“Mínimo respeito pela democracia impõe afastamento de Cunha”, diz Chico Alencar

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Aos que esperavam ‘provas cabais’, como a assinatura do parlamentar em operações bancárias no exterior, e outros documentos probatórios de seu envolvimento direto com transações ilícitas, ei-los: inquestionáveis, contundentes, definitivos!”, disse o líder do PSOL na Câmara, Chico Alencar, em nota oficial, referindo-se às contas secretas de Eduardo Cunha na Suíça.

O PSOL foi o responsável por encaminhar, ao lado da Rede Sustentabilidade, o pedido de cassação do presidente da Câmara ao Conselho de Ética. Ao todo foram 46 parlamentares que assinaram o requerimento oficial, incluindo Jarbas Vasconcelhos, do partido de Cunha, quatro membros de partidos da oposição, e mais da metade da bancada do PT, que somaram 32 deputados.

No requerimento, além da denúncia que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), de que Cunha teria recebido, no mínimo, R$ 5 milhões do esquema de corrupção da Petrobras, os deputados também apontaram as “declarações falsas” prestadas pelo parlamentar. Em março deste ano, o presidente da Câmara foi questionado na CPI da Petrobras, e afirmou que não tem “qualquer tipo de conta em qualquer lugar que não seja a conta que está declarada no meu Imposto de Renda”. O requerimento lembra, contudo, que o Ministério da Suíça revelou a existência de contas de Cunha e de seus familiares no exterior.

Leia mais:
Cunha estuda atrasar impeachment para se manter na Câmara
Contas suíças de Cunha são comprovadas por autoridades

Com as novas comprovações de que as contas são de Eduardo Cunha, Chico Alencar afirmou que o seu partido considera que “não há mais sequer o ‘benefício da dúvida’ brandido por alguns em favor do deputado Eduardo Cunha”. A manifestação foi apresentada pelo líder do PSDB na Câmara. “O mínimo respeito pela democracia representativa, duramente conquistada, impõe o seu afastamento imediato da presidência da Câmara”, completou Chico Alencar.

O parlamentar questionou, ainda, que a falta de defesa no seu pedido de cassação no próprio Conselho de Ética da Câmara demonstra o seu envolvimento no caso. “A tramitação célere da Representação contra Sua Excelência no Conselho de Ética, garantido o direito de defesa de quem, até aqui, recusa-se a se defender, no pior estilo ‘quem cala consente'”, disse.

O partido afirmou que irá providenciar a juntada dos documentos recém publicados (leia aqui) à Representação em tramitação na Casa. “Não se trata de aditamento de novos elementos, mas de peça que reforça o que ali já está denunciado”, justificou.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vamos ser sinceros: o mínimo respeito pela

    democracia imporia o afastamento de 99% do congresso, do executivo e judiciário. A permanência do E. Cunha, com apoio de nobres ladrões como o Paulinha da Força, é sintomático dos tempos atuais. Nem constrangimento por ser pego com a mão na carteira do povo essa turma sente mais!!!!!

  2. Sim, sim. O senhor ai, do

    Sim, sim. O senhor ai, do psol, tem mais e que fazer esse tipo de coisa mesmo. Até porque, foi com a ajuda desse partido que o caos político se instalou.. Graças as heloisas helenas e tais terem compctuado com a farsa do mensalão, foi eleito o pior congrwsso que esse país já teve. Espero que o psol, que sempre olhou para o próprio umbigo, não repita o descaramento e o oportunismo indescente que apresentou no episódio do mensalão. Não comnsigo confiar em pulador de barco em momentos que seria de unir forças. Não consigo mesmo. A sensação que deixam é que sempre farão o mesmo se aparecer a oportunidade de fugir.

  3. ética

     

    Está certo o PSOL. O que acontece no Brasil parece uma  novela de realismo mágico tirado algum livro de Gabriel Garcia Marques. Incrível a cara-de-pau do coronel  Eduardo Cunha. E a turma que faz acordo com ele para evitar o impeachment? Meu deus do céu, está cada vez pior. Isto que acontece no Congresso Nacional não se pode mais chamar de política, é um despautério aos gregos e romanos antigos que a inventaram.   

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador