Lava Jato: Empresa de asfalto dos EUA leva a filho de ministro do TCU

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]


Foto: Reprodução
 
Jornal GGN – A Polícia Federal deflagrou mais uma fase da Operação Lava Jato nesta quarta-feira (23), continuidade da Operação Abate, na última semana, que teve como mira o ex-líder do PT na Câmara Cândido Vaccarezza. Concordando em parte com a defesa de Vaccarezza, que estava preso desde a última sexta (18), o juiz Sérgio Moro considerou que os indícios contra o ex-deputado eram “limitadas” e o libertou ontem. Agora, a nova fase tem como mira Tiago Cedraz, filho do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz.
 
As investigações que colocaram Vaccarezza na prisão e agora que fazem buscas e apreensões na residência de Tiago têm em comum a empresa norte-americana Sargeant Marina, que teria sido favorecida em contratos na Petrobras para fornecer asfalto. De acordo com a PF, novos levantamentos indicam que reuniões entre dois advogados, um deles o filho do ministro do TCU, comprovam que “o esquema criminoso, com o pagamento de propinas a agentes da estatal, teria sido planejado”.

 
O advogado teria favorecido a Sargeant Marine, participando de encontros que planejavam o pagamento de propinas a agentes da estatal. Em troca, Tiago também teria recebido comissões por contratar a empresa norte-americana em contas offshores na Suíça. O advogado que é filho do ministro já foi mencionado em outras fases da Lava Jato, apontado como intermediário de contratos e pagamentos ilícitos.
 
 
Ao todo, foram cumpridos nesta manhão quatro mandados de busca e apreensão, um em Brasília, na residência de Tiago, dois em Salvador, Bahia, e um em Cotia, São Paulo. “Seguindo a mesma linha de atuação criminosa revelada na última fase da investigação, foi identificada a participação de novos interlocutores que atuaram junto à Petrobras para favorecer a contratação de empresa privada e remunerar indevidamente agentes públicos”, informou a PF, que trará mais exclarecimentos em coletiva de imprensa.
 
Soltura Vaccarezza
 
Na mesma linha, o ex-deputado do PT, Cândido Vaccarezza, foi acusado de supostamente receber US$ 478 mil por contratos da estatal brasileira com a empresa de asfaltos dos Estados Unidos. O ex-líder do PT teria influências em contratos relacionados à diretoria de Abastecimento, que era comandado pelo PP, e teria “apadrinhado” doze contratos de fornecimento de asfalto.
 
Preso na última sexta-feira, Vaccarezza foi solto nesta terça (22) pelo juiz Sergio Moro, que entendeu que as apurações “ainda são limitadas”. Conforme mostrou o GGN, o advogado Marcellus Ferreira Pinto alegou que os indícios “são frágeis e incapazes de sustentar uma ação penal”, uma vez que “não há provas de participação de Vaccarezza no esquema que vitimou a Petrobras”.
 
Um dinheiro que foi apreendido pela PF na casa do ex-deputado, sob a justificativa dos investigadores de que seria “forte indicio de que ele recebia e operava dinheiro em espécie” foi explicado por Vaccarezza: “Uma parte do dinheiro encontrado está declarada no imposto de renda desde o exercício de 2015, a outra tem origem em um empréstimo contraído por um amigo perante a Caixa Econômica Federal e os documentos comprobatórios serão anexados ainda hoje aos autos”.
 
Este empréstimo tinha como finalidade “o custeio de uma cirurgia de remoção de câncer na próstata, cujo procedimento preparatório seria realizado hoje (segunda-feira, 21,) pela manhã, em SP, no hospital Sírio Libanês”, respondeu o advogado. Ao soltar o ex-deputado, Moro considerou também como critério o fato de que Vaccarezza não ter sido reeleito em 2014.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. FORNECER ASFALTO PRA

    FORNECER ASFALTO PRA PETROBRAS????

    Asfalto nao eh brita com oleo aquecido?!?!?!

    Faltou oleo na Petrobras?  Falta oleo na Petrobras??????

  2. Parece a história da

    Parece a história da investigação da firma Mossack Fonseca, que era para incriminar Lula mas acabou desvendando crime dos irmãos Roberto Marinho, donos da firma “Globo”…

    Segundo a lógica – de fácil entendimento – do golpe, Tiago se safará.

    1. parece…

      Empresa norte-americana? Tem algum Diretor ou Empresário desta firma que está preso? A Justiça e Estado Brasileiro está sabotando toidos seus negócios pelo Mundo? Estão buscando outros projetos internacionais onde pode haver corrupção? Foi decretada a prisão dos envolvidos desta Empresa, com Acordos de Leniência e devolução pesada de valores? Avisamos a Interpol? A marca desta Empresa está correndo o Mundo como participante de atividade criminosa? A PF fez alguma operação exclusiva para empresas internacioanis, do tipo “Carne Fraca”? Nada disto !! Destruir Empresas, Marcas, Biografias e Economia Brasileira. O Brasil é de muito fácil explicação. 

  3. Empresa norte-americana fornecendo asfalto para a petrobras

    O objetivo da lava jato é atender os interesses dos gringos, logo essa empresa será excluída de qualquer crime cometido.

  4. Não vem ao caso, como diriam

    Não vem ao caso, como diriam os boys curitibanos do Tio Sam, mas cabe uma indagação: como foi possível a ação corrupta da empresa de asfalto dos EUA não ser detectada pela lava jato gringa ? . Deve ser porque os órgãos de segurança deles não tem tempo para essas besteiras de destruir suas empresas; estão focados em destruir as empresas dos outros países. 

  5. Pagamento de cirurgia

    Pagamento de cirurgia obviamente em parte em dinheiro, sonegado à Receita Federal. Depois a  esposa do cirurgião vai para rua bater as panelas contra os corruptos. Já passei por isso, sei de que se trata: classe médica e hospitais privados são ninhos de corrupção.  Claro que vc não vai negar o pagamento “por fora” ao cara que vai enfiar a faca na sua barriga, um acidente acontece tão rápido. Quem tem coragem para enfiar a mão na rede d’Or no rio, ou no sério-libanês? Desse o Moro é muy amigo.

  6. E Você Acreditou?

     Nassif: esse meliante não tem parente no grupo do TCU que foi responsável por toda esta balbúrdia e crise por que passa o Pais? Então é da patota. Não vai dar em nada. Acho até que vai ganhar medalha por ato de bravura.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador