Lewandowski defende liberdade de expressão de Paulo Henrique Amorim

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Com jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) a favor da liberdade de expressão, o ministro Ricardo Lewandowski impediu a indenização pelo blogueiro Paulo Henrique Amorim ao banqueiro Daniel Dantas, por publicações irônicas. Em sua decisão, Lewandowski disse que o Judiciário não pode interferir em manifestações filosóficas, ideológicas ou políticas. 
 
“Essa garantia básica da liberdade de expressão do pensamento, como precedentemente assinalado, representa, em seu próprio e essencial significado, um dos fundamentos em que repousa a ordem democrática. Nenhuma autoridade, mesmo a autoridade judiciária, pode prescrever o que será ortodoxo em política, ou em outras questões que envolvam temas de natureza filosófica, ideológica ou confessional, nem estabelecer padrões de conduta cuja observância implique restrição aos meios de divulgação do pensamento”, publicou o ministro, repetindo as palavras de Celso de Mello em outra decisão semelhante.
 
Em seu site, o blogueiro usou uma fotografia com humor e ironia de Daniel Dantas ao lado do traficante colombiano Juan Carlos Abadia, em publicação jornalística. Em sua defesa, Amorim afirmou que são marcas do conteúdo das novas mídias o uso de linguagem singular, irônica e irreverente.
 
Processado, Paulo Henrique Amorim foi condenado na primeira instância a pagar R$ 50 mil e, na segunda, a pena foi aumentada para uma multa de R$ 100 mil. Já no STF, nas mãos de Lewandowski, o blogueiro foi absolvido.
 
O ministro do Supremo utilizou como base para a decisão um voto anterior do ministro Celso de Mello, que em outro caso assim proferiu: “É preciso advertir, bem por isso, notadamente quando se busca promover a repressão à crítica jornalística, mediante condenação judicial ao pagamento de indenização civil, que o Estado — inclusive o Judiciário — não dispõe de poder algum sobre a palavra, sobre as ideias e sobre as convicções manifestadas pelos profissionais dos meios de comunicação social”.
 
Assine
 
Leia aqui a decisão completa de Lewandowski.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tomou, papudo!?

    Embora mereça críticas severas – e eu as fiz em relação ao comportamento pusuilânime dele na condução do fraudulento proceso de destituição da Presidenta Dilma através do golper paralamentar – Ricardo Lewandowski mostrou que nem todos no STF são iguais a Gilmar Mendes. Deste último, Daniel Dantas recebeu não só os dois HCs-canguru que o livraram da cana que lhe impôs o delegado Protógenes Queiroz, como também a força e estímulo que passou a ter para processar os jornalistas que o criticam de forma irônica e mordaz, como é o caso de PHA. Protógenses, que investigou e prendeu – em flagrante – criminosos que tentaram subornar policiais a mando do banqueiro é que foi punido, sendo demitido da PF. A ação de GM implicou também no livramento de investigações, denúncias e processos criminais de figuras políticas aliadas desse político de toga, a amioria pertencente ao PSDB; a anulação da Satigraha e da Castelo de Areia manteve impunes os aliados políticos de GM.

  2. Ué… o mesmo STF que rasgou

    Ué… o mesmo STF que rasgou a constituição para levar a quadrilha de Michel Temer ao poder aplicou a constituição para permitir a liberdade de imprensa. Francamente… eu preferia ver a grande imprensa golpista e asquerosa amordaçada e o voto popular em Dilma Rousseff respeitado pelos nóias do STF.

  3. ó o dr. lewadinho aí…tava

    ó o dr. lewadinho aí…tava sumido, agora vem querer passar o pano…

    o povo nã oesquecerá, dr. lewadinho.  vc lavou o golpe ao vivo. esteve sentado lá, asistindo e comendo pipoca. mesmo sem cirme, aprovou o impeahment. seu nome foi marcado ali. e só a vc cabe corrigir seu erro.

     

    a história lhe reserva seu espaço. ele esta inscrito nos 9 circulos de dante. tente descobrir qual será…

    …ou corriija seus erros – o arrependimento leva a alma ao céu.  Sei q arrependido já está, mas deve confessar. sabe q não anda mais por ai como antigamente pois lhe acusam, como acusaram carminha em frente a sua escola. O máximo q ela conseguiu foi sair com a máxima:’ vou pedir pra sair. desculpa, aí viu?’

    pra corrigir erros: reDILMA-se!

    só vc é responsável por seu sonho.

    do q vc sonha fugir hj?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador