Lula conclama movimentos a se unirem em torno de um projeto para o país

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Lula: “Tenho casca dura, a preocupação agora é com os movimentos sociais. Querem criminalizar os movimentos de esquerda”

MÍDIANINJA/FACEBOOKllu.jpg

da Rede Brasil Atual

Lula conclama movimentos a se unirem em torno de um projeto para o país

Ex-presidente participou de ato com movimentos sociais e de trabalhadores, artistas e intelectuais contra invasão da Escola Florestan Fernandes pela Polícia Civil. Estiveram representados 36 países

por Redação RBA

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu seu discurso na tarde de hoje (5), em ato realizado na Escola Nacional Florestan Fernandes, em Guararema, em São Paulo, propondo uma reflexão sobre a conjuntura política no Brasil. “Não sei se nós já construímos uma teoria para entender o que está acontecendo”, disse, ao levar solidariedade ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pela invasão policial na escola na manhã de ontem. “Precisamos de um diagnóstico preciso, juntar o máximo de pessoas em torno desse diagnóstico, com propostas. O que nós vamos propor para este país para os próximos 20, 30 anos? Qual proposta vamos construir?

“Estamos na hora de construir alguma coisa mais sólida, não é partido, não é entidade, é um movimento. Até agora o que melhor fizemos foram as Diretas Já. Mas agora precisamos criar um movimento para restabelecer a democracia neste país”, disse, sendo acompanhado por gritos de ‘Fora, Temer’ e ‘Volta, Dilma’. Afirmou que é preciso unir as ideias para que se possa “acreditar que é possível”.

Disse que as pessoas não devem se preocupar com ele e seu futuro: “Tenho casca dura”. A preocupação agora é com os movimentos sociais. “Querem criminalizar os movimentos de esquerda.”

O ex-presidente lamentou todas as conquistas sociais que já foram por terra: “Se Temer quer resolver os problemas do Brasil, coloque os pobres no orçamento”.

Lula mencionou várias vezes o protagonismo do Brasil diante das relações exteriores nos últimos anos e que essa postura mudou com o atual governo, representando uma volta ao tempo de “lambe-botas” dos Estados Unidos. Lembrou que por coincidência, hoje (5 de novembro), faz 11 anos que o Brasil eliminou a Alca (Área de Livre Comércio das Américas), mudando sua então postura subserviente diante dos norte-americanos.

A ex-presidenta Dilma Rousseff enviou mensagem por escrito que foi lida durante o ato: “A invasão da Escola Nacional Florestan Fernandes, ligada ao MST, é um precedente grave. Não há por que admitir ações policiais repressivas que resultem em tiros e ameaças letais, ainda mais em uma escola. É lamentável que a semana termine com novos assaltos aos direitos civis e a tentativa de criminalizar os movimentos sociais. O atropelo às regras do Estado de Direito, com a adoção de claras medidas de exceção, deve ser combatido. É uma ameaça à democracia que envergonha o país aos olhos do mundo”.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) denunciou a seletividade da Justiça, os retrocessos advindos com o golpe parlamentar e a necessidade de resistência e conexão com a América Latina contra a investida neoliberal. “É um golpe continuado que criminaliza os movimentos sociais, como o MST. Temos uma Justiça seletiva que persegue partidos de esquerda, organizações populares; para essa Justiça, o PT é uma organização criminosa, o MST é uma organização criminosa. O Poder Judiciário tomou de vez as atribuições do Poder Legislativo.”

Centenas de pessoas ligadas a movimentos sociais, artistas, intelectuais e representantes de trabalhadores participam do ato de solidariedade.

mss.jpg

A atividade contou também com a participação de outros políticos e parlamentares, como o deputado dederal Ivan Valente (Psol-SP), lideranças e representantes do Levante Popular da Juventude, da União Nacional dos Estudantes (UNE), do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) e do Coletivo Democracia Corinthiana.

Organizações de 36 países, entre eles África do Sul, Egito, Gana, Índia, Síria, Tunísia, Venezuela, Cuba e Palestina também estavam presentes.

O ato teve início com intervenções artísticas musicais do MST e de representantes do Sindicato Nacional dos Metalúrgicos da África do Sul (Numsa) e foi seguido por falas das lideranças.

O tom dos discursos foi de resistência diante do que foi considerado um “tapa na cara” desferido pela direita. Na manhã de ontem, cerca de dez viaturas chegaram ao local. Os policiais pularam o portão da escola e a janela da recepção e entraram atirando em direção às pessoas que ali estavam.

Ivan Valente refletiu sobre este, que é um “momento muito sério da política brasileira”: Muita ousadia do conservadorismo brasileiro atacar um símbolo da resistência à ditadura militar e da reforma agrária, pular a cerca dando tiros aqui. Temos que dizer que não aceitamos repressão no Brasil, vamos lutar de cabeça erguida!”.

A operação decorreu de ações deflagradas no estado do Paraná e Mato Grosso do Sul, ligadas ao caso Araupel, empresa que há décadas explora irregularmente parte de uma área considerada pública no município de Quedas do Iguaçu, no Paraná.

A empresa tem um histórico de conflito e degradação ambiental na região, com a substituição das matas nativas por monocultura de pinus e araucária, visando a indústria da madeira.

Desde maio de 2014 aproximadamente 3 mil famílias acampadas, ocupam áreas griladas pela Araupel. Essas áreas foram griladas e por isso declaradas pela Justiça Federal terras públicas, pertencentes à União que devem ser destinadas para a reforma agrária.

 
 
 
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gostando de ver o Lula.
    Dando

    Gostando de ver o Lula.

    Dando a cara para bater. Peitando a lava jato, é claro que com a orientação dos advogados, e tentando aglutinar as esquerdas.

    Acredito que terá sucesso a medida que o governo golpista fizer merda.

    E o mais importante, trás para o seu lado, pessoas para contestar as arbitrariedades do Moro.

    Agora, ele só tem que ter cuidado com a sua segurança. Está cheio de coxinha revoltado e porra louca por aí 

  2. o que fizeram com o PT, no que se refere a corrupção…

    nunca deixaram de fazer com os pobres…………………………..

    nossos pobres, quando mostrados pela TV, sempre trouxeram, carimbada por fascistas invisíveis, a marca do perigo……………………………………..

    imprensa bandida e canalha, a que criou um padrão social no Brasil só para poder criminalizar à vontade,

    só para mostrar para os diotas que nela acreditam que ser pobre representa o avesso da civilização que os golpistas prometem com terceirizações e privatizações

     

  3. Nesse momento em que os

    Nesse momento em que os golpistas estão esmagando o povão, preparando-se para esmagar cada vez mais, a importancia de Lula estar ativamente presente, não tem como ser avaliada tamanha a sua amplitude e representatividade. É um político colossal, movido por causas nobres, misteriosas para seus oponentes golpistas não-politicos. E tambem a presença de Dilma, mesmo a distancia, Lindbergh, Ivan e outros batalhadores, reforça a posição do ex presidente no sentido de trazer as lideranças anti golpe unidas no objetivo de reaver a democracis o quanto antes possivel. Caia fóra temer ditador traidor do povo e da democracia!

  4. Projeto de país???? Dos movimentos? É piada?
    Pra que isso?
    Isso é assunto de sindicato, como as 40 horas semanais!

    Lula, vc é VICE! Acabou!
    Teve sua chance é perdeu!

    Projeto de e país quem faz é a MAIORIA…!
    O nome disso é democracia!
    Não se engane com este papo de idiota de projetos de país feitos pelas MINORIAS!
    Isso é só política para idiotas!
    Cansei!

    Quer projeto de país? Tenha a Odebrecht ao seu lado e faça a comprar o JB!
    Isso é projeto! De e para a maioria!

  5. Cadê o Exército do Stédile para encoleirar esse caxorros?

    Os Movimentos Sociais e a esquerda tem que fazer com os golpistas fascistas o que a esquerda fez com os Galinhas Verdes na Praça da Sé, em Sampa. Vamos forçar a revoada das galinhas verdes tardias.

    1. Hitler…. Vou bem devagar…
      Descartou a violência como meio de chegar ao poder.
      Porque o Estado tinha o monopólio das armas.

      Mas Hitler era um idiota. Inteligente é o Stedile!
      Vai lá FAVELA! Vai lá morrer por mim!

      Sabe, pensando melhor acho que o Stedile é um gênio!
      Resta saber apenas para quem….

      1. Ignorância ou má-fé?

        Hitler não usou a violência para chegar ao poder? Ou você ignora a História e nunca ouviu falar das SA ou então age de má-fé.

        Nassif, uma pergunta: apologia ao nazismo agora é permitido nos comentários do GGN?

         

        1. Sim
          Hitler usou a chamada guerra irregular que nada mais é do que atos de sabotagem para criar o clima para fazê lo chegar onde chegou.

          Uma vez GOVERNO, com o MONOPÓLIO dos ARMAS, ele deu o Golpe!

          Entenda por não uso de violência por sem revolução armada….que é o que os IDIOTAS de ESQUERDA sonham fazer no Brasil!

          1. Tá nervoso, vai meditar!

            Não precisa gritar (usar caixa alta) eu não sou surdo. E se você está gritando porque está nervoso toma um chá ou vai fazer uma meditação. E meu diálogo com você acaba aqui, fique gritando sozinho. É assim que se ‘conversa” com um fascista.

          2. Mas quem utiliza técnicas fascistas
            É VC!

            Leia o conteúdo de nossos comentários e conclua que vc ou é burro ou idiota.

            Abraços

  6. Paraíso perdido

    Se eu não mudei de país, antes de toda essa farsa do impeachment, nós tinhamos um projeto único para o Brasil. Mas, enquanto os assalariados, os trabalhadores rurais, e os pequenos proprietários desejavam algo que beneficiasse a todos, os nossos líderes, oriundos do Partido dos Trabalhadores venderam a sua consiciência, desejando ascender a burguesia e a elite econômica da nação. Para voltar ao início é necessária uma purga, ou seja, o desembarque desses ambiciosos, sem qualquer visão de socialismo, de cidadania ou patriotismo.

  7. Lula conclama movimentos a se unirem em torno de um projeto para

    O QUE VOCÊ PRETENDE FAZER?

    https://rebeldesilente.wordpress.com/

    É chegada a hora do amadurecimento e, às vezes, a dor nos ensina mais que anos de estudo. Se não aprendermos agora dificilmente aprenderemos, no entanto, para que as pessoas entendam o que se passa, não podemos esquecer nosso papel nisto, afinal, todos somos responsáveis.

    Não cabe mais ficarmos a chamar as pessoas que não tiveram a mesma compreensão que nós tivemos, lá atrás, de burros, de coxinhas ou coisas do tipo, porque se tem uma coisa que devemos entender, de uma vez por todas, é a força que tem a manipulação das informações levadas a cabo por, não só a GLOBO, mas todo o aparato de mídia criminosa de nosso país.

    Precisamos trazer nossos irmãos para próximo de nós, precisamos ter paciência com todos eles, e talvez assim, e só assim, teremos uma chance de mudarmos este país como queremos, a partir de agora.

    Tudo está em nossas mãos, vencer este GOLPE é uma chance que a HISTÓRIA coloca em nossas mãos para resolvermos problemas seculares que demoraríamos muito tempo mais para resolvê-los.

    O que devemos fazer agora???

    Sejamos sinceros, de que adianta compartilharmos notícias cobrando MORO um tratamento igual entre todos que estão na LAVA JATO?

    De que adianta ficar a chamar os GOLPISTAS de golpistas e traidores?

    De que adianta compartilharmos abaixo assinados para o STF ou o raio que o parta, pedindo afastamento de Gilmar Mendes, Sérgio Moro, ou para ANULAR O GOLPE???

    Ou entendemos agora, de uma vez por todas que estas atitudes são inúteis ou ficaremos a ver navios, e, como quem está no comando será a turma do PMDB e PSDB, o destino destes navios será o mesmo da plataforma P36, ou seja, fatalmente eles irão a pique.

    Deus queira que nenhum dos nossos esteja nele. Quem se recorda do horror do DESgoverno de FHC em seus oito anos de descompromisso para com o nosso povo? Para quem não sabe, de uma população inteira abandonada à própria sorte, perdemos 840.960 crianças para a FOME ou doenças a ela correlacionadas.

    Um verdadeiro GENOCÍDIO vivemos, em nosso país naquela época e precisamos reagir agora, sob o risco de não termos uma outra chance de fazermos alguns dias após e permitir que o inverno que se abateu em nosso país naquela época retorne com mais força e letalidade que antes.

    O que estamos, de fato esperando? Nossos líderes?

    Espero, sinceramente, que eu consiga convencê-los que de nada adiantará esperar líder algum, dirigente político ou sindical algum, parlamentar algum, pois, provavelmente, nenhum deles virá conosco.

    Todos sabemos do que a direita em nosso país é capaz e vimos o que a globo  e demais veículos de mídia em nosso país fizeram, mais acentuadamente durante o MENSALÃO e após a eleição de DILMA.

    Lula e Dilma tiveram responsabilidade com o GOLPE? Como não? Ou nós vamos agora achar normal continuar a injetar dinheiro público, milhões de Reais para financiar empresas que pregavam abertamente o GOLPE, manipulando grosseiramente as informações e omitindo dados importantes do que o Governo fazia em nosso país em benefício de sua população? Será que já esquecemos a “brincadeira” do controle remoto enquanto a direita se aproveitava das manifestações de junho de 2013 para tocar fogo em nosso país, justamente num momento em que estávamos nos saindo tão bem internacionalmente, mesmo diante de uma economia mundial em dificuldade?

    Nossos parlamentares não podem deixar a RESISTÊNCIA AO GOLPE sob os ombros de nossos estudantes secundaristas que estão ocupando as escolas por todo o país.

    TUDO ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!!!

    Se não nos acovardarmos, se começarmos a agir agora, exigindo que nossos líderes saiam da sua ZONA DE CONFORTO e liderem o nosso povo nas ruas para impedir que este golpe se consolide, teremos uma vitória RETUMBANTE que jamais esqueceremos, e comemoraremos a cada ano, com um orgulho muitos outros povos tem, ao recordar do sabor delicioso da vitória quando não se desiste dos seus sonhos e de suas esperanças.

    Muitos dirão que vencer este GOLPE é impossível. Deixemos de lado estas pessoas que estão passando pela vida como ZUMBIS, feito mortos vivos, sem esperança ou sonhos e ajamos com vigor em busca da realização de nossos sonhos.

    Então, meus queridos compatriotas, unamo-nos todos, em um grande e maravilhoso devaneio de retomar nosso país desta corja que se apossou dele e busquemos transformá-lo em realidade coletiva diante da Praça dos Três Poderes, diante do Palácio do Planalto, diante da embaixada dos EUA e seus consulados, diante dos poderosos veículos de mídia lesa pátria que temos, diante dos fóruns de justiça e das câmaras legislativas por todo o nosso país neste 15/11/2016, data da “FALSA” proclamação da nossa República e façamos deste dia um dia de comemoração de nossa “nova” proclamação, não só de uma nova República mas, de uma que seja fundada nos princípios de respeito verdadeiro ao ser humano e onde os sonhos de um mundo melhor venham a fulgurar em nossas margens plácidas para que o mundo veja que a humanidade não está perdida e que podemos vencer a força da tirania e opressão com a alegria e união de nosso povo em torno do bem comum a todos.

    Realizar sonhos, concretizá-los, não é impossível!!!

    O nosso momento é o agora, a nossa hora é esta e o nosso dia “D” será o dia 15/11/2016, quando nos reuniremos por todo o país para barrar este GOLPE, para impedir que o mesmo prossiga por cima de nossos irmãos menos favorecidos pela sorte e contra quem este complô político foi montado, para retirar toda a alegria de vida, num país que se movimenta para o retorno da escravidão, enrustido no endividamento de um povo que não recebe o suficiente para se auto manter, uma servidão moderna disfarçada sob o manto de liberdade de escolhas para quem não tem como desenvolver o raciocínio lógico em escolas criadas, sob medida, para não dar futuro algum e destroçar os sonhos e ambições de todo um povo, antes mesmo de se descobrirem capazes de sonhar.

    Precisamos do apoio de todos os blogs e blogueiros democráticos de nosso país onde, juntos, em uma só massa, reunidos em defesa do ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, iremos DEPOR TEMER e REEMPOSSAR DILMA, nossa Presidenta legitimamente eleita por nosso povo.

    Fábio Brito, Santa Catarina, Brasil

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador