Metrô de SP tem uma das menores malhas do mundo

Enviado por Monier

O metrô de SP comparado ao resto do mundo:

– caro, mesmo estando no terceiro mundo. Custa próximo ao preço de Tóquio, e se aproxima dos europeus. Perde absurdamente para o preço de Dubai, nós pagamos 3 vezes mais caro.

– tem escala, apesar de caro: transporta mais que Paris, NY, e empata com Moscou. Perde para os chineses e japoneses. Até onde sei, economia de escala é a última moda desde 1930.

– curto. Isso é fato notório. Dubai tem uma malha maior. E aqui estamos em uma cidade com 15 milhões de pessoas de uma ponta a outra, que integra uma conurbação gigante.

– poucas estações. Só ganha de Dubai e da pequena Zurich. Até o custo da graxa da portinhola fica reduzido, com tão pouca estação.

Resta entender a dificuldade do governo estadual nas licitações, em uma obra que tem escala, cobra caro, com menor necessidade de manutenção em uma malha curtíssima, e com poucas estações. No mínimo esquisito.

Gráfico do Bussines Insider

 

Redação

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Paulistas não se interessam

    Paulistas não se interessam por falta d’água, pelo roubos no metro, nem contra o PCC!

    Agora, viram bicho se falar em Bolivarianismo…

    1. Lamentavelmente, você tem

      Lamentavelmente, você tem toda a razão.

      Estamos enclausurados no ninho tucano desde Montoro.

      Lá se vão mais de vinte anos de administração tucana, mas pergunte para qualquer coxinha paulistano, que logo eles arrumam um culpado do Metrô ser pequeno e dar tantos problemas como vem dando nos últimos anos: o PT…

      Mesmo que o PT não tenha qualquer interferência na administração do Metrô, vão jogar a culpa na Dilma, no Lula e no Haddad.

      Jamais resposnsabilizarão, o Serra e se famigerado secretário Portela, que sucatearam o Metrô de São Paulo, fazendo uma reforma absurda de trens que no final, sairam mais caros e ficaram piores do que ram quando antigos, ou então, a gestão de Alckimin que faz com que as expansões caminhem a passos de tartaruga tetraplégica.

  2. E olha que estamos falando

    Dos “mais preparados”, como os eleitores dos Tucanos juram que seus candidatos são…

    Imagina se fossem incompetentes. Já teriam abolido os ônibus e reinstituído a carroça como meio de transporte.

    (E ainda assim o paulista os elegeria e reelegeria!)

  3. É pequeno porque foi

    É pequeno porque foi construido muito tarde como todos os demais metros brasileiros,  mas é um dos melhores e mais eficientes do mundo, o de Nova York é muito maior mas é feio e sujo,  analises precisam ser reais e não ideologicas.

    1. Não é por ai.

      Andy não é ideologia ,  é   incompetência mesmo. Basta ver o abandono das obras do monotrilho,  a construção a passo de tartaruga da linha 5 ( que terminara na Chácara Klabin) e as estações não entregues da linha amarela. Nada justifica Andy, só a incompetência. Sem falar no escândalo de corrupção que a mídia insiste em fazer de conta que não existe.

      Basta ver o descaso com a população na transferência entre as Estações Paulista e Consolação.

      E olha que neste ponto os comunas estão bem na fita: ver os dados para Moscou e Beijing e de quebra tem passagens  mais em conta que o nosso combalido Metro SP,  sucateado por 25 anos de inapetência administrativa travestida de Estado Mínimo.

      1. São Paulo tem uma PESSIMA

        São Paulo tem uma PESSIMA topografia para construção de metrô, a Cidade do México é plana, Santiago e uma cidade muito menor e o Chile é um pais rico em comparação com o Brasil, cada cidade tem seu historico de obras, as comparações precisam ser mais contextualizadas, São Paulo tem mais ruas (76.000) pavimentadas que qualquer cidade do mundo e tem mais predios de partamentos (90.000) que qualquer metropole do planeta.

        Ants do governo militar nem se sonhava em metro no Brasil, quando se começou em São Paulo a cidade estava pronta, cada quilometro ficou carissimo por cuasa das desapropriações e essa é a causa de ter poucos quilometros.

        1. Alo!

          Andy estamos no Século XXI e a engenharia melhorou muito!

          Quanto à construção do MetroSP pelos milicos no fim dos anos 1960, boa parte foi construida com tubulões e trincheiras à ceu aberto. Hoje temos o NATM e Shield (Tatuzão).

          Não justifica o marasmo e a penalização da população. Falta vontade política. Vai-se deixar deteriorar o sistema até atingir o mesmo grau dos antigos trens de suburbio.

          Não vou nem comparar com o que os chineses fazem pois é covardia.

    2. Papo furado

      Análises tem que ser reais, Motta Araujo, e não ideológicas. Então vou te dar a real: o metrô da Cidade do México é apenas 5 anos mais velho que o de Sampa, tem o dobro de linhas, muito mais estações (195 contra 67) e quase o triplo (225 contra 78 km) da extensão do metrô de Sampa.

      O metrô de Santiago é um ano mais novo, e tem 20 km a mais que o de Sampa (e Santiago tem 1/3 da população de Sampa).

      Aliás, o metrô de Sampa tem mais de 40 anos de operação, não construíram nem 2 km por ano. “Pouca idade” não é desculpa pra situação atual, da mesma forma que falta de recursos. É incompetência mesmo e falta de vontade política. Agora você dizer que um metrô que vive entupido de gente, superlotado e dá pane a três por dois é um dos “melhores e mais eficientes do mundo”, bota ideologia e falta de realidade nisso!

      Quanto ao metrô de NY ser “feio”, metrô tem que funcionar, e não ser bonitinho, é meio de transporte e não casinha de boneca. A limpeza também tem que ser debitada na conta do comportamento do usuário. Buenos Aires tem estações velhíssimas e mal conservadas, em algumas linhas os carros são velhos (vi alguns de madeira), mas o metrô funciona.

  4. A razão é simples: porque não

    A razão é simples: porque não há interesse dos políticos de plantão, que preferem manter as linhas de ônibus para o povo e as ruas entupidas de carros, para a classe média. Não há efetivamente interesse em fazer serviço público de qualidade. Isso não vale só para São Paulo e seu tucanismo tosco. Serve para, por exemplo, Belo Horizonte, onde um pretenso metrô, administrado pelo governo federal, há mais de 20 anos encontra-se paralisado em seu projeto de expansão. Ou para o Rio de Janeiro, onde o metrô não chega a zona norte da cidade; ou Brasília, ou Porto Alegre, ou qualquer outra cidade do mesmo porte no país.   

  5.  A linha amarela até já está

     A linha amarela até já está funcionando,no entanto as estações vêm cendo construídas em conta-gotas.A estação Rebouças/Oscar Freire por exemplo está em obra há mais de 10 anos e atualmente encontra-se totalmente abandonada. A cada eleição enchem na de placas do governo para logo em seguida ser totalmente desativada.Uma vergonha com a conivência sa mídia paulista!

  6. O certo é o Brasil , não

    O certo é o Brasil , não apenas São Paulo, tem uma das menores malhas metroviarias do mundo. Em apenas 1 ano a China constrói 1 Brasil em malha ferroviária.

  7. Estive em São Paulo

    Estive em São Paulo recentemente, andei de metrô todos os dias, e pra mim me pareceu um ótimo metrô, limpo, rápido e organizado. Pena que é de fato pequeno para o tamanho da cidade. E, pela quantidade de gente que paga a passagem, deveria, penso eu, dar um bom lucro.

    Mas o pior é uma cidade como Curitiba não ter metrô nem no papel. Entra prefeito e sai prefeito, entra governador e sai governador, entra promessa e sai promessa, e nada.

    1. Metrô de Curitiba

      Ajuda do Governo Federal é que não falta. Desde 2009 há notícias do GF colocando-se à disposição para contribuir com a obra. Em 2013 foi anunciado 4,5 bi do PAC2 para o metrô de Curitiba.

      O problema é que lá existe um sujeito chamado Jaime Lerner, que é totalmente contra o metrô e realiza diversas palestras pelo Brasil tentando impedir a contrução desse tipo de transporte nas cidades. Ele já disse, inclusive, para um jornal americano que “metrô em Curitiba, só sobre o cadáver dele“. Então, parece que os curitibanos terão que esperar ele “bater as botas” para ver o projeto se tornar realidade.

  8. Metrô BH

    Quer ver uma malha pequena, vem aqui para Belo Horizonte.

    E a nossa presidente tem a cara de pau de vir aqui umas cinco vezes (em ano de eleição, é claro) anunciar a expansão.

    Estamos aguardando.

    1. Nicolau, não é culpa da

      Nicolau, não é culpa da presidente, não. O problema é que o cartel dos donos das empresas de ônibus de BH não deixa o projeto sair do papel. Para seu governo, o ex-pilantra, digo, ex-senador Clésio Andrade é um dos que lutaram com todas as forças para que nada saisse do papel. Ele é EMPRESÁRIO do transporte público em Minhas Gerais, ou seja, dono de empresas de ôbibus!!! Se informe melhor.

      1. E grande colaborador de Aécio…

        Clésio Andrade foi vice governador de Aécio e ficou conhecido nos meios políticos de MG como o “homem da mala” que trazia as generosas contribuições que trouxeram para base do Aébrio em MG quase todos os partidos, do DEM ao PDT. Foi por causa dessa “generosa contribuição” que o M.C.F. P. conseguir “unir” sua base política para seu governo despótico, autoritário e censurador, tão elogiado pela Veja!

    2. O de BH é proporcionalmente maior que o de SP

      São Paulo tem 11.895.986 habitantes para 78,4 Km de metrô = 151.734 hab/Km

      Belo Horizonte tem 2.479.175 habitantes para 28,2 Km de metrô = 87.914 hab/Km

      Ou seja o metrô de BH é 1,73 vezes maior que o de SP proporcionamente à população.

      (usando dados da Wikipédia)

      1. Que conta estranha a sua…

        Para São Paulo você considera a população de toda a área metropolitana e para BH somente a população do município?Que conta mais tendenciosa é essa??

        A propósito, se você está elogiando o metrô de BH, cabe a pergunta:

        Você já andou de metrô alguma vez aqui em BH???

        Parece que nunca… Deve ser daqueles que acham que a cidade acaba na savassi e só circulam com seu rico carrinho pela zona sul…

          1. É isso aí.

            Obrigado Webster por esclarecer a verdade que o Fernando além de ignorar, não soube (ou não quis) pesquisar.

            Ele poderia ter usado outro critério à sua escolha como área dos municípios ou das respectivas regiões metropolitanas, volume de passageiros, densidade populacional, sei lá… e colocado sua própria comparação e sua própria opinião. Mas preferiu me agredir sem se preocupar nem em pesquisar para não escrever besteiras (que efetivamente escreveu). Não entendo o porquê de tanta agressividade. Talvez seja resultado do ambiente político envenenado que vivemos.

            Olha Fernando, nem tenho carro chique nem vivo em Belo Horizonte. Morei em BH um ano trabalhando em um projeto de informática, mas não conheci bem a cidade porque estava sempre voltando para São Paulo, ver minha família. Mas conheço bem São PAulo onde moro há 35 anos e uso o metrô direto. Mas isso não tem relevância alguma pois minha comparação foi objetiva com números. O que você poderia questionar é o critério de comparação, então proponha outro e aí conversamos, mas sem agressão OK? Porque não vou ficar brigando por causa de uma picuinha dessas.

             

  9. Faltou o metrô do Rio nesse ranking

    Se o de São Paulo é pequeno, o do Rio é ridículo. Aqui não temos nem malha. Temos uma linha e meia, já que as linhas 1 e 2 compartilham um trecho comum entre as estações Botafogo e Central (nos dias úteis; aos sábados, domingos e feriados, a transferência entre as linhas é feita na estação Estácio, com troca de plataforma, direto para a estação São Cristóvão, e a estação Cidade Nova fica fechada). A linha 4, que irá até a Barra, pelo menos inicialmente, será apenas um “puxadinho” da linha 1. E aí no Tucanistão, os tucanos, que costumam privatizar até a mãe, não venderam o metrô nem a CPTM, enquanto aqui o Marcello Alencar entregou o metrô ao grupo Invepar e a Estrada de Ferro Central do Brasil, que virou a famigerada Supervia, ao grupo Odebrecht.

     

    1. Vendeu sim, em SP

      As operações das linhas prontas foram concessionadas e as novas são PPPs.

      Só que ninguem sabe…

      E, desde que foram concedidas, os problemas operacionais são mais frequentes.

      Só que ninguem liga…

    2. A Linha 4 – Amarela já é

      A Linha 4 – Amarela já é operada pela CCR. Ficou famosa devido ao buraco que engoliu casas e carros nos bairro de Pinheiros.

      A continuação da Linha 5 – Lilás, que hoje é sub-utilizada e liga Santo Amaro ao Capão Redondo, será entregue à iniciativa privada justamente agora que o filé mignon está quase pronto, a ligação Santo Amaro – Chácara Klabin, passando por Moema e Ibirapuera e se interligando com a linha 1 azul e linha 2 verde. Nessa linha constam suspeitas de várias irregularidades cometidas pelo consórcio ganhador das licitações.

      Portanto, essa história de que os tucanos não entregaram o metrô para privatização é apenas meia verdade.

        1. É dose mesmo…

          Aqui em São Paulo os tucanos não conseguiram entregar tudo porque há resistência por parte do sindicato dos metroviários que consegue mobilizar a população contra a privatização.

          Mas é flagrante a tentativa de sucatear o serviço do Metrô para promover a privatização nos conhecidos moldes da privataria tucana.

          As questões envolvendo os metrôs das duas cidades são diferentes, mas ambas são profundamente lamentáveis.

  10. Acho que o autor fez
    Acho que o autor fez confusão.
    Escala é quantidade de OBRA e não de passageiros.

    Mas o diagnóstico está correto.
    É molezinha demais roubar neste país.

    1. Não sei se é de obra, não.

      Não sei se é de obra, não. Entendo que seja de unidades de serviço/produto, mas não é minha área, então me resta copiar a definição alheia. Por falta de material em português:

       

      https://en.wikipedia.org/wiki/Economies_of_scale

       

      “In microeconomics, economies of scale are the cost advantages that enterprises obtain due to size, output, or scale of operation, with cost per unit of output generally decreasing with increasing scale as fixed costs are spread out over more units of output.”

      http://www.dictionaryofeconomics.com/article?id=pde2008_I000297&edition=current&q=scale&topicid=&result_number=1

      “If output grows faster than inputs, holding technology constant, the production function exhibits increasing returns to scale. Increasing returns in the aggregate production function may be due to overhead (fixed) costs, diminishing marginal cost, positive spillovers from aggregate activity, the entry of new varieties of inputs or changes in the distribution of inputs across heterogeneous firms. Each channel has significant implications for models of growth, trade and business cycles. Returns to scale are hard to estimate and even difficult to define, since the definition may depend on the degree of aggregation and the time horizon under study.”

       

      Economies Of Scale

      AAA |   

      DEFINITION OF ‘ECONOMIES OF SCALE’

      The cost advantage that arises with increased output of a product. Economies of scale arise because of the inverse relationship between the quantity produced and per-unit fixed costs; i.e. the greater the quantity of a good produced, the lower the per-unit fixed cost because these costs are shared over a larger number of goods. Economies of scale may also reduce variable costs per unit because of operational efficiencies and synergies. Economies of scale can be classified into two main types: Internal – arising from within the company; and External – arising from extraneous factors such as industry size.

      Read more: Economies Of Scale Definition | Investopedia http://www.investopedia.com/terms/e/economiesofscale.asp#ixzz3kYBNUhHE 
       

      http://www.economist.com/node/12446567

      Economies of scale

      Economies of scale are factors that cause the average cost of producing something to fall as the volume of its output increases. Hence it might cost $3,000 to produce 100 copies of a magazine but only $4,000 to produce 1,000 copies. The average cost in this case has fallen from $30 to $4 a copy because the main elements of cost in producing a magazine (editorial and design) are unrelated to the number of magazines produced.

       

      Economies of scale were the main drivers of corporate gigantism in the 20th century. They were fundamental to Henry Ford’s revolutionary assembly line, and they continue to be the spur to many mergers and acquisitions today.

       

  11. “Terceiro Mundo” é expressão

    “Terceiro Mundo” é expressão de que década mesmo? 70, 80, 90? O uso de conceitos ultrapassados é soluço da tentativa de esconder de nós mesmos um certo desapreço.

    1. Sei lá. Eu voto até no

      Sei lá. Eu voto até no Haddad, que é de um partido da década de 80. Sou assumidamente atrasado. Ainda não consegui virar Rede.

       

  12. O mundo curva-se

    ante o Metrô do Rio. 22ª Maravilha do Mundo Moderno. 20 estações na linha 1 e 16 estações na linha 2. E, quando 2016 chegar, aí será covardia: MAIS 6 ESTAÇÕES (BARRA DA TIJUCA a IPANEMA). 32 ESTAÇÕES COM 64 TRENS (384 VAGÕES). No final 1milhão de passagerios/dia em 41Km de extensão. E isso tudo 40 anos depois de inaugurada a primeira estação. Nesse ritmo, dentro de 80 anos 2 milhões andarão de metrô,com ar-condicionado e painéis de LED para você não se perder.

    1. E tudo em linha reta

      De modo que quando o metro (apelido do metrô carioca, de tão curto) chegar na Gávea vindo da Barra, não vai caber mais ninguém. A Barra tem hoje mais moradores do que Gávea, Leblon, Ipanema e Copa juntos.

      O metrô carioca, graças as gambiarras que a quadrilha do guardanapo fez para roubar, é o único que tem cruzamentos de trens em sua linhas, submete a população ao risco. Quando construiram a estação General Osório, o cabralzinho anunciou a desistência de levar a linha até o Leblon. Com o projeto de levar o metrô até a Barra, o mesmo cabralzinho anunciou que ele ia passar pelo Leblon, mas aí a estação General Osório ficou inadequada, pois não estava preparada para o prolongamento. Foi preciso fazer uma nova estação “baratinha”, coisa de meio bilhão, com cruzamento de linhas, pra corrigir a c@g@d@ do cabralzinho, que tá aí livre e solto.

  13. E o metrô de BH??

    Belo Horizonte tem só uma linhe de metrô com extensão total de 28 km. Funciona só até meia noite, não tem ar condicionado, os trens passam de 40 em 40 minutos em alguns horários. Atende menos de 1/4 da cidade e somente dois municípios da região metropolitana (sendo que Contagem possui somente uma estação).

    Na imagem anexada vale ressaltar que a única linha em operação e construída é a que está na cor preta. As outras se referem a projetos que nunca sairam do papel e parece que nunca serão cosntruídas.

    EXISTE ALGUM METRÔ PIOR QUE ESTE???

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador