Moro autoriza perícia de sistema da Odebrecht, mas com a PF

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Foto: Evaristo SA/AFP
 
Jornal GGN – O juiz Sérgio Moro autorizou o acesso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para realizar uma perícia no sistema eletrônico utilizado pelo setor de Operações Estruturadas da Odebrecht para registros de pagamentos de propinas, de acordo com delatores. Entretanto, exigiu que o trabalho fosse feito junto com a Polícia Federal.
 
O pedido da defesa do ex-presidente foi feito diversas vezes, sem sucesso, desde que o Ministério Público Federal (MPF) teria tido acesso ao sistema MyWebDay e ao Drousys. Ambos supostamente trazem provas relacionadas à acusação de que Lula foi beneficiário da compra de um terreno pela Odebrecht para a construção da nova sede do Instituto Lula.

 
De acordo com a força-tarefa, imóveis teriam sido adquiridos pela empreiteira e repassados a Lula como vantagem indevida por contratos que a Odebrecht teria adquirido junto à Petrobras. É neste processo que Lula foi interrogado nesta quarta-feira (13) pelo magistrado do Paraná, Sérgio Moro.
 
Justamente no mesmo dia é que Moro liberou à defesa do ex-presidente de realizar uma análise profissional sobre o material disponibilizado apenas agora. “A melhor forma de garantir à defesa acesso à prova, é deferir a realização de perícia sobre o material, com os seguintes objetivos, para que seja feita uma descrição geral do que se tratam os dois sistemas e de seu funcionamento, que seja informado acerca da autenticidade do material eletrônico fornecido”, disse Moro.
 
O sistema é envolto em dúvidas porque além de não indicar claramente quais repasses seriam legais ou ilegais, materialização de caixa dois, propina, interesses, ou apenas transações dentro da legalidade, nomes de supostos beneficiados aparecem com apelidos, que precisariam da tradução e indicação de delatores.
 
Dessa forma, os advogados do ex-presidente pretendem esclarecer parte destes questionamentos com a perícia técnica. Entretanto, caberá a peritos da Polícia Federal a execução deste serviço. Lula poderá apenas indicar um assistente técnico para trabalhar juntamente com agentes da PF.
 
O juiz Sérgio Moro proibiu a cópia do sistema em si, mas permitiu a cópia de “lançamentos” ou “documentos” que podem ter relação ao processo a que Lula é novamente réu.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ou seja…

    Dá na mesma que proibir. Já que quem vai mexer são os mesmos CALHORDAS GOLPISTAS. Quer dizer, se os peritos indicados pela defesa do Lula não podem mexer, não há como garantir que os GOLPISTAS FEDERAIS não vão simplesmente passar por cima daquilo que não interessa.

  2. Até o presente todas as

    Até o presente todas as denúncias contra Lula, quando querem provar que ele adquiriu tal ou qual propriedade por acordos espúreos com diretores da Petrobrás, o que se tem do resultado das investigações são sempre o mesmo do mesmo: o triplex não tem um documento de compra e venda assinado por Lula; o sítio, do mesmo modo, e tão pouco esse apartamento no prédio onde ele mora, que segundo dizem, está relacionado ao nome de um parente de Bunlai. 

    Como não é possível chegar-se a nenhum documento comprovando a titularidade desse imóveis, tem-se apenas as ilações dos delatores. Sempre a mesma estória. O imóvel foi um prêmio para o ex_presidente, que facilitou negócios de pessoas com o Governo, tudo para Lula se beneficiar de parte de uma grana, a outra sendo dirigida ao PT.  Mas, sem nenhuma prova, vem sempre na sequência que o imóvel, qualquer um deles, é de Lula. Pronto! 

    Não é nem possível elucubrar sobre as dificuldades dos advogados de um ser tão perseguido. Se por um lado esses advogados já receberam muito, e irão permancer com o cliente a mantê-los com uma baita grana, por outro, eles também vem sendo vítimas de Moro, porque já cansamos de ouvir o juiz desconsiderando, e até humilhando a participação da defesa de Lula, como se não lhes coubesse falar em audiência, ou falar apenas o que serve a Moro.

    Das muitas entrevistas fornecidas por alguns, escolhidos pelas diversas emissoras, inclusive de rádios, tenho percebido a vontade de todos de que Lula não sai hoje desse julgamento sem ser preso. Não sei de onde eles tiram essas conclusões, mas, pelo menos podemos concluir que estão tendo algumas informações antecipadas. Não sei!

  3. Ou seja, mais

    Ou seja, mais farsesco-golpista-vendilhão do que esse desMoronado, impossível.

    Considera a defesa tão criminosa como “se acha” o Lula criminoso.

    Mais criminoso, impossível.

    E depois os desembargas e os ministrecos vêm falar em “livre exercício do direito de defesa”.

    Onde, quando? Se a defesa, por conta do desMoronado-a-farsa-por-uma-palestra-cobrada-antecipadamente, não pode exerce-la livremente? Não poder copiar, então… Não poder acessar com tantas pessoas quantas ache necesserária… né, dona carmencita? Cadê a ordem pro anoronhado pautar efetivamente o processo contra o desMoronado? A senhora, afinal, tem medo ou está comprometida? É só discurso disso e daquilo e segue o golpe? A senhora também não passará de mera manchinha de rodapé nesta triste história-golpista.

  4. O dono da bola, do apito e do cartão

    Por que o torquemada das araucárias rejeita uma perícia independente, mesmo que acompanhada pela PF?

    A resposta à questãoacima pode ser encontrada naqueles expedientes que o Jornalista Marcelo Auler denunciou, com fartura de provas, sobre a estratégia criminosa de alguns delegados da SR-DPF/PR de forjar a busca e apreensão de documentos e materiais na casa da ex-contadora Meire Poza, com o intuito de “esquentar” provas que ela mesma havia fornecido ao DPF, como colaboradora-delatora informal. Se quiser a nova PGR poderia começar uma devassa na PF e no prório mMPF, começando com a destituiç~so do núcleo curitibano da fraude a Jato e sugerindo ao torquato Jardim para fazer omesmo em relação à SR-DPF/PR.

    A defesa do ex-presidente Lula precisa estar atenta, levantar suspeitas e denunciar a plantação e forjamento de provas para incriminar o Ex-Presidente. Como advogado eu usaria o caso de Meire Poza para levantar suspeição sobre TODA e QUALQUER “PROVA” ou DOCUMENTO que o MPF e a PF aleguem ter sido “arrecadados” na residência do Ex-Presidente da República naquele 4 de março de 2016, quando ele a família tiveram a casa devassada e Lula foi seqüestrado judicialmente a mando de sérgio moro.

  5. Lula em Curitiba: mesmo jogando em casa, Moro fica na retranca

    Lula em Curitiba: mesmo jogando em casa, intimidado, Moro fica na retranca

    Por Romulus

    – Moro buscou, com a postura defensiva, evitar (novos) gols (humilhantes) de Lula – no campo do adversário.

     

    – Lula nos ouviu?

    – Parecia que sim:
    “Pintou-se para a guerra”…
    Deixou guardado no armário o “Lulinha paz e amor”…
    O “ex-Chefe de Estado”… olímpico… au-dessus de la mêlée… de “boa vontade”… que “confiava e cooperava com a Justiça”…
    Na… “busca pela verdade dos fatos” (!)

    – “É guerra!”

    – Ao final, ficamos com um zero a zero.

    – “Zero a zero” tenso, contudo: um time claramente na retranca e outro mostrando os dentes.

    *

    O novo embate entre Lula e Moro foi diferente do primeiro. Isso porque ambos mudaram os respectivos “esquemas táticos”.

    Lula aposentou o “futebol-arte”, dos “contra-ataques” espirituosos, com sorriso de canto de boca, baseados no (seu incontestável) “talento individual”.

    Chegou de cenho cerrado, colocações firmes, por vezes indignadas (beirando a exaltação), e assim se manteve até o final.

     

    LEIA MAIS »

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador