Lula discordou de demissão de médica que vazou diagnóstico de Marisa, diz jornal

dona_marisa_2_0.jpg
 
Jornal GGN – Segundo a colunista Monica Bergamo, da Folha de S. Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi contra a demissão da médica acusada de vazar exames de sua esposa, Marisa Letícia. Pessoas próximas a Lula afirmam que ele queria que ela fosse mantida no emprego e que realizasse um curso de ética profissional.  
 
A reumatologista Gabriela Munhoz perdeu seu emprego no Hospital Sírio-Libanês após compartilhar dados dos diagnósticos de dona Marisa em um grupo de antigos colegas de faculdade no Whatsapp, horas depois da esposa de Lula dar entrada no hospital em razão de um AVC(Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico.

A mensagem foi compartilhada no dia 24 de janeiro e o hospital confirmou a demissão da médica no dia 3 de fevereiro, afirmando que possui  “uma política rígida relacionada à privacidade de pacientes” e repudiando a quebra do sigilo por profissionais de saúde.
 
Uma semana antes, o hospital Assunção, em São Bernardo do Campo (SP), onde Marisa recebeu o primeiro atendimento, afastou preventivamente todos os profissionais que participaram do procedimento e abriu sindicância para apurar a divulgação de vídeo e foto da tomografia à qual ela foi submetida.
 
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) abriu duas sindicâncias para investigar os vazamentos. “O compromisso e a ética ante a saúde de cada um dos cidadãos colocam-se, sem distinções de qualquer natureza, sempre acima de interesses que não sejam fiéis à dignidade inviolável da pessoa doente junto aos seus entes queridos”, disse a entidade.
 
0gif-tarja-autores-que-sigo.jpg
Redação

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não existe líder como Lula

    Não existe líder como Lula hoje no Brasil. É simples assim. Um homem cuja dimensão política excede muito o seu tempo.

  2. Acredito que a imensa,

    Acredito que a imensa, impressionante, capacidade que teve, e tem, o Lula de superar obstáculos de todas as espécies – desde escapar da sina que lhe reservava sua origem social, passando pelas vicissitudes face a sua condição de líder sindical, político e estadista, e por fim as tragédias pessoais – é muito facilitada por essa sentimento de empatia e não acoitar rancores. 

    Para seus inimigos essas posturas os deixa desconcertados e faz com que de imediato as desqualifiquem à falta de argumentos racionais. Já podemos antever os comentários da turba ignara: “Demagogo!Oportunista!Só falou isso da boca para fora e para dar uma de bonzinho!” E por seguirá a cantiga da perua; 

  3. Nesse episódio, a postura de

    Nesse episódio, a postura de médicos, em especial o que sugeriu o não atendimento que resultaria na morte, aponta para algo alarmante. O descaso dos nossos profissionais de saúde, a ausência de princípios mínimos de humanidade, de respeito à vida e de efetivo cumprimento dos deveres profissionais. Não sei em que proporção isso ocorre, se são casos esporádicos ou se são indícios de alto grau de desumanização e desleixo na formação de nossos médicos. 

    Em duas ocorrências de atendimento emergencial com familiares (em 2013 e no início deste ano), observei um procedimento que parece ter se tornado padrão. As pessoas eram clientes regulares de médicos há anos (um neurologista e um pneumologista) e quando encaminhadas para um atendimento de emergência, ficaram hospitalizadas e foi solicitada a presença de seus respectivos médicos. Estes, quando contatados, afirmaram que não mais faziam esse tipo de atendimento. Ou seja, os pacientes dos quais tinham o histórico, ficaram a mercê de plantonistas que se revezavam e sempre perguntavam pelos médicos particulares. Não consigo enxergar nada além de descaso nesse comportamento. Pensei até em denunciar tais profissionais ao CRM, sobretudo na ocorrência de 2013 que resultou em óbito.

    Enfim, tem algo de muito errado nessa seara.

  4. Gigante

    Lula é um gigante. Não adianta tentarem colocar Lula no nível baixo dos atuais inquisidores do Brasil. Ele está acima deles e de todos os golpistas anões da política brasileira. Quem é grande nunca desce um degrau por maiores que sejam as pressões. Esse é o Lula que conhecemos de longa data: humano, corajoso, desprendido, solidário, inteligente, amigo.

    1. É muito fácil para qualquer

      É muito fácil para qualquer um seguir sua natureza. Difícil é transcender a si mesmo e fazer aquilo que é preciso fazer para salvar o seu próximo. Nisso o Lula foi um completo inútil.

  5. Não tive a felicidade em

    Não tive a felicidade em conhecer pessoalmente o único estadista brasileiro vivo, o grande Lula. Mas sinto muita felicidade e orgulho em ter partilhado a mesma época dele na história. Durante pouco mais de uma década tive imenso orgulho em ser Brasileiro e de boca cheia pude repetir isso ao mundo todo. Que o Criador possa dar muita saúde a Lula e que este, traga de volta o Brasil que nos roubaram.

  6. Lula perdeu o pé da realidade

    Parece que o Luiz Inácio desconhece a situação de beligerância e conflagração em que se encontra o Brasil. É capaz de telefonar pro Khalil e pedir a readmissão da “pobre moça”. Desconhece a incrível gravidade do ato cometido pela médica, e quer tratar isso como um deslize, uma falta leve, quer passar a mão na cabeça, o que é muito pior, porque torna-se conivente, e incentiva atos ainda piores. Como diz acertadamente o Ciro Gomes, Lula gosta de brincar de Deus, que como dizem os escritos para quem acredita, “é infinito na sua misericórdia”. Caso haja eleição, e não esteja preso e se eleja, vai indicar para o STF “aquele menino de Curitiba”, que merece uma segunda chance. 

    1. Foi isso que pensei. Esse

      Foi isso que pensei. Esse tipo de atitude indica o porque das escolhas de Dilam e Lula para o STF., o Republicanismo Pueril que chega a imbecilidade.

      Foi o que falei em outrotópico. Lula é um cachorro grande, mas o gato bebe a àgua dele, dá na cara dele, e ele não faz nada…

  7. Ética não se aprende em cursos

    Certamente o Lula acha que o Hitler cometeu tantas atrocidades porque não cursou ética?

    Se tivessem assassinado literalmente a Dona Marisa, o Lula diria que os assassinos deveriam ficar impunes. Nessa hipótese, poucas pessoas respeitariam a vida.

  8. Tá certo, o Lula. Deixa o

    Tá certo, o Lula. Deixa o ódio só pro lado de lá.

    A profissional errou feio e precisa ser punida. Mas a perda do emprego me parece desproporcional.

    Certamente, precisa do emprego para cuidar de sua família.

  9. A história do triplex

    Após ver tantas e tantas histórias de como políticos se relacionam com empresários poderosos, eu até penso que o tal triplex, realmente estava separado para o Lula.

    Só que nem eu, pelo jeito nem um certo juiz de curitiba, mesmo tendo colocado o sistema de justiça, além da economia, de cabeça para baixo, conseguimos provar.

    Por isso, nós iremos é eleger o Lula em 2018, e o resto? O resto, a história dirá…

  10. Faça-me o favor , né LULAA !

    Ah … não me diga . Quanta ternura !

    Só falta ele dizer que também não desejaria a punição (LEGÍTIMA)  de Moro no caso do vazamento ao Jornal Nacional de suas conversas telefônicas com Dilma Rousseff presidenta. Apenas desejaria que o meritíssimo participasse de um curso de ética em Harvard patrocinado pelo Lemann .

  11. Eu também reclamo

    Mas essa é a essência do Lula.

    Condená-lo por isso é ir contra a sua natureza.

    Gosto do Ciro incendiário, mas se, quando chegar a presidência, continuará incendiário?

    Lula já percorreu esse caminho e mostrou quem ele é.

    Fez muito pelo povão, apesar de muitas concessões para a casa grande.

    Talvez alguém pós Lula faça o que muitos querem: confronto, sangue e vingança.

    Eu falo muitas bobagens, mas na “H” ajo com o coração.

    Eu não me sinto confortável em ser vingativo.

    Meu inconformismo é com a justiça, não com a vingança.

    1. Uma coisa é ser uma pessoa

      Uma coisa é ser uma pessoa compreensiva e que busca o bem comum, outra é não ter a compreensão de que para fazer justiça e proteger os mais fracos é preciso ser agressivo com os canalhas, pois esses não se comovem, só se intimidam.

       

  12. Lula e a demissão do médico

    Lula parece confundir ódio de classes com falta de ética.Teria de ler mais sobre socialismo,para entender que ele não será nunca aceito pelo “andar de cima”,jamais.Pare de ser “bonzinho”,”paizão dos pobres e desamparados”,você consegue,quando quer,ser melhor do que isso.Por causa dessa sua visão de cristão de sacristia,quando tinha o poder na mão,evitou ao máximo qualquer punição aos torturadores da ditadura,à cobrança das dívidas dos nossos “empreendedores” e a limitar o poder da Globo.Agora está aí,chupando no dedo! E não aprende? Nós,que votamos em você,sinceramente,às vezes nos enchemos o saco com esta sua filosofia de santo mártir nordestino.Espero que numa próxima oportunidade você esteja consciente de que a guerra de classes e o preconceito existem,são muito fortes no Brasil(muito mais que em outros países mais racistas) e que você precisa é de seus iguais,dos militantes,do povo.Larga mão de querer sentar na mesa dos ricos! E de trazer para sua mesa sócios do calibre de um Temer,Sarney,Maluf et caterva.Eles sempre,sempre,te apunhalarão,dá para entender?

  13. Pai de médica demitida após

    Pai de médica demitida após Dona Marisa sofrer AVC diz que filha está sendo ameaçada e nega vazamento de dados sigilosos

    Gabriela Munhoz foi acusada de divulgar em grupos de mensagens instantâneas exames a respeito do quadro de saúde da ex-primeira-dama dona Marisa Letícia.

    08/02/2017 06h00  Atualizado 08/02/2017 17p5 

    Mário Munhoz, pai da médica reumatologista Gabriela Munhoz, de 31 anos, demitida do Hospital Sírio-Libanês na última quinta-feira (2), suspeita de vazar dados sigilosos sobre o estado de saúde da ex-primeira-dama dona Marisa Letícia, negou que sua filha tenha divulgado exames ou feito comentários maldosos sobre a esposa do ex-presidente Lula nas redes sociais.

    “Ela não teve acesso a nenhum tipo de prontuário, não atendeu a dona Marisa, não viu dona Marisa. Ela ficou sabendo que a dona Marisa estava lá pela internet”, afirmou.

    Em entrevista ao G1 por telefone, ele disse que a filha já recebeu mais de 250 ameaças e que também foi despedida de um dos hospitais públicos em que trabalhava na capital paulista. “Ela está sendo ameaçada de morte, está sob tratamento e medicação por conta do abalo emocional”, revela.

    Segundo Munhoz, que também é médico, os comentários feitos por Gabriela em um grupo de WhatsApp e divulgados na imprensa foram descontextualizados. Gabriela estava de plantão no dia 24 de janeiro, data em que a ex-primeira-dama foi hospitalizada no Sírio-Libanês.

    De acordo com a família da médica, no mesmo dia, colegas de faculdade dela postaram em grupo de mensagens no aplicativo imagens da tomografia que a ex-primeira-dama havia feito em um hospital em São Bernardo do Campo, no ABC, e que tinham sido divulgadas por um outro profissional.

    “Alguém postou, não foi ela. Postaram lá. E questionaram ela: ‘Gabi, e aí?’ Embaixo da imagem postaram: ‘Fisher quatro’. O Fisher quatro não é nem quadro clínico, nem diagnóstico. Isso daí é um laudo radiológico […]. A resposta que ela deu foi em cima de uma colocação que tinha lá no grupo dela.”

    Ele alega que um dos médicos que estava no grupo tirou uma cópia do trecho em que Gabriela comenta e encaminhou para outras pessoas. “E isso se expandiu para o Brasil afora. E estão dizendo, sem o contexto anterior, sem ver os prints anteriores, que ela fez um furo de diagnóstico, fez uma perda de sigilo médico”.

    Velório da ex-primeira-dama Marisa Letícia no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP) (Foto: Alice Vergueiro/Estadão Conteúdo)Velório da ex-primeira-dama Marisa Letícia no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP) (Foto: Alice Vergueiro/Estadão Conteúdo)

    Velório da ex-primeira-dama Marisa Letícia no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP) (Foto: Alice Vergueiro/Estadão Conteúdo)

     

    Segundo Munhoz, na participação de Gabriela no grupo de mensagens, ela confirma informações que tinham sido divulgadas horas antes em boletim médico. “O horário é fundamental. Foi às 19p0. O Brasil inteiro já sabia de tudo”, disse. Entretanto, ao escrever que dona Marisa estava realizando exames e ainda não tinha sido levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a médica teria cometido um erro de digitação que gerou interpretações, de acordo com ele, equivocadas.

    “Quando ela falou UTI o corretor de texto corrigiu para ‘uro’. Um colega imediatamente falou: ‘Uro não, brincando’. Porque uma pessoa com AVC subir para a urologia não tem nada a ver. Aí ela botou UTI e deu uma risadinha. Mas foi uma risadinha com relação ao colega.”

    Na avaliação de Munhoz, o Hospital Sírio-Libanês errou ao demitir sua filha por justa causa sem abrir uma sindicância ou apurar os fatos. “Não fizeram nenhum tipo de levantamento, sem direito à defesa nenhuma.” Ele afirma que para ter acesso aos prontuários médicos é necessário login e senha, e que seria possível comprovar que Gabriela não fez nenhuma consulta sobre o quadro de saúde da ex-primeira-dama.

    O pai da médica diz temer pela saúde e carreira da filha e diz que ela espera conseguir esclarecer o ocorrido à família do ex-presidente Lula. “Uma das coisas que mais está preocupando ela é a família Lula achar que ela desejou mal. Isso está transtornando ela demais (…). Queremos conversar com a família do Lula e dizer que ela jamais fez algum tipo de ofensa para a dona Marisa, sempre torceu para ela melhorar. A gente não tinha nada contra eles, de maneira nenhuma.”

    Ele também comenta que nas redes sociais circula uma imagem de uma jovem vestida supostamente médica com um cartaz contrário ao ex-presidente Lula. A imagem estaria sendo atribuída a Gabriela. “Tem até uma foto de uma pessoa de branco segurando um cartaz contra o Lula e estão dizendo que é ela. Ela nunca participou de protesto nenhum. Isso é uma inverdade, uma mentira de gente que fez disso daí uma briga partidária. Não temos nada com isso. Isso não tem cabimento e nunca teve na nossa casa. É um absurdo.”

    Na noite desta terça-feira (7), Gabriela divulgou uma nota sobre o assunto. Veja a íntegra do texto:

    “Em razão dos últimos acontecimentos, venho informar que jamais divulguei ou compartilhei imagens de exames médicos da Dona Marisa Letícia, tampouco informações sigilosas sobre seu diagnóstico. Não tive contato visual ou pessoal com ela nem com seu prontuário médico.

    Minhas palavras foram descontextualizadas e distorcidas, não fiz piadas ou ironias com o estado de saúde da ex-primeira-dama, não desejei seu mal, nem deixei que qualquer ideologia político-partidária interferisse na minha conduta médica. Infelizmente, acabei sendo usada em uma discussão política que jamais foi minha intenção. Até imagem de outra pessoa segurando um cartaz em manifestação atribuíram a mim.

    Lamento muitíssimo o falecimento de Dona Marisa e qualquer aborrecimento que esse assunto tenha gerado à sua família em um momento tão delicado e de tanto sofrimento. Em nenhum momento, imaginei ou tive a intenção de produzir ou acentuar ainda mais a dor dos familiares e amigos.

    Att., Gabriela Munhoz”

     

     

     

  14. Péssimo norte

    Lula está seguindo a idéia, levantada por algusn intelectuais, de que os “coxinhas” são “manipulados”, “massa de manobra” e que “não tem noção do que fazem”, logo merecem o perdão.  Péssima dica! Fazer isso é um erro tremendo! Não adianta querer papo com quem não está disposto a ouvir.

  15. Lula confunde ódio de classe com falta de ética

    Lula parece confundir ódio de classes com falta de ética.Teria de ler mais sobre socialismo,para entender que ele não será nunca aceito pelo “andar de cima”,jamais.Pare de ser “bonzinho”,”paizão dos pobres e desamparados”,você consegue,quando quer,ser melhor do que isso.Por causa dessa sua visão de cristão de sacristia,quando tinha o poder na mão,evitou ao máximo qualquer punição aos torturadores da ditadura,à cobrança das dívidas dos nossos “empreendedores” e a limitar o poder da Globo.Agora está aí,chupando no dedo! E não aprende? Nós,que votamos em você,sinceramente,às vezes nos enchemos o saco com esta sua filosofia de santo mártir nordestino.Espero que numa próxima oportunidade você esteja consciente de que a guerra de classes e o preconceito existem,são muito fortes no Brasil(muito mais que em outros países mais racistas) e que você precisa é de seus iguais,dos militantes,do povo.Larga mão de querer sentar na mesa dos ricos! E de trazer para sua mesa sócios do calibre de um Temer,Sarney,Maluf et caterva.Eles sempre,sempre,te apunhalarão,dá para entender?

  16. O que dizer!

    Mário Munhoz, pai da moça, foi meu professor de “cursinho” (pré-vestibular) em 1979 – acho que era quintanista de medicina ou algo parecido (na época era costume valer-se desses acadêmicos para aulas nesse setor). A mãe, foi minha colega de serviço no TJMS. Meu  contato com o pai foi efêmero, porque se limitou  a esse período. Quanto à mãe, que depois vim a saber ser esposa dele, eu e minha mulher, que também ainda é servidora do TJMS, fomos mais próximos, embora restrito ao ambiente profissional. Tendo em conta a postura da mãe, nossa ex-colega serviço (ela e eu hoje estamos aposentados do serviço público), causou estranheza essa postura equivocada ou negligente da filha. Ficamos tristes tanto pelo fato em si, como pela repercussão negativa. Acho que a postura do Lula acabou sendo um lenitivo para a nossa tristeza! Ave Lula!

  17. Golpe; Estado de Exceção

    É por essas e outras do mesmo naipe que o Brasil está sob estado de exceção e a caminho do brejo, indo pro fundo do poço. Talvez mais fundo do que jamais esteve. A direita atual por si só ( esse bando de imbecis, incultos, destrambelhados, bandidos sem o menor requinte) não teria conseguido lograr esse golpe feito nas coxas e, paradoxalmente, tão “bem” sucedido se não contasse com essa porcaria de exquerda (PT à frente) que temos aqui.

    Que importância tem, né?

    O importante é que a biografia do Lula vai ser linda! E o PT vai sempre ter uma boquinha aqui ou ali.

    Depois a militância boboca, ingênua e quase sem dedos de tanto teclar reclama que o povo tá inerte…

  18. Pára com isso!
    Com essa

    Pára com isso!

    Com essa postura do Lula periga ele voltar á presidência , perdoar a Globo e ainda encher os filhos do Roberto Marinho com muito mais dinheiro.

    Uma coisa é não desejar mal à moça (tipo linchamento), outra é ser conivente com o erro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador