Katia Abreu pode ser uma escolha acertada, por Rui Daher

Katia Abreu pode ser uma escolha acertada

Por Rui Daher

Da Carta Capital

Katia Abreu teria combatividade para atender suas necessidades diante de uma equipe econômica ortodoxa

Numa pasta esvaziada, sem recursos, que há anos é feudo do PMDB, o nome da senadora é um avanço

Há bom tempo trabalho com a ideia de que a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), presidente da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), seria a escolhida para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), num segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff.

Na verdade, apimentando em nível cinco o lado político, previ o fato logo que a senadora seguiu sua longa transição partidária (PFL-DEM-PSD) para, finalmente, desaguar no PMDB, partido da base do governo e senhor feudal da Pasta.

A nova ministra é pecuarista no estado de Tocantins e preside a CNA, um simulacro institucional da bancada ruralista, desde 2008. Foi reeleita recentemente.

O pré-anúncio, surgido em folhas e telas cotidianas nos últimos dias, fez estarrecer a esquerda, movimentos sociais e ambientalistas, que logo se lembraram de históricas posições de Kátia Abreu.

Não citarei, por educação, epíteto que a associa a certo equipamento barulhento e perigoso usado por contumazes agentes do desmatamento.

Diversas vezes divergi das posições da futura ministra. Fui das formas irônicas às mais duras. Nunca, porém, deixei de reconhecer seus conhecimentos sobre o agronegócio, sua combatividade em relação à forma equivocada como a sociedade vê o setor, e sua defesa intransigente aos ataques vindos de interesses econômicos exteriores.

Equivocou-se ao defender várias das mudanças do Código Florestal. Para defender pleitos ruralistas e contrapor teses corretas da comunidade científica, encomendou estudos no mínimo falaciosos. Com frequência, tem-se colocado contra os direitos territoriais indígenas, quilombolas, assentamentos, e critica a instauração de legislação trabalhista mais justa e abrangente para o setor rural.

Também, Kátia Abreu não se cansa de exigir maior rapidez na aprovação pelo MAPA de novos agrotóxicos, em óbvia dobradinha com as fabricantes multinacionais e porta-vozes de associações várias. Nunca se pronunciou pedindo a mesma rapidez para tecnologias produzidas de materiais orgânicos e naturais, efetivas em produtividade e mais baratas, mas originadas de gente pequena e sem lobby.

Tudo isso é motivo para seus constantes embates com órgãos do governo, FUNAI, INCRA, MAPA, ANVISA.

Reconheço que tudo isso assusta aqueles que veem a agropecuária não apenas do alto, mas também com a lupa. Principalmente, aquela que perscruta problemas sociais.

Mas o que se deveria esperar? João Pedro Stédile ministro?

Aguentarei as pedras pela heresia: a escolha da presidente Dilma Rousseff não poderia ter sido mais acertada.

O MAPA é, atualmente, um ministério esvaziado, sem recursos, voltado apenas a aspectos burocráticos e regulatórios. Sua pedras da coroa são Embrapa e CONAB que, apesar dos percalços, ainda fazem um bom trabalho. Quando a última não o faz, o IBGE duplica.

No mais, é um apêndice do ministério da Fazenda para anunciar os Planos Anuais de Safra, monocórdios e, ultimamente, sempre com recursos crescentes de financiamentos e de seguro rural a juros subsidiados.

Há décadas, feudo do PMDB que, invariavelmente, indica para o cargo ministros sem qualquer conhecimento da agropecuária. Kátia Abreu é um avanço. A exceção foi Roberto Rodrigues, no primeiro mandato de Lula.

Mais: é muito provável que os grandes produtores de commodities percam rentabilidade nos próximos dois anos em função dos estoques e preços dos grãos no mercado internacional.

Quem melhor do que a sensibilidade e a combatividade de Kátia Abreu para atender suas necessidades diante de uma equipe econômica que já se mostra com perfil ortodoxo?

Hoje em dia, assentamentos, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, com as raríssimas exceções dos que se organizaram nos moldes de agricultura familiar, representam um proletariado desprotegido, sem meios de autorreprodução e integralmente dependente da ajuda do Estado.

Formados por remanescentes escravos, negros, índios e caboclos, são grupos sem reconhecimento de passado e legado, em País de elite econômica que pouco percebe a miséria ao seu lado, o que dizer de resgates seculares.

O INCRA estima a existência de 3.000 comunidades quilombolas; há 9.200 projetos de assentamentos com cerca de um milhão de famílias ali vivendo; FUNAI/IBGE informam 900 mil indígenas autodeclarados, em territórios reservados ou zonas rurais.

Estamos nos referindo a, vá lá, cerca de 4, 5 milhões de brasileiros (se não concordarem, me ajudem na estimativa), ou 2% da população total, esperando consistência do apoio governamental e atenção da sociedade.

Pois bem, para eles, que precisam da lupa social, mais importantes do que o MAPA, com Kátia Abreu ou sem, serão os ministérios do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente, para os quais a esquerda deve exigir comando comprometido com tais causas.

Não se assustem. O bicho-papão já entendeu o quanto os modelos antigos de motosserras estão superados.

 

Redação

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sim, sem dúvida. Katia Abreu

    Sim, sem dúvida. Katia Abreu seria uma grande inovadora durante o governo de… D. Pedro II. Ha, ha, ha… 

     

  2. Quem defende o governo com

    Quem defende o governo com unhas e dentes pode falar o que quiser, mas com esta senhora na pasta os percentuais de veneno na mesa dos brasileiros vai continuar crescendo assim como nos governos anteriores.

    E infelizmente só daqui a muitas décadas os estragos deste fenômeno poderão ser devidamente mensurados.

  3. Governos têm que funcionar

    Governos têm que funcionar, apresentar resultados, seja com A, B ou C, não interessa,  não dá para fazer da administração de uma padaria que seja uma ação entre amigos. Ministro da Agricultura tem que representar quem pratica a agropecuária. 

    1. “Ministro da Agricultura tem

      “Ministro da Agricultura tem que representar quem pratica a agropecuária.” É exatamente dessa “ação entre amigos” que trata a Operação Terra Prometida, deflagrada há pouco, apontada acima.

  4. concordo com a


    concordo com a análise…

    como disse ontem, é melhor ter abreu como aliada do que

    ao lado de caiados de morte perturbando o meio amiente.

    dilma talvez tenha sacado uma decisão de estadista, diante das forças direitistas evidentes

    que sempre estão em busca de desestabilizar governos progressistas..

    a conclusão  de que o mda pode ser o lugar de atuação dos movimentos

    retira um pouco o caráter de possível retrocesso com abreu nessa área.

    o movimento de dilma é parecido com ode lula em 2003,

    mas o país já ganhou transformações importantes nestes últimos doze anos.

    e pode sairr dessa com maior rapidez, espero.

  5. Nada indica que será boa

    Nada indica que será boa ministra, não tem formação técnica na area, não é reconhecida como expert em agricultura moderna ou do “economics” global de materias primas agricolas, entrou no setor como viuva de fazendeiro, tem apenas um discurso ideologico a favor do agronegocio, o que é muito pouco, não chega perto de um Roberto Rodrigues.

      1. Nada a ver. Ser pelego

        Nada a ver. Ser pelego patronal não credencia ninguem para nada. Antonio de Oliveira Santos esta na Confederação Nacional do Comercio há 33 anos e dai? Serve para ser Ministro?

        Nas Confederações não há eleição, é chapa unica, esquemas de grupos. A CNA arrecada o antigo ITR que agora virou Contribuição de cada uma das 5 milhões de propriedades rurais do Brasil, dá uma fábula PARA NADA, paga os jatinhos em que a cupula passeia pelo Brasil, não fazem nada pelo agricultor nem grande, nem médio e muito menos para os pequenos.

    1. Bofetada…

      Caro Motta, vejo a nomeação de KA muito mais como uma “bofetada” de Rousseff na cara do PT. Rousseff, na minha opinião, quis deixar bem demarcada a sua linha de “otoridade”. Governo novo; comportamento velho…

      Penso que, apos o “estelionato eleitoral” cometido por Rousseff e o PT, ela resolveu mandar alguns “recadinhos”. Ao “mercado” ela sinalizou que ajoelhou e vai rezar pela cartilha do “DEMÔNIO CAPITALISTA”. Ao PT e “cumpanheiros” – KA realmente ministra – o recado é curto e grosso:”Faço o que me dá na telha”…Governo novo; comportamento velho.

      Não deixo de salientar que só acreditarei em KA como ministra quando vir a mesma sentada na cadeira. Digo isto porque acho que em termos de “estelionato eleitoral” essa nomeação, para o eleitor minimamente informado, bate todos os recordes de descompromisso.

      Claro está que ela jogará algumas migalhas para os iludidos e os “bobinhos’. Ministérios de segunda e terceira linha pululam no governo(????) de Rousseff. Receberá “tolinhos” como Boff e Beto e lhes dirá E X A T A M E N T E o que eles querem ouvir. Mas, o que realmente será executado já está muito claro na cabeça daqueles que não estão encabrestados pelo criminoso assistencialismo petista.”PREPARA TEU LOMBO BRASIL”…

  6. Acho que a mensagem que

    Acho que a mensagem que captei eh que eh preciso saber quando ter animo belicoso. A briga contra a indicacao de Katia Abreu pode ser gastar vela com o defunto errado. Como o Rui falou, MDA e MAM, sao pastas que devem se contrapor a qualquer jornalda louca da Katia Abreu. As vezes acho que alguns realmente queriam o Stedille no MAPA. Nao seria mais util no MDA.

  7. “Terra prometida”: fraude um bilhão em terras da União

    Raposa no galinheiro, mais uma vez. O atual ministro da agricultura, Neri Geller, também é uma maravilha, com seus irmãos e chegados envolvidos em falcatruas em terras da União… 

    “O objetivo da quadrilha seria a reconcentração fundiária de terras da União destinadas à reforma agrária. Fazendeiros, empresários e grupos do agronegócio fariam uso de sua influência e poder econômico para aliciar, coagir e ameaçar parceleiros ambicionando lotes de 100 hectares, cada um avaliado em cerca de R$ 1 milhão.

     Com uso da força física e armas, compravam a baixo preço ou invadiam e tiravam as pessoas da posse destas áreas. Em seguida, com o auxílio de servidores supostamente corrompidos do Incra, integrantes de entidades de classe, servidores de Câmaras Municipais e Prefeituras buscavam regularizar a situação do lote.”

    “Atualmente, estima-se que 80 fazendeiros reconcentram ilegalmente cerca de mil lotes da União, sendo que o maior latifundiário reconcentra 55 lotes e o menor 5, podendo tal fraude alcançar o montante de R$ 1 bilhão, em valores atualizados.”

    http://rdnews.com.br/judiciario/2-irmaos-de-ministro-e-ex-prefeito-de-lucas-estao-na-lista-de-presos-pela-pf/57982

  8.  
    Desalentador seria Dilma

     

    Desalentador seria Dilma Roussef ser indicada para pasta da Agricultura num governo de Kátia Abreu.

    Orlando

  9. Kátia Abreu foi reeleita

    Kátia Abreu foi reeleita senadora agora em 2004 com apoio do PT. Teve ínfimos 6.000 votos de frente. Sem o apoio do PT não seria reeleita.

    Não bastasse essa ajuda o governo ainda lhe presenteia com um ministério.

    Não se deve esquecer que uma das maiores derrotas do governo no 1º mandato de Dilma foi o Código eleitoral e Kátia foi a linha de frente contra o que queria o governo.

    Penam o quê?

    Que esses dois presentes mudarão o DNA da senadora?

  10. Ehpreciso saber que o MAPA eh

    Ehpreciso saber que o MAPA eh foco de varias irregularidades. Alem das citadas joias, o autor esqueceu-se da CEAGESP, empresa pertencente ao ministerio. Quemnao deve estar satisfeito com a indicacao eh o PMDB do Temer. Feudos eh que nao faltam no MAPA.

  11. Kátia Abreu não foi uma imposição de ninguém

    Quem acompanha minimamente o cenário político, teria percebido que nos últimos 4 anos, Dilma e Kátia construíram uma relação de convívio, e sobretudo de amizade. KA foi uma escolha pessoal da presidenta, em nome da amizade e confiança mútua, tanto é que o PMDB não a reconhece como do partido, alega que se trata de cota pessoal da Dilma. Ninguém pediu para nomear a dona Kátia. 

  12. Por que não Stedile no

    Por que não Stedile no MDA?

    Isto faz ou não faz sentido?

    Alguém da cúpula cogita convidá-lo?

    Convidado aceitaria?

    E o MMA deixará de ser apenas um licenciador?

    O governo continuará promovendo políticas públicas esquartejadas?

    Como conciliar agronegócios com alto uso de agrotóxicos e saúde na sociedade e na mesa?

    OK, o ministério pode e deve ser espaço de negociação – esperemos que na queda de braços

    as forças do capital não levem todas.

    EStamos vendo as cartas sendo dispostas na grande mesa e aprndemos o duro exercício rumo à plena democracia.

  13. E …………..

    Todos os palpites, ou como comumente dizem, estamos na “democracia”, e o direito de manifestar é sagrado, mesmo plor aqueles que nada entendem do ramo, mas dáo seus palpites!

    Como o AA informa, ” … não tem formação técnica na area…” e ” …. entrou no setor como viuva de fazendeiro, tem apenas um discurso ideologico a favor do agronegocio”., fico eu, um leigo, esperando para ver no que vai dar.

    Por outro lado, acredito que a nomeação feita pela Dilma, tenha algum propósito sem ser a mera disposição de atender as pressões do agronegócio!

    Todos nós ficamos euforicos quando o Brasil bate recordes de produção agrícola. Quando nossas commodities agrícolas, na Bolsa de NY, têm um aumento de preços, e assimm por diante.

    Necessário é que o governo seja competente para fiscalizar o setor, pois como todo setor, o que gostam é de capitalizar os lucros e socializar os prejuízos !!!

  14. Pode até ser…
    Mas colocar

    Pode até ser…

    Mas colocar um vampiro para ser guarda noturno em um banco de sangue…

    Sei não..

    A não ser que o vampiro venha participando do SA, Sanguinarios Anônimos.

    Mas há sempre o risco de uma recaída.

  15. As duas ultimamente estão

    As duas ultimamente estão unha/carne.

    Tanto que a Kátia Abreu convidou a Dilma para ser madrinha do seu casamento.

    Só espero que dessa união o povo não se … ah! deixa prá lá.

  16. Ja que estamos caminhando

    Ja que estamos caminhando para essa direção, proponho o Bolsonaro para ministerio da defesa e o pastor Feliciano para o da cultura.

    Outro bom nome seria o do senador Alvaro Dias para as relações exteriores.

  17. A nomeaçào quase certa de

    A nomeaçào quase certa de Kátia Abreu para o MAPA é um decepção dupla: como não poderias deixar de ser, decepção total para os “progressistas” mais encarnados e decepçào ainda maior para nós da direita que sempre admiramos o seu discurso liberal e agora a vemos servindo a um governo notadamente defensor de posturas bolivarianas.

    Fazer o que? temos que engolir o sapo.

    Roberto Requião, campeão em trocas de farpas com Kátia Abreu no Senado, deve estar eufórico..hehe

     

  18. A favor da ilustre senadora

    A favor da ilustre senadora pode-se dizer que sua indicação para o ministério não foi incensada pela midia , como está sendo a do futuro ministro da fazenda, o diretor do Bradesco. Isso deve ser um alento para quem vive enxergando mídia como régua para tudo que existe nessa terra brasilis .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador