Lula denuncia violações da Lava Jato ao mundo e à ONU

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

https://www.youtube.com/watch?v=8dRrKyqRbFs height:394]
 
Jornal GGN – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou à comunidade internacional a série de violações cometidas pelos investigadores da Operação Lava Jato, durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York, nesta terça-feira (20).
 
Estiveram presentes na mesa de debates o advogado de Lula nos Estados Unidos, Geoffrey Robertson QC, o Secretário-Geral da Confederação Sindical Internacional Sharan Burrow, e da Federação Americana do Trabalho e Congresso de Organizações Industriais, Tefere Gebre, além da defesa de Lula no Brasil, representada por Cristiano Zanin Martins.
 
“Gostaria de agradecer a ITUC por nos convidar para explicar para alguns dos mais reconhecidos defensores dos direitos humanos, advogados e representantes da sociedade civil o que vem acontecendo no Brasil. Ao longo dessa semana, em Nova York e em Washington DC, as pessoas ficaram chocadas com as violações cometidas pelos promotores da Lava Jato. É evidente que essa questão terá consequências na vida de cada brasileiro – não apenas na de Lula”, alertou Zanin aos presentes.
 
Geoffrey Robertson QC lembrou que naquele dia, quando o atual presidente do Brasil Michel Temer fazia o discurso de abertura da Assembleia Geral da ONU, “o mundo está observando o Brasil”. “A comunidade jurídica internacional está chocada com as violações cometidas pelos promotores da Lava Jato contra Lula e sua família. Trata-se de uma perseguição a Lula e não de um processo. É por isso que levamos este caso à Comissão de Direitos Humanos da ONU em Genebra. Tenho me reunido com diversos advogados e defensores dos direitos humanos aqui nos Estados Unidos, durante a Assembleia Geral da ONU em Nova York, para dar a eles um panorama da situação no Brasil”, contou.
 
Ainda nesta terça, foi lançada a campanha mundia “#StandWithLula” [Eu defendo Lula, com a criação da página www.standwithlula.org, que deverá alertar o mundo o passo a passo dos avanços e violações da Operação Lava Jato contra o ex-presidente. Também no evento foi distribuído aos participantes um documento que descreve, linha a linha, as violações cometidas pelos investigadores da Lava Jato.
 
 
A campanha “Stando with Lula” foi lançada pelo Secretário-Geral da ITUC, Sharan Burrow, representando 180 milhões de sindicalistas de 162 países. Para ele, “o sistema judiciário brasileiro está agora em evidência, pois interesses corporativos poderosos tentam usá-lo para atacar Lula, o Partido dos Trabalhadores, além do seu gigantesco legado de mais de uma década de avanços sociais e econômicos”.
 
“Nós apoiamos Lula e nos opomos veementemente ao mau uso do poder judiciário para persegui-lo. É uma honra para a ITUC organizar este evento em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU, para apontar essas questões a alguns dos mais importantes defensores dos direitos humanos, advogados e companheiros sindicalistas”, completou. 
 
Lula também se manifestou durante o evento e sua fala foi transmitida ao vivo, via streaming, do Brasil. Agradeceu aos participantes a oportunidade de se defender e mostrar ao mundo o processo que está vivendo. Agradeceu as ações de defesa mundo afora, por meio dos representantes presentes.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “A comunidade jurídica

    “A comunidade jurídica internacional está chocada com as violações cometidas pelos promotores da Lava Jato contra Lula e sua família”:

    E sao MILHARES delas.

  2. E o cerra, heim?Alguns

    E o cerra, heim?

    Alguns países saíram no momento em que o ex-interino discursava…

    E o cerra disse a mesma coisa que ele diz para DESQUALIFICAR PETISTAS!

    Valor zero!

    Imagina o que isso deve provocar nestes países!

    Nos jornalistas locais?

    No povo?

    O que vai acontecer com pessoas e investimentos brasileiros!

    Estamos acostumados as grosserias do Gilmar mendes, do cerra, do aécio, do fhc, mas e os outros que não tem obrigação de SUPORTAR o Brasil!

  3. Moro já está com certeza

    Moro já está com certeza forjando novas “provas” com tortura psicológica do Leo Pinheiro. Isso gerará manchetes escandalosas. E assim vai inviabilizando a candidatura Lula em 2018. Só que 2018 não é o ultimo capítulo da “novela” 

    É o Lula deixando de ser candidato em 2018 para virar mártir dos movimentos populares ad eternum

    1. Não precisamos de mártires, e

      Não precisamos de mártires, e sim de um candidato ?

      Lançaremos quem ?? O maior nome do partido depois de Lula é um prefeito que não tem nem 10% dos votos da cidade que administra ?? 

      Se matarem Lula, o povo chorará, e passado o luto, vai votar no PSDB.

  4. Está tudo dominado pela máfia demotucana!

    (De Stanley para Deltan: Questionamentos que Dallagnol tentou censurar para nao responder respeito da “famosa” apresentacao sobre as denuncias contra o lula:)

    1) Sr. Procurador, se o PSDB, PMDB, PP e PT receberam doações das mesmas empresas investigadas na Lava Jato, na mesma eleição, por que o Sr. não pediu a prisão dos tesoureiros do PSDB, PMDB, PP, mas só pediu a prisão do tesoureito do PT?

    2) Sr. Procurador, se os depoimentos da Lava Jato estão sob sigilo de Justiça, quem vaza as delações para a TV Globo? Estão investigando para punir o vazador?

    3) Sr. Procurador, o doleiro Youssef da Lava Jato é o mesmo doleiro Youssef que foi o doleiro do escândalo do Banestado e o juiz Moro da Lava Jato é o mesmo juiz do inquérito do escândalo do Banestado e o Procurador do MPF da Lava Jato, Fernando Carlos Lima, é o mesmo Procurador do escândalo do Banestado que, segundo matéria da revista IstoÉ de 2003 neste link: “Raposa no galinheiro – Procurador Santos Lima, casado com ex-funcionária do Banestado, tentou barrar quebra de sigilo de contas suspeitas” acusa que o mesmo Procurador Fernando Santos Lima engavetou o inquérito do escândalo do Banestado por 4 anos e meio e a esposa dele na época trabalhava no Banestado?

    4) Sr. Procurador, por que se recusam investigar a corrupção na Petrobras antes de 2003, ano que Lula tomou posse, apesar do delator premiado Barusco ter dito que já recebia propina desde 1996? Se investigar a corrupção na Petrobras antes de 2003, chegaria no escândalo do Banestado quando enviaram, ilegalmente, 124 bilhões para contas em paraísos fiscais?

  5. Sem comentário

    “…É evidente que essa questão terá consequências na vida de cada brasileiro – não apenas na de Lula”, alertou Zanin aos presentes.”

    P.S.: O brasileiro está carente de emprego, saúde, educação, segurança, moradia, saneamento básico e o direito de ser feliz. Quem lhe fará um afago? 

  6. standwithlula.org

    Nassif, 

    Talvez vc possa sugerir a defesa do Lula que inclua na campanha de apoio ao ex-presidente a tradução para os idiomas russo e chines de modo que aqueles paises tambem possam se manifestar. Lula deve fazer uma chamada explicita aos BRICS para se posicionarem contra o facismo recem implantado no Brasil que depõe a presidente eleita, altera dois dias depois a lei usada para condená-la , tenta anistiar os golpistas na calada da noite atravez de medida covarde e corrupta segundo o blog The Intercept do jornalista Glenn Greenwald e  ressaltado no Jornal do Brasil e como se não bastasse promove um linchamento midiatico de Lula com denuncias sem prova e delações ilegais.

    Vamos ver se o governo golpista entende de uma vez por todas que não é bem vindo na comunidade internacional.

    http://www.standwithlula.org/

  7. A direita está um tanto

    A direita está um tanto delirante. Eles não podem tudo como acham que podem. Derrubaram a Dilma e agora acham que podem ir para a Lua. Não é bem assim, para dizer o mínimo. Eles estão errando e errando feio. Não foi apenas força de expressão quando Lula disse que “eles estão mais enrascados do que eu”.

  8. Justiça

    Bom, pelo que vimos ontem, Sérgio Moro esta prontissimo a condenar o ex-presidente Lula e dona Marisa. Lula vai ter que chamar figuras internacionais importantes para defendê-lo, e através dessa defesa, defender as garantias fundamentais de qualquer pessoa que é acusada sem provas. No caso do Lula ha as delações que dizerm que disseram que Lula ganhava comissão na Petrobras etc. Mas quais as provas dessas delações ? Delações, essas, forçadas e deturpadas.

  9. Faz ele muito bem!

    Tem que denunciar mesmo e pedir todo o apoio internacional possível.

    Em termos práticos creio que não vai alterar o rumo já traçado, ou seja, o Lula a dona Marisa vão em cana. 

    Mas vai ficar feio, muito feio para os feitores. 

    Coragem, Lula!!

  10. Essa perseguição toda só fortalece o Lula, ao passo que o juiz m

    Essa perseguição toda só fortalece o Lula, ao passo que o juiz moro vai sendo desmascarado e desmoralizado perante o mundo. A decisão do recurso do Lula na ONU será mais uma oportunidade para o ex-presidente se apresentar ao mundo e ao Brasil como o maior líder político do país.

    Enquanto isso, o juiz moro e a força tarefa da lava jato serão lembrados para sempre e perante o mundo todo como exemplos da excrecência do primitivo judiciário brasileiro. O lugar dessa turma fascistóide será a lata do lixo da história.

  11. Moro

    Esse juiz não sabe é de nada. É só ir na Faculdade Luiz de Queiroz, na Friboi/JBS,Danone de Poços de Caldas, além de outras fazendas da região, todos pertencentes ao Lula. E ele fica só mirando o Apto de Guarujá e o sitio de Atibaia. Assim não encontrará provas contra o Lula, jamais. Só resta “fabricar” mesmo !

    É rir para não chorar !

     

  12. Entendo a postura do Lula.
    De

    Entendo a postura do Lula.

    De uma infância pobre no nordeste, metalúrgico, líder sindical, presidente, melhor presidente da história do país, líder caçado por um juiz golpista. 

    Aos 70 anos, deveria pedir asilo político, mas prefere lutar no Brasil e escrever mais um capítulo na nossa história, enquanto os gopistas colocam seus nomes e suas histórias na lata de lixo histórica do Brasi.

  13. Perseguição a Lula!

    Os bilionários daqui e no estrangeiro, vem que prender Lula e destruir o PT é molezinha molezinha com o traíra na presidência. E esses estúpidos da justiça ganham o que? Primeiro, 70% de aumento. Depois serão rebaixados, pois os ricos vão assumir eles mesmos, nada de temer ou aécim aí venderão! O meu estado, antigo Rio Grande do Sul, já foi incorporado aos estados unidos e foi rebatizado de The Big River South State.

    E os camisinhas amarelas assalariados que com 20, 30 mil por mês pensam serem eles os poderosos? Perderão seus gordos salários, afinal, o verdadeiro dono tem sua grana lá fora, e eles não. 

    Aliás é o caso de parentes comerciantes, todos golpistas no antigo Rio Grande e na Bahia, todos começaram a ver a vaca indo pro brejo… E agora são só lamentação. E vai piorar. Rararrara  

     

    Afinal onde estão as cotações diárias do dólar e da bolsa com textos que tanto nos pressionou e impressionou até o golpe? Acabou, né? Ter clientes golpistas que acabam pagando nossas contas é uma merda, não Nassif?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador