Jornalista processado por Lula contra-ataca em nova reportagem

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Adriano Ceolin, ex-repórter da revista Veja e um dos autores da matéria-capa “A Voz Dele“, de julho de 2015, que motivou a abertura de um processo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por calúnia, no ano passado, mais uma vez insinua ilegalidades nas relações de Lula com seu advogado, Roberto Teixeira. A reportagem “Uma história de amizade que virou moradia“, agora no Estadão, insinua suposta troca de favores entre Teixeira e o ex-presidente para a compra de imóveis, desde 1989.
 
Apesar de, ao final da reportagem, o jornalista mencionar que possíveis dúvidas levantadas pela Justiça em investigações foram arquivadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), com o consentimento da Procuradoria-Geral da República, por falta de provas, o tom dado por Adriano Ceolin é de impunidade: “Nem Teixeira nem Lorenzoni sofreram ações”, conclui após o detalhamento das supostas ilegalidades. 
 
“O provérbio ‘amigos, amigos, negócios à parte’ não vale para a família do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Desde o fim dos anos 1980, ele e seus filhos se utilizam de amizades para emprestar ou adquirir imóveis. Quase sempre, nos negócios, surge alguma relação que gera suspeita de órgãos de fiscalização”, introduz Ceolin.
 
Roberto Teixeira conhece o ex-presidente Lula antes de o sindicalista subir a pleito eleitoral. Teixeira teria emprestado uma casa para ele morar quando disputou, pela primeira vez, a Presidência da República. Longe de qualquer suspeita a nível judiciário, o advogado afirmou que o imóvel, como de sua propriedade, “poderia e posso livremente dispor para a finalidade que desejar”.
 
Entre 1996 e 2001, na condição de advogado do ex-presidente, Teixeira orientou Lula na compra de três imóveis em São Bernardo do Campo. Teixeira nega que houve a intermediação como “amigo”, e afirma que trabalhou como advogado nesses casos. “Em todos os casos, há o envolvimento de empresas em situação falimentar para as quais Teixeira prestou serviços advocatícios”, disse o repórter.
 
Entre os casos mencionados, o jornalista citou Dalmiro Lorenzoni, dono da empreiteira de um dos edifícios que o ex-presidente tem apartamento, e suposto envolvimento do então vice-presidente nacional do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh. Com a ampla divulgação midiática, à época, investigações a pedido do Ministério Público foram abertas, mas encerradas anos após sem nenhuma comprovação de ilegalidade. 
 
“Não houve nenhum problema jurídico na aquisição dos imóveis mediante minha assessoria jurídica”, afirmou Teixeira em nota oficial. O processo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra o jornalista Adriano Ceolin está em andamento na 4ª Vara Criminal do Distrito Federal. O advogado Roberto Teixeira e Lula não se manifestaram se irão abrir outra queixa-crime a respeito da nova reportagem.
 
Eis a nota na íntegra:
 

Nota de repúdio             

Repudio publicamente o claro movimento que busca atacar minha honra e imagem e qualificar como espúrias ações que cercam a relação de amizade que mantenho com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como minha atuação profissional na condição de seu advogado. No presente, o ataque se centra em questões formuladas pelo repórter Adriano Ceolin, do jornal “O Estado de São Paulo” – hoje a mim enviadas –, que decidi tornar públicas pelo inaceitável nível de afrontamento:

1.    Empréstimo de uma casa ao ex-presidente Lula, entre 1989 e 1998:

O imóvel em questão é de minha propriedade e, nessa condição, poderia e posso livremente dispor para a finalidade que desejar. À época, é preciso registrar que proprietários de imóveis enfrentavam inúmeros problemas com a retomada de unidades locadas – tema ao qual a mídia dedicou amplo espaço –, de forma que o empréstimo foi o caminho juridicamente mais seguro até que houvesse a venda almejada;

2.    Intermediação da compra de três imóveis em São Bernardo do Campo para o ex-presidente:

Nunca houve tal intermediação. Desde o início da década de 80, atuo como advogado do ex-presidente e foi nesta condição que o orientei na aquisição dos referidos imóveis;

3.    Negócios envolveriam empresas em situação falimentar, como a Dalmiro Lorenzoni e a FGS Engenharia e Construções:

Não houve nenhum problema jurídico na aquisição dos imóveis mediante minha assessoria jurídica;

4.    Sócios da FGS Engenharia e Construções alegam ter sido por mim enganados, bem como me acusam de repassar imóveis da referida empresa para meus familiares:

O sócio Cesário Gebram Soubhie retratou-se em 1º/08/2014, após tomar conhecimento dos fundamentos apresentados nos autos da Ação Revocatória – Processo nº 0327173-05.2009.8.26.0100 – 2ª. Vara de Falências e Recuperação Judicial de São Paulo (petição de fls. 1.681/1.688), o que invalida as demais ilações;

Torno igualmente pública a informação que existe queixa-crime promovida pelo ex-presidente contra o referido repórter – processo nº 0026745 23.2015.8.07.0001 – 4ª. Vara Criminal do Distrito Federal, que também subscrevo como um dos advogados.

Roberto Teixeira

 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Teve uma época em que os

    Teve uma época em que os programas esportivos tinham a mania de atacar os jogadores, um, não me lembro qual, entrou ao vivo para rebater os jornalistas e disse mais ou menos isso: “eu só posso me defender nesses cinco minutos que estou falando, mas voces podem me atacar durante um programa inteiro todos os dias”, é disso que a midia se aproveita, pode atacar, caluniar, difamar inpunemente sem provas, com as benção de nossas leis.

  2. Matilha…

    Interessante se notar como o poder verbalizador ncabeçado pela Globo nega o contraditório, o direito a defesa e a presunção da inocência, princípios básicos da democracia. Ao invés disso, os cães de guarda agem como uma quadrilha: quando escolhem um alvo, tal qual uma matilha, só atacam aquele alvo, dias atrás era Dilma, hoje é Lula, ontem foi Vargas, JK…

     

  3. como disse em outro comentáio

    como disse em outro comentáio sobre esas perseguições, esses infames

    querem é invialbiizar até a vida civil ou até mesmo afetiva dos grande líderes políticos do país….

    vale-tudo, inviabilizar suas relações de amizade….

    escondem-se esses infames sob a aura da profissão de jornalista, sob

    a desculpa muitas vezes criminosa do tal sigilo da fonte,

    ou escondem-se sob a força hegemonica de veícuos que

    defendem interesses obuscuros e antinacionais como todo mundo sabe que é

    o caso  da veja, do estadão, do globo, da globo, etc caterva…,,,,

    se atacam nossos representantes, estão nos atacando também…

    se atacan os representantes do povo, atacam a nação,,,

  4. O jornalista é branco

    E o problema é que Lula é preto. Dilma é preta. Zé Dirceu é preto. Três pretos que ousaram colocaram o pé na porta da Casa Grande.

    Na lógica do ódio, têm mais é que sangrar no tronco até a morte, só pra mostrar aos outros quase pretos – e são quase todos pretos – como é que pretos, pobres e mulatos, e quase brancos, quase pretos de tão pobres, são tratados.

    Dá uma dor ouvir isso:

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=nSJHrHrBkPI%5D

    1. mcn

      Ouvi todas as faixas.  Maravilha de seleção do que há de melhor na nossa música, de compositores que viam e vêem a nossa realidade. Que mudou um pouco, mas o suficiente para deixar o “povo” de cabelo em pé.

      Parabéns pela escolha.

      Abraços

      1. Pois é, Lenita

        O Haiti é aqui, e cada vez mais. Triste isso.

        Ontem houve um micropanelaço no bairro onde moro contra Dilma, que falava na TV sobre saúde pública.
        A classe média paulistana é burra, burra, burra. E bovina. Só pode ser.

        Aquela história antiga de currais eleitorais no Nordeste, com gente trocando voto por sandália havaiana, acabou porque Lula e Dilma acabaram com a miséria por lá. Agora os bovinos moram todos no meu bairro e trocam voto por gotas de ódio.

        SP virou a roda-presa do Brasil.

  5. Quanto mais eles agridem o Lula, mais fortalecido ele fica…

    Quanto mais eles agridem o Lula, mais fortalecido ele fica. Se os editores dos jornalões fossem mais espertos deixariam o ex-presidente quieto. Essas ofensivas estão arrastando-o para a luta política e consolidando o seu nome para a disputa de 2018. Esses ataques histéricos e irracionais só expõe a nudez frontal da mídia brasileira.

    1. Infelizmente eles conseguiram

      Infelizmente eles conseguiram seu intento.

      Os esclarecimentos e desmentidos de Lula não alcançam o público com a mesma intensidade e abrangência que as matérias da Globo na televisão e a capa da Veja nas bancas. De forma ardilosa, a mídia conseguiu envolver seu nome em uma atmosfera de suspeitas. Lula é sempre culpado de alguma coisa.

      Converso com pessoas de diversos extratos sociais e eles estão convencidos de que Lula está envolvido em falcatruas, que comprou o apartamento do Guarujá, que é ladrão. É uma tarefa  inglória convencê-los do contrário e a gente ainda passa como ingênua, otária.

      1. Você tem razão, mas conforme as versões da mídia vão sendo…

        Você tem razão, mas conforme as versões da mídia vão sendo desmentidas o Lula consegue recuperar  parte de seu prestígio. Apesar de difícil, a tarefa de provar o contrário mobiliza a militância e simpatizantes, e isso é muito importante. Com certeza é uma tarefa difícil, mas é necessário apresentar o contraponto. 

    2. Pois a mim conseguiram convencer…

      …a votar em Lula em 2018!

      Eu não iria votar porque acredito que a república não pode depender de pessoas.  Mas vou ajudar a eleger Lula só pra mostrar pra essa mídia bandida que eles não mandam no país.

      1. Gostaria muito que o Lula não concorresse em 2018 e apoiasse…

        Gostaria muito que o Lula não concorresse em 2018 e apoiasse o Ciro Gomes. Mas a direita está arrastando-o para a luta política. Estão atacando covardemente toda a sua família, inclusive sua neta. Ele não pode ficar parado, deve lutar. Mas até 2018 tem muito chão. Até lá quem sabe?

        1. Tanto Ciro quanto Lula seriam

          Tanto Ciro quanto Lula seriam bons candidatos. Pessoalmente, iria preferir Ciro como candidato e Lula apoiando, mesmo sem fazer parte da chapa, ou seja, sem ser vice, o que ele já fez duas vezes com Dilma.

          Ciro já é candidato pelo PDT. Isso está virtualmente consumado. Então, só depende do Lula. Eu não gostaria de ver os dois concorrendo, o que necessariamente exigiria que Ciro criticasse o Lula e vice-versa. Quem ganharia com isso seriam os concorrentes. Os dois juntos em uma única campanha teriam uma força muito grande.

          1. Não seria essa ideia?

            Não seria essa a ideia suja da Mídia-Oposição-Justiça? Os dois se galfinhando enquanto a oposição fircará posando de santinho. Espero que o Lula não entre nessa roubada, ele não precisa mais. Só precisa dar um jeito nessas mentiras que arranha a sua história. Lula e Dirceu sofreram por todo a vida e após por pensarem num Brasil melhor. 

  6. Aguardando ansiosamente

    Aguardando ansiosamente reportagem do mesmo “jornalista” sobre o apartamento em París que FHC apenas “usa” e que pertenceria a Jovelino Mineiro, seu ex-sócio na fazenda Córrego da Ponte, em Buritis (MG).

  7. A imprensa está repetindo

    A imprensa está repetindo mentiras mil vezes e o pior é que para uma parte dos analfabetos políticos elas já estão virando verdades. Ou se derruba esta mídia, ou o Brasil voltará a ficar de quatro diante dos EUA da mesma forma que a mídia argentina colocou seu país.

  8. Diiii nooooovoooo?!

    Cresci na cidade de São Bernardo do Campo/SP.

    Vocês devem imaginar o quanto é velha essa história e o quanto ela é enfadonha para mim.

    Havia uma outra muito interessante que corria na época (década de 1980): a de que Lula tinha uma casa com passagem subterrânea que chegava ao Morumbi.

    Como? Não sei. Ninguém sabia. Mas muita gente acreditava.

    Na dúvida, até que seria bom os jornalistas da Veja e a força tarefa da Lava Jato dar uma investigada.

  9. mesmo que se saiba de atemão

    mesmo que se saiba de atemão que essa grande mídia

    golpista detém a hegemonia no setor, é preciso continuar lutando,

    sob pena de nos submetermos tb a esses ataques espúrios indefinidamente

    o pt sempre teve o tempo  a seu favor pelo menos em alguns casos,…

    pois depois de acusado comprovou-se que tudo não passava de falácia…

  10. Alguém deve estar financiando

    Alguém deve estar financiando o tal jornalista, que sabidamente pode ir se preparando para um novo processo. Será que ele é realmente ex-Veja ou só está nesta condições para não dar muita bandeira?

  11. Lula deveria ter colocado um

    Lula deveria ter colocado um freio nesta mídia golpista quando exerceu a presidência, mas assim não o fez e hoje se arrepende. O primeiro passo seria por meio de emenda constitucional no Código Penal, alterando as penas para os crimes de opinião, que pro serem dolosos deveria ser equiparados aos crimes de homicídio. Outra medida mais do que necessária seria a alteração da composição acionária das empresas de comunicação, impedindo assim o monopólio hoje existente e controlado pro sete famílias. Agora, é tarde. Talvez, a partir de 2019, tal quadro possa ser alterado com apoio popular.   

  12. As denúncias contra Lula tem

    As denúncias contra Lula tem o objetivo de mantê-lo no noticiário negativo, são tão frágeis que caracterizam um quadro de perseguição política.

  13. Interessante…As figuras da

    Interessante…

    As figuras da oposição, sumiram do PIG…

    E hoje, me deparo com uma reportagem de um ex-delegado da PF falando que o foco é o PT! (Ver abaixo)

    Outro fato interessante é que iniciaram uma investigação sobre a compra dos CAÇAS!

    http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/02/mpf-reabre-investigacao-sobre-compra-de-cacas-suecos-para-fab.html 

    A prisão do General Othon…

    Com o preço do petróleo está em baixa, isso desvaloriza as petroleiras, e surgem rumores que  o cerra teria como vender as participações no pré-sal para “AJUDAR” nesta crise…

    Está abrindo um novo horizonte na política da direita é:

    Deixe que a Justiça + Policia Federal + Ministério Publico + PIG tomem as ´RÉDEAS DOS PROCEDIMENTOS!

    As instituições são o simbolo da força de uma democracia…

    Até o Temer entrou na onda das instituições e está pacificado…

    O Pig demonstrou DURANTE ANOS SUA INCOMPETÊNCIA DE DIRECIONAR A OPOSIÇÃO, o Ministério Público e a JUSTIÇA SÃO INCAPAZES DE FUNCIONAR COMO UM ORGANISMO, é uma hidra com milhares de cabeças, a PF não teria paciência dentro do jogo politico.

    O PIG se esncandaliza com coisas com as quais convivia como unha e carne…

    É IRRACIONAL, o nome do aécio ser mencionado por 4 vezes em delação e NADA ACONTECER em lugar NENHUM DAS “instituições”!

    Estão todos reagindo em uníssono, como numa orquestra, e ela tem um regente!

    Não gosto disto, mas caberia uma TEORIA DA CONSPIRAÇÃO ENVOLVENDO ATÉ A CIA! 

    É muito organizado, demonstra logística operacional para eventos de magnitude política…

    Estratégia politica e SOBRETUDO – CONFIANÇA DAS PARTES para controlar forças tão desiguais…

    Ninguém na mídia está incomodado com o cunha QUE ESTÁ NA ATIVA NA PRESIDÊNCIA DA CÂMERA, mas com o Lula que não governa mais…

    Com o LULA aparece uma notícia nos jornais, no dia seguinte uma fala de um procurador, na semana seguinte ele está INDICIADO…

    Mídia + Ministério Público + Policia Federal –  numa agilidade que a Zelotes ainda não viu…

    Por que querer tirar força do LULA agora?

    Tirar a capacidade de aglutinar o POVO?

    O que vem pela frente?

     

    [video: https://youtu.be/jYUozI5gV8k%5D

    1. Já que é assim para fechar de

      Já que é assim para fechar de vez a defesa brasileiro a USAID deveria bancos os supersalários desses juiízes, membros do MPF e da Polícia Federal.

  14. O tesouro americano deveria

    O tesouro americano deveria creditar os vecimentos desses funcinários públicos que pretendem fecah o setor de defesa do Brasil ao invés do governo brasileiro, em tempo de crise e baixa arrecadação era uma economia grande.

  15. Dom Moro I traçou esse papel da mídia em 2004

     

    Agora se vê a todo momento a Globo fazendo chamadas extras do JN para anunciar alguma ação espetaculosa contra Lula, claro, já testando como seria um bote final contra o ex-presidente que a mesma direita golpista de sempre não quer enfrentar no voto pois sabe que é derrota na certa

    Os planos de Dom Moro em 2004

    https://jornalggn.com.br/noticia/como-a-lava-jato-foi-pensada-como-uma-operacao-de-guerra

  16. Lula, os pobres, os doentes e os idosos

    Enquanto isso ou enquanto as batalhas políticas, midiáticas e jurídicas se desenrolam no país que ajudamos a construir… o sistema de seguridade social perdeu 282 bilhões por conta da desoneração da folha de pagamentos, política macroeconômica do governo Lula (em estudo desenvolvido e apresentado por Denise Gentil, no dia 4 de fevereiro de 2016, na Comissão de Direitos Humanos do Senado). A contribuição sobre folha de pagamentos era um dos pilares de sustentação do sistema de seguridade social que é composto por três políticas, segundo a Constituição: previdência social, saúde e assistência social que ajudei a redigir e implementar. Diante dessa perda será necessário criar novas fontes de financiamento como a CPMF e fazer mais uma reforma da previdência social.

    PS: o orçamento público tem como obrigatoriedade o atendimento às demandas sociais da população que todos, jornalistas e políticos, fazem questão de chamar de povo.

    Mais um PS: gostaria de agradecer a Luís Eduardo Greenhalg publicamente por ter me salvo, durante o período da clandestinidade, de uma perseguição feita por 8 agentes do SNI quando saía do Comitê Brasileiro da Anistia, no Centro de São Paulo, para ter informações sobre o paradeiro de Franklin (meu marido) que havia desaparecido por três dias. Peço que haja uma trégua para que se possa recuperar a condição de governança do país em seus três níveis: federal, estadual e municipal e se possa neutralizar os efeitos deletérios dessas ações que têm causado inúmeros prejuízos à população e ao exercício da política.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador