Líderes mundiais pedem a incorporação da ciência nas políticas de desenvolvimento

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A ciência e a tecnologia devem ocupar um papel central nas políticas de desenvolvimento e na solução de alguns dos problemas mais urgentes em matéria de educação, saúde, paz e segurança.

Assim afirmaram os cientistas e líderes mundiais que assistiram ao evento para comemorar o 60º aniversário da Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN).

Patrocinada pelo Conselho Econômico e Social da ONU (ECOSOC), a reunião recordou o estabelecimento da CERN depois da Segunda Guerra Mundial para prover à Europa um laboratório de investigação promotor da paz.

Ao inaugurar o programa, o Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lembrou como a ciência tem sido utilizada em ocasiões com propósitos daninhos e como o descobrimento do átomo serviu para criar armas nucleares.

“A vocação armamentista absorveu o talento e os recursos financeiros científicos que poderiam ter sido utilizados para resolver os grandes problemas da humanidade”, apontou ele.

Ban disse também que, por sorte, a maior parte das vezes a ciência é uma força para o progresso e bem estar das pessoas, sobretudo em países em desenvolvimento, e conclamou cientistas a somar forças para encontrar o cominho até a paz, saúde e desenvolvimento.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A ciência, tecnologia e o

    A ciência, tecnologia e o dinheiro tem características em comum para formar o campo decisivo do desenvolvimento: o valor de referência internacional. Este valor, por cujo meio se torna diretamente verificável o sistema de crescimento, se institui com os fundamentos da natureza externa (métrica), a qual se pode observar o âmbito operativo entre o trabalho e o dinheiro, para construção hipotética das nações.

    Por trás desse sujeito mundial, por referir-se aos próprios dados da existência e propriedade, ainda geramos resultados com posições dos fenômenos econômicos, de estrutura fictícia, a fim de dotar os valor dos seres e objetos em casos de mediação social.

    Não vou me aprofundar sobre um ponto para a complexa teoria de valor da natureza externa, porque me levariam demasiado longe, sem que, todavia, haja quem possa ser indicado a dedicar-lhe um pouco mais de atenção.

     

  2. Imaginem como iria ser se Marina tivesse sido eleita

    Ciência? Mero detalhe. Teoria da Evoluçao? Bobagem, “científico” é o Criacionismo… Vexame total do Brasil. 

    Imaginem numa decisao de compra de antibióticos. Poderia ser comprado um antibiótico antigo de valor X reais, e um novo de valor 3X reais. Vamos fazer economia, né? Comprar o antibiótico antigo, afinal nao há evoluçao, as batérias sao as mesmas de antigamente. E as bactérias de agora tomariam o antibiótico de canudinho, achando-o delicioso… 

    Sem falar de temas como pesquisas com células tronco, etc. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador