Maioria dos paulistanos aprova limite de velocidade

Jornal GGN – No blog O Mundo em Movimento, o jornalista Joel Leite reflete sobre a aprovação de 51% dos paulistanos à redução de velocidade nas vias da metrópole. Para ele, o dado divulgado pelo Ibope na última semana é uma demonstração de que a maioria da população compreende que há necessidade de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.

A regra adotada em São Paulo está em conformidade com a recomendação da ONU. O limite de 50 km/h é o mesmo que em outros centros urbanos. Em Nova Iorque, o limite agora é de 40 km/h, 8 km/h a menos do que a máxima anterior. “Parece pouco, mas esses 8 km a menos significam que, se o pedestre for atingido por um carro, o risco de vida cairá pela metade, segundo Órgãos de Segurança do trânsito”.

Do O Mundo em Movimento

Diferença de 8 km/h reduz pela metade o risco de vida

Por Joel Leite

A aprovação da redução da velocidade nas ruas de São Paulo pela maioria da população reflete a compreensão sobre a necessidade de reduzir os acidentes e as mortes no trânsito. Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (22) indica que 51% dos paulistanos aprovam a redução da velocidade e também as ciclovias e ciclofaixas.

A redução da velocidade vem atender uma recomendação da ONU nesta que é a Década da Segurança de Trânsito e está em conformidade com outros grandes centros urbanos, onde a máxima é de 50 km/h.

Nova York traçou recentemente como meta reduzir a zero as mortes no trânsito nos próximos dez anos e, para isso, baixou a velocidade máxima na cidade para 25 milhas, ou 40km/h, 8 km a menos que a máxima anterior.

Parece pouco, mas esses 8 km a menos significam que, se o pedestre for atingido por um carro, o risco de vida cairá pela metade, segundo Órgãos de Segurança do trânsito.

No ano passado, morreram no trânsito de Nova York 178 pessoas. Em São Paulo, 514. É verdade que São Paulo tem 12 milhões de habitantes, muito mais que Nova York (8,5 milhões), mas, ainda assim, o número de mortes aqui é proporcionalmente maior.

Por isso não adianta chiar: mortes no trânsito são evitáveis. Se o preço a pagar para salvar vidas é andar mais devagar, vamos fazê-lo.

Felizmente, as cidades brasileiras, que foram construídas somente para o carro, estão cada vez mais sendo oferecidas também a outros modais e aos pedestres, o que as deixará mais amigáveis, mais agradáveis e menos violentas. Mas para isso é preciso mudar o comportamento dos automobilistas.

Além da redução da velocidade e a implantação de ciclovias e ciclofaixas, outra vitrine da gestão Fernando Hadadd foi amplamente aprovada pela população na pesquisa, que foi encomendada pelo SetSesp – Sindicato das Transportadoras de Carga de São Paulo, a faixa (quase) exclusiva de ônibus: 92% dos entrevistados concordaram com a medida. O ônibus foi citado por 51% dos entrevistados como o meio de transporte mais utilizado para se locomover pela cidade. Em segundo está o carro (24%), seguido pelo metrô (13%), trem (4%) motocicleta (2%) bicicleta e táxi (1%).

Redação

3 Comentários

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  1. maioria…

    Reduza para 20 Km/h e morrerá muito menos. Éa tipica estória de brasileiro que compara situações diferentes para torná-las iguais. É a transferência da incompetência pública para ser paga pela sociedade. Vias expressas sem circulação de pedestres (pedestre em via de alta velocidade é tragédia). Motocicletas trafegando ao lado de caminhões de 70 toneladas é tragédia. Calçadas estreitas aproxima pedestre de veiculo. É tragédia. Rodovias, como a Mogi-BertiogaSP 98 (onde morreram 16 jovens), com pedágio, sem acostamento, com pista simples, declive acentuado, sem áreas de escape, sem defensas, sem guard rails, com rochedos e precipicios a 2 m da pista é tragédia!!! O resto é desculpa, transferência de responsabilidades e incompetência. Abs.

    1. Falta o basico em interpretação de texto

      Não sei se é falta de interpretação, conhecimento ou teimosia mesmo. 

      Existe uma diretriz da ONU para estas reduções e outras grandes metropoles do mundo estão seguindo-a com exito da mesma maneira que São Paulo esta fazendo agora. 

      Houve uma redução do numero de mortes sem que houvesse uma perda no tempo de deslocamento e o sujeito vem e compara pera com banana ao descrever situaçoes das rodovias e usa como exemplo uma tragédia em uma serra onde tudo indica o motorista perdeu o freio. 

      Por favor zesergiozzz vai estudar português por que o básico ainda lhe falta….

       

  2. Medida acertada

    Deve ter sido a melhor medida do Haddad, acertou em cheio !

    Ainda precisa melhorar e tornar a fiscalização mais eficiente, especialmente a questão de beber x dirigir, reforçando a atuação conjunta da PM com a CET.

     

    Pena que o PT o obriga a abrigar os derrotados, sem cargos e sem boquinhas públicas (vide Padilha e Suplicy) e agora com a provável saída da Dilma o tamanho do cabide de empregos vai aumentar muito. Se não fosse isso até pensaria em votar nele…

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