Ministério Público investiga como igrejas ocupam as grades de emissoras de TV

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Após a Ancine revelar que programação religiosa tem mais espaço nas TVs abertas do que telejornais, o procurador da República Sergio Suiama, do Rio de Janeiro, decidiu abrir um inquérito para investigar como esses programas ocupam as grades da Bad, Record, RedeTV e TV Gazeta. Ele quer saber se as igrejas alugam os espaços ou se compram como se fosse espaço de publicidade, duas práticas proibidas por lei.

Por Daniel Castro

Do Notícias da TV

Ministério Público abre inquérito para investigar ocupação de TVs por igrejas

O procurador da República Sérgio Suiama instaurou um inquérito para investigar a ocupação de horários por igrejas nas grades da Record, Band, RedeTV! e TV Gazeta. Suiama, que atua no Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, quer saber se os espaços são arrendados ou se são tratados como publicidade ou como programação. O inquérito foi aberto com base em estudo da Ancine (Agência Nacional de Cinema) que revelou, em junho, que cultos, missas e pregações já tomam mais tempo nas grandes redes do que telejornais.

A legislação brasileira proíbe a locação de horários. A televisão, como uma concessão de serviço público, não pode ser subconcedida. Também por lei, as redes não podem superar 25% do tempo que ficam no ar com publicidade.

As emissoras não admitem oficialmente que vendem horários para igrejas. Elas preferem tratar a cessão de espaço como “coproduções”, o que caracteriza programação e não é ilegal. Mas, reservadamente, seus executivos confessam que a cessão de espaço às igrejas não é gratuita e que, muito pelo contrário, o púlpito eletrônico é uma das principais fontes de receitas. Na crise, com a queda dos investimentos dos grandes anunciantes e redução de programas de televendas, as igrejas se tornaram ainda mais importantes.

Na Record, a Igreja Universal do Reino de Deus aporta mais de R$ 500 milhões por ano, um quarto do faturamento declarado da rede de Edir Macedo. Em junho, a RedeTV! cortou uma hora de um telejornal vespertino que havia acabado de estrear para exibir conteúdo da Universal. O espaço foi vendido por cerca de R$ 2,5 milhões mensais e salvou algumas dezenas de empregos.

De acordo com o estudo da Ancine, o tempo tomado pelas igrejas na TV cresceu 55% de 2012 para o ano passado. Em 2015, de cada cem minutos de programação de TV aberta, 21 foram estrelados por padres e pastores. Nessa mesma comparação, os telejornais ocuparam 13 de cada cem minutos de transmissão de TV no ano passado. Em algumas emissoras, como na CNT, as igrejas ocupam até 90% do espaço. Na RedeTV!, quinta maior rede do país, o conteúdo religioso é o principal segmento de programação _ocupa 43,4% da grade. O SBT é a única emissora que não tem programação religiosa.

O procurador Suiama excluiu a CNT e a Rede 21 do inquérito porque essas emissoras já são alvo de uma ação civil pública, protocolada no final de 2014, pedindo a cassação das concessões. Suiama já enviou questionários às emissoras e requisitou documentos, como contratos. Dependendo do resultado da apuração, o inquérito poderá virar uma ação na Justiça Federal.

Procuradas pelo Notícias da TV, Record, Band e Gazeta preferiram não se pronunciar. A RedeTV! enviou a seguinte nota:

“A RedeTV!, assim como o Brasil, é laica em sua programação, transmitindo programas de diversas Igrejas evangélicas e a missa da Catedral da Sé da Igreja Católica, dentre outras. Seus programas discutem abertamente temas de todas as religiões, do espiritismo, do candomblé e de qualquer outra motivação religiosa. Entende que como agente de comunicação não tem o direito, nem a vontade, de cercear ou discriminar qualquer manifestação religiosa, garantindo a mais ampla liberdade de expressão.

Programas religiosos existem em todos os países democráticos, sendo vistos por milhões de telespectadores. No Brasil, as coproduções, religiosas ou não, são agentes fundamentais na garantia da pluralidade das comunicações.

A RedeTV! respeita integralmente toda a legislação do setor e sempre esteve à disposição para prestar qualquer esclarecimento.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É um momento de convergência

    É um momento de convergência entre a corrupção e a manipulação!

    Nunca foram tão prósperas e tão unidas!

    O governo interino vai criar uma DESORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL NAS CLASSES B, C, D e E, mas haverão os previlegiados!

    Com o CRESCIMENTO DO PREVILÉGIO de algumas classes, CRIAR-SE-A A ILUSÃO QUE O PROBLEMA NÃO É O GOVERNO, MAS SIM EU, A MINHA DE SORTE, O OLHO GRANDE VIZINHO, DOS MEUS INIMIGOS DO TRABALHO…

    É ai que entram as igrejas, a escola SEM PARTIDO, o aparelhamento des Instituições – deu MUITO certo no Judiciário, onde o Gilmar Dantas é seu maior EXPOENTE e o absurdo é que ele encontra ECO em multiplas instancias e varas por este IMENSO pais – não foi um aparelhamento qualquer, que se possa demitir…

    A esperança é que LULA TENHA SE PLANTADO E QUE NASÇA DESTE PLANTIO DE VALOR E ESPERANÇA MILHÕES DE LULAS QUE ANTES NÃO TINHAM ACESSO A ESCOLAS, A AUTO-ESTIMA E QUE LUTARÃO POR ESTE PAIS.

  2. Aqui em Juiz de Fora, na hora

    Aqui em Juiz de Fora, na hora do programa Brasilianas, a segunda parte é tomada por programa religioso, uma lástima.

  3. Enquanto essa figura da foto

    Enquanto essa figura da foto e mais Silas Malafaia ,R R Soarese Waldomiro estiverem soltos, o Brasil estará preso.

    Não há reforma política ou fiscal que resolva a situação. Os caras não pagam impostos e suas ideias são do século 15.

      Vale tbm pra Igreja Católica, Budista e outras.

        Se ainda se resumissem a religião, vá lá,

      Mas eles vão muito além:compram canais de televisão, elegem políticos arcaicos e atrasam o país.

        E o irônico :

       Quem está escrevendo é cristão–mas não concorda com os métodos de catequisação,porque ultrapassa, EM MUITO, a boa fé de nós.

  4. Acho engraçadas certas coisas…

    Pra quê o MPF se mete abrir inquérito, se no final vai dar em nada?

    Evangélicos tem uma forte bancada no Parlamento, e se somam às demais bancadas conservadoras pra ampliar seu poder. Assim, nada mexe com eles.

    O MPF devia reconhecer que (com sua própria participação entusiasmada) o país virou um feudo da direita conservadora, e que contra esse ramo do conservadorismo que são os líderes evangélicos, é mlehor fazer nada do que dispender tempo e esforços pra produzir nada…

    1. concordo com voce.

      Mais uma vez concordo com voce.

      Não vai dar em nada e os leitores do blog, que são intelegentes, sabem porquê.

      Esse pessoal ficou muito poderoso e vai ficar mais poderoso ainda.

      Não sei se eles herdarão a Terra mas esta republica já está garantida.

  5. Não vejo a hora de ver o

    Não vejo a hora de ver o malandro Edir Macedo e sua corriola atrás das grades. Motivos não hão de faltar jamais, porque só o eles fazem é manipular mentes, e tirar de quem não tem, enquando suas vidas caminham a passos largos, cada um vivendo nababescmente sem trabalhar. O trabalho, se é isso que eles consideram, não passa de um teatro da pior categoria, com um vagabundo mentindo, dizendo que o câncer, a aids, e tantas outras doenças incuráveis foram resolvidas apenas com a mão do satanás na cabeça das pessoas, todas incautas, vítimas de uns malahndros-bandidos.

    Neste momento o tal Feliciano deve tá pensando o que serão seus próximos dias se vingarem as denúncias da moça que se diz vítima de estupro pelo ordinário. A chance dela retorceder, e até se desmentir, é grande, porque o assessor do monstro já andou colocando medo, oprimindo-a, e até ameaçando-a, para que ela engula tudo no seco. Acontece que o principal já foi divulgado, e dificilmente Feliciano vai escapar da pecha de ser um estuprador. Se duvidar, a esposa dele já deve tá de mala pronta pra mandá-lo pro inferno. 

    Não podemos esperar nada da imprensa, visto ser o sujeito um defensor do Temeroso ditador.

    O fato é que essa onda de neo-pentecostais já se tornou quase uma doença para os fiéis, e uma fonte de renda infinita para os caras sem-vergonha.

    O tal RR Soares disse outro dia em um dos vários canais que ele já conta com 40 televisões em seu favor, isto no dia em que explicava aos abestados porque precisa de mais ajuda finandeira deles. Tudo debaixo de Amém, Salve Jesus.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador