Líder da oposição foi morto a tiros no centro de Moscou

Líder da oposição foi morto a tiros no centro de Moscou

Do The Independent, Sobesednik, Educaterra e Correio da Manhã

Seleção por JNS

“Eu tenho medo que Putin possa me matar”, disse Boris Nemtsov duas semanas antes de ser morto a tiros em Moscou, ao site de notícias Sobesednik da Rússia.

Amigos disseram que ele tinha recebido ameaças anônimas através da Internet:

“Boris recebia, periodicamente, ameaças anônimas em sites de redes sociais … ele estava preocupado”, disse o político da oposição Ilya Yashin. “Ele disse que estava sob ameaça, mas nunca quis uma segurança adicional. (Ele disse) se eles querem (me) matar, eles vão (me) matar.”

Não foi falta de aviso da própria mãe: “Toda vez que eu ligava para ela, ela alertava: ‘Quando você parar de criticar Putin? Ele vai te matar!’. Ela está, realmente, com medo que ele possa me matar no futuro próximo, por causa das minhas ações tanto no cotidiano, como nas redes sociais.”

A polícia russa pericia o corpo de Boris Nemtsov

Fontes da polícia informaram que Nemtsov foi baleado quatro vezes nas costas por um homem em um carro, enquanto atravessava uma ponte perto do Kremlin, pouco antes da meia-noite de sexta-feira.

A morte de Nemtsov chamou a atenção para o tratamento dado aos opositores do Kremlin no terceiro mandato de Putin, que tem registrado a fuga ou a prisão de vários líderes e críticos do governo após as manifestações em massa contra Putin, ex-agente da KGB, há três anos.

Boris Nemtsov era um ferrenho crítico de Putin

Quadro Sintético da Polícia Secreta Soviética (1918-1995)

             1918-1923 – CHECA – Comissão Extraordinária Para a Luta Contra-Revolucionária

             1923-1934 – OGPU – Política Administrativa Unificada do Estado

             1934-1946 – NKVD – Comissariado Para Assuntos Internos

             1946-1953 – MVD   – Ministério dos Assuntos Internos

             1953-1995 – KGB   – Comitê da Segurança do Estado

Nemtsov foi vice-primeiro-ministro sob a presidência de Boris Yeltsin, na década de 1990, e teve uma passagem de sucesso como governador de uma grande cidade russa, mas caiu em desgraça quando Putin assumiu o comando.

Horas antes de sua morte, Nemtsov tinha exortado os russos a participar de uma manifestação para desafiar a “política louca, agressiva e mortal da guerra contra a Ucrânia”.

“O país precisa de uma reforma política. Quando o poder é concentrado nas mãos de uma pessoa e essa pessoa governa para sempre, isso vai levar a uma catástrofe absoluta, absoluta”, disse Nemtsov à rádio Ekho Moskvy.

O Kremlin informou que o presidente Putin vai supervisionar pessoalmente a investigação do Ministério do Interior sobre o assassinato.

Dmitry Peskov, porta-voz de Putin (foto), acrescentou: “Foi mencionado pelo presidente que a ação se parece com um assassinato encomendado, incorporando todos os sinais de  provocação”.

O ex-presidente soviético Mikhail Gorbachev advertiu contra tirar conclusões precipitadas: “Certas forças tentarão usar a morte para obter vantagens. Elas estão pensando em como se livrar de Putin”, disse ele.

“A possibilidade de um líder da oposição receber um tiro ao lado dos muros do Kremlin estava além da imaginação, por isso não pode haver uma versão diferente da que ele foi baleado por dizer a verdade”,  comentou, na cena do crime Mikhail Kasyanov, líder da oposição e ex-primeiro-ministro sob Putin.

Ksenia Sobchak, celebridade da TV e ativista da oposição, disse que Boris Nemtsov estava preparando um relatório sobre a presença, sempre negada pelo governo russo, de tropas russas na Ucrânia.

Mais de 70 mil pessoas participaram este domingo na marcha organizada em Moscow para homenagear Boris Nemtsov, assassinado na sexta-feira perto do Kremlin. “Estimamos que estão aqui 70 mil pessoas”, disse Alexandr Riklin, um dos organizadores da marcha, à agência France Presse. A polícia estimou por seu lado que mais de 16 mil pessoas participaram na marcha. – Correio da Manhã

Fontes:

http://www.independent.co.uk/news/world/europe/boris-nemtsov-im-afraid-putin-will-kill-me-politician-said-weeks-before-being-shot-dead-10077000.html

http://sobesednik.ru/politika/20150210-boris-nemcov-boyus-togo-chto-putin-menya-ubet

http://educaterra.terra.com.br/voltaire/artigos/putin.htm

http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/mais_de_70000_participaram_na_marcha_em_moscovo_segundo_organizador.html

Redação

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que coisa nova, Serge Kirov

    Que coisa nova, Serge Kirov foi morto em Leningrado ao se tornar uma alternativa a Stalin, o qual compareceu em lagrimas ao enterro do seu potencial concorrente, coisa inédita na URSS, a alma russa tem esses misterios.

    1. É

       Mais velho que andar de pé
       Mais velho que mijar em arco
       Mais velho que mijar pra frente
       Mais velho que rascunho da Bíblia

      Você é muito sabido – ninguém discute – e, certamente, reconhece que a prática de eliminar inimigos, desafetos e concorrentes não é exclusividade da emparedada Rússia.

      Abs!

    2. “A alma russa tem esses

      “A alma russa tem esses mistérios.”

      Só a russa?

      A morte desse dissidente russo, que nunca arranhou a popularidade do presidente russo, não favorece nem um pouco a imagem do Putin no Ocidente. Seria o lider russo tão estúpido a ponto de dar essa “canja” pra seus detratores neste momento? E de forma tão estapafúrdia?

      Sei não. Essa morte é tão esquisita quanto a do promotor argentino. E essa história de relatório sobre a presença russa na Ucrânia? Os americanos com uma leva de assessores militares plantados naquela região, sem contar toda parafernália tecnológica de monitoramento, precisavam de um papel vindo da Rússia?

      Ainda não conseguiram demonstrar de forma cabal quem derrubou o avião da Malásia que caiu na Ucrânia.  E o relatório da investigação oficial não será divulgado, cf acordo. Mas, já circula uma outra história no eixo USA/UK. O Putin sequestrou o outro avião da Malásia (o que desapareceu) e determinou que pousasse no Cazaquistão.  O “especialista” autor da tese afirmou na CNN que não sabe a razão do sequestro e nem o destino dos passageiros. Algo do tipo “NÃO SEI, SÓ SEI QUE FOI ASSIM”.

    3. Só de presidentes americanos foram 4 assassinatos +20 tentativas

      Quais serão os “mistérios” da alma americana?

      Que tal considerar cada caso como um caso?

  2. E a história do avião em que

    E a história do avião em que morreram centenas, a quantas anda?

    No começo apontaram logo o dedo pro Putin; depois o assunto sumiu!

    1. Não sumiu!

      Já postei no blog o resultado de investigação realizada pela correctiv.org, em cooperação com a revista alemã Der Spiegel e o jornal holandês Algemeen Dagblad:

      https://mp7.correctiv.org/english/

      Até agora não vi ninguém criticar o conteúdo da investigação com argumentos que não sejam ad hominem …

  3. A direita tenta derrubar a

    A direita tenta derrubar a Cristina na Argentina com o cadáver do juiz. Começam o mesmo processo na Rússia com o Putin. Quem será o cadáver brasileiro? Atenção oposição da Dilma, fiquem de olhos abertos porque a turma de vocês é capaz de qualquer coisa….

  4. O Putin seria idiota de

    O Putin seria idiota de mandar matar opositor em véspera de protesto?

    Bom … atentado USS Maine inventado para roubar metade de Cuba, atentado  USS Madox inventado para invadir Vietnã. Invenção de álibis para destruir a Iugoslávia. Permissão para ataques Pearl Harbor e 11 de Setembro para atingir objetivos militares. Deposição do presidente da Ucrânia. Assassinato do promotor argentino manietado pela Cia e Mossad visando derrubar Cristina Krischner e enfraquecer o Mercosul.

    Isso que eu me lembre. O Império americano está esperneando para não perder poder com os Brics. Seu eu fosse coxinha brasileiro teria precaução antes dos protesto do dia 15. Fabricação de mártires é uma beleza para insuflar movimentos para derrubar governos eleitos democraticamente.

    Brics na mira e geopolítica americana na veia.

  5. Good news out of Russia –

    Good news out of Russia – even the “non-system” opposition refuses to blame the Kremlin

    9415 ViewsFebruary 28, 2015 306 Comments

    Honestly, I never thought the day would come where I would have anything good to say about the Russian “liberal” or “democratic” “non-system” opposition but apparently this day has come today. To my surprise, all the leaders of this opposition have so far made very moderate and reasonable statement and all those which I have heard have apparently dismissed the notion that the Kremlin was behind the murder. Now this might be self-evident for most of us, but for the Russian “liberal” or “democratic” “non-system” opposition this is quite a change of tone.  Many have even said that this murder was a “provocation” (which in this context means “false flag”!) to destabilize Russia and create a crisis.  Even Irina Khakamada, normally a real crackpot, has said that this was either a “provocation” or the action of a small group of extremists.

    Maybe they are aware that the Russian public will not “buy” it, maybe MH17 was too clearly a false flag, or maybe they simply had a momentary moment of decency, but as far as I know nobody pointed the finger at Putin (okay, somebody somewhere probably did, I am just not aware of it).  Again, this is quite remarkable.

    Everybody, pro and anti Kremlin, agree that it is absolutely essential that this crime be solved.  Since I personally believe that this was a US/UK organized false flag, I fully expect that somebody will be found and, as we say in Russian, that the “(trail) end will end in the water” meaning that there will be no proof of western involvement.  If fact, even if the FSB *does* come across such proof, the Russians will most likely not make it public but use it behind the scenes.  As for those who organized it, they also need somebody to get caught because if nobody ever gets caught, then this looks way too professional, but if a small cell of, say,  rabid anti-Semitic nationalists, does get caught, then that exculpates all other possible suspects.  Considering that the crime happened 200m away from the Kremlin, and that the city center is laced with cameras, I fully expect an arrest in the next 48 hours, a week max.

    The bottom line is that in Russia this false flag is already a clear failure, not even the notorious Russian “liberal” or “democratic” “non-system” opposition wants to touch this thing.  This is very good news indeed.  In the West, of course, this is a different story, the AngloZionist will use that to a max, no doubt here at all.

    The Saker

    PS: while we are discussing false flags, I often get the question of why Putin does not say that 9/11 was in inside job even though he must know.  Well, of course he knows, but ask yourself a simple question: why would he say anything?  What would Russia gain from doing this?  This would only further demonize him, and Russia, in the eyes of those who believe the official fairy tale and it would do nothing at all for Putin or Russia.  As for the fact – they are all out in the open, and have been for a long time, just as the JFK murder or Gladio, 7/7, the Bologna railway station bombing, Charlie-Hebdo and all the rest of them.  It is simply not Putin’s job to share info with the western public, his job is to serve the Russian people.  Finally, though I personally doubt it, there is some possibility that some Russian security services were involved in the Moscow apartment bombings on 1999 so Putin might want to tread carefully here lest the US retaliates by revealing what they know.

    http://thesaker.is/good-news-out-of-russia-even-the-non-system-opposition-refuses-to-blame-the-kremlin/

    1. Então… o Putin nunca

      Então… o Putin nunca mandaria assassinar o seu opositor na cara dura, segundo os babaticos comentaristas.

      Baseado nessa assumpção ele mandou matar o sujeito… ele sabia que teria defensores…

    2. Chamado de burro, derrota o ocidente e tem 86% de aprovação

        Imagina se  fosse esperto. O cara tem aprovação record no país e transformou a oposição numa mosca sem dar tiro nenhum, o defunto fracassou na oposição, como mosquinha que era a figura passou a ser dispensável e inútil para os eternos conspiradores a não ser como cordeirinho, Putin não ira perder seu tempo com esses insetos, está preocupado com o chefe deles no ocidente. Burro é quem acredita nessas tramas sempre com o mesmo roteiro.

      1. Que credibilidade tem

        Que credibilidade tem pesquisa de popularidade de presidente em um país onde os cidadãos temem falar mal do presidente em voz alta? Kim Jon-Un tem 100% de aprovação dos Norte Coreanos.

  6. ousaria dizer que esse caso

    ousaria dizer que esse caso se assemelha ao tal do caso nisman da argentina.

    a direita nacional e internacional mata o cara que

    quase cem por cento da população

    sabe que o cara é contra o governo….

    aí fica fácil criminalizar…

    a pergunta que deve ser feita é a de sempre:

    a quem beneficia a morte desse russo? 

  7. Alguma possibilidade de

    Alguma possibilidade de “impichar” o Putim? Algum “moro” na costa da Rússia? Vão mudar o AK-47 para AP-470?

    heheheheeheeh

    Saravá!

  8. O post é, em sua maior parte,

    O post é, em sua maior parte, uma desinformação que não causa surpresa ao vermos as fontes. Só cego e analfabeto político pode crer que Putin, homem ambicioso e sagaz, que, com todos os seus defeitos, ainda representa um contraponto a investida hegemonica do imperialismo ocidental, daria esse tremendo tiro no pé.

  9. Queima de arquivo

    Nemtsov, ex-vice-primeiro-ministro na presidência de Boris Yeltsin.

    Durou muito.

    Como Putin incomoda. Vão coloca-lo ao lado de Stalin no panteão dos heróis!  O mesmo Stalin, que era tratado de Uncle Joe quando arreganhava os dentes para Hitler, o mesmo Putin que tornou o capitalismo possível na nova Rússia.

    Não esqueçamos que a maior oposição interna à Putin na Russia são os comunistas ….

  10. Não é que o “burro” do Putim

    Não é que o “burro” do Putim resolve matar seu principal adversario, numa hora que ele, Putim, está que a esmagadora maioria dos russos apoiam sua política e o morto passava por um período de descredibilidade.

    Que conveniente para os inimigos de Putim. O “jenio” , com os aliados que tinha, resolve fazer uma carta acusando Putim de seu assassinato. 

    Se eu fosse aliada desse establishment, me aliaria a eles com os dois olhos abertos, não pensam duas vezes na hora descartar um aliado. A morte de Eduardo Campos mostra a bobagem q é ser aliado dessa gente, quando sua morte é conveniente.

  11. Mundo pequeno cheio de coincidências

       Na venezuela um opositor procurado se entregou à polícia pra não morrer, tinha medo de ser morto pelos “coleguinhas” pra pegar Maduro.

    Fica a dica cambada, roubem uma galinha e vão com os punhos juntinhos pra porta da PF local.

    O mesmo acontece na Venezuela, Argentina, Rússia e Brasil(Campos, ameaças à Janot)

    Tem sempre um perú pra morrer na véspera de algo importante, eles não se importam em cortar da própria carne.

  12. Não ficarei nem surpreso nem

    Não ficarei nem surpreso nem triste se ocorrer uma PUTINHIZAÇÃO da política nacional antes e durante a passeata dos nazista que querem derrubar o governo eleito pelo povo brasileiro. Aqueles que pretendem dar um golpe de estado são TRAIDORES da CF/88 e DESTRUIDORES da soberania popular. Eles não são nem cidadãos, nem brasileiros. Este bando de FORAS-DA-LEI merece ser tratado com o rigor, com a força bruta da Lei e, se eles quiserem guerra, teremos que meter bala neles sem dó, piedade ou quartel. Aqueles que não se conformarem com a derrota eleitoral devem ser ANIQUILADOS. Simples assim.  

    1. Assassinatos políticos nos

      Assassinatos políticos nos EUA (Kennedy, Martin Luther King..etc) – são, cometidos por psicopatas loucos, em outros países o culpado é o governante do momento.

      1. Sei sei

        E acho pouco provavel que dessa feita tenha sido Putin, o proprio. Quando Fortunato mandou seguir Lacerda e terminou na confusão do assassinato do Major Rubens Vaz e o tiro “furado” no pé do corvo, ele não imaginava que isso derrubaria quem mais pensava ajudar…

  13. O alibí da 1 guerra

    O alibí da 1 guerra mundial.Foi o assinato do Ferdinando da Austria.

    Ta rolando muitas conhecidencias .Janot que se cuide!

    Ou o Juiz Moro,vai saber se não vão descartar ele após os serviços prestado, e jogar a Culpa no Pt claro.

  14. Pingos nos is

    O Nemtsov atualmente não podia ser chamado de líder da oposição russa, era mais um ativista de redes sociais. No Brasil seria um Roberto Freire com um décimo da popularidade do Rafinha Bastos na internet. Comparar a sua morte com a do Kirov é absoluta ignorância ou pura má-fé.

    Por estar em total e irreversível decadência valia mais morto do que vivo para os adversários do Putin. Uma erosão de popularidade maior que a do DEM, sem nenhuma força política no país. Servia apenas como espantalho para o russo médio ver a que nível pode chegar um capacho da UE e dos EUA, agora tão decadente que era pau-mandado do Porkoshenko e Yats and the rats.

    O tal relatório que dizem que preparava, comprovando a presença de tropas russas na Ucrânia não mostraria nada além do que já é de conhecimento da OTAN, isto serve apenas aos tolos como o motivo para um complô do governo russo mandá-lo desta para pior.

    P.S. (s) Ao Marcos Oliveira: reporcagem da imprensa européia não substitui o relatório dos investigadores oficiais do acidente. Por falar nisto onde está o último draft do dito cujo? Parece-me que já protelaram algumas vezes a publicação…

    A coisa mais ridícula que vejo sobre o conflito na Ucrânia é mostrar fotos de veículos militares de fabricação russa como comprovação de algo. Ora, as forças armadas ucranianos possuem exatamente os mesmos equipamentos que aparecem nas fotos, do T qualquer coisa, aos Grads e Buks…

  15. Nesse atentado do Tonelero

    Nesse atentado do Tonelero russo, a vítima era um ilustre “nada” , morto chegaria ao estrelato. Só a morte de um “herói”, talvez, convenca o povo russo a entregar sua Nação a abutres externos.

    Por aqui, a nossa elite e a classe média estão convencidas que presentear nossas riquezas, aos “democraticos, angelicais e honrados” americanos, será um grande negócio para eles. Veremos!

    Não tenho dúvidas! Uma parte do andar de cima encherá os bolsos a não caber mais. Para classe média, restará a limpeza das privadas do hoteis dos gringos, que hoje eles são hospedes preferenciais.

  16. Cavou a sua própria sepultura

    “Eu tenho medo que Putin possa me matar”, disse Boris Nemtsov.

    Quando ele disse essa  besteira, ele assinou a sua própria sentença de morte. E “seus amigos” aproveitaram a deixa e o   mataram para justamente culparem o Putin.

    Morreu pela boca, e não foi engasgado.

    Brinca com os agentes da CIA, brinca!

  17. Putin para o Brasil

     

    Putin anuncia 10% de cortes salariais em seu governo

    RT | 27/02/2015 ( http://rt.com/politics/236187-putin-salaries-cuts-russia/ )

    O presidente russo ordenou cortes salariais de 10 por cento para todos os membros de sua administração, informou o secretário de imprensa de Vladimir Putin, Dmitry Peskov, que também é vice-chefe da administração.

    RIA Novosti / Evgeny Novozhenina

    Peskov acrescentou que o anúncio foi feito pessoalmente pelo presidente na conferência de sexta-feira com os membros permanentes do Conselho de Segurança da Rússia. O secretário de imprensa observou que a questão dos salários não estava na agenda da reunião.

    No início desta semana, o palestrante Sergey Naryshkin disse, a seus colegas legisladores na Duma, que tinha a intenção de abordar o presidente com um pedido para cortar os recentemes aumentos dos salários como parte de otimização do orçamento do governo russo.

    Representantes de todos os partidos parlamentares apoiaram a sugestão de Naryshkin nos comentários da mídia de massa, mas nenhuma decisão foi tomada ainda.

    Em dezembro, Vladimir Putin ordenou um congelamento de um ano sobre os salários dos funcionários públicos em vários escritórios estaduais, reagindo à queda acentuada da moeda nacional russa causada por uma queda nos preços do petróleo. A ordem congelou os salários para todos os trabalhadores da Administração Presidencial da Rússia, o Governo, a Câmara de Auditoria e as divisões centrais e territoriais do Ministério das Relações Exteriores.

    Segundo a Agência de Estatísticas do Estado, Rosstat, o salário médio no Poder Executivo Federal, nos primeiros nove meses de 2014 foi de 96.500 rublos por mês, e o salário médio no país durante o mesmo período foi 31.600 rublos por mês. O salário médio na Administração Presidencial ascendeu a 216.400 rublos, e no governo era 200.400 rublos. Durante o mesmo período, a taxa de câmbio média foi de cerca de 34 rublos por dólar norte-americano.

    O salário mensal de um Ministro de Estado na Rússia é atualmente 420 mil rublos, ou 6,7 mil dólares em taxas de câmbio atuais. Os parlamentares também têm direito a um prêmio trimestral de 81.500 rublos, ou cerca de US $ 1.300. Os Primeiro Ministros russos são legalmente proibidos de receber qualquer outro rendimento, mantendo seus postos parlamentares, com exceção das taxas destinadas para as realizações artísticas ou educacionais.

    MAIS:

    Putin: Sem aumento de salário para os funcionários públicos russos em 2015

    RT | 02/12/2014 ( http://rt.com/politics/210723-russian-officials-salary-freeze/ )

  18. Coincidências?

    Assassinato de Boris Nemtsov na Rússia, suicídio de Alberto Nisman na Argentina, acidente de Eduardo Campos no Brasil. Coincidências?

  19. Inocente

     

    Quando George Junius Stinney Jr. foi executado, em 16 de junho de 1944, aos 14 anos de idade, no complexo correcional de Columbia, na Carolina do Sul.

    2

    Por não ter a estatura adequada ao projeto da cadeira elétrica, ele usou a própria Bíblia para se elevar no assento sinistro. 

    Setenta anos depois da sua execução, em 17 de dezembro de 2014, a justiça americana reconsiderou o caso por meio da juíza Carmen Mullins, que anulou a condenação de George Stinney, inocentando-o do crime.

    1. Tem coisas que realmente

      Tem coisas que realmente enchem a gente de tristeza, raiva, dor. O olhar desse garoto é um deles. Ha gente que se presta a qualquer serviço. 

  20. Parece que este rapaz andava

    Parece que este rapaz andava recebendo telefonemas que falavam que o Putin queria matá-lo. Acho que a melhor maneira de tentar salvar-se seria pedir proteção especial ao próprio Putin.

  21. Hehehe. Os bobocas

    Hehehe. Os bobocas antiamericanos sempre de plantão no Blog saltaram em prontidão para defender seu ídolo. O “gênio” Putin, herói da luta contra a escória imperialista americana. Esse homem seria incapaz de matar uma mosca, mesmo que fosse uma mosca chechena, ou ucraniana. Nunca matou um opositor político. Todos os seus opositores assassinados até hoje foram mortos pela CIA para incriminá-lo. Aliás a tradição russa não é matar os opositores. Eles resolvem suas desavenças bebendo vodca na mesa de um boteco na praça vermelha. A CIA é que tem mania de matar os opositores de seus opositores.

  22. A mão que o matou foi a mesma

    A mão que o matou foi a mesma que matou o promotor argentino. O poder oculto está louco para implantar um regime unipolar tirânico no mundo, dominado pelos EUA (de fachada) e auxiliado por algumas nações chaves, o Brasil também está na mira desse grupo sombrio e absolutamente mal, pois em seus planos nós devemos ser apenas um país satélite dos EUA, essencialmente pobre, subdesenvolvido, exportador de matéria prima barata e consumidor de manufaturados importados.

  23. ” Lider ” da oposição ?

     Era lider da mãe dele, e de mais alguns gatos pingados que infestam estas porcarias de redes sociais, o “momento Nemtsov” já tinha passado, nem G. Kasparov o suportava ( o ódio era mutuo, pois para quem conhece um pouco de Russia, Nemtsov se achava “russo puro ” – nascido em Sochi – já Kasparov não é “russo puro “, foi sovietizado, é nascido no Azerbaijão ). Para a compreensão ocidental básica ( tipo Veja ),  que ignoram como funcionam as coisas alem dos Rios Reno, Danubio e até do Dniepr , certas especificidades culturais são importantes, até mesmo fundamentais, para compreender a região, como: Ucrania –

      São dois “paises”, sempre foram, desde Ivã ” O Terrivel”, a Oeste de Kiev ( Dniepr ), é polaca, a leste é russa, e quanto mais próximo da “fronteira” russa ( praticamente inexistente até poucos meses atrás ), a russificação é extrema, tanto que em algumas cidades, tipo Donetsk, Dniepropretovsk, o “ucraniano” é um dialeto, e o centro mais próximo para diversão, compras, etc.., não era Kiev, era Rostov, na Russia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador