intensificar esse bambardeio, criando fatos para que venha a ajudar a impedir a seqüência de sucessões administrativas do Governo Federal com a reeleição da Presidente DILMA. Hoje é a Venezuela, amanhã o Brasil, depois a Bolívia e por último a Argentina, daí  para eles aatará restabelecida a "ordem pública". É triste mais a mais pura realidade. INFELIZMENTE.

Seu voto: Nenhum
imagem de Maria Rita
Maria Rita

Infelizmente, não viverei

Infelizmente, não viverei para ver o fato que mudará essa tragédia humana provocada pelo império: o dia em que o umbigo do cidadão americano reconhecer a falsa democracia vendida  aos quatro cantos do mundo e que ele é tão vítima quanto aquelas que já foram imoladas em nome da liberdade, da segurança, dos deuses, dos heróis, dos dólares, das bolsas de valores, da especulação financeira. Palavras que já foram plenas de sentido. Hoje, enterradas no Iraque, Líbia, Síria,África,  Grécia e em todo chão onde houve, onde há, onde promete ter fontes de riquezas energéticas e materiais. Venezuela e Brasil na fila, infelizmente.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de Dorlei
Dorlei

Venezuela

Depois das denúncias do Snowden mostrando que as embaixadas americanas são ninhos de espiões trabalhando para as empresas de seu país, monitorando até os telefones dos presidentes mundo afora, só algué muito  idiota para não ver que os EUA estão por trás dos eventos da Venezuela.

Seu voto: Nenhum (2 votos)
imagem de NALDO
NALDO

É a praga dp petróleo, se não

É a praga dp petróleo, se não tivessem aos borbotões poderiam estar passando fome, como no Haiti, que nãodariam a minima; são tão malandros quando se trata da Venezuela que nunca, nunca citam que o país simplemente possui as maiores reservas de petroleo do mundo, maiores do que a dos sheiks.

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.