Lava Jato possui apenas a aparência do bom direito, por Marcio Valley

Por Marcio Valley

Comentário ao post “Juristas ingleses acusam Lava Jato de ferir princípios Constitucionais

Pois, é… Enquanto nossa imprensa não vê problema algum nos procedimentos de nossos juízes heróis e estrelas, como Joaquim Barbosa e Sérgio Moro, a imprensa estrangeira lança sobre eles um outro olhar, como demonstra o jornal The Sunday Times que o Nassif aponta em seu texto.
 
Outro dia, foram os alemães e os espanhóis. Agora, são os juristas ingleses a acusar a Lava Jato de ferir princípios constitucionais do Brasil. Falam sobre coisas que estranhamos, coisas sofisticadas que integram o cotidiano de países mais avançados civilizatoriamente. Coisas como direitos humanos, defesa irrestrita dos direitos e garantias individuais, devido processo legal, ampla defesa e vedação incondicional de provas obtidas por meios ilícitos. Claro, eles não entendem nada de Direito, não é mesmo?
 
Duvido muito que os juristas italianos, modelos confessos do deslumbrado jurisconsulto paranaense, defenderiam os procedimentos da Lava-Jato, assim como, antes, os juristas alemães discordaram veemente do modo distorcido como Joaquim Barbosa utilizou a teoria do domínio do fato, ao ponto de o próprio criador da teoria afirmar que aquele arremedo de doutrina de modo algum representava a que ele pontificava. Uma vergonha para uma corte suprema ser admoestada assim pelo próprio doutrinador mencionado na decisão.

 
Quando se passa a mirar somente no fim e, por conta disso, a suavizar recriminações quanto aos meios para tal, estamos no limite do retorno à barbárie.
 
Quem quiser que acredite em confissões obtidas por tortura. Prisão sem condenação e por tempo indefinido, como as de Guantánamo, representam tortura e são ilícitas no mundo inteiro, ainda que travestidas por roupagem jurídica.
 
Pessoas civilizadas entendem a importância da amplitude do conceito de cidadania e jamais cairão nesse canto kafkaniano de sereia jurídica. Joaquim Barbosa e Moro são exemplo de juristas que criam as jabuticabas do nosso direito.
 
Coisas assim explicam bastante bem as razões pelas quais possuímos tão poucos expoentes na ciência do Direito com repercussão para além de nossas fronteiras. Tornar-se um grande pensador do Direito exige ausência de covardia intelectual e desprendimento material, virtudes que, pelo que parece, são raras no Brasil. Basta lembrar a atuação de nosso glorioso STF durante o regime militar, quando os ministros, com raríssimas e honrosas exceções, o plural é por educação, se tornaram cordeirinhos obedientes.
 
Essa pusilanimidade com a inversão de valores, pelo visto, persiste em nossa tradição jurídica.
 
De toda sorte, vale a pena refletir sobre o quanto estamos dispostos a aquiescer com a perda de direitos, mesmo na hipótese de prisão do pior dos traficantes, em nome de uma suposta moralização. Moralizações desmedidas, e viciadas quanto aos atingidos, que são escolhidos a dedo, sempre foram danosas para a sociedade.
 
Deve-se lembrar que perda de direitos é sempre, sem exceção, um bumerangue. É lançado contra os inimigos públicos e, depois, quando os alvos rareiam, a monotonia os faz voltar contra toda a população.
 
A Lava-Jato possui apenas a aparência do bom direito, nada mais. Já causou muitas vezes mais danos ao Brasil do que a corrupção que visava combater. E, pelo andar da carruagem, continuará a fazê-lo, por que a intenção não é, de fato, combater a corrupção. Fosse assim estariam sendo alcançadas pessoas públicas de todas as cores, que já foram mencionadas e apontadas diversas vezes. Mas não é assim que ocorre. A seletividade é um componente imoral que definiu a Lava-Jato. Somente um determinado grupo de pessoas é atingida. A análise desse comportamento, também ilegal, evidencia que o interesse subjacente é desmanchar a economia brasileira em benefício de corporações internacionais.
 
A Lava-Jato é a versão jurídica do projeto político do PSDB, projeto esse que, evidentemente, é idêntico ao das empresas que representam a grande mídia, pois elas integram as corporações interessadas. Isso é bastante evidente para quem coloca mais do que um olho raso sobre as manchetes escandalosas.
 
O roteiro de sempre está sendo encenado à vista de todos. Isso já foi realizado diversas vezes contra vários países subdesenvolvidos do mundo. O clímax ocorre quando o país-alvo adota medidas corretas para se fugir do subdesenvolvimento. A partir daí, o contra-ataque é rápido e feroz. Não se medem consequências. Dependendo das circunstâncias, admite-se até a guerra.
 
No caso do Brasil, não se chegou, e talvez nunca se chegue, ao extremo da guerra. A reação por aqui é institucional. Já foi militar, hoje e judicial.
 
O ponto de inflexão no desenvolvimento de nossa economia, ocorreu com o Mensalão e prosseguiu com a Lava-Jato, ambos processos travestidos com a capa da legalidade, mas que operam em sintonia com os interesses dos patrões do mundo.
 
O final desse filme será o mesmo reservado aos países da periferia: economia nacional quebrada e dependente das metrópoles, desemprego, aumento da miséria e transferência ainda maior da riqueza para os milionários, esses que já abdicaram das próprias nacionalidades há muito tempo.
 
Atualmente, não há porque ter orgulho de grandes empresas brasileiras, sejam bancos, empreiteiras ou cervejarias. Elas não se preocupam de fato com o país, mas somente com sua lucratividade. Não possuem conflitos de consciências em retirar seu capital do país ao primeiro sinal de dificuldade.
 
Não podemos reclamar. Estamos escolhendo livremente o nosso destino. Enganados? Pode ser, mas porque queremos ser enganados. Pode-se perdoar a idiotia, pois se trata de um problema mental, mas não a burrice que se vangloria de ser burra e se faz de desentendida para não ser esclarecida.
 
Os dados estão aí, não enxerga somente quem não quer enxergar.
 
O duro, o duro mesmo, é estar retornando à escuridão do nosso conhecido fundo do poço, que é onde sempre estivemos, quando se estava tão próximo da boca do poço, tanto que era possível enxergar o sol brilhando no céu e o vento do desenvolvimento afagando nossas faces.
 
Ficará, mais uma vez, para a próxima geração?
Redação

64 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Pois, é… Enquanto nossa

    “Pois, é… Enquanto nossa imprensa não vê problema algum nos procedimentos de nossos juízes heróis e estrelas, como Joaquim Barbosa e Sérgio Moro”.

     

    Temos que parar com isso. Não é que a imprensa “não vê problema”. Ela incentiva isso, ela deseja isso, ela comanda isso.

    Essa história de que a mídia desinforma, etc. é chover no molhado. Temos de retomar a discussão de outro ponto, como confrontar isso, como ultrapassar isso.

     

    Outra palavra a ser riscada: impeachment. O que se tenta é um golpe, esse é o nome.

    1. Golpe Fascista

      MÁRCIO

      Minha opinião é exatamente igual à sua.

      As empresas de comunicação social constituem a maior força tática do golpe contra o Estado Democrático de Direito.

      Diariamente, os grupos fascistas incrustados no Ministério Público, Polícia Federal e Judiciário alimentam a mídia com denúncias criteriosamente selecionadas e distorcidas visando ao objetivo golpista.

      E nós estamos observando, observando, observando…

    2. Márcio, talvez a discussão tenha que voltar aos princípios …

      Márcio, talvez a discussão tenha que voltar aos princípios republicanos legítimos que nunca foram instalados na república.

      Somos um país em que amplos setores ainda pensam como no Brasil Império em termos de relações sociais e translado esta visão aos setores mais atrasados da sociedade, que por incrível que pareça estão encastelados além do grande capital latifundiário, no legislativo, no judiciário e na ACADEMIA.

      Um exemplo típico são as discussões que envolvem o conceito de Estado Laico.

  2. Vivemos hoje um ambiente

    Vivemos hoje um ambiente institucional semelhante ao dos tempos da ditadura militar. A diferença é que os generais de ontem atendem pelos nomes de Sergio Moro e Joaquim Barbosa. 

    1. Claro que não.
      Juristas que

      Claro que não.

      Juristas que seriam o MÁXIMO são aqueles da Globonews, CBN, Conjur, etc.

      Juristas ingleses não são nada se comparados ao grande jurista Merval Pereira.

  3. Até quando seremos covardes ?

    “… a intenção não é, de fato, combater a corrupção.”

    ” …o interesse subjacente é desmanchar a economia brasileira em benefício de corporações internacionais.”

    E eu acrescento: eliminar o Estado Democrático de Direito.

     

    Estamos observando, passivamente, um golpe fascista.

  4. Há só um erro neste texto.

    Quando se coloca Essa pusilanimidade com a inversão de valores, pelo visto, persiste em nossa tradição jurídica.” na realidade está se confundindo pusilanimidade com uma justiça que atende os interesses de uma sociedade de mentalidade atrasada, quase que escravocrata, dentro de uma realidade de capitalismo avançado.

    Este é o principal problema, a justiça se adapta ao interesse daqueles que representam o mais atrasado da sociedade brasileira, inclusive julgando os empresários com o mesmo arbítrio que é empregado às classes desfavorecidas.

  5. Parabéns

    Muito bem escrito o Texto, Transcreveu a realidade de nossos dias de forma clara sintética e ao mesmo tempo profundo. Todos devemos agir, devemos conversar com as pessoas próximas como amigos vizinhos parentes para que todos possam adquirir consciência da realidade que esta aí. 

  6. A mídia só vai mudar de

    A mídia só vai mudar de opinião sobre a lava jato, se por um acaso o juiz Moro mudar o foco, e mandar prender membros da oposição. 

    Em especial o Aécio.

    Enquanto isso não acontece, o juiz Moro continua sendo excelente, e se mandar prender o Lula, se tornará o maior e melhor juiz do mundo.

  7. Buscando um asaída

    Acredito que as Organizaçõe Globo estajam procurando uma saída para seu estado quase falimentar, qual seja: se derrubarmos a Dilma e tirarmos o Lula do caminho fiacará fácil conseguir junto ao BNDES um novo financiamento para o nosso grupo sem que isso venha a público e assim resolvemos o nosso problema bem como o de outros grupos de mídia, algo que hoje seria impossível. O que me preocupa mais é que com tudo que está ocorrendo e sendo incentivado pela mídia o Brasil agora tem todos os seus poderes abalados, Executivo, Legislativo e Judiciário este último com o STF aceitando a chantagem do MP( Janot ) com o aúdia em que eram sitados v;arios Ministros.


  8. A Lava-Jato possui apenas a

    A Lava-Jato possui apenas a aparência do bom direito, nada mais. Já causou muitas vezes mais danos ao Brasil do que a corrupção que visava combater. E, pelo andar da carruagem, continuará a fazê-lo, por que a intenção não é, de fato, combater a corrupção. Fosse assim estariam sendo alcançadas pessoas públicas de todas as cores, que já foram mencionadas e apontadas diversas vezes. Mas não é assim que ocorre. A seletividade é um componente imoral que definiu a Lava-Jato. Somente um determinado grupo de pessoas é atingida. A análise desse comportamento, também ilegal, evidencia que o interesse subjacente é desmanchar a economia brasileira em benefício de corporações internacionais. A Lava-Jato é a versão jurídica do projeto político do PSDB, projeto esse que, evidentemente, é idêntico ao das empresas que representam a grande mídia, pois elas integram as corporações interessadas. Isso é bastante evidente para quem coloca mais do que um olho raso sobre as manchetes escandalosas.” É exatamente isto. A missão final da lava jato NUNCA foi combater a corrupção. Mas, eu me pergunto: Como pode um Juiz de primeira instância de um centro menor ter poder para destruir a economia de uma nação? Que porcaria é esta? Este sujeito não tem instâncias superiores que poderiam MANDAR parar com esta palhaçada? Vamos deixcar um capiau destruir os sonhos e esperança -, ao contrário do que a idiota frasista do STF afirma – de milhões de brasileiros? Estes miseráveis que não investigaram os tucanos do BANESTADO poderão colocar em risco as novas gerações de brasileiros sob os nossos olhos somente para perseguir e destruir um programa de governo que foi vencedor e ninguém vai fazer nada? A Miriam Leitão já deixou transparecer de onde vem o poder concedido ao justiceiro do Paranà e recebeu uma lição grátis do André Araújo. Infelizmente acho que ela não aprendeu nada. Triste futuro tem um país onde uma rede de televisão manda e desmanda de modo que até os supostos Ministros do STF tem mêdo de se insurgir. Porque será que eles têm mêdo? Será que esta rede de televisão tem alguma coisa nas prateleiras que possa manchar a “ilibada reputação” dos mesmos?

  9. A síndrome do “bom selvagem”

    Inglês adora “mocking” os subsdesenvolvidos do terceiro mundo, como os brasileiros são na visão deles, os quais, dando uma certa razão aos súditos de vossa majestade, na menor oportunidade, conseguem enxergar lisura acadêmica ou decência intelectual pró-direitos humanos num notírio artigo amigo desse, completamente obscuro em suas informações, gestado num dos mais famosos jornais da direita anglo-saxônica, o The Times (o Sunday Times nada mais é que a versão dominical do The Times, tipo de jornal que os ingleses chamam de “jornal de qualidade”), controlado pela News Corp.

    Isso aí tá com uma cara de recado de aliado estrangeiro para que a Lava Jato não avance o sinal que eu vou te contar.

    Parece que a “esquerda” de pindorama não aprende nunca, em seus arroubos amadores. Na hora que os ingleses criticam o que eles defendem, como a The Economist e o Financial Times fazem, eles caem de pau, sem nem averiguar a validade das informações. Bastou o The Sunday Times, a bíblia do status quo conservador inglês, criticar a Lava Jato e Moro, que a esquerda brasileira usa um suposto parecer jurídico de uma entidade obscura, parecer este que ninguém leu ou viu os argumentos, como exemplo de que eles estão mesmo certos no que afirmam. Ou seja, também sem averiguar a validade das informações, só que em sentido contrário do que fazem com a The Economist e com o Financial Times, endossam o artigo do The Sunday Times porque atende aos seus interesses políticos curcunstanciais. Notem que o post é vazio neste sentido. Não cita nada, não exemplifica quais seriam os fatos da Lava jato citados no tal parecer que realmente se caracterizam como violações de direitos humanos e de tratados internacionais.

    Na verdade, nem poderia, pois, tirando a alegação do jornal de que Marcelo Odebrecht está preso há meses sem julgamento, faz apenas afirmações genéricas como a tal “tortura” que seria a prisão preventiva, o que leva pessoas que nunca foram presas a delatar. No que a prisão preventiva seria uma violação da Constituição brasileira ou de direitos humanos, isso nem o Sunday Times nem o autor do post sabem explicar a razão. Não sei onde está a tortura quando pessoas que nunca foram presas, depois de flagradas praticando corrupção (e muitos confessarem corrupção na casa de milhões ou até bilhões de reais ao longo dos anos), não suportando o fardo que é estarem presas, decidem abrir o bico e contar tudo. Onde a tortura? Em lugar nenhum. Para sustentar a tortura, teriam que argumentar que as prisões são ilegais, mostrando por que são ilegais. Mas como não conhecem os fatos do processo, chutam afirmações irresponsavelmente. Isso vale para os jornalões da grande imprensa inglesa que escrevfem matérias previamente endereçadas para um público seleto, assim como vale para brasileiros ingênuos que surfam na onda enviesada sem nem se darem conta de que estão sendo manipulados como “bons selvagens” que estão sendo considerados pelo The Sunday Times.

    Não calha a ninguém pelo menos perceber que não precisamos dos ingleses para nos ensinar o que é direitos humanos?

    Não calha a ninguém perceber que é estranho que somente agora, quando banqueiros aliados de tucanos estão sendo presos e o cerco da Lava jato avança sobre setores do PSDB e do DEM, saia uma nota dessa no The Sunday Times, um jornal que se auto declara de “centro-direita”?

    Deixem de ser ingenuos. Não façam valer a fama dos brasileiros como “bons selvagens”, fáceis de ludibriar. Tenham um pouco mais de senso crítico.

  10. Esses capitalistas estão de

    Esses capitalistas estão de olho no nosso petroleo e tambem desmanchar o BRICS. So isso que interessa esses nojentos capitalistas.

  11. “A Lava-Jato é a versão

    “A Lava-Jato é a versão jurídica do projeto político do PSDB, projeto esse que, evidentemente, é idêntico ao das empresas que representam a grande mídia, pois elas integram as corporações interessadas.”

    Bem sacado, Marcio, a narrativa dessa turma – PSDB, iniciativa privada e seu braço armado, a mídia – é, por incrível que pareça, a de que quanto menos política democrática, melhor. “Política é para o favorecimento às elites com dinheiro e poder de todos”, diz essa turma. Assim se forças democráticas se apoderaram das instituições do Executivo, as não democrática se apoderaram das instituições jurídicas: é que nas jurídicas a gente não vota.

    Agora, quanto a “Atualmente, não há porque ter orgulho de grandes empresas brasileiras, sejam bancos, empreiteiras ou cervejarias. Elas não se preocupam de fato com o país, mas somente com sua lucratividade.”, não vejo como ser diferente disso. Empresa da iniciativa privada é para dar lucro mesmo e não para pensar em coletividade. Por isso é que, se um povo quer que seu país seja justo precisa eleger representantes sem rabo preso com a iniciativa privada, políticos que constituam um governo forte e democrático, com suporte popular para expulsar do setor público a iniciativa privada mas sem sufocá-la no seu âmbito: o das coisas privadas.

    Claro que quando falo em iniciativa privada não estou falando do pequeno comerciante, aquele que tem um salão de beleza, um restaurante por quilo, uma barraca numa feira. Esses, locais, precisam ter fomentadas as suas atividades. Falo de firmas como a Globo, inimigas do pequeno comerciante local.

  12. Investidores londrinos preocupados com o futuro da FTLJ

    A matéria do The Sunday Times nada mais é do que um notório reflexo da prisão do banqueiro André Esteves. Não tem nada a ver com o que o post extraiu dela. O post é de uma ingenuidade à toda evidência.

    Esteves morou em Londres por dois anois, assumindo o cargo de Chefe Global de Renda Fixa do BTG Pactual naquela cidade. O banco brasileiro tem forte atuação no mercado internacional, muitos negócios na Inglaterra. Não é difícil imaginar que amigos, dentre os investidores ingleses, tenham sido acionados para patrocinar, via lobby, a matéria do The Sunday Times. Isso é tão óbvio que surpresa seria se a preocupação do Sunday Times não fosse maliciosa, um recado nas entrelinhas que denuncia o “fogo amigo”, numa operação que já dura quase dois anos, mas somente agora a grande imprensa de direita inglesa se preocupa com as eventuais ilegalidades cometidas pela Força Tarefa da Lava Jato (FTLJ).

    Claro: quando os interesses financeiros ingleses começam a ser ameaçados a partir da prisão do presidente de um dos maiores bancos de investimento da América Latina, o BTG Pactual, com muitos negócios na Inglaterra, como atesta o fato de André Esteves ter ocupado um cargo importante do banco em Londres, é lógico que a Lava jato começaria a ser objeto de críticas. Algo como “estão atingindo os alvos errados, prejudicando os nossos negócios e interesses”.

    Aí surge de tudo para proteger os aliados, até parecer encomendado a peso de ouro. Parecer que ninguém leu ou viu. Quando você tem pessoas bilionárias presas, como Esteves ou Marcelo Odebrecht, sempre tem a voz amiga da imprensa para dar uma forcinha.

    Ingenuidade achar que a preocupação do Sunday Times é com os direitos humanos dos presos na Lava Jato. A preocupação é outra. É com dinheiro e só.

  13. Eles são tão fundamentalistas

    Eles são tão fundamentalistas quanto os terrorista do EI, passa por cima de tudo e de todos, para alcançar seus objetivos ideológicos. E olha que juraram defender o direito quando se formaram.

  14. Circo de Picaretas!
    Quero muito saber Sr. tucano Moro por onde andam as provas contra Serra, Aético, Álvaro Dias, FHC, Richa e outros aliados políticos da sua turma? Esses picaretas estão afundados na lama da lava-jato, sendo um deles amigo íntimo e mentor do doleiro Youssef, e nada aparece. Por que você e sua corja de Curitiba não querem investigar onde tudo teve inicio, no tal desgoverno FHC? Não vem ao caso? CANSAMOS DE SER ENGANADOS! Chega de politização e papagaiada do judiciário! Não aguentamos mais essas alianças escusas com a máfia demotucana! Vocês estão aí para fazerem justiça e não para promover espetáculo para picaretas tucanos encabeçados pela veja e globo!

  15. Estes juizes perderam o

    Estes juizes perderam o juizo. Atuam para quebrar as empresas brasileiras e (juridicamente)

    espantam as estrangeiras! Graças a atuação destes irresponsáveis, o Brasil caminha rumo

    ao século do descobrimento (não deveríamos caminhar para frente?) 

  16. Depois de tudo podemos eregir

    Depois de tudo podemos eregir bustos dos juízes Moro e Joaquim Barbosa nos pátios das empresas que faliram para ‘moralizar’ o Brasil.

    1. Correção

      A fila está do outro lado. E quero saber se de passaporte novo ele vai para Lichtenstein. Tem um cCunha que tem uma conta lá naquelas paragens…

  17. Em algum lugar do código do

    Em algum lugar do código do processo penal, ou coisa que seja, ou em alguma escritura hermética ou jurisprudência, deve estar escrito que só se precisa investigar malfeitos se tiverem conexão com o governo atual.

    Aqueles crimes muito antigos, não vem ao caso.

  18. Na equipe da lava jato o

    Na equipe da lava jato o japinha bonzinho com um currículo corrido que honra a corporação, quais seriam os currículos dos outros membros da “equipe”? A conexão carnal com a mídia, numa retroalimentação permanente, com várias premiações e autoelogios. Mídia esta completamente comprometida com o grupo político apeado, em termos,  do poder central. E para pegar um gancho com seu bumerangue, muitos políticos estão ficando nus com a retirada das tarjas pretas que a operação tentou tapar. Mesmo tentando aprovar a lei anti-terrorismo para calar a boca do povo no pós golpe, eles se esquecem que a sociedade brasileira não é mais aquela de 64. A cidadania não anda para trás.

  19. Moro: O herói grego dos tempos primitivos.

    Hegel – O BELO ARTÍSTICO OU O IDEAL, página 155 -: “Por isso, os heróis gregos são produtos de uma época pré-legal ou tornam-se eles mesmos fundadores de Estados, de modo que o direito e a ordem, a lei e os costumes emanam deles e apresentam-se como criação individual que fica ligada à lembrança. Neste sentido era Hercules glorificado pelos antigos que viam nele o ideal da virtude heróica dos tempos primitivos.”

  20. Resumo da ópera

    Temos na mão um doleiro que jogou na petrobras. petrobrás!!!

    Maravilha, a petrobrás contratou trocentos bilhões e o partido do governo DEVE ter tirado no mínimo 3%, coisa de pelo menos 20 bi (pode divulgar com entecedência; ah a divulgação fará tudo…, o pig amigão) e é só colocar um por um no xadrez e até o chefão. Com as primeiras dificuldades, nada se achava, prendemos todo mundo, começamos a usar métodos meio, digamos troturantes, e chegamos até a grandes senhores, devem ser amigos do chefão e vão delatar, de grandes empreiteiras, e… nada. Só encontravamos desvios de diretores por conta própria, viagens de jatinho de minas e padrinhos de casamento dos nossos, alston, metrô, tensalão, etc, tudo da cozinha de casa. Deixaram até alguem citar a lista de furnas e nem o nada a ver, ou o esquece de antes de 2003, ou o só vale a petrobrás, conseguiu esconde-los.

    Inacreditável, nem o nassif esperava, ao desenrolar da trama o partidinho do governo, filho da puta!, parece não tirou nem um tostão (devem ter feito isto por pura sacanagem!), e por mais que procurassemos até na cunhada de um ou na nora do outro, nada, NADA, foi encontrado.

    Por azar, os nossos estão todos envolvidos. A suiça resolveu nos sacaniar. O fhc escreve, registra, que sabia da corrupção na petrobrás…, mas tinha outras coisas a fazer, e deixou para lá. Mesmo o senador do partidinho, filho da puta!, está querendo esconder coisas que fez quando era nosso. Que sinuca de bico…!

    Que fazer…. 

  21. lava jato leva jeito de ser a salvação do Judiciário…

    ou nada mais que uma grande conspiração para retirar o Executivo da mídia

    reparem como o Legislativo, visto como sujo, e o Judiciário, visto como limpo, atuante e célere, tomam praticamente todo o espaço e tempo dos noticiários

    1. Peregrino, se a pericia da

      Peregrino, se a pericia da gravacao resultar em “NUNQUINHAS um iPhone mas sim equipamento policial”, a prisao do senador eh uma outra Satiagraha que A POLICIA FEDERAL jogou pela janela igual Lula fez com a Satiagraha original.

      So que a PF tambem vai pagar carissimo por isso, muuuuuuuuito mais que eles estao pensando que fizeram Lula pagar.  Pode escrever isso na pedra.

    2. mas pode ser outra coisa também…

      lembram-se da gritaria contra os recursos na fase final do mentirão?

      pois então

      pode ser também uma grande conspiração para enfraquecer, neutralizar ou impedir habeas corpus

      de 2 por noite passamos a nenhum por ano

  22. Gozado, ainda estou pensando

    Gozado, ainda estou pensando em olhar pra uma operacao chamada LavaBunda e ver “bom direito” nela…

    Alguem poderia postar um monte de fotos de bundas agora?  Talvez alguma delas funcione.  Pois se eu traduzisse pro ingles o que eu tou falando em portugues, voces veriam a pornografia com os proprios…  com as bundas tambem.

  23. Bom Direito

    Acho que muitos brasileiros, já estão se dando conta do que está ocorrendo nesse país.  O judiciário sempre foi uma vergonha nacional, mas agora piorou e piorou muito. Estou revoltada com o julgamento da ministra Carmem Lúcia. Ela faltou com o respeito com a maioria do povo que elegeu a Dilma. São apenas onerosos funcionários públicos, assaltantes dos cofres públicos, mas que se sentem acima do bem e do mal. Resistiremos e reagiremos aos abusos de juízes corruptos e entreguistas. Moral o STF não tem! São muito poucos os que vestem toga e que lá estão, que sejam dignos da confiança da nação.  “Corruptos não passarão” Como não passarão? Desde quando eles julgam corrupção? Quantos processos estão engavetados por lá? Lutarei muito até a próxima eleição para tentar fazer um congresso mais digno, com um congresso mais forte, poderemos fazer uma reforma no judiciário e acabarmos com com a mamata deles. Fim aos cargos vitalícios! Precisam ser eleitos de 4 em 4 anos, como todos os demais poderes.  A cada dia que passa, sinto mais repugnância por nosso vendido, corrupto e rendido judiciário. 

  24. Este senhor é uma piada no
    Este senhor é uma piada no mundo jurídico.
    No mundo jurídico sério, relevante, por óbvio.
    Pq entre aqueles adevogados caipiras da PUC-PR escolhidos à dedo pra comer na mão dele nas negociaçõ, opa, delações, bem, pra esses babacas vendidos, este senhor é um ídolo, um ídolo caipira.

  25. Até o parágrafo que inicia

    Até o parágrafo que inicia com “A Lava a Jato é a versão jurídica do projeto político do PSDB” subscreveria sem pestanejar o texto sob comento. Mesmo porque as críticas são as mesmas que costumeiramente fazemos aqui neste espaço: seletividade, espírito de cruzada, delações claramente induzidas por meio de prisões preventivas, magistrados e membros do Ministério Público se manifestando fora dos autos por ânimo exibicionista, vazamentos que indicam “dobradinhas” entre a mídia partidarizada e o aparato repressivo, e outras extrapolações da espécie. 

    Agora afirmar que essa Operação, da qual derivaram dezenas de ações penais , emula simplesmente um projeto político de um partido, aí já demais. Assim como também a meu ver é exagero denotá-la como uma conspiração visando destruir ou enfraquecer parte da estrutura industrial do país. Faltou ao autor do post apresentar provas contundentes para tão graves afirmações.

    Que a Operação e seus desdobramentos jurídicos teve efeitos deletérios na cadeia produtiva da indústria do petróleo e da construção pesada, isso é fato. Nesse peculiar,  o aparato repressivo foi insensível e até mesmo irresponsável. Entretanto é inegável que faltou ao governo coragem para arrostá-lo tendo em vista o que estava em jogo.

    Não podemos tapar o sol com uma peneira.  Se há parcialidade, ânimo político, irresponsabilidade, insensibilidade e , como alega o texto, “apenas a aparência do bom Direito”, nada disso faz desaparecer o fato de que houve crimes e portanto criminosos que devem responder e pagar por suas culpas. Tudo em consonância ao devido processo legal. 

    1. Lava Jato poderia ser uma ótima operação, mas não é.

      JB Costa, é evidente que crimes ocorreram. É evidente que criminosos devem ir para a cadeia. Temos opiniões similares quanto a isso. O que nos distancia é, talvez, como enxergamos o que você mesmo denuncia como “parcialidade, ânimo político, irresponsabilidade, insensibilidade”.

      Pelo que entendi, você considera que isso não é um projeto pensado e planejado pelos cabeças da Lava-Jato. Bom, como já trabalhei na Polícia Civil do meu Estado e, atualmente, trabalho no Poder Judiciário, e em ambas as instituições estive envolvido em operações de certo porte, posso te garantir: não é assim que funciona. Essas operações, e suas possíveis repercussões, são pensadas em reuniões. Os alvos são selecionados com cuidado. Tanto policiais, como promotores e juízes, são pessoas, com todas as idiossincrasias de pessoas, como exemplo, proteção de tudo ou todos por quem se nutre simpatia, perseguição das antipatias e temor de retaliações. Não tenha dúvida de que, se gravada uma reunião na qual se planeja uma invasão a alguma favela, não seria difícil escutar altas autoridades policiais respondendo com um “foda-se” a alguém que indagasse sobre os transeuntes eventuais e inocentes.

      Na minha visão, JB Costa, de fato pessimista, homens públicos são apenas homens e, como tal, capazes das maiores atrocidades e insensibilidades a título de interesses materiais rasos, como em geral os seres humanos são, mesmo os mais gentis (Hanna Arendt descobriu isso, perplexa).

      Em minha visão, ingenuidade é imaginar, como inacreditavelmente se imagina de ordinário, que empresários milionários possuam identidade de interesses com o povo.

      Por fim, para encerrar esse comentário que ficou longo demais, não disse que haja uma ligação direta entre a Lava-Jato e o PSDB. Tentei passar a ideia de que o projeto político é idêntico. Não há necessidade de uma conspiração para que essa identidade se forme, basta uma identidade memética de pensamentos e comportamentos adquiridos ao longo da vida para que se saiba o que fazer e como fazer.

      Somos, como todos os demais animais, propensos a repetir os padrões aprendidos e, obviamente, quem é criado num ambiente de favela irá aprender padrões distintos de quem cresce numa cobertura da Park Avenue. Com o software correto instalado, nada mais precisa ser dito. Claro que tudo isso admite exceções, mas são somente isso: exceções.

      A Lava Jato poderia ser uma grande operação, saudável. Infelizmente, não é. Está sendo daninha para o Brasil.

      Nada justificava que, para pôr fim a uma guerra que já estava no fim, e não mataria mais do que algumas centenas de pessoas ainda resistentes, os americanos despejassem duas bombas atômicas no Japão, matando, imediatamente ou logo a seguir, quase duzentas e cinquenta mil pessoas, mas incrivelmente existem pessoas que conseguem racionalizar essa catástrofe. Isso é o que chamo de remédio muito pior do que a doença e é assim que classifico a Lava Jato.

      De qualquer forma, agradeço o comentário.

      1. Concordo contigo, Márcio. E

        Concordo contigo, Márcio. E discordo do JB Costa. Contra este, argumento que uma Teoria de Conspiração não precisa apresentar provas. Senão não seria Teoria, e sim, Denúncia. Teorias fazem parte da discussão de idéias, não se podendo atribuir (como querem os verdadeiros conspiradores) conspiracionismo ao teórico da conspiração. 

        Teoria da Conspiração deve apresentar indícios, e não provas. E quando os conspiradores acham que os teóricos estão acertando na mosca, começam a misturar tudo, principalmente os conceitos de Teoria e Denúncia (cuidado para não servir de inocente útil, JB).

        A propósito, e baseado apenas em indícios de domínio público, a sociedade brasileira, em termos de manietação, está cada vez mais parecida com a sociedade da época de Stalin, na antiga União Soviética: lavagem cerebral (hollywood, rede grobo), vigilância policial onipresente (contra os que escapam da lavagem), e direcionamento combinado de ações visando o benefício do grupo apátrida que se apoderou do país sem consulta ao nosso povo (e contra a Constituição).

        Aos Coxinhas mais radicais, lembro que na instalação (de novo) de um Regime Militar, os primeiros que seriam mandados às masmorras ou ao Oblivion não remunerado (nada de Miami!) seriam respectivamente Lula, Dilma, de um lado, e o Juiz que arrecada mensalmente seu peso em Mil Reais, de outro…

  26. O poder, sempre ele.

    Parabens Marcio, pelo poder de análise que este seu artigo apresenta.
    Instantânea perfeita do momento atual e desse engôdo politico-juridico que sequestrou o Estado para atender aos interesses internacionais

  27. Lá se vem Márcio Valley com…O SENTIDO DA VIDA (Dele)…

    E lá se vem Márcio Valley com mais um de seus posts infanto-juvenis. É sempre a mesma ladainha chorosa, causada, segundo ele, pelas conspirações mundanas…rsrsrsrsrsrsrs…

    É mais um a merecer ganhar a medalha Engenheiro Leonel Brizola de Conspiração Internacional. Não bastasse seu “chilique” com a “traição” de Gabeira nos “brinda” agora com um arrazoado lamurioso da pior estirpe.

    Vejamos:

    “Pois, é… Enquanto nossa imprensa não vê problema algum nos procedimentos de nossos juízes heróis e estrelas, como Joaquim Barbosa e Sérgio Moro…”

    Devo lembra-lo – pois, na verdade, você SABE, mas finge não saber – que o povo brasileiro HONESTO e TRABALHADOR apoia brasileiros de primeira grandeza como Moro e JB.

    Claro que eu sei que para muita gente como Valley a imagem do povo brasileiro é esta:

    Bom…Burrice orgulhosa, um problema nacional…rsrsrsrsrsrs…

     

    “Outro dia, foram os alemães e os espanhóis. Agora, são os juristas ingleses a acusar a Lava Jato de ferir princípios constitucionais do Brasil.”

    O cara não conseguiria explicar para esse povo nem o que é o diabo do “Imprensado” que nos temos a rodo por aqui…rsrsrsrsrsrs…

    “Duvido muito que os juristas italianos, modelos confessos do deslumbrado jurisconsulto paranaense…”

    O cara mata a gente de rir. Basta lembrar do recente caso do bandido Pizzolato…Justiça italiana e brasileira de um lado e os defensores de bandidos de outro…rsrsrsrsrs…

    “Quem quiser que acredite em confissões obtidas por tortura. Prisão sem condenação e por tempo indefinido, como as de Guantánamo…”

    Aqui, a infantilidade de Valley vai aos píncaros…rsrsrsrsrsrsrs…Meu filho, filhinho….MEU QUERIDO, faz o seguinte assiste lá o Harry Potter 4…rsrsrsrsrsrs…até num filme raaaaaaaaaaaaaso como HP as crianças conseguem entender o que é uma COLABORAÇÃO PREMIADA…rsrsrsrsrsrs…parece que você não. NÃO ESQUECE…Harry Potter 4 (o Cálice de Fogo)…rsrsrsrs…

    “Pessoas civilizadas entendem a importância da amplitude do conceito de cidadania e jamais cairão nesse canto kafkaniano de sereia jurídica…”

    Pesoas civilizadas gostam de LADRÕES DO DINHEIRO PÚBLICO na CADEIA. Pessoas civilizadas gostam que bandidos sejam esmagados pelo peso da lei, como lembrou recentemente o decâno do STF. Pessoas civilizadas e honestas adoram: BANDIDOS NÃO PASSARÃO.

    “Coisas assim explicam bastante bem as razões pelas quais possuímos tão poucos expoentes na ciência do Direito…”

    Caro, caso não saibas: Possuimos poucos expoentes em QUALQUER área da ciência. É só ver quantos NOBEL tem a argentina e quantos tem o Brasil ( 5 x 0 ). E enquanto continuarmos a formar PENCAS de sociólogos e não de ENGENHEIROS…rsrsrsrsrs…PODE ESQUECER…

    “A Lava-Jato é a versão jurídica do projeto político do PSDB…”

    Resultado de imagem para gargalhada

    VOU PARAR POR AQUI…rsrsrsrsrsrsrs…Márcio…VAI ESTUDAR….

     

     

     

    1. Deixa o cara. Cada um

      Deixa o cara. Cada um acredita no que quer né? Tem quem acredite em bolivarianismo, comunista que come criancinha, Forum de São Paulo, e outros que tais. Tem até quem acredite que política de cotas para os negros é só a das balas. Tem de tudo nesse mundo. 

    2. Esqueci uma coisinha: tem

      Esqueci uma coisinha: tem gente que acha que a imagem do povo brasileiro é de um bando de famintos miseráveis e preguiçosos que elegeram o PT por causa do bolsa-família. Imagens, apenas imagens. 

  28. Idealismo contra juiz acima da média

    As pessoas que criticam muito a lava-jato parecem que esquecem de várias coisas:

    O juiz Moro e cia normalmente perseguem bandidos só do governo federal (Duque, Delcidio, etc) e tem gente super indignada, como se perseguirem inocentes ou morasse num país em que não acontece regularmente injustiças muito piores;

    O governo que sempre teve mais gente, orçamento e corrupção é o federal. E hoje está governado pelo PT e base;

    A lava-jato, iniciada no PR, é que pegou o Cunha; eu aposto que o Cunha já teria iniciado o impeachment da Dilma se não fossem as inúmeras denúncias e provas da operação contra ele;

    Moro, STF, PF e MPF são partidários e poderiam investigar os crimes pela não prescrição, por ex., e não os do governo do PT (que devem ter menos prescritos que o PSDB); mas, são os políticos do PT que escolhem os chefes do MPF e PF, e eles aceitam que seus subordinados ajam assim;

    O “custo Brasil” também é alto pelo superfaturamento das obras públicas e se hoje há crise envolvendo empreiteiras, no futuro as obras deverão ser de melhor qualidade, mais baratas e até impactando positivamente com menor inflação. Desde que o governo melhore as regras e seus indicados pra chefia;

    Algum dia teremos uma justiça escandinava ou da república de Platão, mas hoje o Moro e cia já são uma evolução. E nos “povo” podemos pressionar e agir pros outros criminosos serem punidos.

    1. Quando bate o desespero…

      Diante a enxurrada de denúncias contra o partido e com o estoque de desculpas acabando, está ficando evidente que um punhado de militantes e jornalistas governistas semi fanáticos estão apresentando sérios disturbios psicoemocionais.

      O luto/perda normalmente passa por 5 fases: 

      A negação – Surge a primeira fase do luto, é no momento que nos parece impossível a perda, em que não somos capazes de acreditar. A dor da perda seria tão grande, que não pode ser possível, não poderia ser real.

      A raiva – A raiva surge depois da negação. Mas mesmo assim, apesar da perda já consumada negamo-nos a acreditar. Pensamento de “ porque a mim?” surgem nesta fase, como também sentimentos de inveja e raiva. Nesta fase, qualquer palavra de conforto, parece-nos falsa, custando acreditar na sua veracidade

      A negociação – A negociação, surge quando o individuo começa a por a hipótese da perda, e perante isso tenta negociar, a maioria das vezes com Deus, para que esta não seja verdade. As negociações com Deus, são sempre sob forma de promessas ou sacrifícios.

      A depressão – A depressão surge quando o individuo toma consciência que a perda é inevitável e incontornável. Não há como escapar à perda, este sente o “espaço” vazio da pessoa (ou coisa) que perdeu. Toma consciência que nunca mais irá ver aquela pessoa (ou coisa), e com o desaparecimento dela, vão com ela todos os sonhos, projetos e todas as lembranças associadas a essa pessoa ganham um novo valor.

      A aceitação – Última fase do luto. Esta fase é quando a pessoa aceita a perda com paz e serenidade, sem desespero nem negação. Nesta fase o espaço vazio deixado pela perda é preenchido. Esta fase depende muito da capacidade da pessoa mudar a perspectiva e preencher o vazio.

      https://jornalggn.com.br/noticia/as-cinco-fases-fundamentais-do-luto

      Tem militante, fundamentalista, que ainda não superou a nem primeira fase.

  29. Moro pratica a política de

    Moro pratica a política de terra arrasada. Destrói um pais (no seu espirito de nação e materialmente) e por nada. Tudo continua e continuará como dantes… pois esta é a essência do capitalismo financeiro e, também, do enraizado no sistema da Casa Grande Senzala…

  30. Lava-Jato: entre conspirações e fatos

    Muitas vezes me peguei indagando se há um complô, por absurdo que a início pareça, com relação ao modo como parte do Judiciário e da imprensa agem em relação à Lava Jato. Fatos que convergem quase que exclusivamente numa direção, ou seja, quando muitos indícios apontam para uma conclusão, ou quando os indícios fazem um fato.

    É aí que entra o papel da imprensa: em omitir, abafar, minimizar, relativizar e justificar. A imprensa de massa sempre oferece uma versão amortizada, mutilada e justificada dos fatos. As notícias, mui bem trabalhadas a priori, chegam ao público com as devidas revisões e correções que não firam os interesses da publicação, quais sejam eles: não atingir partidos s figuras públicas que sejam considerados aliados. Ela serve como porta-voz “de facto” e como repercussora dos políticos e partidos aos quais ela é adepta (sim, a imprensa de massa tem lado).

    As publicações, os articulistas, jornalistas e leitores têm seus entendimentos e juízos baseados inclusive em seus sabores políticos. Ocorre que ter lado ou ter direcionamentos não é exatamente nocivo. O que é prejudicial é o fato da imprensa de massa, o oligopólio midiático usar da sua notória influência e capilaridade para induzir a opinião pública somente para o seu lado. Com as táticas já manjadíssimas que não cabe aqui repetir.

    E, como uma cobra que morde a própria cauda, o ciclo se retroalimenta. As decisões dos procuradores e juízes inicia uma repercussão na imprensa e esta reflete nos próximos passos das investigações e dos julgamentos.

    Natural que seja assim. Só que um detalhe que passa despercebido para muitos é que no nascedouro das denúncias alguns nomes são omitidos e o alcance das investigações não os atinge. E o processo inverso também ocorre: outros nomes são constantemente bombardeados e repetidos à exaustão. os nomes omitidos não mais são citados nas manchetes e no noticiário.

    Não é preciso ir muito longe: o ex-secretário de Segurança do governo Richa, ex-PSDB e anti-petista assumidíssimo, vazava o quanto podia informações referentes à Lava-Jato para a imprensa. Diante do perfil de Francischini, é absurdo pensar que os tais vazamentos visavam atingir só adversários políticos?

    Moro, em entrevista, afirmou que os vazamentos referentes à Lava Jato se referiam a informações de natureza pública, ou seja, em que já havia sido dada a publicização devida a elas. De fato. Mas é importante lembrar, todavia, que só posteriormente o próprio Moro decretou a quebra do sigilo das informações referentes às investigações com vistas a minimizar os vazamentos (seletivos, óbvio), que Francischini fazia à frente da PF como delegado.

    Ainda não é possível mensurar a importância no papel da mídia nesse processo, mas ele se faz notar. Fato é que os “players” que atuam na Lava-Jato dão mostras de um tendencionismo, mal e forçosamente disfarçado de republicanismo. Nota-se uma seletividade, em que o empenho é distinto em vista de quem é o investigado. Nota-se também uma seletividade em empenho por parte do judiciário.

    Teoria da conspiração? Discutível, mas não descartável. As decisões de Moro para casos semelhantes é díspar (vide como conduziu o caso de Gleisi e de Aécio e Anastasia); e também é notório como, coincidentemente, suas decisões parecem convergir numa só direção.

    Obviamente sempre haverá uma boa justificativa jurídica e um argumento favorável ou contrário para tais decisões, mas, de certo modo, se a impressão da seletividade por parte de Moro, da PF e dos procuradores é errônea, também não é mais verdadeira a de quem defende seus métodos, como a revista Veja, o grupo Globo e a maioria dos leitores dessas publicações.

    Boa parte dos resutados que se obtém da operação parecem atingir somente certos grupos políticos, enquanto outros são poupados. Não sei ao certo se essa impressão é individual e certa, e, se o for, a própria imprensa se encarrega de inflar essa sensação.

    Aécio ainda passa incólume pela opinião pública, conta com uma imprensa que não menciona seu nome mesmo com tantos indícios de malversação e de conduta suspeita. E, aos néscios que adoram usar da falácia da falsa dicotomia, em virtude da denúncia desse tipo de conduta suspeitíssima dos principais condutores da Lava-Jato e da imprensa de massa.

  31. O escárnio venceu o cinismo (min. do STF Cármen Lúcia)

    Poxa Márcio Valley, até você entrou nessa? Às vezes penso que os que defendem essa esbórnia que está ai lhes foram aplicado uma droga forte para perderem a razão e só enxergarem maravilhas no PT. E quando forem confrontados repetirem mantras jurássicos de que é tudo golpe da direita, das zelites e o escambau. Então anulem a Operação Lava-Jato. São todos empresários e políticios anjinhos. Os petistas são todos imaculados. O morubixaba sofre mesmo da síndrome de agnosia: não sabe, não viu, não ouviu, não tomou conhecimento, não desconfiou de nada, ainda que seja o estadista do século, um visionário, safo. As propinas foram todas doações legais! A PF e o MP estão todos errados. Não acertam uma!! O ministro Teori  e o juiz Sérgio Moro estão fazendo tudo errado. Não é isso?Fala sério! Melhorem esse discurso de míopes de legitimar a picaretagem. Repensem o PT porque deve existir gente de bem que está envergonhada pelo caminho que a sigla escolheu. Vocês deviam acordar dessa anestesia, esclarecidos que se acham, e botar a cúpula do partido  na parede e pedir decência e não ficar com esse mi-mi-mi de que tudo é intriga da Oposição, coisa da Veja, coisa da Globo, coisa num sei de quem? Por que não se vê uma linha criticando a administração de Dilma, o caos na economia, o desemprego, a inflação alta, a falta de hospitais, falta estradas e de escolas, aumento da violência etc, Vocês escrevem para um grupo fechado de vocês mesmos? Os outros partidos, é bom que se diga, são tudo farinha do mesmo saco. Gastem suas inteligências para mudar o jeito de fazer política neste País. Ou vocês acham que o nosso modelo de destruir, assaltar o Estado brasileiro, garantir privilégios, desviar recursos é uma maravilha? Quando uma ministra do STF diz o que escreveu abaixo ao tratar da Lava-Jato, ela está delirando? Ela é uma cópia de Joaquim Barbosa que vocês demonizam? Me poupem: “Na história recente da nossa pátria, houve um momento em que a maioria de nós, brasileiros, acreditou no mote segundo o qual uma esperança tinha vencido o medo. Depois, nos deparamos com a Ação Penal 470 e descobrimos que o cinismo tinha vencido aquela esperança. Agora parece se constatar que o escárnio venceu o cinismo. O crime não vencerá a Justiça. Aviso aos navegantes dessas águas turvas de corrupção e das iniquidades: criminosos não passarão a navalha da desfaçatez e da confusão entre imunidade, impunidade e corrupção. Não passarão sobre os juízes e as juízas do Brasil. Não passarão sobre novas esperanças do povo brasileiro, porque a decepção não pode estancar a vontade de acertar no espaço público. Não passarão sobre a Constituição do Brasil” Cármen Lúcia, ministra do STF.

      1. Orlando Vitor, tenho, por

        Orlando Vitor, tenho, por diversas vezes, a estranha sensação de que escrevo em grego para um leitor que só entende tupi-guarani. Complicado…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador