Marcos Valério teria implicado Lula, Paulo Okamotto e Andrade Gutierrez em delação

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Reprodução

Jornal GGN – O jornal O Globo publicou nesta sexta (21) o suposto teor de um dos anexos da delação premiada de Marcos Valério com a Polícia Federal, que implica o ex-presidente Lula, Paulo Okamotto – ex-presidente do Sebrae e do Instituto Lula – e a Andrade Gutierrez.

Segundo a reportagem, Valério teria relatado à autoridade policial que, em meio ao mensalão, Lula destacou Paulo Okamotto para fazer com o publicitária a interlocução em nome do governo. Foi por meio de Okamotto que Valério teria ficado sabendo que sua defesa seria parcialmente paga pela Andrade Gutierrez.

“No acordo assinado com a PF, Valério diz que o então ministro da Justiça do governo Lula, Márcio Thomaz Bastos, já falecido, discutia a estratégia de defesa com seu advogado, Marcelo Leonardo. E diz ter sido informado por Okamotto que a Andrade Gutierrez daria os R$ 5 milhões para manter a estratégia conjunta de defesa frente às acusações”, afirma o jornal.

“Segundo ele, o pagamento teria sido acertado com Roberto Gutierrez, então vice-presidente do Conselho de Administração da Andrade, que morreu em 2006. Valério diz que a empresa teria feito o repasse a uma conta no exterior, e os valores teriam regressado ao Brasil por meio de doleiros”, acrescentou.

Procurado, o advogado Marcelo Leonardo informou “desconhecer o teor da colaboração premiada de seu antigo cliente no processo do mensalão”. “Não tenho referência desse tipo de pagamento ao meu escritório. Nenhuma empresa me pagou para assistir a quem quer que seja”, disse.

Ele também colocou em dúvida se Valério realmente teria dito isso na delação.

O acordo aguarda homologação do Supremo Tribunal Federal.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Alguém achava que iriam

    Alguém achava que iriam ressuscitar o Marcos Valério se não fosse para continuar perseguindo Lula e o PT? Os caras estão no desespero total, logo ressuscitarão o caso Celso Daniel também. Depois vão arrumar um jeito de dizer que foi o tataratataratataravô do Lula quem construiu a cruz pra pregar Cristo e a vendeu superfaturada para os romanos.

    1. Exumação e requentados.

      Os autores contratados pela Globo/Mossack-Fonseca para desenvolver o enredo da Farsa a Jato, já começaram a apresentar sinais de fadiga. Jé tentaram requentar o caso Celso Daniel e fazer a exumação do seu falecido cadáver. Agora tentam fazer uma reedição remasterizada do mensalão 3.0, com o mesmo Marcos Valério, mas sem falar nos Bonus de Volume que o STF disse que tinha que devolver tudo para o BB e a Globo/Mossack-Fonseca fez de conta que não era com ela. A repetição e encheção de linquiça já está começando a cansar até o mais fiel Homer Simpson, típico telespectadot do JN, segundo Willian Bonner.

  2. Mais do mesmo…

    O globo?

    Marcos Valério?

    Esses ai toparão qualquer negócio, um para se ver livre do LULA e o outro para se ver livre da cadeia…

  3. caras & bocas
    emerson57 20/07/2017 às 10:20 (no tijolaco)            Agora mesmo acabaram de exumar o Marcos Valério.

    Logo veremos as bombas que esse “desenterro” depois de cinco anos de cadeia trás.
    O “cara” deve estar pronto até para entregar a alma ao demo.
    Na caçada ao Lula, vale tudo!
    Enquanto o povo acompanha essa novela da globobo o Brasil vai sendo saqueado em tenebrosas transações.
    De fato, Lula é culpado. De defender 3 refeições diárias para o povo pobre e de querer incluir o Brasil entre os maiores.
    Os cavaleiros negros da direita sectária vieram para acabar com esse abuso:
    -Vê se me passa, pobre indo ao shopping e mantendo filho na faculdade. Por causa desses petralhas não se encontrava empregada para dormir no emprego. Agora tudo vai melhorar. plimplim.

  4. Marcelo Leonardo é atual advogado de Andrea Neves

    Foi o advogado de Marcos Valério. A relação da Andrade Gutierrez com o tucanato mineiro todo mundo sabe, a começar pelas intrincadas relações societárias com a Cemig.

    1. Se não colocar Lula no pacote delação empaca

      Como já visto antes, se não incluir alguma estorinha com Lula, o pacote da delação não é aceito.

  5. Para abafar o Aécio

    https://jornalggn.com.br/noticia/aecio-recebia-2-de-propina-em-esquema-no-banco-do-brasil-desde-fhc-diz-delator

    Jornal GGN – Condenado no Mensalão, Marcos Valério fez um acordo de delação com a Polícia Federal que expõe, mais uma vez, a seletividade e partidarismo da Lava Jato. Isso porque, segundo O Globo desta quinta (20), Valério entregou material que pode render investigações sobre corrupção no governo FHC, envolvendo contratos do Banco do Brasil, Fundacentro e Eletrobras. Além disso, desnudou os esquemas que financiaram ilegalmente a carreira política de Aécio Neves (PSDB).  Segundo o jornal, Valério afirmou que Aécio recebeu propina de 2% sobre os contratos do Banco do Brasil com sua empresa de publicidade, desde a década de 1990.  “No acordo, Valério sustenta que suas agências de publicidade participaram do financiamento ilegal da atividade política de Aécio desde os anos 90. Afirma que o tucano recebia 2% do faturamento bruto dos contratos do Banco do Brasil no governo FH, valores que seriam pagos por meio de Paulo Vasconcelos, citado como representante de Aécio junto à empresa”, apontou o jornal. “Valério também sustenta que parte dos recursos desviados da campanha pela reeleição de Eduardo Azeredo (PSDB-MG), em 1998 — no processo que ficou conhecido como mensalão mineiro — abasteceu caixa 2 da campanha de Aécio a deputado federal”, acrescentou. O acordo, que aguarda homologação do Supremo Tribunal Federal, também citou pagamentos a PT e PMDB durante o governo Lula. Valério disse que José Dirceu, por exemplo, ganhava uma “mesada” de R$ 50 mil em cima de contratos de publicidade do governo. Ao jornal, a assessoria de Aécio informou que o senador “jamais participou de qualquer ato ilícito praticado por Valério” e negou que ele tivesse financiado o tucano por meio das agências. Segundo a nota, “é preciso que acusações feitas por delatores sejam sustentadas por provas verdadeiras, sob o risco de servirem, unicamente, para que réus confessos obtenham a impunidade penal”. Valério foi condenado a 37 anos de prisão pelo mensalão e estava cumprindo a pena na Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem (MG), mas foi transferido para a Associação de Proteção e Assistência a Condenados (Apac), em Sete Lagoas (MG), a pedido da PF, após fechar a delação. 

  6. Márcio Thomas Bastos

    Claro. Tudo certamente passou por Márcio Tomás Bastos. Certamente ele se negará a prestar depoimento e seu silêncio será usado contra ele e contra os acusados, que sejam de esquerda, fazendo presumir que o condenado fala a verdade, já que em tempos excepcionais se deve usar critérios de exceção blá blá blá.

  7. memorias póstumas

    Revisando uma obra prima com uma obrada, agora temos: Memorias póstumas do Marco Valério.

    A falta de originalidade do roteiro, tentando enfiar a fórceps o Grande Presidente Lula maior personagens deste Brasil no seu roteiro, é tentativa da compra da chave de saída da cadeia.

    Esta versão agora é apenas uma” opera buffa”, mas o romance vai ser adquirido em único exemplar neste país e será anexo nos atos condenatórios do menino moro e seus beatos bíblia no sovaco.

  8. Foi talvez inocência do GGN

    Foi talvez inocência do GGN achar que o Marcos Valério seria exumado por conta de uma possível delação contra o PSDB.

    Isso porque a PF também está contaminada, assim como o MP. Tenho a certeza que o depoimento dele apontaria para o PT, invariavelmente. Os advogados dele certamente sabem que implicar Lula e o PT é garantia de redução de pena.

  9. Janot e o MPF devem se preocupar c/ SUAS próprias delações (!)

    Quando a Lei voltar ao Brasil, deveriam ir para a cadeia! Senão por nada mais, pela canhestra ilegalidade da tentativa de grampo – com o FBI! – em Temer em NY. Contra o Direito Internacional, o Direito Brasileiro e contra a soberania nacional!!

    Entenda:

    Atualizado 21/7: Globo vs. Temer: o exemplo mais ilustrativo da tragédia brasileira

    Por Romulus

    A Globo nunca ficou do lado perdedor…

    Assim, em constatando a derrota final dos Procuradores, não hesitará 2 segundos antes de jogar o PGR Rodrigo Janot e o MPF ao mar…

    À Globo, no curto prazo, basta que siga a Lava a Jato de ~Curitiba~…

    (que visa exclusivamente a Lula e ao PT!)

    É verdade que o “passo maior que as pernas” – a guerra total contra ~toda~ a classe política tocada pela Lava a Jato de ~Brasília~ – animou a Globo (e a Finança) num primeiro momento…

    Afinal, a implantação da “Noocracia (escamoteada!)/ “‘Democracia’ à iraniana” no Brasil – seu projeto de longo prazo – estava a apenas um passo…

    Mas aí…

    Chegou o Ortega y Gasset e estragou a “festa”:

     

    “Entre o ser e o crer que já se é…

    … vai a distância entre o sublime e o ridículo”

     

    – Certo, Globo/ MPF/ Janot??

     

    LEIA MAIS »

     

     

     

     

  10. “O Nome da Rosa”

    Nassif: o Marquinho é um safado decente. Bandido e ladrão, sim. Mas mentiroso, não. Porém, teve de ceder a pressão do Gogoboys. Disseram prá ele que falar “Lula” reduziria em 90% sua pena. Com possibilidade de uns trocos, por fora, coisa que ele manja um bocado. Pô, a carne e fraca. Disso até o pessoal da JBS sabe.

    E não deu outra, o passarinho cantou o canto mafioso, como o corrupto Judiciário adora — “Lula”!

    E não vai nem usar tornozeleira, igual àquele ladrão da Bahia, o Bebel.

    Se te botarem em cana (tem um montão da grande mídia torcendo), não se faça de rogado. Cante logo bola e caçapa. Prá mim, ja mandei fazer uma camiseta com os ditos — “o nome é Lula! Falei…” na frente e atrás, que é pros Sabujos não terem dúvida.

    E o mais gozado é que o Sapo Barbudo não vai poder se defender dessa. A trama foi perefeita, como a do bloqueio da pensão. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Se o Márcio já se foi, sobra prá quem?

  11. Faz sentido

    Neste país de instituições “exemplares” (aspas propositais) qual a delação que pode ser aceita se não mencionarar Lula, mesmo indiretamente? E nem prova precisa…

  12. O globo realmente se rebaixou
    O globo realmente se rebaixou a um jornal de fofoca repetitivo em que nem o roteiro muda. “Lula sabia”, “Lula mandou” e “quem falo foi aquele rapaz é é… como é o nome dele? Aquele que morreu ano passado é. Esse mesmo”. Vale tudo para alimentar raiva e preconceito. Ja tem direitista enjoando desta dieta. Mas as panelas não voltam enquanto o W.boner não fizer beicinho.

    1. Não vão ressuscitar todos…

      O caso BANESTADO, que por acaso era do Moro também, não vai ressuscitar.

      Porque lá só havia TUCANALHAS, CANALHAS, CANALHAS!!!!!

  13. É companheiro, vc encontrou
    É companheiro, vc encontrou uma pedreira na frente chamado Sérgio Moro, esse não acreditou naquela conversinha de que ” não tenho nada , não sei de nada , não é meu , não vi nada ” kkkkkkk é companheiro muda o disco agora e começa a inventar outra outra conversa !!! Companheiro não precisa nem pegar cadeia , já sabendo que vc foi condenado e está se acabando em preocupação com o que pode acontecer , já estou contente. Tem mais companheiro o Moro vai te pegar outra vez kkkkkkkkk.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador