Manifestantes protestam contra aumento da tarifa da integração em SP

 
Jornal GGN – Na tarde de ontem (19), cerca de 200 manifestantes protestaram em frente à prefeitura de São Paulo contra o aumento da tarifa de integração dos ônibus com trens e Metrô
 
O reajuste foi proposto pelo governador Geraldo Alckmin e pelo prefeito João Doria, e suspenso em decisão da Justiça no último dia 10. Na prefeitura, os manifestantes fizeram a entrega simbólica do prêmio Aumento Inovador para Doria, e também queimaram catracas de papelão.
 
Na quarta (18), o desembargador Spoladore Dominguez, da 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), negou novo pedido de Alckmin para suspender a liminar que impede o reajuste.

 
 
Leia mais abaixo: 
 
Da Rede Brasil Atual
 
Na prefeitura de SP, manifestantes queimam ‘catracas’ contra aumento nas tarifas
 
Participantes do Movimento Passe Livre entregaram simbolicamente a Doria o prêmio ‘Aumento Inovador’, caracterizado por uma catraca dourada
 
Pelo menos 200 manifestantes marcharam na tarde de hoje (19), sob chuva, da estação da Luz até a prefeitura de São Paulo, ambas na região central da cidade. O Movimento Passe Livre (MPL) exige que a Justiça mantenha a decisão de não aumentar a tarifa de integração dos ônibus com trens e Metrô, proposta pelo governador Geraldo Alckmin e pelo prefeito João Doria – e suspensa pela Justiça no último dia 10. 
 
Na prefeitura, os participantes do protesto entregaram simbolicamente para Doria o prêmio Aumento Inovador, caracterizado por uma catraca dourada, em uma sátira por ele ter inovado na forma de aumentar a tarifa, depois de prometer em campanha eleitoral mantê-la congelada, o que foi feito somente para a passagem unitária. Na frente do prédio, um grupo queimou catracas de papelão, uma ação tradicional do movimento, contra as tarifas do transporte público.
 
“Nesse ato vamos denunciar o acordo entre João Doria e Alckmin, que permitiu o aumento da integração entre ônibus e Metrô”, disse um dos organizadores, em um vídeo postado na página do movimento no Facebook. “É a segunda tentativa de entregar troféu catraca de ouro para Doria. Agora vamos entregar uma catraca ainda maior, do tamanho do aumento que quer entregar contra o povo.”
 
A concentração começou às 17h em frente ao prédio da Pinacoteca do Estado. Por volta das 18h30, os manifestantes saíram em marcha pelas ruas do centro, segurando cartazes e entoando palavras de ordem contra o aumento. Durante o trajeto, eles foram acompanhados por grande efetivo policial, mas o ato seguiu pacífico do princípio ao fim.
 
Diferentemente do primeiro ato, realizado no dia 12, os manifestantes não foram impedidos pela polícia de chegar ao destino. Na quinta-feira passada, os participantes do protesto saíram da Praça do Ciclista, na Avenida Paulista, rumo à casa do prefeito João Doria, no Jardim Europa, na zona oeste, onde entregariam para ele o prêmio Aumento Inovador, porém, a Tropa de Choque os impediu de prosseguir “por motivo de segurança”, segundo entrevista de um oficial ao coletivo Jornalistas Livres. Os participantes entregaram o prêmio para o comandante da operação.
 
Nova derrota para Alckmin e Doria
Na noite de ontem (18), o desembargador Spoladore Dominguez, da 13ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), negou novo pedido de Alckmin para suspender a liminar que impede o reajuste das tarifas de integração e das linhas intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), além da taxa que seria cobrada para acessar plataformas de terminais. O mérito do agravo de instrumento ainda será julgado.
 
Na decisão, o desembargador argumenta que não há risco irreparável ou prejuízo que justifique a elevação das tarifas e considerou que a medida traria impacto negativo para o usuário. (“…) o alegado prejuízo ao estado (R$ 404 milhões, apenas no exercício de 2017) não se consolidará, de forma imediata, a curto prazo”, afirmou em despacho. No Metrô, o aumento afetaria 23,86% dos usuários e na CPTM, 19,68%.

 

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não vai passar de 200 e nem

    Não vai passar de 200 e nem vai parar o país…

    Quem usou o movimento não precisa mais dele, pelo contrário, quer ver seus membros criminalizados!

  2. Mas só esse tiquinho ?
    Cadê a

    Mas só esse tiquinho ?

    Cadê a turma do ” não é por causa dos 0,20)

    “Desculpe o transtorno, estamos mudando o Brasil” e mudaram.

    Só bobo para acreditar naquela explosão de 2013 por causa de 20 centavos.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador