Livro analisa a canção popular brasileiro no século XX

Do Portal Educacional

Cantando a história do Brasil

Brasil Século XX ao Pé da Letra da Canção Popular
 
Autor: Luciana Salles Worms e Wellington Borges Costa
Editora: Nova Didática 
Nº de páginas: 200
ISBN: 8574721948
 
Da República Velha e a política do café com leite à Nova República com a geração Coca-Cola, que saiu às ruas para depor o presidente Fernando Collor. Luciana Worms e Wellington Costa nos convidam a conhecer a história do Brasil do século XX por meio de 176 canções populares. 

Através de gravações do tempo do gramofone, do long-play (LP) e do MP3, eles nos conduzem a um passeio por documentos sonoros que entraram para a história e ficaram na lembrança afetiva dos brasileiros por muitos carnavais. Com habilidade, os autores mostram que os diversos gêneros musicais se confundem com os períodos históricos que atravessamos no século XX. É assim que surgem o samba-exaltação nos anos 30, o samba-canção do pós-guerra, a canção de protesto dos anos 60 e a explosão do rock a partir da década de 80. 
 
Carmem Miranda ilustra a política da boa vizinhança, promovida pelos EUA, e uma canção de Tom e Vinícius simboliza os anos dourados da prosperidade e da industrialização dos anos de Juscelino Kubitschek, o presidente bossa-nova.
 
Vencedor do prêmio Jabuti 2003 na categoria livro didático para Ensino Fundamental e Médio, Brasil Século XX ao Pé da Letra da Canção Popular faz mais que valorizar nossa mais rica forma de expressão popular. O repertório do livro é o retrato das longas ditaduras e dos breves espaços democráticos que tivemos.
 
Apesar da repressão política, nossos compositores conseguiram transformar um país que, desde a colonização, foi marcado pelos ciclos econômicos e as monoculturas de exportação — pau-brasil, cana-de-açúcar, ouro e café — em exportador de cultura, de música. O livro narra também a saga de nossas canções — de Aquarela do Brasil a Garota de Ipanema, que até hoje estão na lista das mais executadas no mundo.
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os autores são um casal, e

    Os autores são um casal, e ele foi meu professor de Língua Portuguesa e redação no curso pré-vestibular Positivo, em Curitiba, no distante ano de 1995… Grande sujeito, com uma baita carisma, e que fazia suas aulas estarem sempre lotadas…

  2. Livro: Brasil Século XX ao Pé da Letra da Canção Popular

    Eu tenho o livro. Um dos melhores livros que já li sobre tema musical. É uma raridade hoje, pois não se encontra mais pra venda. Parece que está fora de catálogo. Pode ser encontrado em sêbos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador