Ministros vão explicar pedaladas fiscais em audiência no Senado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Aroldo Cedraz, deverão participar de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) ainda nesta semana para falar sobre as pedaladas fiscais. A expressão é usada para designar os artifícios contábeis utilizados pelo governo para melhorar as contas públicas em 2013 e 2014. O convite foi aprovado nesta terça-feira (7) pela CAE, por requerimento do senador Acir Gurgacz (PDT-RO).

Na segunda-feira (6), a presidente Dilma Rousseff reuniu ministros, parlamentares e dirigentes de partidos aliados ao governo para explicar as pedaladas e pedir que a base se reúna em defesa de suas contas, caso o Tribunal de Contas da União decida que o exercício fiscal de 2014 contém irregularidades. Dilma tem mais alguns dias para explicar ao TCU as pedaladas e outros pontos questionados.

Segundo informações da Agência Senado, a audiência deverá ter a presença também do procurador do Ministério Público junto ao TCU, Júlio Marcelo de Oliveira, e do auditor do tribunal, Antonio Carlos D’Ávila. Ambos colocaram as ações fiscais de Dilma em xeque. O requerimento para convocá-los é de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

O presidente da comissão, senador Delcídio do Amaral (PT-MS), anunciou que manterá contato com os convidados a fim de viabilizar a audiência na quinta-feira (9) pela manhã, por considerá-la uma oportunidade para o completo esclarecimento das denúncias.

Conforme o TCU, ao adiar repasses para instituições como Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o Tesouro obrigou esses bancos públicos a usarem recursos próprios para honrar despesas que eram da União. Eles sinalizaram que a ação pode configurar empréstimo das instituições a seu controlador – no caso, a União -, o que é vedado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Com informações da Agência Senado

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “a audiência deverá ter a

    “a audiência deverá ter a presença também do procurador do Ministério Público junto ao TCU, Júlio Marcelo de Oliveira, e do auditor do tribunal, Antonio Carlos D’Ávila”:

    Oh, que otimo!  Eu aqui esperando na beira da cadeira pra saber o que o baixo clero de merda do judiciario fer merda anda fazendo e…  eles aparecem!

    Eu sou sortudo, ta vendo?

  2. RONCO SURDO DAS RUAS

    Querem saber como tornar esta audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) um gatinho ronronando docilmente?

    Coloque nas ruas 1MILHÃO de pessoas bradindo o punho para o alto cantando HINO NACIONAL.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador