Maior torre de pesquisa climática do mundo deve operar em 2016 na Amazônia

Enviado por Adir Tavares

Do Portal Brasil

Maior torre de pesquisa climática do mundo deve operar na Amazônia em 2016

Estrutura de 325 metros de altura será usada para medir poluentes causadores do aquecimento global

Os ventos que sopram a 325 metros acima do solo da Amazônia não têm a mesma carga de partículas e poluição dos que circulam mais próximos à floresta tropical brasileira.

Será para medir esses poluentes e seu impacto nas mudanças climáticas que o Brasil instala o Observatório de Torre Alta da Amazônia (ATTO, na sigla em inglês), a maior estrutura do mundo dedicada a entender a interação entre a biosfera e a atmosfera.

A estrutura física da torre já foi concluída e, agora, em parceria científica com a Alemanha, o Brasil começa a instalar os equipamentos necessários para compreender melhor o aquecimento global.

O coordenador do projeto, Antonio Manzi, estima que tudo estará pronto até o final de 2016.

“A torre vai permitir um melhor conhecimento de mecanismos de medição de gases do efeito estufa. Isso será importante para criar modelos mais realistas do que acontece na atmosfera em termos de clima, poluição, qualidade do ar e transporte de poluentes”, afirma.

Manzi, que é pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), avalia que o tipo de informação da nova torre será superior ao já realizado por duas estruturas de 80 metros instaladas na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, onde a ATTO foi colocada.

O monitoramento do ar feito a partir da altura das torres atuais sofre influência do ciclo da floresta tropical, durante o processo de fotossíntese em que consome tanto o dióxido de carbono (CO2) produzido por ela quanto o presente na atmosfera.

“Esse gás é muito consumido pela vegetação durante a noite”, explica.

Já a Torre Alta da Amazônia, instalada cerca de 150 quilômetros de Manaus (AM), por estar muito acima da floresta, terá condições de medir melhor a carga de poluentes presentes no ar.

O equipamento de medição vai coletar dados sobre gases de efeito estufa, partículas de aerossóis, propriedades de nuvens, processos de camada-limite e transporte de massas de ar.

Ineditismo

Os 325 metros da estrutura, mesmo tamanho da Torre Eiffel, vão permitir monitorar uma área de cerca de mil quilômetros quadrados (km²), algo inédito, que irá cobrir a deficiência existente atualmente na cobertura feita por satélites e outros instrumentos.

A Torre é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Inpa, a Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e os institutos alemães Max Planck de Química e de Biogeoquímica.

O orçamento estimado no investimento da torre é de R$ 26 milhões, dividido em partes iguais entre os governos brasileiro e alemão. Outros R$ 2 milhões foram aplicados na infraestrutura da região da reserva onde o equipamento é instalado.

Ao final, a Torre Alta emitirá os dados coletados para 15 instituições científicas e tecnológicas e universidades do País.

infografico torre de observação da amazônia torre alta

Fonte: Portal Brasil

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cuidado só para não deixar

    Cuidado só para não deixar certos gringos se aproximarem da torre, senão ela pode cair “sem querer”. Como a base da Alcântara ou a plataforma de petróleo P-36…

  2. .

    O clima de terrorismo em cima de um pretenso AGA ( Aquecimento Global Antropogênico ) reflete uma ignorância das massas que sustentam os ativistas, que de um lado é até compreensível, levando em consideração o poder da mídia em manipular a opinião publica, o que não se admite é intitulados cientistas, governantes e gestores da coisa publica levar adiante projetos que requer dispêndio de recursos que em ultima analise só favorece os envolvidos nesta estória.

    O que existe de aquecimento são as tais ilhas de calor, que é forçoso admitir não ser tão poucas, mais apropriado considerar como verdadeiros arquipélagos, aquece muita região e até pode ser considerado responsável pela mudança climática nestas regiões, até ai vai uma distancia considerável acreditar que estas ações regionais, seriam capazes de influenciar o clima no planeta todo. O sistema climático global é muitíssimo mais complexo e dinamico que pudesse ser influenciado pela ação humana.

     A não informação ou a informação incompleta ou a informação distorcida da realidade e/ou da verdade é uma das mais graves rupturas do estado de direito. Pelo fato de ser portadora de um potente efeito na avaliação e no julgamento, daqueles que a receberam, quando ela é manipulada para atender a outros objetivos, que não o da verdade e da informação real, torna-se um dos mais perniciosos e covardes  crimes praticados, cujo alvo pode ser um de nós.

    Projetamos nossa infraestrutura no século 20 na presunção de que o clima seria estável. Construímos estruturas para reservar água em anos úmidos para usar em anos mais secos, ou para nos proteger de enchentes. Mas agora o clima está mudando e essa infraestrutura ficará vulnerável.

    Logo de inicio é bom frisar que seja qual for a causa das mudanças climáticas a responsabilidade dos governantes na administração da crise continua a mesma. As consequências destas mudanças sobre as populações, é de responsabilidade única daqueles que administram os bens públicos e que deveriam por honestidade intelectual não se omitirem e jogar esta responsabilidade alhures, em Deus, em S.Pedro ou nas mudanças climáticas.

    A partir do momento que se inculpa o homem por estas mudanças e se aceita isto como verdade o próximo passo é corrigir, inibindo os prováveis responsáveis a favor de alguns em detrimento de outros. Aqui que mora o perigo. Já tentaram com o tal do AGA ( Aquecimento Global Antropogenico ) e o surgimento das vantagens para alguns, como os tais créditos de carbono e o enriquecimento de ONGs e de personagens. Sem qualquer consenso cientifico, muito pelo contrario o que se viu foi a constatação de que o assunto vinha sendo manipulado em defesa das teses do AGA.

    E se admitindo uma causa errada as mudanças climaticas, as providencias em atenuar as consequencias destas mudanças, tambem seriam equivocadas, trazendo mais maleficios do que beneficios para a socieddade.

    O clima vem mudando isto é fato. Mas, sempre mudou, o clima jamais foi estável regionalmente. Porem, culpar o homem por estas mudanças parece ter mais a ver com atavismo religioso do que convicção cientifica, ou… Interesses inconfessaveis ou mesmo confessáveis em beneficio de alguns, ingenuidade do inocente util que serve a estes interesses.

    Aos administradores cabe a responsabilidade de cuidar do meio ambiente e proporcionar melhores condições de vida, proporcionar qualidade de vida, cuidando da poluição dos mananciais, das aguas dos rios, das bacias e respondendo pelos crimes ambientais como vem ocorrendo aqui em São Paulo com a represa Billings, este sim o maior crime ambiental brasileiro e que poucas vozes se levantam em defesa. E mais recentemente com a tragédia de Mariana.

    O pessoal que insiste neste negócio de AGA, esquece olimpicamente que…

    Em 1941, o matemático Milankovitch descreveu, na sua teoria da paleoclimatologia, os principais efeitos que os fenómenos astronómicos podem ter no clima da Terra.

    Existem diversas teorias que tratam de mudanças do clima e da vida no planeta Terra. O que é consenso é de que as condições da vida nunca foram imutaveis, pelo contrario os eventos naturais nos ensinam que a vida vem se estabelencendo em condições extremamentes incostantes, desde a formação da atmosfera a regra são as mudanças.

    A Terra conserva em si os traços evidentes da sua formação. Acompanham-se-lhe as fases com precisão matemática, nos diferentes terrenos que lhe constituem o arcabouço.

    Neste ponto, não há simples hipótese; há o resultado rigoroso da observação dos fatos e, diante dos fatos, nenhuma dúvida se justifica. A história da formação da Terra está escrita nas camadas geológicas, de maneira bem mais certa do que nos livros preconcebidos, porque é a própria Natureza que fala, que se põe a nu, e não a imaginação dos homens a criar sistemas.

    As perturbações, os cataclismos que se produziram na Terra, desde a sua origem, lhe mudaram as condições de aptidão para entretenimento da vida e fizeram desaparecessem gerações inteiras de seres vivos. E a periodicidade da mudança do clima não esta na ordem de milhões de anos, fazendo desaparecer espécies de animais e fauna esta na ordem de milhares de anos.

    O maior equivoco da classe cientifica é montar teorias baseada num entendimento linear de se fazer ciencia, sem considerar a possibilidade de ruptura de padrões acreditando que os eventos passados, forçosamente se repetem no futuro. E esta estória esta muito mais para a politica do que para a ciência. Há umas decadas passadas a ficção e a ciencia eram muito mais delimitadas do que são hoje. Hoje esta tudo misturado, o proprio mundo academico ao se adotar teorias estapafurdias que não podem ser corroboradas, contribue para a descredibilização da ciencia.

    Não se trata de ser contra a ciencia, como alguns vem apontando, apenasmente denuncio isto tudo a bem da verdade cientifica, tão considerada pelas pessoas, que infelizmente, repetem o que veem na midia como papapgaios, sem atinar para a veracidade ou não da coisa toda.

    Contraditorio não? A ciencia que deveria primar pela exatidão, patrocina a muitos de seus pares que viajem na maionese e com passagem de primeira classe. Acredito que um cientista niilista e orgulhoso é tão prejudicial a uma sociedade tanto quanto um pastor canalha e um político corrupto.

    O inocente útil, aquele que não ganha nada com a roubalheira que predomina na maior parte das pesquisas cientificas, é o que mais desperta admiração nos espertalhões, seja na política, qto na ciência. Onde houver verba, poder e prestigio em disputa. O inocente útil para eles é de inestimável valor.

    É importante que se diga: Para qualquer teoria furada, encontra-se fundamentação teórica correspondente. E as verbas bilionárias, que poderiam ser canalizadas para coisas mais úteis, continuam nas mãos dos oportunista desonestos.

    Independente da teoria que se crie, é possível encontrar fatos na história que “apontam” para sua autenticidade.

    Alguns chamam isso de Falácia Narrativa, e está ligada, fundamentalmente, a nossa “inclinação” de fazer apenas pesquisas que confirmam nossas suposições.

    Os pesquisadores utilizam dos equipamentos mais sofisticados existentes atualmente, para simplesmente corroborarem seus pontos de vistas, suas teoria e hipoteses, pessoais. Interesses particulares. O bem comum? Que nada.

    Toda mentira deve ser denunciada. Se este pessoal ganhasse o seu dinheiro sem usar a estratégia da meia verdade, tudo bem. Porque dever-se-ia calar com a ciência e não com os outros oportunistas que se locupletam com o poder? Patrocinando a mentira?

    Já não basta a mentira que corre solta no dia a dia, para ainda aceitarmos a institucional?

    O mundo esta mudando, vemos protestos diariamente, o fundo destes protestos é o repudio a mentira. 

    A fortaleza da mentira vem ruindo gradativa e inexoravelmente. 

     A Teoria de Milankovitch estabelece que as variações cíclicas da órbita e da rotação da Terra produzem variações na quantidade de energia solar que chega à Terra (insolação). Os três ciclos de Milankovitch são: a variação da excentricidade da órbita da Terra (a forma da órbita da Terra à volta do Sol muda); a variação da obliquidade (o ângulo do eixo da Terra com o plano da sua órbita varia); e a precessão (alteração na direcção do eixo de rotação da Terra).

    Contudo, somente estas premissas de sua teoria ja torna possivel uma refutação para a ignorancia que grassa na opinião publica a respeito de mudança climatica e o aproveitamento pelos oportunistas desta ignorancia, com este papo de aquecimento global antropogenico e pela desfaçatez dos inocentes uteis, massa de manobra das ONGs internacionais a respeito de desmatamento como responsável de mudanças climáticas global. O que os fatos vem demonstrando que tanto o desmatamento, qto a emissão de gases de efeito estufa somente são responsáveis por mudanças climáticas regionais, e nunca de forma global, o que existe realmente são os modelos de computador preconcebidos para corroborarem com teorias oportunistas que afirmam o AGA.

    O que preocupa é que os digníssimos governantes, como a maioria das pessoas, ignoram esta realidade. E o Brasil é o primeiro a prometer ações que contraria seus próprios interesses, coisa que os países desenvolvidos não fazem.

    O clima muda e cabe ao administrador sério e competente acompanhar estas mudanças no intuito de proteger e servir as pessoas que estão sob sua responsabilidade.

    A orientação da inclinação do eixo da Terra muda com o tempo. Como uma ponta giratória que está girando para baixo, o eixo se move em um círculo. Esse movimento é chamado precessão. Ele ocorre por volta de 26.000 anos. Isso faz com que as estações sejam lentamente alteradas durante o ano. 13.000 anos atrás o hemisfério norte era inclinado na direção do sol em dezembro, em vez de em junho. Inverno e verão eram invertidos. Eles mudarão de novo daqui a 13.000 anos.

    Esses três fatores: inclinação, forma e precessão, combinam-se para criar mudanças no clima. Como essas dinâmicas estão operando em diferentes escalas de tempo, suas interações são complicadas. Algumas vezes seus efeitos reforçam um ao outro e algumas vezes tendem a anular um ao outro. Por exemplo, daqui a 13.000 anos, quando a precessão tiver feito o verão no hemisfério norte começar em dezembro, o efeito de um aumento na radiação solar no periélio, em janeiro, e a redução no afélio, em julho, irá extremar as diferenças sazonais no hemisfério norte, em vez de suavizá-las, como é o caso hoje. Mas também não é assim tão simples, pois as datas do periélio e do afélio também estão mudando.

    Alem do sol o proprio movimento da Terra gera a dinamica do clima. Equivoco achar que os efeitos seriam desprezíveis levando-se em consideração o tempo da precessão, os efeitos são ininterruptos, e estamos sob estes efeitos agora mesmo.

    Mudanças de pressão no fundo do mar provocam o deslocamento do eixo de rotação da Terra, firma pesquisador da Nasa (agencia espacial dos EUA). A chamada oscilação de Chandler é um dos diversos bamboleios que o planeta sofre enquanto gira.

     

     Ela provoca um deslocamento no seu eixo que chega a cerca de seis metros no polo Norte. É como se, em vez de rodar de uma maneira uniforme, a Terra cambaleasse como um peão.

    O geofisíco Richard Gross, do Laboratório de Jatopropulsao da Nasa, descobriu que a causa dessa oscilação está no fundo do mar.

     Com modelos matemáticos, Gross descobriu que variações de pressão que ocorrem ali, causadas por diferenças de salinidade e de temperatura e pelas correntes oceânicas, desbalanceiam o eixo terrestre.

    A descoberta põe fim a um mistério de mais de um século. Desde 1891, quando o astrônomo Seth Chandler observou a oscilação pela primeira vez, os cientistas tem rebolado para descobrir a sua causa.

    Muitos estudiosos relacionavam a oscilação de Chandler a fenômenos atmosféricos.

    Este deslocamento acontece por que o formato da Terra é elíptico, achatado nos pólos e curvado no Equador. Este abaulamento na área do Equador, que é fortemente submetido à atração gravitacional da Lua e do Sol (em menor escala), gera um processo de rotação dos pólos da Terra de forma cônica no sentido contrário ao do Zodíaco. Estas “perturbações” periódicas ao eixo polar da Terra (são mensais e anuais), ( Nutação ) vão acumulando-se lentamente e dão origem ao período de precessão de 25.694,8 anos

    É do conhecimento da geologia que os sedimentos mudam e mudaram nos últimos 13.000anos.E que é um fato natural.

    É bom lembrar que enquanto os glaciares derretem em uma região consequencia do aquecimento naquela região, o gelo aumenta em outra região. Não existe desequilibrio de forma global, apenas mudança do clima em cada região.

    Assim enquanto o permafrost na região da Sibéria derrete as regiões no nordeste do EUA esfriam. Nova Yorque repete invernos que batem recordes de frio, assim como algumas regiões do Canada.

    O regime de distribuição climatica no mundo vem sofrendo alterações que são percebidas, enquanto o gelo derrete em certas regiões em outras recrudesce. Isto os defensores do AGA não trazem a publico.

    O gelo que derrete no cume de certas montanhas, segue este padrão e dependendo do local é consequencia do aquecimento de ilhas de calor que o crescimento desordenado de algumas cidades proporciona.

    Existe aquecimento regional e localizado, nas mais diversas regiões do mundo, mas, nunca de forma global.

    Estudo cientifico algum, afirma isto de forma irrefutavel.

    E digo mais, muito brevemente, coisa de 1 a 3 anos as razões que potencializam os efeitos destas mudanças climáticas serão responsáveis pelo recrudescimento destas mudanças. Regiões tornarão-se desérticas, como já vem ocorrendo, outra descongelarão com derretimento de geleiras por outro lado outras regiões congelarão com quedas permanentes da temperatura, dilúvios e enchentes em outras. O nordeste dos EUA, região de Nova Yorque, sofrera cada vez mais com climas polares do outro lado o permafrost da Siberia vai derreter mais ainda. No polo sul a região do sul do continente latino americano vai esquentar e no outro lado para o lado do sul da Australia devera congelar. Tudo isto tem a ver com o eixo de rotação da Terra e nada a ver com qualquer ação humana.

    Quem viver verá…

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador