Maia conta com tropa que liderou o golpe para afastar Temer

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Bernardo Mello Franco publicou em sua coluna na Folha, neste domingo (9), que o presidente da Câmara Rodrigo Maia tem apoio do chamado G-8, um grupo de deputados que liderou o golpe em Dilma Rousseff nos bastidores e que pode ajudar a conseguir os mais de 340 votos necessários ao afastamento de Michel Temer.

Na visão de Mello, Maia terá de jogar mais duro para ser o Temer de Temer. As garras já foram colocadas para fora após notícias de encontro com políticos e nomes do mercado, além de uma manifestação na rede que soou como sua própria “Ponte Para o Futuro”.

Por Bernardo Mello Franco

O Temer de Temer

Folha

O derretimento de Michel Temer começa a confirmar a máxima de que não existe espaço vazio na política. À medida que o presidente encolhe, abatido por novas prisões e delações, crescem a apostas no deputado Rodrigo Maia para ocupar o seu lugar.

A articulação saiu da sombra nesta quinta, quando o senador Tasso Jereissati declarou que Maia pode garantir “estabilidade para o país”. Outro tucano, o senador Cássio Cunha Lima, disse a investidores que o governo “já caiu” e que o Brasil terá um novo presidente “em 15 dias”.

Os holofotes se voltaram para o presidente da Câmara, que é o primeiro na linha sucessória da República. Ele pode retardar ou acelerar a derrocada de Temer, do qual será beneficiário direto e imediato.

O deputado tem a confortável opção de jogar parado. Se a Câmara aceitar a denúncia, a Presidência cairá em seu colo por 180 dias, sem eleição direta ou indireta. Isso o libera de fazer campanha aberta pelo cargo.

No entanto, só haverá 342 votos para afastar o presidente se Maia usar sua influência sobre o plenário. Ele terá que se tornar o Temer de Temer, reeditando a conspiração liderada pelo peemedebista para tomar a cadeira de Dilma Rousseff.

O deputado se movimenta com discrição. Ele tem recebido agentes de bancos e corretoras para repetir que seguirá a cartilha do mercado. Na sexta, tuitou uma espécie de programa resumido de governo, no qual se comprometeu com a agenda das reformas. Foi uma versão em 140 caracteres da “Ponte para o Futuro”, a plataforma liberal usada pelo ex-vice para atrair apoio do empresariado.

Enquanto Temer cometia novas gafes na Alemanha, Maia passou os últimos dias na Argentina, onde só se falou na sucessão no Brasil. Sua comitiva incluiu o líder do centrão e metade do “G8”, um grupo de deputados veteranos que conhecem todos os atalhos da Câmara. Em 2016, o grupo atuou em conjunto para assegurar a aprovação do impeachment.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É, mas Maia contou até c/ajuda dos Blogs de esquerda!

    Todos gritando “Fora, Temer” cegamente, sem atentar – ao menos não publicamente… – para qual seria a alternativa. Espero q desta vez a lição tenha sido aprendida. Os “likes/ shares/ views/ receita publicitária” de hoje podem sair muito caro amanhã…

    ¬¬

    Mais em:

    GLOBO E MORO VÃO ELEGER RODRIGO MAIA PRESIDENTE? E TEMER? RUIM SEMPRE PODE PIORAR! (PARTE 1)

    Por Romulus

    Parte (1)

    – Brasil: sucessão de golpes e contragolpes. “Do mal”, mas também “do bem” (!)

    – Segundo turno (literalmente? rs) dos infernos: “Fora, Temer” vs. “Fica, Temer”

    – Notem: a alternativa (?!) é… Rodrigo Maia!

    – Binarismo “do bem”: Globo a favor? Sou contra!

    – Churchill e Simone Veil: aliança ~tática~ até com o diabo, se Hitler invadisse o inferno

    – Parênteses – Siome Veil faz o feminismo avançar até na morte!

     

    Parte (2)

    Item (A): a “rodada” do “jogo” tomada no “atacado”

    – Marco Aurélio Mello e Delfim Netto

    – Núcleo duro debate: a marcha da História política no Brasil: golpes e contra-golpes

    Item (B): a “rodada” tomada no “varejo”

    – Os Juristocratas se autodefinem: Carlos Fernando, Dallagnol e Moro. Sem pudores

    – O vai ou racha do acordão: o HC de Palocci no STF

    – Armas de dissuasão para alvos distintos: “o fantasma de Lula Presidente” vs. “Parlamentarismo já” vs. “intervenção militar”

    – Nas mãos hábeis de peemedebismo, a combinação desse arsenal nuclear incentiva o acordão.

    – O drama dos blogueiros de esquerda: antes “perdidinhos” (?), agora alguns começam a “se encontrar”

    – Mas os políticos ~profissionais~ da esquerda continuam com o… ~amadorismo~.

    – Natural ou (bem) cultivado?

    – Cassandras continuarão gritando e arrancando seus cabelos, mas…

    – O contra-ataque juristocrático e o “lock-in” jurídico: deixar um fait accompli para os seus sucessores

    – A temeridade política de agir como se “toda a direita e todos os neoliberais fossem iguais”

    – Globo e Dallagnol confirmam, revoltados: Lula ~está~ contemplado no acordão!

    – ~Está~: fotografia do momento…

    – E no filme? Lula ainda restará, no final?

    Item (C): golpes do futuro

    – O “lock-in” via Tratado internacional

    – A farsa ~e~ a tragédia da operação “Macron/ En Marche!” brasileiros

    – A blindagem do STF contra um novo Presidente de esquerda

     

    Valha-nos…

    (ao gosto do freguês)

    – … Deus/ Espíritos de Luz/ “Design inteligente”/ “Energias ‘do bem’ ~não~ antropomórficas”/ “Universo”/ caos aleatório randômico…

    – Tá valendo qualquer apelo!

     

    LEIA MAIS »

    1. Parece querer manipular e controlar em vez de atentar

      Está ruim com o Temer e várias pessoas disseram publicamente isto sem “joguinhos”. Os deputados do PT (com arrogância e egocentrismos) não agem da melhor maneira desde quando Cunha foi presidente da Câmara e não foi por falta de avisos, e tiveram que se esforçar só pro sucessor do Cunha não ser eleito presidente da câmara. Eles não tem capacidade e humildade p/ apoiar alguém da esquerda (ou centro) que não seja muito próximo do PT.

      A minoria dos congressistas e manifestantes são da esquerda e dependem do MP e Justiça p/ cassar os mandatos dos corruptos (que são principalmente da direita). Pois, a esquerda não consegue fazer nada através da política e apoio popular. No máximo se indignar.

  2. Visível a olho nú!

    O fim da lava-jato se aproxima com a falta de verba e julgamento do LULA!

    É um ciclo premeditadamente se fechando!

    Isso significa salvo conduto alcançado e agora sobra tempo para os golpistas garantirem os impostos, que são a causa de toda roubalheira…

    Sem os contribuintes, nos trouxas, como vão ficar as farras com o tesouro nacional…

    Os que estão desempregados, eles que se virem, vão vender tralhas no sinal como sugeriu uma rede de TV golpista desde 64!

  3. Essa tropa não se engana duas vezes

    Ao empooderar golpear a Dilma e empoderar o Temer, essa tropa de parlamentares deu co’os burros n’água. Mas eles não se enganam duas vezes. Rodrigo Maia dará certo e tirará o Brasil da fossa cheia de merda dos golpistas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador