Lula promete regulamentação da mídia, se eleito presidente em 2018

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ex-presidente Lula disse que “se tudo correr bem” e ele conseguir disputar o Palácio do Planalto em 2018, vai adotar como promessa de campanha a “regulamentação” da mídia, numa tentativa de democratizar os meios de comunicação. O petista denotou que a decisão ocorre após ele ter sido alvo preferencial da cobertura negativa e seletiva provocada pela operação Lava Jato.
 
“Um recado para a imprensa: nós vamos ter que dizer que vamos regulamentar os meios de comunicação”, disparou Lula, durante um seminário em Brasília para discutir a economia brasileira, com perspectivas para o desenvolvimento, soberania nacional e inclusão, promovido pelas bancadas do PT na Câmara e Senado e Fundação Perseu Abramo, na segunda (24).
 
Segundo Lula, a regulação – que já foi discutida nos dois governos do PT, sem nenhum avanço – seria nos moldes feitos com a imprensa europeia, de maneira “democrática”, não de acordo com os modelos cubano e chinês. 
 
Lula ainda disse que não entende o ódio dos grandes meio de comunicação do Brasil com ele e o PT, principalmente porque durante seu governo, as empresas de mídia cresceram mais do que em qualquer outro período da história.
 
O ex-presidente disse que vai “dizer durante a camanha algumas verdade que são duras”, como a intenção de cortar o diálogo com alguns veículos que têm sido tendenciosos. “Porque, sinceramente, ser candidato para depois ficar preocupado com ‘você que jantar com os Marinhos [donos da Globo], você tem que almoçar no Estadão, e a Veja, você não vai conversar?’. Não vou! Eles vão ter que aprender que eles estão lidando com um cidadão diferente. Que tem mais honra, mais caráter e é mais honesto do que eles.”
 
ECONOMIA
 
Lula também avaliou que o País está “desgovernado” e que Michel Temer, por não ter sido eleito, não tem credibilidade nem força para impor às mudanças necessárias. Ao contrário disso, adotou uma agenda de desmonte do País e de geração de desemprego.
 
O ex-presidente ainda rebateu uma notícia sobre o FMI ter classificado a reforma da previdência no Brasil como “imperativa”, alegando que a instituição “não tem nenhuma autoridade moral para dar palpite sobre o que nós devemos ou não fazer. Foi por isso que nós tomamos a decisão de não dever mais ao FMI.”
 
Para o petista, 2018 vai ser mais do que uma disputa para eleger o novo presidente. É preciso construir, nesse momento, a base parlamentar necessária à aprovação dos projetos que vão fazer o país retomar o crescimento com inclusão, apontou Lula. “Para fazer as mudanças que a gente deseja, precisamos construir uma maioria comprometida com essas mudanças em 2018.”
 
Além de regulação da mídia, Lula deixou claro que se voltar a ser presidente, a política internacional do Brasil vai voltar a priorizar as relações com a América Latina e África. “Veja uma coisa: se eu for indicado por vocês e se tudo der certo e eu possa ser candidato, eu não posso dizer que vou fazer tudo que fiz, eu preciso fazer mais. Se eu for candidato a alguma coisa, ele tem que saber que, primeiro, a nossa política internacional vai privilegiar relação com América Latina e África, precisa ter política de transferência de tecnologia”, disse Lula, para quem a atual política internacional é digna de uma “elite com complexo de vira-lata”.
 
O ex-presidente também disse que em seu eventual governo, “o BNDES vai voltar a ser banco de desenvolvimento, e vai voltar a emprestar dinheiro, sim. O Banco do Brasil vai voltar a ter função de banco público. Que brincadeira é essa que esse País agora virou o país do rentismo?”, disparou.
 
LAVA JATO
 
Sobre o depoimento ao juiz Sergio Moro, em Curitiba, sobre o caso triplex, que deve ocorrer no dia 10 de maio, Lula disse que está tranquilo e ansioso para ter direito à defesa sem ataques desequilibrados da imprensa.
 
O ex-presidente também comentou a situação de Léo Pinheiro, preso há mais de um ano na Lava Jato e que, contrariando notícias publicadas ano passado, decidiu dizer, agora, que o triplex era de Lula. “O cara que tá condenado a 26 anos vai falar: ‘pô, vou entregar até minha mãe'”, disse o petista, ao lembrar que outros delatores tiveram grandes benefícios pensando dessa maneira.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. DEMORÔ…

    …uns 15 anos de atraso.

    Quando Lula assumiu, a mídia achava que o novo governo seria um desastre.

    O PT achava que podia comprar a mídia com verba publicitária.

    Os dois erraram.

    Mas só o PT persistiu no erro.

     

    Agora não precisa somente de uma “ley de medios”, precisamos reforma política, no judiciário, no MP, na PF, só pra começar.

     

    Demorô demais, Lula.

  2. Com o retorno da democracia, há muito a ser realizado

    Com o retorno da democracia, há muito a ser realizado para que o pais retorne ao patamar de nação soberana, forte e independente que presenciamos/vivenciamos antes do inicio dos ataques ao país e ao interesse nacional como parte do golpe de Estado.

    Depois da Guerra Fria, o protagonismo do Judiciário como correia de transmissão dos interesses americanos

    https://josecarloslima.blogspot.com.br/2017/04/depois-da-guerra-fria-o-protagonismo-do.html

    Casa Grande & Senzala ou: Humanizaçao vs coisificação

    https://josecarloslima.blogspot.com.br/2017/04/humanizacao-vs-coisificacao.html

  3. Antes tarde do que nunca

    Finalmente, a ficha do Lula caiu. Mas na verdade, além de regulamentar a mídia, o Lula deveria não renovar as concessões do PIG.

    Chávez não brincou em serviço.

  4. Vixe

    Agora é que ele vai virar o capeta mesmo para o PIG.

    Vão tentar derrubá-lo de qualquer maneira. Mas ele está certo.

    Não tem mais como deixar de existir esse confronto, porque senão o futuro do País é que será inviabilizado enquanto esses grupos dominarem a pauta hegemônica do que é ou não notícia, e ainda com seu viés ideológico completamente anti-povo, além das indecentes técnicas de manipulação da informação.

    E o timing está certo também, pois assim não fica mais esse papo de paz e amor que não cabe mais em determinados assuntos. Não que se defenda o abandono do diálogo, mas tem certos temas que ou se mata ou se morre. Esse talvez seja o principal deles hoje, e isso deve ficar claro desde já.  

  5. Com essa declaração Lula

    Com essa declaração Lula busca o quê? Amenizar a carga da mídia corporativa para cima dele? Ou, o inverso, induzir a uma ferocidade ainda maior? Seja qual for a estratégia, ela é válida e gerará resultados práticos a curto prazo? 

    Faz uso de uma boa estratégia avisar o inimigo quando e como vai atacá-lo? 

    Minha opinião é que Lula mais uma vez incidiu num dos seus maiores defeitos que é o palavreado fácil e o discurso fora de tempo e de lugar. Ele simplesmente “chama para a briga” uma estrutura  que, quer queiramos ou não, tem sim ainda um poder imenso. 

    1. Exatamente

      Do jeito que a mídia é poderosa no Brasil, a sua democratização é algo para se fazer DEPOIS de eleito, sem aviso. Dizer isso agora só aumenta a ira das empresas de comunicação e sua determinação em impedir que o Lula seja candidato. E não trará um voto sequer a mais para ele. Tiro no pé, declaração estouvada que só dificultará a vida do Lula    

    2. Mas qual a saída do Lula ?
      O
      Mas qual a saída do Lula ?
      O Lulinha paz e amor desembocou no atual golpe.
      O Lula mesmo tentando diálogo com a imprensa está sendo e sempre foi escalpelado.
      Está certo, enterra o Lulinha paz e amor e vira jararaca.
      Que diferença faz ele fingir que é amigo da mídia ou não.
      Ele é, e será massacrado do mesmo jeito.
      É claro que quando emite essas opiniões públicas, é porque deve ter pesquisas internas apontando nesse sentido.
      E tem mais, hoje com a internet fica um pouco mais fácil essa briga.
      Uma parcela considerável da opinião pública formadora de opinião quererem a regulamentação da mídia.
      Está certo o Lula, tanto como Lulinha paz e amor ou jararaca ele será triturado pela mídia do mesmo jeito .
      Nesse caso é melhor partir para o confronto. Pior que está não vai ficar.

    3. “Minha opinião é que Lula

      “Minha opinião é que Lula mais uma vez incidiu num dos seus maiores defeitos que é o palavreado fácil e o discurso fora de tempo e de lugar. Ele simplesmente “chama para a briga” uma estrutura  que, quer queiramos ou não, tem sim ainda um poder imenso.”

      Na verdade JB, ao que parece, é que Lula não está chamando a Globo e seus agregados do PIG para a briga. O que está acontecendo é justamente o contrário, ele está dando a senha para que o povão acorde e venha brigar contra o PIG junto com ele, principalmente nas redes sociais. Ou seja, aqueles que se sentiam indignados ou fracos com toda esta sujeira, da Globo principalmente, mas não sabiam como se expressar, agora sentirão que suas indignações foram reproduzidas na voz do Lula pois, inconscientemente foram chamados a lutar junto com ele pela mesma causa. E isto é recíproco, pois tanto Lula quanto boa parte da esquerda se sentirão mais fortes, principalmente neste momento, quando isto pode fazer toda a diferença.

  6. Tudo tem seu tempo. Se Lula e

    Tudo tem seu tempo. Se Lula e Dilma tivessem insistido na democratização da mídia em seus mandatos, ela não só não teria vingado, como teria servido para alimentar ainda mais o preconceito contra o PT. A maioria do povo ainda não percebia o quanto a grande mídia brasileira é antinacionalista e partidária. Em consequência, teriam engolido facilmente o discurso de que o que Lula e o PT queriam fazer era censurar a imprensa, para esconder corrupção e mal feitos do governo. Agora, depois do golpe, depois da constatação da corrupção muito maior e mais antiga dos demais partidos, depois dessas medidas contra o povo e contra os trabalhadores e diante da escandalosa perseguição a Lula, a mídia foi desmascarada. Se Lula ou alguém da esquerda for eleito, a democratização da mídia poderá ser feita tranquilamente, com o apoio da imensa maioria do povo brasileiro.  

    1. Não precisvam insistir na

      Não precisvam insistir na “democratização” da mídia, bastava terem deixado a Globo falir assim como deixaram acontecer com a Varig, por exemplo.

       

  7. Longe de mim ter vocações

    Longe de mim ter vocações Kardecistas,Umbandistas,Tarologistas ou quejandos.O maior erro do lulopetismo foi ter ignorado a a velha mídia.Disso eu tinha a mais absoluta certeza e plena consciencia.Nada de escolhas de Ministros do STF.Não,nada disso.As mobilias daqui,algumas meias desatentas e memoria curta,mas devem lembrar-se plenamente de uma frase antologica e de prescisão cirurgica do senhor editor do Blog:”Esqueçam Policarpo,o negocio é com Roberto Civita”,produzida no calor da inesquecivel CPI do Cachoeira,que ditava a pauta da Revista de maior circulação do País,e o resto vinha a reboque,inclusive a Globo.O cavalo passava selado na porta,a banda passava cantando coisas de amor,ou, quem sabe faz a hora não espera acontecer.Nada disso foi considerado,pelo contrario,foi substituido pelo controle remoto.Afora a bobagem dita pela Presidenta Dilma sobre o controle da velha midia,uma neofita em diversos assuntos relacionados à politica,mas nesse eu a isento.Temo que Lula tenha se dado conta um pouco tarde demais.

    1. Cabe um pequeno

      Cabe um pequeno esclarecimento.Não me tomem por mal-educado porque não sou.Quando uso propositadamente uma palavra mais dura em meus modestos comentarios,só tenho um objetivo:afastar deles essas pavorosas estrelas.Tenho ojeriza a elas.

  8. Pessoal, infelizmente essa

    Pessoal, infelizmente essa promessa não passa de uma mentira. Os governos do PT tiveram toda a oportunidade do mundo para tomar essa iniciativa, mas jamais tiveram coragem e jamais terão. Aliás, Lula encerrou o segundo mandato dele sem emplacar a proposta do competente Franklin Martins por puro medo dos barões da mídia. Dilma assumiu e fez o mesmo, já que o suspeito Paulo Bernardo engavetou a proposta e deu até entrevista para as páginas amarelas da Veja, garantindo que o governo não aceitaria qualquer medida de regulamentar a mídia. Por isso não acredito nessa mentira

  9. Com a globo não tem esta de

    Com a globo não tem esta de regulação de mídia coisa nenhuma. Tem de ser fechada.

    Podemos começar o fechamento com a investigação séria dos crimes cometidos pela globo que não eram de conhecimento público e graças a lava rato, agora são, tais como: sonegação, roubo de processo, evasão de divisas, ocultação de patrimônio, destruição de área de preservação ambiental, conspiração, associação criminosa com a FIFA e CBF, etc etc etc pode dar uns 50 anos de cadeia para cada marinho e uma multa bilionária capaz de inviabilizar o negócio.

    Depois do fim da globo poderemos pensar em como ser uma nação democrátiva e desenvolvida. Enquanto a globo existie isto será impossível.

     

  10. Lula esta machucado
    Para quem vem sendo caluniado ha anos,teve sua vida e de sua familia devassada,posta em publico,viu seus companheiros serem presos humilhados,adoecerem e morrerem por perseguição.Viu sua mulher ser praticamente assassinada por conta desta perseguição este ódio sem limites.E quem é o grande responsavel por tudo isto ? Globo.Sem a globo as chances de se implementar uma real democracia neste pais são grandes e ele sabe que tem capital,tem base para o enfrentamento.Eu não tenho certeza nem se Lula acha ou quer ser candidato,mas com certeza ele abriu guerra aberta a globo e nesta briga agora, mesmo que ela consiga a prisão,inabilita-lo o custo sera alto.Não ha inocentes nesta guerra.O recuo do Moro é mais um lance.O que tenho certeza é que Lula entra machucado,doido,com sangue nos olhos e seu alvo é a globo e o silencio de alguns dias do jornalismo pode ser a percepção dos marinhos que são alvo,e estão sobre ataque de um inimigo que é forte e esta obstinado se não a derrota-los mas produzira estragos certamente irrecuperaveis.

  11. Regulação da mídia.
    Nenhum

    Regulação da mídia.

    Nenhum centavo do dinheiro público para propaganda.

    Nenhum centavo do dinheiro público para empréstimo.

    Cobrar todas as dívidas pendentes.

    Botar a Receita Federal na cola,tanto das empresas como dos sócios.

  12. Assédio

    O comportamento merval-globo-golpista em relação a Lula caracteriza, do meu ponto de vista, caso típico de assédio moral. Diria mesmo, que assédio criminoso.

    O globo-golpismo sentiu um forte golpe, que o deixou grogue, quando Leonel Brizola conseguiu judicialmente, em 1994, o direito de resposta lido imperturbavelmente pelo locutor Cid Moreira, o William Bonner da época.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=bTYkusiBnT8 align:center]

    Daí para a frente, parece que o globo-golpismo decidiu que decisão judicial contra nunca mais. Depois de controlar os poderes legislativo e executivo, o globo-golpismo decidiu controlar também o poder judiciário. Desafio que, ao que parece, está sendo alcançado com êxito.

    É neste contexto que se explicam as sucessivas homenagens a membros seletivos desse poder. O contraponto também, quando a vida de outros membros, também seletivos, é exposta de maneira galhofeira diante da “opinião pública”.

    Os atos de assédio constantes ao ex-Presidente Lula podem estar conseguindo duplo objetivo.  De um lado intimidar o poder judiciário que não terá sossego enquanto não ceder à chantagem promovida pelo merval-globo-golpismo.  De outro lado a levar Lula a atitudes irrefletidas que o fariam jogar o jogo preferido do globo-golpismo.

    O globo-golpismo parece repetir estratégia tudo-ou-nada que já levou um presidente ao suicídio. Esperemos que isso não venha a se repetir. As consequência seriam trágicas.

     

  13. Não sei se vai conseguir ser

    Não sei se vai conseguir ser candidato, mas é certo que com essa declaração, a mídia brasileira, tv, rádio, jornais e outros vão continuar com um massacre ainda maior contra ele. Acredito que fez bem em falar sobre isso. Aconteça o que acontecer, quem sabe o povo consiga ver, pelo menos um pouco, o quanto é manipulado por quem deveria informar com imparcialidade. 

  14. Lulinha “Paz e Amor”

    Lui Inacio, caso se eleja, repetirá os mesmos erros de seu primeiro mandato. Infelizmente. Vai salvar a Globo da falência, não vai cobrar impostos devidos pelo Itaú, Globo, Bradesco etc e tal. Irá primeiro ao JN do Bonner para ser humilhado e talvez vá no programa da Ana M. Braga fazer mais omeletes.Infelizmente o “Lulinha Paz e Amor”, o Lulinha “republicano” não saiu dele, mesmo depois de tanta pancadaria. 

  15. Na Argentina regularam a mídia…

    …e adiantou?

    Na Argentina  a mídia foi regulada sob os Kirshner, e isso não impediu a vitória de Macri.

    Vocês se agarraram a essa teoria de que foi a mídia que derrubou o PT. Mais uma vez incorrem no erro de achar que são porta-vozes do povão. É falso, a mídia influencia indivíduos antenados, intelectualizados, como os frequentadores deste forum. O povão não lê editorial de jornal, mas sabe ler contracheque e preço de supermercado. A mídia vem bombardeando Lula desde o mensalão em 2005, e não impediu a reeleição dele, nem as duas eleições de Dilma. O que aconteceu foi o seguinte: o PT teve o apoio do povão enquanto proporcionou melhorias em suas condições de vida, e deixou de ter esse apoio quando a crise começou. Simples assim.

    É engano achar que povão liga para denúncia de corrupção. Quem se incomoda com roubalheira é a classe média que paga os impostos que são roubados. Mas classe média é minoria e não decide eleição.

  16. Quando votava em Brizola e

    Quando votava em Brizola e enxergava o mal que a Globo fazia contra ele, me preocupava demais em ver o Gaúcho sempre detonando a emissora de Roberto Marinho. Via o quanto Brizola parecia se prejudicar ainda mais a cada discurso contra essa imprensa imunda. É verdade que num dado momento a Globo teve que se dobrar à justiça e fazer de Cid Moreira uma espécie de Moleque de recados, fato muito agradável aos brizolistas e desgastante demais para a Poderosa.

    Por uma lado a gente pensa que Lula tem mais é que mandar brasa e abrir o coração contra essa gentalha, mas por outro fica aquela dúvida se não são as falas de Lula que mais instigam Moro e imprensa a manterem-no no foco, e até mesmo engrossando a vontade deles todos em jogar o ex-Presidente na cadeia com ou sem provas. 

  17. Se em condições normais de

    Se em condições normais de temperatura e pressão semidemocráticas os meios de comunicação, Globo como porta bandeira, DAVAM provas, para qualquer bom entendedor, das suas naturezas de escorpiões sobre as costas do SAPO BARBUDO – de extração brizolista – aguardando uma oportunidade ou o meio do rio… trair e ferroar o SAPO PAZ E AMOR…

    Agora, depois de todas as PROVAS do seu DNA golpista e “do que não se pode esperar dela” pois incompatível com seu péssimo caráter e total inclinação contra a construção de uma NAÇÂO desenvolvida, democrática, generosa e amante de uma justiça social e econômica que eduque seu JUDICIÁRIO, e seja formadora do caráter de suas INSTITUIÇÕES…

    Estava na hora de colocar o dedo na ferida que o povo ESTÁ aprendendo a ver… e na hora do SAPO BARBUDO e AMADO pelo POVO apertar o dedo até derrubar o GOLIAS no chão…e cortar democraticamente sua cabeça doente e infecciosa…

    … e colocar em seu lugar meios de comunicação comprometidos com a educação e formação do povo e da nação e, tão importante quanto, independente no tempo para fiscalizar o poder de hoje e de amanhã.

    Bráulio

  18. Foi um dos erros fatais do

    Foi um dos erros fatais do Lula: alimentar a velha mídia. Os outros dois foram o republicanismo, e a escolha da Dilma pra sucedê-lo.

  19. A aniquilação da globo ou a

    A aniquilação da globo ou a regulamentação da mídia não tem chance de acontecer sem que se recorra ao uso da força. 

  20. Passou da hora de se fazer um

    Passou da hora de se fazer um trabalho investigativo de amplo alcance sobre a Globo, sem esquecer a devida divulgação, diga-se.

    Há muita coisa podre que poderia destruir qualquer um.

  21. Tá evoluindo

    Bonita a demonstração de maturidde de Lula, que pretende finalmente desistir de usar o controle remoto para controlar a mídia e passará a agir como um político adulto.

    Porém, nosso caro Lula está um pouco atrasado. Já em 1989 Leonel Brizola prometia que se eleito fosse, a primeira coisa que faria seria  cassar as concessões da mídia direitista. Talvez por isto a mídia abriu fogo pesado contra Brizola e deixou Lula chegar ao segundo turno. Ah, se tivessemos votado em Brizola naquela época…

    Agora depois do país ter sido quase destruído, Lula começa a seguir  Maquiavel, finalmente. Talvez daqui a uns 20 anos ele também reconheça que dar autonomia ao Ministério Público não foi uma boa idéia.

    ———-

    Como ele vai regular a mídia isto ele não disse. A mídia é poderosa demais para se deixar regular, a idéia é boa, porém dificilmente seria posta em prática.

    Até hoje só existem duas forms de “regular ” a mídia com eficiência. Uma é como os venezuelanos fizeram, simplesmente tomaram a concessão de TV após uma tentativa de golpe contra Hugo Chavez, só que recentemente  tiveram de intervir no Congresso também e dar plenos poderes o presidente. Sem contar que os Ministros do supremo lá são fiéis até  morte ao ideal nacionalista, e o exército também.

    A segunda maneira de ” regular ” a mídia seria a forma como os nossos militares fizeram durante a ditadura, invadiram as redações de madrugada e colocaram um militar censor em cada redação para ver o que pode ou não pode ser publicado .

    Lula não vai querer fazer nenhuma das duas coisas, pois seria contra seus “ideais democráticos “. E mesmo que quisesse fazer isto, lhe faltaria totalmente apoio do Supremo, afinal ele só nomeou inimigos para este órgão e menos ainda apoio teria das Forças armadas.

    Então ele vai regular a mídia como será ? Apenas com seu imenso carisma e popularidde ?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador