Lula candidato: qual programa e forma de governar?, por Jeferson Miola

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Lula candidato: qual programa e forma de governar?

por Jeferson Miola

Cresce a chance de lançamento imediato da candidatura do ex-presidente Lula à Presidência do Brasil. A depressão econômica, o desemprego beirando 15%, o descalabro social e a paralisia indicam o trânsito do país para um cenário catastrófico.

A barbárie no sistema penitenciário e a atuação desastrosa do governo federal soterraram a nesga de confiança que Temer ainda dispunha. Especialistas alertam sobre a ineficiência das propostas detalhadas pelo governo, e isso enterra as expectativas de que consiga evitar a disseminação do colapso penitenciário por todo o país.

É urgente, por isso, a busca de alternativas para se superar esta realidade crítica. O governo Temer, que é ilegítimo, corrupto e desmoralizado, será incapaz disso. Somente um novo governo, originado do escrutínio popular, terá legitimidade, força política e moral para tanto.

O oferecimento da candidatura Lula, neste contexto, é plenamente razoável e, inclusive, essencial para reverter o sentimento profundo de desesperança, desespero e desalento da sociedade brasileira, em especial do povo trabalhador e dos setores subalternos. A antecipação do debate nacional sobre alternativas para a crise é uma chave de esperança e alento para superarmos a depressão econômica [e das pessoas], e a crise social e humanitária.

Não basta, porém, apenas Lula apresentar um programa econômico para a reconstrução do país, totalmente dilapidado nestes oito meses de governo golpista. O plano para a saída da crise e para a retomada do desenvolvimento, além de propor a anulação dos retrocessos promovidos pelos golpistas, deve ser acompanhado do anúncio das reformas tributária, política e do judiciário; da democratização e pluralidade das comunicações e mídia, e da auditoria do sistema da dívida pública.

A candidatura Lula, além disso, deve assumir claramente a opção de não repetir a coalizão com partidos conservadores. A aliança com partidos de fora do espectro democrático e popular é obstáculo para a concretização do programa de modernização e democratização do Brasil. A candidatura Lula, por isso, deve refletir a unidade de uma frente partidária e social que inclua movimentos, partidos, personalidades e setores democráticos e populares.

É ilusório pensar que a governabilidade se assegura através de alianças contraditórias com partidos conservadores. Um governo progressista e de esquerda se sustenta e viabiliza a plataforma de mudanças nas dinâmicas permanentes de participação popular e de controle democrático do Estado e do governo.

impeachment fraudulento da Presidente Dilma, patrocinado pelos próprios partidos integrantes da coalizão, evidenciou a inocência em se confiar num esquema de sustentação governamental com inimigos desleais e que, na primeira oportunidade, conspiram e traem.

O Congresso não é o foro exclusivo para o debate das urgências e prioridades nacionais. A candidatura Lula, a este respeito, deve sinalizar claramente que valorizará as consultas públicas, os plebiscitos e referendos para o encaminhamento das grandes decisões do país.

Lula é a esperança para o Brasil recuperar sua dignidade e grandeza como nação, destruída pelo golpe de Estado jurídico-midiático-parlamentar perpetrado pela oligarquia golpista.

Se, todavia, num eventual novo governo Lula ele não fizer diferente em matéria de programa, alianças partidárias e método participativo de governo, esta imensa esperança poderá se esfumaçar, dando lugar à decepção e ao desalento. Nesta circunstância, a biografia de Lula, hoje a de um quase mito, poderá se apequenar.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Candidatura de Lula.
    Concordo com o autor do artigo. Acrescentaria uma total reformulação do sistema de inteligência e contra-inteligência, que se mostrou bisonho e inoperante.

  2. As condições não são as mesmas

    Em 2002, Lula surfou a onda que se ergueu a sua frente. Mas como vai estar o mar em 2018?

    As condições que permitiram a Lula fazer um bom governo foram a estabilidade da economia herdada do governo anterior, o boom das commodities e a base construída pela coalizão com outros partidos. Nenhuma dessas condições existe hoje. Lula pode até ser eleito com a narrativa de que no tempo dele tudo corria às mil maravilhas e a crise só começou com o governo Temer, mas uma vez empossado, ele não terá mais alternativas do que Temer está tendo agora. Como bem observou o autor, a biografia de Lula poderá se apequenar.

    1.  
      Pedro, me desculpe. Mas,

       

      Pedro, me desculpe. Mas, pelo visto vosmecê esqueceu da gravíssima crise de 2008 e, da maneira inteligente como foi enfrentada pelo governo do presidente Lula . Quanto à suposta estabilidade econômica deixada pelo governo do professor Cardoso. Na verdade, esse era o blá blá blá da Miriam Porcão. Até ela, abandonou a cantilena. Sabemos tratar-se de falácioso embuste, inadequado para ser utilizado num estabelecimento como o blog do Nassif.

      Vosmecè afirma, referindo-se ao Lula: …”mas uma vez empossado, ele não terá mais alternativas do que Temer está tendo agora.”… Tenha paciência meu caro Pedro. Esse bando que assaltou o Palácio da Alvorada, Isso, não é um governo! O Brasil, em toda sua história, jamais passou por tão vexaminosa situação. Ser comandado por uma verdadeira matilha de ignorantes e corruptos engravatados.

      Aliás, este pessoal do temer, de uma certa forma está fazendo com o País, o equivalente ao que fazem os grupos organizados do PCC, e CV etc., nas pocílgas-presídios. Ora, em vias de serem atacadas, pelas tropas do brioso Exército Nacional. Como se trata de uma mera palhaçada midiática. Isso, não vai prestar.

      Posteriormente, não se admire quando os trogloditas e estúpidos marqueteiros da quadrilha, venham convocar as demais forças da Aeronautica e da Marinha, para escarafunchar celas de criminosos, à procurar  telefones e armas de destruição em massa, tais como: facão, cabo de vassoura, gilete, caco de vidro e pedaços de pau,  trouxinhas de maconha e de cocaína, pedras de crack, elixir paregórico pra dor nos quartos e espinhela caída, e etc…sobretudo!  Etecétera e tal…..

      Pergunto eu. Não teria sido mais eficaz se tivessem apreendido a quase 1/2 t de pasta base de cocaina transportada no helicoca, digo, helicóptero do senador Perrela? Eh?! O correligionário e amigo do Aécinho do aeroporto. Obra, construida por ele, quando a irmâ governava Minas, no Sítio de Atibaia, ops, esse não! Este é o sítio que a turma do “Lavabunda” do Moro quer registrar no nome de  Lula , O aeroporto do Aécio, é em Claudio MG. Na propriedade do tio, lindeiro á fazenda da mainha do ex-governador Aécinho. A chave do aeroporto, fica na mão do tio…alí pertinho.

      Orlando

       

  3. Antes de lançar sua candidatura, o Lula e o PT deveriam fechar a

    Antes de lançar sua candidatura, o Lula e o PT deveriam fechar as alianças necessárias para encampar uma disputa eleitoral. Da mesma forma, o PDT e o Ciro deveriam conversar com os setores progressistas antes de lançar sua candidatura. Hoje, mais do que nunca, é fundamental aos postulantes ao Planalto sentarem e discutirem um projeto comum com as forças políticas que vão sustentar um eventual governo.

    É muita arrogância e prepotência, tanto do PDT quanto do PT, anunciarem suas candidaturas sem conversarem com eventuais parceiros. Seria muito mais efetivo anunciarem uma eventual candidatura de centro esquerda após acertarem um projeto comum. Essa postura de querer impor uma candidatura sem prévio diálogo é algo lamentável que está comprometendo um eventual governo progressista.

    Se a esquerda chegar rachada em 2018 fatalmente será derrotada. Por outro lado, se estiver coesa e resolvida todas as questões menores que envolvem conflitos de egos, será uma vitória certa e acachapante nas próximas eleições. O momento delicado que vivemos exige muita maturidade dos candidatos ao Planalto.

    Hoje, o Lula é o único que poderá desatar esse nó górdio. Seja como candidato ou como cabo eleitoral, sua decisão será determinante na luta política que se segue. Portanto, é imprescindível que tanto o Ciro, quanto o Flávio Dino e o próprio Lula dialoguem e acertem suas diferenças o quanto antes, para não trazer a cizânia dentro das tropas da própria esquerda.

     

  4. Jefferson, seria ótimo,

    não parecesse sonho de uma noite de verão. Você mesmo lembra:

    “O Congresso não é o foro exclusivo para o debate das urgências e prioridades nacionais. A candidatura Lula, a este respeito, deve sinalizar claramente que valorizará as consultas públicas, os plebiscitos e referendos para o encaminhamento das grandes decisões do país.”

    Realmente, não é, mas tudo passa por lá. Do contrário, é ditadura.

    Abraços

  5. Não sou otimista quanto à

    Não sou otimista quanto à candidatura de Lula ser levada até uma eleição presidencial, é necessário que uma nova eleição convocada para este ano seja geral e não apenas para presidente e creio menos ainda que, eleito, ele vá fazer estas mudanças imprescindíveis muito bem lembradas no artigo. Mas, “não tem tú vai tú mesmo”, como diz o caipira sempre com sabedoria. Depois dos resultados das últimas eleições em que claramente a população, na oportunidade que teve para se manifestar pelo voto, deu seu aval às elites, aos ricos e convalidou o golpe, o que vier é lucro, até mesmo o Lula.

    Senti falta de uma proposição relativa ao judiciário (que, claro, o Lula jamais cumpriria): uma profunda reforma neste poder. O golpe foi chancelado, estimulado, cumpliciado pelo judiciário porque o Lula, justo ele, e o PT aprovaram no congresso a lei da transparência. Esta lei que se aplica a todos os níveis minicipal, estadual e federal, e deveria estar sendo aplicada aos três poderes é a melhor arma para o combate à corrupção, pois expôe a quem quiser consultar a internete ou solicitar informações, salários, benefícios, contrados, andamento de obras, concursos e outras ações dos poderes. No entanto, justo o poder que tem a maior obrigação de seguir a lei, o judiciário se nega de forma total a tornar transparente todos os seus gastos. A contrariedade a este decreto foi na época mais do que manifesta pelos juizes, promotores e toda a cadeia de funcionários públicos que se beneficiam em cascata das mamatas absurdas e totalmente ilegais deste poder da república. Hoje estamos conhecendo os astronômicos salários que recebem 3/4 dos juizes e promotores, muito acima do teto de cerca de 32 mil reais. Ví uma vez o holerite do Moro publicado e era próximo a 70 mil reais. A confirmar, todos os promotores da Lava-jato são fura teto. Este golpe foi a união de vários interesse chancelado juridicamente pela contrariedade do judiciário contra o PT e o Lula e que teve por objetivo expresso não o combate à corrupção, como os coxinhas midiótas acreditam na sua ingenuidade ou má fé, mas a derrubada do governo, a prisão do Lula e cancelamento do registro do PT. É obra de vingança para que as sombras que escondem o mais corrúpto de todos os poderes continue o protegendo.

  6. Dois trechos apenas:
    “A

    Dois trechos apenas:

    “A candidatura Lula, além disso, deve assumir claramente a opção de não repetir a coalizão com partidos conservadores. A aliança com partidos de fora do espectro democrático e popular é obstáculo para a concretização do programa de modernização e democratização do Brasil. A candidatura Lula, por isso, deve refletir a unidade de uma frente partidária e social que inclua movimentos, partidos, personalidades e setores democráticos e populares.”

    Duvido que isso aconteça, até hoje não houve autocrítica do PT em relação a esta aliança. Muito pelo contrário, o que houve foi a justificativa dela por conta da necessidade de ter um tempo de TV maior para se tornar uma candidatura competitiva. Para mim é certo que, por conta do tempo de TV, algo parecido vai ser tentado e justificado da mesma maneira.

    “Se, todavia, num eventual novo governo Lula ele não fizer diferente em matéria de programa, alianças partidárias e método participativo de governo, esta imensa esperança poderá se esfumaçar, dando lugar à decepção e ao desalento. Nesta circunstância, a biografia de Lula, hoje a de um quase mito, poderá se apequenar.”

    Pessoalmente acredito que num eventual governo Lula III, é quase certo que ele ira adotar a mesma fórmula dos dois governos anteriores que “deram certo”. A chance de fazer diferente é quase nula, a não ser que não lhe reste outra alternativa. Vai ser possível ver isso antes mesmo do governo começar, basta ver o que comentei acima sobre as chances de a candidatura prescindir de alianças conservadoras. E para mim, é praticamente certo que, daqui a trinta anos, as pessoas que se debruçarem sobre este período para estudá-lo e grafar sua história, farão um julgamento completamente diferente de Lula. Possivelmente verão nele uma tentativa fracassada de reencarnação varguista que, embora com carisma até eventualmente superior, prescindiu de objetivos mais claros de longo prazo. Basta ver hoje como estes deixaram de se cercar ou mesmo construir uma inteligêntsia capaz de pensar o país e os seus desafios.

  7. Isso é um lero-lero CRIMINOSO!

    Lula é o último grande estadista que nos resta. Por isso mesmo nao deve ser desmoralizado. Se eleito — coisa em si já duvidosa, as elites deste país o prenderiam antes por qualquer pretexto — nao poderia fazer nada com esse Congresso e esse Judiciário, e seu novo mandado seria marcado como um fracasso. Ficar apostando numa candidatura Lula só serve para amortizar a percepçao da real situaçao. O momento eleitoral da esquerda existiu, foi importantíssimo, e por isso mesmo nao deve alimentar a ilusao de que as coisas seriam repetíveis do mesmo modo, a Direita tb aprendeu. O que é importante agora é organizar lutas de massa contra as políticas anti-trabalhadores desse governo criminoso, e deixar que ele caia num descrédito maior ainda que os governos de FHC. Só com a luta popular fortalecida, e nova consciência política da populaçao é que será o momento de nova tentativa de tomar o governo. Nao estou dizendo que se abandone de todo a via eleitoral agora, mas ela deve ser voltada especialmente para a denúncia desse governo e desse Congresso, para a tentativa de eleger melhores deputados e senadores. E o candidato para a presidência nao deveria ser Lula.

  8. Se Lula vier candidato virá absolvido pela história

    Desde que Lula entrou para o centro da política nacional, nos idos de 1970, a elite colonial e escravista busca o destruir. Faz o que fez com todos os líderes populares da história tupiniquim que contestaram seu horroroso sistema de desigualdades sociais e colonialismo econômico. Desde Zumbi dos Palmares, passando pelos Garibaldi, Conselheiro, Vargas, JK, Jango, Julião, Brizola etc., perseguir, incriminar e destruir tem sido a regra. A pesada campanha encampada pela imprensa colonial e pelo judiciário, polícia e MP do PSDB, contrariamente ao que pretendiam, resultou na completa demonstração de que Lula jamais praticou corrupção. Ontem, 12 Deputados Federais dos Estados Unidos publicaram uma carta de apoio a Lula e condenando a pesada perseguição que sofre por parte do Juíz Sérgio Moro e da força tarefa da Farsa a Jato. Os 12 deputados se somam a manifestações de apoio de outras tantas autoridades mundiais ao líder brasileiro, seguidas da condenação à justiça e ao regime político de exceção que buscam aplicar no país. Tais manifestações de apoio internacional oferecem uma lição e, ao mesmo tempo, são uma oportunidade: a lição é de que a elite política mundial sabe o que se passa, de fato, no Brasil, isto é, a narrativa farsesca do Golpe não colou; a oportunidade é de que Lula, com sua envergadura moral revitalizada após o fracasso da Farsa a Jato em lhe enlamear, é o único líder brasileiro capaz não somente de reunificar o país em um grande pacto nacional, mas também de reerguer a imagem do Brasil perante o mundo, após o Golpe de Máfias o ter transformado na rameira das repúblicas do mundo. Ou alguém acha que Temer está evitando os grandes encontros internacionais, como Davos, por questões políticas internas? Nada disso: nenhum líder, nem de países conflagrados, quer se encontrar com a rameira mor, olhar em seus olhos, apertar sua mão, trocar um sorriso ou uma palavra. Temer é um câncer moral e sua imagem emporcalha a imagem do Brasil mundo à fora. Lula é um gênio político, já dizia a Conceição Tavares. Portanto, só se ele fosse um completo idiota para trocar tamanho capital moral, social e político que o coloca entre os grandes líderes mundiais de seu tempo por um sobrado num prédio brega, um barquinho e um puxado num sítio. Mas isso não passou pela cabeça desta elite colonial e colonizada, acostumada a medir o outro pela sua própria estatura moral. Lula é um patrimônio político nacional que poderia estar trazendo investimentos e respeito internacional para o país. Como já salientou De Masi: nenhuma sociedade madura, civilizada e serena tentaria destruir um patrimônio político e social tão importante que ela mesma produziu. E isso se estende de Lula às grandes empresas nacionais que estão sendo dizimadas pelos parasitas da imprensa e do judiciário colonial. Somente idiotas da estatura de um Dellagnol, um Grillo e um Moro, deslumbrados com o uso colonial que fazem de seu cargo e de sua função social, atrevem-se a chegar tão baixo para tentar destruir não pessoas e empresas, mas patrimônios coletivos e o bem estar de uma nação. Mas Dellagnois, Grillos e Moros não são apenas usados: são a expressão vulgar, tosca, profundamente medíocre da elite e da classe média colonial e colonizada, sem grandeza, sem visão civlizatória maior do que um pseudomoralismo fruto de um cristianismo colonial, incapaz de gestar um projeto de nação e incapaz de perceber que age contra si própria, contra seus próprios interesses. Se Lula vier candidato já vem absolvido pela história e com a autoridade da qual o país necessita para se reerguer do golpe que o levou ao flagelo econômico, social e a se transformar na rameira das repúblicas.

  9. Esse programa proposto pelo

    Esse programa proposto pelo autor do texto já vem sendo amplamente divulgado há dois anos pelo Ciro Gomes. Um belo Copiar e colar. Criatividade passou bem longe…

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador