Justiça determina retirada de documentário sobre helicóptero dos Perrellas

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Documentário que denuncia o tráfico de drogas pelo helicóptero dos Perrellas, apreendido com 445 quilos de cocaína no Espírito Santo, foi considerado “publicidade” pela Justiça. O material produzido pelo Diário do Centro do Mundo foi censurado pela juíza Mônica de Cassia Thomaz Perez Reis Lobo, sob pena de mil reais de multa por dia.

A ação partiu do hotel fazenda Parque D’Anape, no interior do estado de São Paulo. Ele foi citado em três reportagens do veículo: ‘Tenho Medo de Morrer’: o piloto do helicóptero dos Perrellas fala ao DCM, O helicóptero dos Perrellas pousou em hotel de São Paulo, e O fracasso da guerra às drogas e o helicóptero dos Perrellas.

Os artigos são resultado de um projeto de crowdfunding do DCM, que produziu o documentário “Helicoca – O helicóptero de 50 milhões de reais”.

As reportagens foram apuradas pelo jornalista Joaquim de Carvalho, em documentos levantados em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. O repórter ouviu, na época, a proprietária e o advogado do hotel fazenda.

Entretanto, dessa vez, apenas a parte que se sentiu ofendida teve o direito de manifestação. Kiko Nogueira, diretor-adjunto do DCM, afirmou que a análise da ação é “perfunctória”. “Não fomos ouvidos e não tivemos oportunidade de apresentar defesa”.

Determinando a retirada das reportagens, a juíza defendeu que tal decisão não ocasiona prejuízo do direito de livre expressão e crítica.

“O DCM reafirma seu compromisso com o jornalismo independente e responsável. Em nome dele, vamos recorrer e buscar na Justiça os nossos direitos para manter você bem informado”, disse o portal, em nota que aproveita para divulgar uma nova iniciativa de crowdfunding para apurar o escândalo da sonegação da Globo.

A ferramenta utilizada pelo veículo para adquirir o financiamento coletivo, Catarse, manifestou apoio em relação a liminar que determinou a retirada das reportagens. “Todo nosso apoio ao Diário do Centro do Mundo, realizador exemplar da categoria de Jornalismo do nosso site”, publicou o Catarse.

“A censura, paradoxalmente, nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo. Temos mais histórias para contar, histórias que consideramos importantes para a sociedade. A julgar pela boa receptividade, bastante gente quer nos ouvir”, noticiou o diretor-adjunto.

Enquanto não é retirado do ar, assista ao documentário:

https://www.youtube.com/watch?v=i_hJDNvaeKM width:700 height:394

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nossa justiça é de fato e de

    Nossa justiça é de fato e de direito uma grande piada.

    Jornalismo só o da grande mídia.

    Vazaram criminosamente (será que os dados são verdadeiros?) a delação premiada de Paulo Costa que nem concluída está. O governador do Ceará pediu a proibição da circulação da Revista “Isto É”  por ter o seu nome envolvido pelo vazamento criminosa; a justiça não acatou o pedido alegando direito de liberdade de expressão.

    Coisas do Brasil onde a justiça seguindo a sua formação de “casa grande e senzala” entra em disputa partidária.

  2. Contraproducente, impossível

    Contraproducente, impossível retirar um vídeo do ar na era da internet. Essa censura só vai aumentar o interesse das pessoas pelo documentário.

  3. Justiça venal

    É vergonhoso termos um Judiciário submisso ao poder econômico. É o único dos três poderes que não está sujeito ao controle externo.

  4. Justiça venal

    É vergonhoso termos um Judiciário submisso ao poder econômico. É o único dos três poderes que não está sujeito ao controle externo.

  5. O juiz está certo!

    (Nestes tempos é necessário esclarecer: <modo ironia ativado>)

    Como todos sabemos, quem quer impor a censura ao país e criar um estado bolivariano no Brasil é o PT! Se o juiz decidiu a favor de um Tucano, então ele só pode estar certo!

    <modo ironia desativado>

  6. quer dizer então que
    grande

    quer dizer então que

    grande mídia dita golpísta pode tudo

    e os blogs são censurados?

    já tinha visto essa matéria, muito boa.

    não tem nada contra ninguém, pessoalmente,

    apenas a revelação de fatos.

    fatos, não invenções grã-midiatiocas

    que lemos e ouvimos todo santo dia

    no país há mais de doze  anos

    sem nunca a justiça se posicionar contra

    ou questionaá-los como mentiras

    e invernções como na verdade são. .

  7. Copiem o vídeo e postem de novo

    Caros amigos façam o seguinte: Existem vários programas de graça na internet que te permitem baixar o vídeo no You Tube. No caso eu estou usando MacTubes. É só baixar o vídeo armazená-lo no seu computador e daqui a alguns dias postá-lo de novo no You Tube. Aí o reclamante vai ter mover outra ação judicial te localizar e tal. No meio deste tempo outra pessoa faz a mesma coisa e você pode retirar a sua postagem inicial no You tube. mas o vídeo continuará no ar.

    É assim que se faz querilha contra os poderosos da mídia usando You Tube. O convite está feito quem quiser me acompanhar estará contribuindo para a liberdade e democracia no Brasil.

  8. …a “justiça” acha que este

    …a “justiça” acha que este documentário, retirado do YouTube, vai resolver alguma coisa?

     

    O YouTube não é o único compartilhador de vídeos que existem no mundo e opções é que não faltam… muitos, como eu, já baixaram este documentário e vão compartilhar em outros sites, nem que sejam fora do Brasil.

     

    Um conselho, “velha justiça” e “velha mídia”: seus tentáculos estão curtos demais !!

     

     

     

     

  9. Educativo judiciário

    Imaginem meu desafio em explicar o fato ao meu filho pré-adolescente. Ele pode achar que transportar meia tonelada de cocaína é um bom negócio. Ao dono do helicóptero bastou alegar que nada sabia. Em nenhum momento se tornou suspeito. Os que transportaram e desembarcaram a droga estão livres e provavelmente nem serão condenados. E pior, temo que meu filho acabe concluindo que crime mesmo é fazer jornalismo, principalmente em Minas Gerais. 

  10. Contribuição à Próxima Investigação do DCM

    O DCM está tentando angariar fundos para sua próxima investigação, a suposta sonegação fiscal da Globo.

    Faltam 18 dias e já foram arrecadados quase 60% do necessário mas o montante está crescendo devagar. Para quem não sabe, o dinheiro está sendo arrecadado na modalidade de crowdfunding. No formato escolhido, se o valor total não for angariado, o projeto é descartado (isso não pode acontecer) e todos os que contribuiram recebem de volta todo o valor “investido”. Assim, não há risco para o financiador.

    A página do Catarse, responsável pela arrecadação, é http://www.catarse.me/pt/globo.

     

  11. Agora se chama ” publicidade

    Agora se chama ” publicidade ” reportagens sobre os mal feitos de políticos da direita.

    Ou seja, os crimes cometidos por essa gente não podem se tornar públicos.

     

  12. Escandaloso

    Se fosse reportagem da gRoubo, eles teriam dando essa sentença ? A continuar assim, vamos voltar é época de ir reclamar com o bispo! Pois o Judiciario funciona para alguns e nao para todos. A Justiça, no Brasil, tem os olhos bem abertos e os interesses bem postos ! 

  13. PF, Juizes, promotores…

    Eh, eles estão com vergonha do papel a que se prestaram nesse caso. Francamente, reforma do Judiciario para o quanto antes!

  14. Mistério

    Nassif,

    Esta tragédia chamada José Eduardo Cardozo sempre confirma que é mesmo uma tragédia.

    Um grupo da PF fica mirando o grupo de treficantes durante meses, no dia em que pega, no dia seguinte “despega”.

    Nos dias de hoje, um país como o patropi, que serve de passagem para, talvez, a maior parte do movimento internacional de cocaína, deixar prá lá uma rota capaz de dar liquidez a meia tonelada de pasta base de cocaína á atitude surpreendente aos olhos de um marciano.

    A proteção escancarada da grande mídia ao fato é outro triste exemplo de como as coisas ocorrem por aqui, só dão visibilidade ao que querem. 

    Chega a ser gozado, assistir a reclamação de milhares de incautos contra a corrupção, ao mesmo tempo em que grandes grupos operam diariamente há décadas, sem correrem qualquer perigo de serem apanhados.

    Quanto ao ministro da Justiça, prá mim é um mistério a sua permanência por lá. 

  15. Parabéns……………………..

    ao DCM, e continuem assim, pois nós mortais, agradecemos!

    Quanto ao comportamento de juizes, sem comentários, pois os mesmos já provaram o que defendem e como defendem!!!

    Quando se trata de fortunas, principalmente esta, avaliada em quase meia tonelada de coca, a folha de pagamentos do trafico deve crescer e muito!!!!

     Ms não nos iludamos, sempre foi assim, e o poder dos que possuem dinheiro, sempre irá comprar liberdades!!!!

    Mas não devemos desanimar, pois sempre podemos contar com os chamados por eles de “Blogs Sujos”, que fazem o contraponto e nos informam sobre a criminosa atuação destes chamados por nós de “homens públicos”!!!!, que de publicos nada têm, a não ser se locupletarem!!!!!!!!!!!!!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador