Jornalista da Veja avança sobre família de Lula

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 

Jornal GGN – Frei Chico, irmão de Lula, e sua família, foram vítimas do repórter da Veja, Ulisses Campbell. O jornalista da revista usou nomes falsos e assediou a família de Frei, que acabou por registrar boletim de ocorrência. Segundo o boletim, o repórter veio ao estado de São Paulo e dizendo ser Pedro, da USP, buscou informações sobre a família e nomes de sobrinhos e netos do ex-presidente. Ficou inquirindo o irmão de Lula e disse querer informações sobre a festa de aniversário ocorrida em Brasília. Esta festa foi dada na coluna deste mesmo jornalista e foi desmentida no dia 19 de fevereiro último pelo Instituto Lula. Dizia ele que feita em um buffet infantil a festa seria de um sobrinho de Lula.

Desmentido, o jornalista se transformou em Pedro e resolveu fazer um grande furo desmentindo o desmentido, ligando para saber o endereço que deveria enviar os presentes. Foi informado que estava errado, ninguém com o nome em questão seria da família. Não bastou. Ficou  bravo.

O buffet disse não ter funcionário com o nome Pedro. Mas o Pedro, que era Ulisses, queria mais e declarou: “…que necessitava de informações, e se o declarante não as fornecesse ele poderia publicar o que quisesse, tendo Ulisses, inclusive enviado pelo celular, para o declarante, uma fotografia da esposa do declarante em companhia de seu filho, a qual usaria em publicação futura na revista Veja”.

Não parou por aí. O jornalista da Veja fez nova tentativa e tentou entrar de qualquer jeito no condomínio de Frei Chico, se passando por entregador de livros e assustando a babá. Ela pediu ajuda para a equipe de segurança do condomínio e a família registrou Boletim de Ocorrência.

Diz o boletim que “… por volta das 10:00, a babá dos filhos do declarante ligou para a esposa do declarante, dizendo que um homem teria entrado no condomínio, se passando por entregador de livros (…), quando a babá percebeu que o referido indivíduo não entregou livro algum e começou a perguntar sobre os horários de chegada dos moradores, após ter anotado nome, RG e CPF dela, a mesma teria trancado a porta e pedido ajuda para a equipe de segurança do condomínio.

Quando a segurança foi acionada, o repórter da Veja fugiu do condomínio, mas foi localizado pela Polícia Militar e identificado como Ulisses Campbell, jornalista da Veja.

Por sugestão de Mailson e com informações do Instituto Lula

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

61 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Liberdade de que mesmo é isso?

    Será que na época da Ditadura, os jornalistas faziam isso também? Acho que o caso é gravíssimo e deve servir de exemplo para uma punição exemplar; não só do jornalista, pois se tivesse êxodo, com certeza a revista publicaria.

  2. Sinceramente, não entendo por

    Sinceramente, não entendo por que Lula e familia não entram com uma ação judicial contra essa revista.

    Não consigo entender como alguem apanha tanto sem reagir. Isso é muito irritante…A veja só faz isso porque ainda não foi condenada a pagar pelos crimes….graças a inação das vítimas.

    1. sabe o que eu acho? que o
      sabe o que eu acho? que o lula desde o início do seu mandato esta com um baita de um rabo preso com pessoas ligadas ao banco opportunity e broi. Pori sso ele nada fez durantes 8 anos Em termos de lei de médios. E digo mais ele é quem segura o ministro zé.

      1. Eu tambem “acho” que o comer

        Eu tambem “acho” que o comer “bananas” antes de dormir faz mal para

        quem calça sapatos do número 40 para cima.Uma tia de um amigo ..fez

        isso por 5 anos .. só melhorou quando foi visitar  Carapicuiba.

      1. Ou seja : mais 30 anos de PT

        Ou seja : mais 30 anos de PT !

        Mas não creio que a editora Abril dure tanto com

        esse patrimônio moral que apresenta.. seus

        leitores sonham no limbo.

      2. Por que daqui a trinta anos?

        Por que daqui a trinta anos? Se minha “leitura” estiver errada, de antemão peço desculpas. Se, ao contrário, for correta tu assumes?

        Pois bem, drigoeira. O que há de efetivo além de muita boataria e selvageria sobre esse patrimônio? Se por acaso houvesse o menor, uma ínfimo possibilidade de ter algum fundamento, a mídia não cairia em cima tal qual um cão faminto num prato de comida? 

        Não, não há nada que precise se destrinchado só pelo registro histórico porque o presente não há fatos ou mesmo indícios para isso. 

        Ou tu achas que tem? 

    2. Cara, Se Nâo Entendeu…

      Cara, se não entendeu com a vaza jato aí escancarando, sem contar a última judicial de R$50.000,00 do nada, na cacunda do Miguel do Rosário e de tantos outros antes, e esqueceu ou nem mesmo percebeu, o voto da rosa weber (assoprado pelo moro) no mentirão do domínio do fato, para enquadrar Dirceu (chefe de quadrilha, sem quadrilha) a qualquer custo, não será alguém aqui no GGN que irá conseguir o milagre do entendimento.  

  3. Caro Nassif e demais
    Mas como

    Caro Nassif e demais

    Mas como ele é investigativo?!

    Nessa rotina será contratado pela caras e outgras revistas que tais. Que tal ele se debruçar sobre o HSBC, Trensalão DARF e muito mais ainda???!!!

    Por enquanto, me lembra o estroina do Carlos Sampaio, Villa, e outros na mesmo linha.

    Saudações

  4. Atenir, não tenho dúvidas que

    Atenir, não tenho dúvidas que a imprensa só chegou neste patamar, justamente por inação das vitimas. A veja fez e faz o que quer com o Lula e ninguém toma uma única providência. 

    Depois da capa da revista com um sapato chutando a bunda do presidente e ele não reagiu, você quer o que?

     

  5. Entrevista com Frei Chico

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/frei-chico-irmao-de-lula-jornalista-da-veja-agiu-como-bandido-etica-jornalistica-esta-indo-para-o-ralo.html

    Viomundo –  O que acha do comportamento  desse jornalista?

    Frei Chico — A pessoa que age dessa forma é tão  baixa… Ele agiu como um bandido. A ética jornalística está indo para o ralo. Isso é caso de polícia. Ele cometeu vários crimes ao mesmo tempo.

    Viomundo – Na época da ditadura, você foi preso, torturado, teve companheiros  mortos. Você lembra de  ter tido contato com um jornalista que teve a postura do Ulisses Campbell?

    Frei Chico – Não, porque quem fazia isso era a polícia. Esse momento político que nós estamos passando me lembra muito a perseguição aos comunistas, à esquerda em geral na época da ditadura.

    Sinceramente estou muito angustiado.  A grande mídia julga e condena a pessoa ao mesmo tempo.  Ela estampa a tua foto no jornal, na revista, na TV, como se você fosse bandido, [como se] tivesse culpa por algum malfeito. Depois, vai se investigar e não aconteceu nada daquilo.  Só que com aquela matéria a pessoa já foi condenada.

    Viomundo – O que a sociedade tem de fazer?

    Frei Chico – Um grande esforço para manter a dignidade humana. Como eu já disse antes, eu estou muito angustiado. Parece que piorou o tratamento da mídia às causas nacionais. A gente não vê a grande imprensa defender as empresas nacionais, mesmo que sejam grupos privados.

    Em outros países, até onde sei, se acontece algo errado numa empresa, você pune os responsáveis e salva a empresa. Aqui é o contrário. A gente vai destruindo tudo o que é nacional como se fosse algo banal, beneficiando as empresas estrangeiras, o capital internacional.

    Viomundo – Entreguismo?

    Frei Chico — Entreguismo, sim. Faz parte de um projeto geopolítico muito mais amplo. O que eu vejo é uma política de desgaste das indústrias e dos projetos nacionais. Nós temos de reagir a isso.

  6. Veja a fúria no dicionário.

    Preliminarmente, devo dizer que não conheço pessoalmente o ex-presidente Lula que, respeitosamente, tratarei apenas como Lula a partir de agora, para ampliar o significado do vocábulo.

    Lula é , certamente, muito, mas muito mais esperto do que todos os jornalistas , em conjunto ou separadamente,  da precitada revista. Essa é a minha opinião.

    Lula é “o cara” da política.  Ou mais. Lula é sinónimo de política.

    Senhores dicionaristas fiquem atentos:

    Acrescentem um verbete na significado de política: Lula.

    E no verbo “ver” acrescente o seguinte: fúria.

     

    Saudações

    1. posssivelmente teremos mais uma ‘reporcagem’

      onde esse infeliz dirá que houve um atentado a liberdade de imprensa. uma vez que a imprensa brazuca está  livre de compromisso  com a verdade.

  7. é esse clima de medo, de medo

    é esse clima de medo, de medo até de existir como pessoa,

    que a grande mídia implantou no país.

    e quer um desfecho golpista agora….

    daí o  ódio existente….

    insuportável…

    isso só pode dar em merda…

    esse jornalista da veja praticou vários crimes ao mesmto tempo

    e mostrou ser um empulhador de marca maior.

  8. Vítima de um reporter? Creio

    Vítima de um reporter? Creio que não, o idioma portugues tem uma palavra que descreve melhor esse individuo, criminoso, se cometeu um crime é criminoso, e se pertence a uma organização que se dedica a prática de crimes então estamos diante de uma quadrilha, agora se tivermos mais de uma quadrilha organizada através de um sindicato então temos uma máfia.

  9. O marginal inventou um boato

    O marginal inventou um boato sobre uma festa nababesca de um sobrinho de Lula em Brasília.

    Foi logo desmentido mesmo porque Lula não tem nenhum sobrinho morando em Brasilia e com o nome citado pelo marginal.

    O que fez o meliante?

    Pegou um vôo Brasília-São Paulo e foi “investigar” em Sorocaba, onde cometeu os delitos de perseguição e achaque da família de Lula.

    A pergunta é: Quem financiou a viagem do marginal? A Veja??

    Se foi a Veja não podemos esquecer que a Máfia não é mais “primária”. Outro marginal já havia invadido um quarto de hotel em Brasília (de José Dirceu).

    A situação portanto é a seguinte Nada vai acntecer. De novo.

    Vai chegar o momento em que vai ser o povo que vai invadir a sede da decadente Abril. E ai eu temo pela segurança das pessoas que lá trabalham (os inocentes) e os que conspiram (a quadrila máfio-midiática).

    Essa história não vai acabar bem. As últimas fronteiras da civilidade já foram rompidas.

     

    1. Esse é o meu medo.População

      Esse é o meu medo.

      População não gosta muito desse tipo de invasão..digamos

      que “pega mal”.As reações não são muito interessantes e os

      manés” fantasiados de jornalista parecem não conhecer certos

      códigos Dia desses jogaram “merda”  nos portões da Abril.

      ou seja.

  10. O que às vezes me entristece

    É que fui amigo na adolescência do Editor Chefe, e de sua irmã. E o pai era um indivíduo extremamente íntegro. Aí eu me lembrei que todos os ditadores, assassino, crápulas (até mesmo deputados e juízes) já foram criança um dia na vida.

  11. Botar a foto do austin powers é maldade

       Isso é o que eu chamo de brigar com a realidade,   será que ele pirou e acreditou na própria invenção ? acreditou nas historinhas do facisbook  e publicou ? queria o que ê ?  que a própria família adotasse um menino, botasse o nome certo e fizesse a tal festa, se não… ?  essa vai entrar para os anais da nossa imprensa-que-eu-confesso junto  com as  pérolas bolinhagate e boimate.

       Eu só queria ser uma mosquinha pra escutar a conversa desse sabujo com os patrões, devem ter dado um ultimato pra ele, me volte com alguma coisa se não… métodos neoliberais.

    Ha eles estão descontrolados.

  12. O banditismo da Veja deita e

    O banditismo da Veja deita e rola porque ninguém (muito menos o ministério público) toma qualquer providência contra a quadrilha.

  13. Soa estranho ler no blog de

    Soa estranho ler no blog de um jornalista uma frase como:

    “O jornalista da Veja fez nova tentativa……”

    Tal cidadão não é, nem nunca foi,  um jornalista.

    A Veja não é uma empresa que pratica  atividade jornalistica.

    Atua apenas em armações politicas usando o rotulo de jornalismo.

    A internet tem ajudado muito o jornalismo, como, ao mesmo tempo, provocado grandes incompreensões.

    Frequentemente leio por aqui comentarios denegrindo os jornalistas em geral.

    Neste total “samba do crioulo doido”, que estamos vivendo, a confusão se instala, levando qualquer pilantra a se auto intitular um jornalista.

    Muitos  argumentam ate que eles não são necessarios. 

    Enquanto isso, nunca uma profissão foi tão necessaria a sociedade como agora.

    Precisariamos de centenas de outros Amauris Ribeiro, Fernandos Brito, Nassifs, Paulos Leite para revelar as multiplas tramas que estão acontecendo contra os interesses do povo brasileiro. 

    Jornalismo é uma profissão como outra qualquer, exige etica, capacidade, formação.

    Não seria capaz de operar o coração de ninguem, como projetar um viaduto.

    Fui jornalista durante a maior parte de minha vida, comecei cedo e aprendi a profissão, como varios  nomes desta atividade, trabalhando em redações.

    Não vejo necessidade de diploma, mas uma pessoa so passa ser classificada como um jornalista depois de receber formação e aprovação  numa redação.

    Um cidadão comprometido com as praticas da Veja jamais seria aprovado por jornalistas.

  14. Lula e o PT não fizeram o dever de casa

     

     Lula não enfrentou a Veja em várias oportunidades. A mais interessante de todas foi durante a CPI de Cachoeira.

     Lula e o PT apequenaram-se parante o semanário golpista. Esperavam o que?

    Agora que estão atingindo mais diretamente sua família, talvez mude de postura.

    Ponham este achaque contra o irmão do ex-Presidente na conta de Lula, do PT e do Governo que financia as ações do panfleto da Abril.

  15. Jornalismo de esgoto

    Caro Nassif,

    chamar isso de absurdo é muito pouco, porém estou curioso de saber no que vai dar:

    será que o donno da latrina chamada veja vai acionar os moroboys e eles vão atravessar a fronteira de sp invadir o condominio, prender a babá e lhe propor os beneficios de uma delação premiada (também vazada) aonde ela alegaria ter ouvido que o irmão do Lula tem um filho não reconhecido para o qual seria dado uma festa envolvendo uma coisa chamada tablet???

    Com a palavra também os orgãos da classe jornalísitica??

  16. Cadeia para esse meliante. A

    Cadeia para esse meliante. A propósito, cadê o pessoal que vive aqui a nos chamar de “militontos” e outros adjetivos? Onde estão os que se dizem indignados contra qualquer coisa envolvendo os petistas? Por que nenhum deles vem deplorar essa contra a família do Lula?

    Estou pedindo demais. Essa gente se pudesse, se não fosse uma prova provada de absoluta cretinice, se apresentaria mesmo era para apoiar esses crimes. 

    1. É isso mesmo, JB Costa!

      São todos uns milifracos! Somente sob a barra da saia da mãe mídia golpista eles têm coragem. Queria ver se teriam coragem de combater em campo aberto contra pitbulls como fazem os progressitas.

    2. JB, a expectativa é irmã

      JB, a expectativa é irmã gêmea da decepção.  Não se deve esperar das pessoas o que elas não tem para dar … É injusto com elas.

  17. O que já é ruim pode ficar pior …

    Da  mesma maneira que a direita golpista achou legitima a expulsão da esposa de Guido Mantega, quando procurou  o hospital para tratamento de cancer, também acha legitima as ações criminosas da Veja, incluindo a invasão do quarto de Zé Dirceu há uns 2 anos atras. Essa gente  perdeu a noção de civilidade de convivencia democratica, de qualquer coisa que possa parecer levemente racional. Na ansia para incriminar Lula, são capazes de tudo. Tudo mesmo. E ainda se acham predestinados e dirigir o pais … Deus me livre a guarde.

  18. Um detalhe despercebido:

    Toda e qualquer pessoa que faz ameaças, tal como a deste meliante, está apenas e tão somente apresentando um Certificado (com firma reconhecida) de que não tem argumentos legais de qualquer espécie.

    Isso vale tanto para esse cara, como para pessoas de tribunais que ameaçam presos e de traficantes.

    Traficante de drogas, por exemplo, gosta de ameaçar seus devedores, simplesmente porque não tem um seviço de cobrança como o de bancos. Matando o devedor, não vai ver nunca a dívida a ser paga. 

    1. eu vejo nisso uns 4 crimes que podem ter sido cometidos

      Injúria/calúnia/difamação

      invasão de propriedade

      artigo 171 durante a execução desse último

      Extorção mediante ameaça

      não só o “jornalista”, e empresa.

  19. Sinais que as práticas do Charlie Hebdo nos enviam

    Não há remédio para o tipo de jornalismo praticado hoje no Brasil. Nem jurídico nem político.

    Vários crimes vêm sendo praticado em nome da tal liberdade de imprensa sem que o Judiciário dê respostas aos ofendidos. O ódio parece ter se espalhado de modo a interditar a racionalidade.

    O caso deste pseudo jornalista da Veja não é o primeiro nem será o último no avanço da criminalidade sobre a privacidade e intimidade das pessoas. O próprio meio para o qual ele trabalha inventiva esse tipo de crime.

    O Judiciário, a Polícia e o Ministério Público não têm conseguido evitar a barbárie em nome da tal liberdade de imprensa.

    Talvez, depois que uma tragédia ocorra alguém tome providências.

    O certo é que todos os limites estão sendo rompidos. A imprensa ultrapassou a linha e se juntou aos bandidos.

    A sorte é que apenas parte pequena da população brasileira percebeu o tamanho da gravidade e dos abusos. Não somos um país de radicais e extremistas, mas essa prática da imprensa pode fazer nascer entre nós algo que nunca tivemos.

    Vamos torcer que a racionalidade e o equilíbrio sejam a tônica.

    Mas ta difícil.

     

  20. Escola do crime
    Esse repórter é um menino, como aquele que tentou invadir o quarto de hotel do Zé Dirceu.
    A versão é que estava ali para apurar notícias. Poderia estar para “plantar” drogas e criar um falso escândalo, por que não? Quem pula a cerca uma vez, como a Veja, sempre pode pular mais uma.
    Os dois meninos-reporteres destruíram suas carreiras na redação de Veja. Aquilo é como um presídio da pior espécie, uma escola que forma bandidos. Fim da linha para eles.

    1. A Veja transforma seus

      A Veja transforma seus repórteres em criminosos e se não fizerem o trabalho sujo serão demitidos. Antes tinha como associado o Carlos Cachoeira e seus espiões.  

      1. Um parênteses …
        Webster, houve um contratempo e cheguei ao Rio somente ontem. Depositei hoje de manhã o equivalente a 02 assinaturas anuais na conta do BB. Espero que ajude o Miguel (O Cafezinho)!!

        1. Ótimo, Anna Dutra! Me

          Ótimo, Anna Dutra! Me lembraste agora minha juventude quando retornava de umas férias e ficava repetindo a frase que era o título de um filme: Amargo regresso. rsrsrsrsrs. Um forte abraço! 

      2. E o pior é que essa molecada

        E o pior é que essa molecada hipnotizada pela VEJA se acham verdadeiro JAMES BOND, a procura de provas para incrirminar e detruir o perigoso inimigo vermelho… Dá para acreditar que tem gente assim em pleno 2015 !?!?

         

         

        “O BRASIL PARA TODOS não passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO & GOLPES – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO & GOLPES é um braZil-Zil-Zil para TOLOS”

    2. Não é garoto não

      Conheci o dito cujo em Belém, quando era repórter d’O Liberal, isso há uns 12, 15 anos. Tem cara de garoto, mas já deve ter aí uns 15 anos de profissão, no mínimo.

  21. A babá ficou com tanto medo

    A babá ficou com tanto medo do criminoso que chamou a segurança, em vez de dar uma surra com cinco revistas Veja enroladas e molhadas no meliante, que evadiu-se do local, sendo localizado pela PM. Agora, além da surra de revistas, merecia ser processado também. Papelão, hem?

  22. Se Entrega, Frei Chico! Quem Sabe Esculachando de Resultado?

    Não tem jeito, os bolivarianos desse blog subversivo e atentatório as tradicionais práticas e aos bons costumes dos homens de bens, jamais entenderão que o agredido no caso foi o jornalista ao ter a porta da residência do suspeito, “batida em sua cara”, e o pior, pela serviçal mal treinada pelos potrões, principalmente levando-se em conta o esforço democrático dispendido para deslocar-se de Brasília a Sorocaba, sem contar os riscos corridos ao driblar a segurança do condomínio onde reside a suspeita família, e invadi-lo para o pleno exercício da nobre profissão de terrorista da desinformação, grande arma, junto com a prisão sem saída para extrair-se informações, do moro, utilizada no convencimento de corações e mentes, criada graças a liberdade de imprensa e também a miro teixeira, mercadante, zé cardozo, ao controle remoto e sobretudo a midia monopólio das cinco famígias, que emprega o profissional, no caso, tão violentamente agredido. Se entrega, Frei Chico! Quem sabe esculachando de resultado  

    1. Que comentário ridículo !!

      Então na sua visão o jornalista está no seu direito ao mentir, intimidar e se passar por outra pessoa (crime de falsidade ideológica) ??

      Sua tentativa de inverter os fatos foi tão absurda que você se esqueceu que o Frei Chico que foi o alvo do repórter não nenhuma relação com o governo do PT. A única ligação dele é ser irmão do Lula. Sem falar na frase carregada de todo preconceito herdadio dos tempos da escravidão (…pela serviçal mal treinada pelos potrões).

      Perdeu uma grande oportunidade de ficar calado e não falar m … 

  23. impressionante…

    com esta fico com a certeza de que qualquer um da Veja que saia à procura de notícias já está informando antecipadamente a prática de um crime

    mas é assim que acontece mesmo com todo criminoso:

    saiu de casa, a sociedade já está correndo perigo

  24. Porque nos espantamos ?

    É fato que há um evidente ambiente de abuso, impunidade e “vale tudo”.   E é claro também que este tem se mostrado um traço de atuação da mídia mainstream nesta campanha em andamento.

    Mas sejamos justos e ampliemos nossa análise: não somente a mídia, mas as pessoas (ver este caso e o do Mantega) em geral estão agindo sob uma influência que talvez não seja consciente, mas que é contundente.  

    O exemplo que algumas autoridades nos tem apresentado. As figuras de grande apelo psíquico e moral que deveriam estar em total alinhamento com as leis e com o resguardo da cidadania, estão mandando sinais contraditórios, pois para uns há a lei e para outros…  

    Estas autoridades “criam jurisprudência”, afirmam que “importam os meios”, “que não importa o que se faça durante a investigação”, que pode-se usar de estratagemas (ver definição dada pelo Gaspari …) para se obter o que se quer, que pode-se delatar o crime do outro ainda que seja o meu também, que podemos e devemos esconder o que não nos é conveniente, que devemos aprovar viagens para nossos familiares para que outros paguem quando estivermos trabalhando, e por aí vai (eu poderia ficar a noite toda digitando).

    O que passa na cabeça deste empregado da revista?  “Preciso agradar os meus patrões. Preciso obter a qualquer custo o que eles querem.  Preciso corresponder a suas expectativas, não importam os meios que eu utilize para isto.  Pois este é o caminho para a manutenção do meu emprego e claro, uma certa notoriedade que nos tempos atuais dão uma boa turbinada na vida financeira e social.”

    E os jovens estão assistindo a tudo isso…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador