Lobista culpa Dirceu, após risco de perder benefícios da delação

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Foto montagem: Brasil 247
 
Jornal GGN – O empresário e lobista Fernando Moura mudou a versão pela segunda vez de sua delação premiada, e voltou a incriminar o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu. A mudança ocorreu um dia após os procuradores da Operação Lava Jato ameaçarem anular seu acordo.
 
Em termos assinados, o empresário havia escrito que Dirceu tinha recomendado que ele fugisse do Brasil, no auge do caso do Mensalão, “até que a poeira baixasse”. Também havia isentado o empresário Licínio Machado, da Etesco, de ter se beneficiado com contratos milionários, após nomear Renato Duque na Diretoria de Serviços da Petrobras. 
 
Mas ao chegar para o depoimento ao juiz Sergio Moro, o lobista negou que Dirceu o havia recomendado sair do país. Após a informação, os procuradores deram entrada no processo de romper o acordo de Fernando Moura. Com o benefício da delação, ele teria no máximo 8 anos de prisão, sendo apenas três em regime fechado – tempo que, inclusive, já cumpriu com a preventiva. 
 
Após os procuradores enviarem uma intimação para a defesa do lobista explicar as “contradições”, Fernando Moura voltou atrás e incriminou o ex-ministro da Casa Civil. Agora, ele confirma que José Dirceu recebia propina de empreiteiras e que sabia que esse dinheiro era de desvios na Petrobras. “Eu tenho certeza que ele tinha [conhecimento”, disse às autoridades. 
 
O empresário disse que “mentiu em juízo” em seu depoimento anterior e que sua delação, desta quinta-feira (28), era “estritamente a verdade”. A justificativa dada foi a de que “se sentiu ameaçado”, afirmando que foi abordado por um estranho na rua, perguntando: “Como é que estão seus netos no Sul?”.
 
O lobista afirmou, por outro lado, que nunca tratou diretamente do assunto com Dirceu, com quem tem uma amizade há 30 anos.
 
Leia também: MP diz que não gravou delação de lobista sobre Dirceu
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

49 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ameaças…

    Evidente que as ameaças não são um desconhecido. Pelo contrário, são de procuradores bem conhecidos, como tem demonstrado suas reiteradas e questionáveis práticas ao longo da Lava Jato.

  2. Isso é o que chamamos de

    Isso é o que chamamos de “disse me disse”. Afinal qual é a dele? Disse ou não disse? E os tribunais vão acreditar em qual “disse”. ??? Essa delação virou uma palhaçada. Tudo pra pegar o Zé.

  3. Se realmente o lobista deu

    Se realmente o lobista deu duas versões (sendo que a versão onde ele culpa Dirceu não foi gravada), em uma delas ele mentiu.  Qual versão o Juiz vai considerar válida ?!!  A versão em que ele culpa Dirceu ?!!   Como saber qual é a versão verdadeira, se não há provas ?!    

    O medo de perder a redução de pena o fez voltar atrás ?!   Pelo menos é isso que parece.

     

    1. Nenhuma versão

      Quando o processo chegue a mãos de um juiz de verdade serão requeridas as provas, pois, nem sequer o premio da delação deveria ser dado  a quem apena fale alguma coisa.

  4. Eh o fim do caminho

    Acho que a defesa de Dirceu tem que pedir para que tudo isso seja dito com um detector de mentiras. Sei que tem gente que consegue enganar o detector, mas ha maquinas mais modernas e as questões devem ser bem postas, nada apenas de sim ou não.

    De resto, é tudo aquilo que temos denunciado dos métodos da força-tarefa da Lava Jato.

  5. Ridícula Lava jato

    A seriedade destas  delações na Lava Jato são de emocionar . O cara diz uma coisa , recua , muda de idéia de novo , sem a menor cerimônia e aparentemente os Procuradores levam tudo a sério , como se fossem os mais ingênuos do mundo.
    As coisas vão mudando conforme a conveniência dos Procuradores . É ridículo .

  6. Algum leitor atento, bem

    Algum leitor atento, bem informado e crítico acredita nesse delator? E de quem partem as ameaças e as coações que esse delator está sofrendo? Um doce para os que afirmarem não ser daqueles com alguma ligação ou simpatia com José Dirceu, esse cidadão que foi condenado sem provas e que estando a cumprir pena  em regime domiciliar, foi mandado encarcerar pelo carrasco da guantánamo paranaense, mesmo que contra ele não houvesse qualquer acusação formal nem representasse o preso qualquer ameaça à ordem pública ou pudesse ele ocultar qualquer prova de prática supostamente ilícita ou criminosa.

    O empresário disse que “mentiu em juízo” em seu depoimento anterior e que sua delação, desta quinta-feira (28), era “estritamente a verdade”. A justificativa dada foi a de que “se sentiu ameaçado”, afirmando que foi abordado por um estranho na rua, perguntando: “Como é que estão seus netos no Sul?”.

    Leitores, prestem atenção à vagueza da justificativa do delator para se des-desdizer!!! Como é que um juiz ou a promotoria podem acreditar em alguém que afirma ter mentido em juízo? Como acreditar que agora, quando o delator novamente incrimina José Dirceu, ele está dizendo “estritamente a verdade”? E que objetividade há na frase “Como é que estão seus netos no Sul?” Ora, O Sul é uma região geográfica, que compreende três estados; e nesses três estados há mais de 500 municípios.

    Aos senhores juristas, advogados, estudiosos da Lei ou simples cidadãos corretos e honestos, peço para analisar o caso e se manifestarem. Por fim pergunto: se o juiz sérgio moro der crédito ao que diz esse delator, estará ele sendo imparcial, justo e correto na aplicação da Lei?

     

  7. Qualquer prova exculpatória será ocultada

    Na AP 470 o Joaquim Barbosa ocultou as provas da inocência dos réus, prá isso desentranhou as provas e escondeu-as num inquérito sobre o qual decretou sigilo. Agora na Lava Jato vemos isso: a proibição de provas que demonstrem a inocência do réu…

     

    Estados Unidos da América criam sistema de controle no Ministério Público para evitar condenações erradas.”

    mentalidade dos promotores americanos está mudando, progressivamente. O esforço sistemático para condenar a qualquer custo todos os réus que caiam na malha da Promotoria e obter a pena mais alta possível para eles vem sendo substituído, aos poucos, por um esforço coordenado para buscar a verdade.”

     

    http://romulomoreira.jusbrasil.com.br/artigos/130263998/a-etica-do-promotor-de-justica-criminal-nos-eua

  8. Fascistas do Paraná

    O grupo fascista do Paraná não está buscando fazer justiça. O jurista Pedro Serrano afirmou que a LavaJato é uma FARSA.

    O objetivo deles é político: eliminar o Estado Democrático de Direito (que eles já corromperam parcialmente).

  9. bem que falei…

    de manobras iguais a esta temos de montão

    delatores estão cantando no mesmo ritmo da lava jato, tocado pelos cabeças

    o tal…é impossível que ele não soubesse…, significa que é impossível contestar o que se desconhece

    mesmo esquema que JB usou e, para desgraça de todos os envolvidos, deu certo e foi aceito

  10. A Lava Jato é uma farsa sem

    A Lava Jato é uma farsa sem fim. Óbviamente não se trata de dizer a verdade mas o que a PF, o MPF e o Juiz do Tribunal do Juízo Final querem ouvir. Quer dizer o seguinte, se ele quis dizer a verdade depois de solto, não pode, senão volta a ser preso.

  11. tem certeza , mas não vi as

    tem certeza , mas não vi as provas…

    vale isso? se negou antes, não tinha provas.

    agora tem,alguem arranjou pra ele?

    ou provas nem vem ao caso?

  12. É espantosamentte incrível.

    É espantosamentte incrível. Que validade pode ter semelhante peripécia processual? Colocaram trapalhões munidos de perigosas armas na testa de toda esta malfadada inquisição.

  13. Pode mudar a versão quantas

    Pode mudar a versão quantas vezes quiser, a única coisa que importa é se pode provar ou não o que diz. É nisso que se baseia o acordo de delação premiada. O resto é perfumaria. Esse sujeito está desesperado pela ameaça de ter seu acordo cancelado e até se dispôs a contar mais coisas que sabe mas omitiu na primeira delação. Isso já é motivo para cancelar seu acordo de uma vez por todas. O Duque já está fazendo o acordo dele e tem todos os meios de provar as acusações que faz, então a delação desse lobista é ociosa. A sociedade ganha mais com ele preso.

    1. Você tem certeza?

      Se este pervertido chamado moro tem algo contra José Dirceu iria fazer uma palhaçada destas? Para mim é tipica ação de desesperado sem bala na agulha contra JD mas que o quer em cana. E tá dando bandeirada a torto e direito. Sem medo de tomar um puxão de orelha de instâncias superiores. A justiça brasileira está descarada demais. Onde isto vai parar? Um jogo perigoso  desta quadrilha de curitiba.

  14. Mas o processo “não anda

    Mas o processo “não anda sempre para frente”?

    Vai voltar atrás para ralar com Dirceu mas não podia voltar para ajudar Marcelo?

  15. Senhores é inacreditável tudo

    Senhores é inacreditável tudo isso, que justiça é essa que aceita qualquer conversa, qualquer palavra sem um mínimo de verossimilhança  e sai condenando todo mundo com base no disse ontem, hoje digo diferente, amanhâ desdigo tudo novamente, lá no Paraná as coisas são mesmo pardoxais, mas isso não vem ao caso.

  16. Cada dia mais isto esta

    Cada dia mais isto esta virando uma palhaçada, uma trágica palhaçada em que os direitos individuais estão sendo jogados na lata de lixo. Começo a sentir vergonha de ser profissional do direito nesse País.

  17. Cada dia mais isto esta

    Cada dia mais isto esta virando uma palhaçada, uma trágica palhaçada em que os direitos individuais estão sendo jogados na lata de lixo. Começo a sentir vergonha de ser profissional do direito nesse País.

  18. Alguém ainda alimenta alguma

    Alguém ainda alimenta alguma esperança de que algo correto será feito nesse processo viciado e partidário?

    Me pergunto hoje o que será, no futuro, desses “heróis coxinhas”?

    Como serão lembrados ou tratados?

  19. estou cada vez mais medroso


    estou cada vez mais medroso com essas barbaridades da guantanamo de curitiba…

    afinal, não tenho o beneficio da distancia…

  20. Este episódio apenas

    Este episódio apenas evidencia que as delações premiadas não precisam de provas.

    Se a delação tivesse sido amparada em provas do que foi delatado, conforme prevê a lei, não teria como o delator mudar sua versão. As provas seriam suficientes para comprovar o conteúdo da delação. 

    Se o delator muda o depoimento, ficam perdidos, como cachorro caído de caminhão de mudança.

    Essa é a falsa justiça da turma de Curitiba. Denuncie nossos adversários e terá sua pena reduzida. Não precisa de prova alguma! Lei, pra que Lei?

     

     

     

    1. Isso não procede

      A Lei 12850/13, que trata das organizações criminosas e que abriu espaço para o uso de colaborações premiadas diz textualmente em seu Art. 4o :

      § 16.  Nenhuma sentença condenatória será proferida com fundamento apenas nas declarações de agente colaborador.

      Portanto, se você leu a denúncia do MPF aceita pela Justiça Federal a favor da Petrobras e contra uma penca de réus que assaltaram a empresa, entre eles esse colaborador e seu amigo JD, viu que o conteúdo da colaboração apenas foi utilizado como ferramenta para se chegar a uma coleção de provas que estão arroladas na denúncia.

       

      1. c* com as calças

        Denúncia não se confunde com sentença. Uma denúncia aceita pode ao final do processo ser julgada improcedente por falta de provas. 

    2. Eles montam a história

      Eles montam a história incriminatória, daí vão colhendo depoimentos/delações que corroborem aquela história. No caso do Fernando Moura, se deixassem ele mudar sua versão fatos não iriam se encaixar e a história ruiria. O interessante é que quando o advogado requereu as gravações das delações originais qual foi o pretexto para o MPF negare? partes da delação não foram gravadas. E justamente as partes que interessavam à defesa.

  21. A interferência na produção

    A interferência na produção da prova (para não dizer a coação imposta ao delator) é evidente e compromete todo o processo. O devido processo legal não está sendo respeitado. 

    A irregularidade deste processo é evidente.

    Ele terá que ser anulado.

    Há absoluta incerteza quanto a qualidade da prova produzida. Como pode o réu se defender se não sabe qual versão é a versão que equivale à verdade? Como pode se defender se o Juiz escolhe qual a versão da prova que deve prevalecer para poder condenar o réu?

    Francamente… voltamos aos tempos da Idade Média.

    Moro não é apenas um juiz. Ele é um Inquisidor e também o Carrasco. 

    A toga dele está mais do que manchada.

    Está totalmente coberta de sangue. Se o Brasil fosse um país sério este carniceiro já teria sido afastado do processo e do cargo. 

     

    1. Não existe nenhum “tem que”

      Não existe nenhum “tem que” quando falamos de decisões judiciais. Afinal, por mais cristalina que seja uma lei e por mais consensual que seja sua interpretação, não há nada que obrigue um juiz a cumprir tal lei em sua decisão, a não ser a decisão de juízes de instâncias superiores, que sendo ingualmente juízes, são igualmente desobrigados a seguir a lei.

      1. A principal atribuição de um

        A principal atribuição de um juiz é aplicar a Lei, ao julgar os processos que lhe chegam à mão. E julgar, aplicando a Lei, é, sim, seguir a Lei. Juiz não recebeu mandato para legislar. Portanto um juiz que não segue Lei, não cumpre com os deveres, obrigações e atribuiçãoes do cargo público que ocupa. 

  22. Será que uma delação dessa

    Será que uma delação dessa tem algum valor jurídico? se tiver, estamos todos fritos. Kafka ficaria surpreso de tanta artimanha jurídica.

    A coisa tá virando uma escalhabação total. Se o congresso não fizer alguma coisa, pf, mp e moros da vida vão parar o país e prender todo mundo, quer dizer, os petistas e amgos de petistas….porque o resto pode dormir tranquilo…

    Enquanto isso, dilma segue tranquila com seu ministro da injustiça…

  23. delação

    Nassif,

    Este capítulo chamado delação, ou delação premiada, há muitos meses que passou a ser uma verdadeira zona.

    Um delator, ao invés de dar uma versão para a sua delação, pode dar uma, duas, tres ou mais versões e nada acontece, isto não passa de um parangolé que querem chamar de Justiça , algo que certamente só ocorre neste país. E quanto ao juiz, procuradores e sei lá o que mais, nada acontece, apesar da descarada atuação destes todos contra o grupo de situação que pretendem atingir – o juiz aniimal chegou a dizer que a corrupção na Petrobras teve início em 2003, é o fim.

    Aliás, sobre a, Petrobras, parece que o grupo de justiceiros já esqueceu da empresa. Não faço idéia do que virá a ocorrer nos proximos anos, quando a quantidade de dedo-duros deverá ser enorme.

    Reclamam de GMendes, mas deixam o Judiciário funcionar conforme o rito do juiz de DDantas.

  24. Insegurança jurídica é isso!

    Está parecendo que não vai NEM PRECISAR PROVAR O QUE FALA….

    O Dirceu já está preso mesmo…

    Não dá para confiar!

    Infelizmente quem tem grana ou é promessa de grana, caso do psdb, ferra TODOS OS OUTROS…

  25. E se fosse verdade?

    E se fosse verdade essa tal recomendação desmentida e retratada, supostamente feita por José Dirceu a Fernando Moura, para que este fugisse do país? Qual o crime nisso? Ou seria apenas um pretexto a embasar manutenção da prisão preventiva do próprio José Dirceu? Surreal!

    1. O juiz É A MIDIA

      Pois é Alexandre , você pegou o ponto. De repente a culpabilidade de Dirceu, esta nesta frase, repetida ad nausea . Dos vários elementos vazados, todos são televisivos , midiáticos e geradores de manchete, No entanto a grande maioria deles, não  significa nada juridicamente. 

      Assim  uma citação da wikipedia pode virar crime e prova de pagamento de propina, nem que para isto se tenha que prender uma senhora idosa numa cadeira de rodas.   

  26. Que valor tem a delação de

    Que valor tem a delação de alguém que ora diz uma coisa, ora outra. Só na “ditadura da oposição” que há no Brasil, mesmo.

  27. com duas ou mais mentes…

    focadas numa só intenção

    tudo que surgir daí, surgirá com a honestidade ausente

    reparem como é uma só intenção: …se a gente conseguir incriminar, você ganha…

     

  28. Vergonhoso

    Tudo isto é tão explicitamente vergonhoso.   O mais espantoso é que isto ocorre de forma explícita . Faz-se  pressão, prende-se ameaça-se tudo de forma bastante explícita e tudo isto na nossa cara fica impune. Frauda-se transcrições judiciais, isto aparece na imprensa e fica por isso mesmo . Um delator faz explicitamente questiona a transcrição de sua delação e nega vários conteúdos e é explicitamente pressionado . A seguir  depois da pressão volta atras  Isto ocorreu explicitamente, mas parece não afetar a justiça do Paraná. .  Tudo se sabe mas nada muda. Ai aparecem aqui no blog este grupo que sob pseudonimo, vem a publico defender o indefensável. Qualquer pessoa honesta e de bem  não compactua com esta violência.

    Todos sabemos sem subterfúgios que Dirceu nunca teve uma chance. As delações sobre Dirceu bem mudando a medida que pessoas ligadas a ele foram passando mais e mais tempo nos porões de Curitiba.  Todos sabem disto mas vemos diuturnamente jornalistas e comentaristas fazerem coro para este verdadeiro linchamento.

    Isto é muito deprimente.

     

  29. Corra que a Lava Jato vem aí 33 e 1/3
    Já estamos na espetaculosa 22 fase da Lava Jato. Se como anunciado pelo grupo vamos até 2018 nessa operação (o que demonstra a falta de pudor e tira totalmente o véu da suposta imparcialidade da operação: estão de olho na próxima campanha. De que lado será hein?), teremos mais um desses belos momentos onde a vida imita a arte.

    Quem não se lembra da série do Leslie Nielsen? Corra que a Lava Jato vem aí 33 e 1/3

  30. Moura disse que…Os

    Moura disse que…Os promotores a,b,c, estavam presentes no “primeiro depoimento” onde o “escopo” eram PT, JD e Silvio Pereira e, Não assinaram a ata !! 

    http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/wp-content/uploads/sites/41/2015/09/delacaofernandomouraptdirceu.pdf

    logo de início , https://www.youtube.com/watch?v=N7HQMrZpulE

    Alguns, ali presentes, e não constetaram.

    https://www.youtube.com/watch?v=N7HQMrZpulE

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador