Revista GGN

Assine

Mais uma forma de interferir no sorteio de processos, por Leandro Arndt

Foto Faculdade de Segurança

Mais uma forma de interferir no sorteio de processos

por Leandro Arndt

Comentário ao post "Xadrez dos sorteios do Supremo Tribunal, por Luis Nassif"

Existe outra maneira, mais difícil de investigar e mais fácil de programar: se o sistema de processos usar webservices, basta alguém ter uma chave reconhecida pelo sistema de processo eletrônico para simular o sistema oficial e definir o relator que quiser. 

É mais ou menos assim que funciona:

O fraudador faz uma requisição para a página https://sistemadeprocessoeletronicodotribunal/api/definirrelator, com a chave conhecida, dizendo qual o número do processo e o ministro relator. O sistema de processo eletrônico acha que é o sistema de sorteio e aceita a definição. Pronto. Relator definido sem sorteio e praticamente sem rastros. Pode até ser usado para isso o mesmo computador que hospeda o sistema oficial de sorteio, com o mesmo IP, portanto. Só um delator seria capaz de desmontar a fraude.

Assine

Média: 5 (6 votos)
2 comentários

Comentários

Espaço Colaborativo de Comentários

Opções de exibição de comentários

Escolha o modo de exibição que você preferir e clique em "Salvar configurações".
imagem de Paulo Dantas
Paulo Dantas

Se ...

"se o sistema de processos usar webservices" , não me faz muito sentido a principio pios os webservices funcionam em geral para prover serviços a terceiros , validar um cnpj () nota fiscal eletrônica (https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/webServices.aspx?tipoConteudo=Wak0...), o que não tira o fato de que todo sistema eletrônico é passível de ataque.

Seu voto: Nenhum

Se é fácil fazer nos supremos, imagina o resto!

Se dá pra fazer isso no Supremo Tribunal Federal, dá pra fazer no Tribunal Superior Eleitoral...

Se dá pra invadir o TSE, dá pra fazer qualquer em qualquer cartório eleitoral...

Se dá pra fazer em qualquer cartório eleitoral, dá pra fazer em qualquer urna eletrônica...

Onde e como são carregadas e descarregadas as urnas eletrônicas?

Como elas são transportadas e distribuídas de madrugada em todas as vielas, becos e igarapés do país...???

Seu voto: Nenhum (1 voto)
imagem de Roxane
Roxane

Ai gente como vcs podem

Ai gente como vcs podem desconfiar de gente tão proba, de folha corrida com tantos serviços prestados ao país? Acho que vcs estão é de conluio com o comunista , comedor de orelha de criançinha, o tal do Maduro lá da Venezuela que como todo mundo sabe é financiado pelo famoso ouro de Moscou.

Seu voto: Nenhum
imagem de Alvaro Tadeu
Alvaro Tadeu

Minha filha tinha 3 anos. Fiz

Minha filha tinha 3 anos. Fiz um programinha de computador que fazia perguntas que ela acertava sempre. O programa perguntava: "Quantos anos você tem?"Qualquer tecla que ela pressionasse, o programa respondia "3". E eu dizia, nossa, como minha filha é inteligente! Era apenas uma brincadeirinha de família, mas que poderia ser usada nos "sorteios}" do STF, isso lá podia.

Outro programa que eu fiz e mentia, era profissional. O programa ia muito bem, os funcionários adoravam, mas começou a dar problemas. Fui chamado.Os arquivos de índice corrompiam-se facilmente e deviam ser refeitos com certa regularidade. No início, uns poucos segundos e tudo estava resolvido. Com o crescimento dos arquivos (mais de 200 mil registros), essa indexação levava uma eternidade, uns 30 minutos naqueles saudosos microcomputadores XT, de um megabyte de memória RAM.

Depois de uns três minutos, os operadores achavam que tinha travado e desligavam a máquina. Inventei um truque. Assim que o operador pressionava a tecla para reindexar, eu mostrava na tela "3% dos registros indexados, aguarde,,,". Só depois disso eu abria os arquivos e o programa fazia um cálculo matemático de quantos segundos seriam necessários para indexazr tudo. (o programa transformava os segundos em  minutos, ou horas, se necessário). A partir daí, o sistema mostrava a situação real da indexação. Daí em diante, nunca mais ninguém desligou o computador no meio da operação pensando que ele estivesse travado.

Seu voto: Nenhum
imagem de Rei
Rei

Em 1 segundo o computador sortearia Ministros até o ano 10000.

Esse programa nem faz sentido.

O computador pode gerar uma série de número aleatório de milhões de casas decimais e com isso programar a ordem dos ministros até o final dos tempos... 

Computacionalmente esse programa é uma piada... não faz sentido algum.

Os processos devem ser distribuídos pessoalmente e quando alguém questiona eles respondem: "Tem um algorítmo de sorteio"... para não dizer o óbvio: OS JUÍZES PEGAM OS CASOS POR INTERESSE PESSOAL!!!

Seu voto: Nenhum (2 votos)

Comentar

O conteúdo deste campo é privado e não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta questão é para testar se você é um visitante humano e impedir submissões automatizadas por spam.