Juiz da Lava-Jato absolve Youssef de lavagem de dinheiro do tráfico

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Da Agência Brasil

O doleiro Alberto Youssef, investigado na Operação Lava Jato, foi absolvido hoje (21) do crime de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico.

De acordo com a Justiça Federal no Paraná, o juiz Sérgio Moro, responsável pelo julgamento do caso, seguiu o entendimento do Ministério Público Federal e da defesa de que Youssef cedeu seu escritório para recebimento e entrega de dinheiro, sem saber que se tratava de transação de tráfico de drogas. Youssef, no entanto, continua preso por envolvimento em outros processos.

Na mesma sentença, a primeira das dez ações originadas da Operação Lava Jato, Moro condenou René Luiz Pereira, Carlos Habib Chater e André de Catão de Miranda pelo crime de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.

Segundo a Justiça Federal, US$ 124 mil foram enviados da Europa para o Brasil, com o uso de contas de um posto de gasolina em Brasília e uma empresa de fachada em Curitiba. Do Brasil, o dinheiro seguiu para a Bolívia para pagamento de fornecedores de drogas. René Pereira também foi condenado pelo crime de evasão fraudulenta de divisas para a Bolívia.

Chater foi condenado a cinco anos e seis meses de reclusão, em regime inicial fechado, Miranda, a quatro anos de reclusão, inicialmente no sistema semiaberto, e Pereira a 14 anos de reclusão, em regime inicial fechado. Cabe, no entanto, recurso contra a sentença.

A Justiça Federal no Paraná informou ainda que dois acusados – Sleiman Nassim El Kobrossy e Maria de Fátima Stocker – não foram encontrados para citação e são considerados foragidos. De acordo com a Justiça, existem informações de que Maria de Fátima está presa na Europa.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tudo…

    …conforme o combinado com a bancada do Jornal Nacional.

    Pau nos petistas, luva de plumas para quem os denúncia… mesmo sem provas… nesse “mar de lama”.

    Aliás desde sexta que Bonner, o revoltado, não cita a BR no jornal onde manda e desmanda; não acredito que seja apenas o aparecimento de Sérgio Guerra na “lista suja”… tem algo mais, muito maior que Álvaro Dias, que também já surgiu assim… do nada entre os citados numa outra listinha nada republicana e ética.

  2. Nao eh a segunda vez que esse

    Nao eh a segunda vez que esse mesmo juiz faz isso com o mesmo acusado?

    Eh surpresa depois dos vazamentos cronometrados?

  3. O JUIZ-CANDIDATO-AO-STF SERGIO MORO E O TRÁFICO DE DROGAS

    O JUIZ-CANDIDATO-AO-STF SERGIO MORO E O TRÁFICO DE DROGAS

    Segundo o juiz, o pobre do Yousseff não sabia que, ao emprestar seu escritório aos que lavaram dinheiro do tráfico de drogas, ele, o doleiro, não sabia que disso se tratava.

    Mais ou menos como o Senador Perrela e seu filho deputado, que não sabiam, segundo um juiz federal do Espírito Santo, do uso que os traficantes de drogas estavam dando ao seu escritório, perdão, helicóptero.

    Começa a se formar uma jurisprudência, né não?

    Para quem esteve por trás do voto condenatório da ministra Rosa Weber contra Dirceu, em que enunciou solenemente “não ter provas cabais mas o condeno por que a literatura me permite”, é uma mudança e tanto, não é Doutor Sérgio Moro?

    1. O tráfico de drogas dando as

      O tráfico de drogas dando as cartas, escancaradamente, hein… Pessoal nem disfarça mais… Aqui no RJ, a preocupação é com o armamento do exército deles que ainda pode estar em comunidades pacificadas. Pois é e vc achando que a preocupação era o Amarildo e a violência policial nas comunidades, né? Pois é… Né, não… armamento pesado. Mas como estamos proibidos pelo Judiciário ( !!!!!! ) de debater o tráfico de drogas para não atrapalhar a campanha de um candidato à Presidência da ( !!!!! ) República, seja lá o que isso signifique…. Vamos deixar quieto. Ninguém aqui tá procurando problemas com a Justiça ou pior com os donos dela.

      Mas vão vendo aí, todo mundo é inocente MAS devemos estar atentos aos MENORES que cometem crimes… Esses, sim, são um perigo.

      Pessoal, só uma coisa; fiquei sem conexão durante muito tempo hoje e não pude confirmar se é verdade que o Protógenes foi condenado pelo STF e está inelegível por oito anos. É verdade, isso? Não que um condenação pelo STF deva ser levada à sério mas o problema é que daqui a pouco não vai sobrar um parlamentar de esquerda e, os que, porventura, sobrarem, não devem ser considerados de confiança pois não representam qq ameça.  Não quero nem saber o que fundamentou a decisão da Corte, se isso for verdade; só que não vai ter como não associarmos a condenação às denúncias de fraude que ele postou nas redes. Tá feia a coisa…

  4. Ãssim: delação premiada no

    Ãssim: delação premiada no caso banestado, que não deu em nadica de nada, afinal, teria sido mais de 20 bilhões de reais transferidos ilegalmente para fora do país e, ó, os youssefs foram premiados; doleiro que era, doleiro continuou sendo (até o AD, segundo li por aí, andou pegando carona com ele); agora, no lava-jato, estava no bem bom do nada consta quando, ó, céus, foi chamado para nova premiação, desde que acusasse os petistas e o janene (descanse em paz); fez o papel que lhe foi exigido pela premiação, então, ó, absolvido por total falta de provas, afinal, doleiros e traficantes, sabem os atucanados, não convivem em paz.  pândegos.

  5. Uma defesa e uma crítica

    Uma defesa e uma crítica. Na minha opinião, no caso Petrobrás, o juiz moro não está seguindo o devido processo legal. Nem de perto sendo tão competente ele é. Não fazendo as perguntas que sabe que deveria fazer, justamente para evitar que o processo suba. Neste processo, duvido que ele não tenga seguido o devido processo legal. Ele inocentou a partir provavelmente das provas e até da acusação. Então não sejamos imprudentes. o Youseff nunca foi boa bísca, mas que pague pelo que fez de errado, e só aceito que ele errou aquilo que foi provado, o que eu acho ou imagino não deve ter valor em corte judicial nenhuma. Para mim, isso vale para Chico e para Francisco.

  6. É compreensível. Imaginem o

    É compreensível. Imaginem o poder de chantagem desse homem, adquirido desde o saque a mão desarmada do Banestado. Deve ter o mapa de todos os impolutos usuários, quiçá do, passando pelos globais indignados com o mar de lama que ajudam a preservar.  Com toda a sua bagagem de pegar, transferir ou depositar volumosas importâncias deve ser difícil saber a procedência, se da Colômbia, Bolívia ou do Paraguai. Por certo nunca ouviu falar em cartel. Nem em helicóptero preto que pousa em fazendas e aeroportos clandestinos. Prudente a decisão do Joaquim II. Sob o comando do gangster de Berlim – que deve estar babando de raiva com as últimas pesquisas – a república continua de pé. Nada como um fiel depositário protegido pelas forças de sempre, e mantido vivo para não ruir a república. Quantos roedores, ruidores da república, a massa cheirosa possui?

     

  7. operaçao lava jato e o juiz

    O Juiz Sergio Moro já se vê tomando posse no STF. O que não se faz por uma boquinha. Que doleiro tão inocente. Tá parecendo uma das historias das Mil e Uma Noites. Enrola e desenrola e o reu confesso de delação premiada virou anjo. Assim numa velocidade ímpar. É o pagamento da tal bala de prata?

  8. É para esses merdas,

    É para esses merdas, vagabundos que nossos impostos vão. O paraná de sp, agindo como o patrão manda. Realmente, dá vontade de vomitar.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador