Moro diz que condução coercitiva a Lula não significa culpa

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O juiz federal Sérgio Moro afirmou que a condução coercitiva de Lula não significa “antecipação de culpa do ex-presidente”. Em nota oficial divulgada neste sábado (5), o juiz que conduz as investigações da Operação Lava Jato também repudiou os atos de violência, ocasionados nesta sexta, com a coerção do ex-presidente.
 
“Atos de violência de qualquer natureza, origem e direcionamento, bem como a incitação à prática de violência, ofensas ou ameaças a quem quer que seja, a investigados, a partidos políticos, a instituições constituídas ou a qualquer pessoa”, defendeu.
 
Para Moro, que acatou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) sobre o mandado contra Lula, os delegados da Polícia Federal mantiveram o cuidado de “preservar, durante a diligência, a imagem do ex-presidente” e visando a evitar possíveis tumultos, como o registrado no Fórum Criminal de Barra Funda, em São Paulo,  no dia 17 de fevereiro.
 
“Lamenta-se que as diligências tenham levado a pontuais confrontos em manifestação políticas inflamadas, com agressões a inocentes, exatamente o que se pretendia evitar”, afirmou o juiz. Após a divulgação de que o ex-presidente estava prestando depoimento aos investigadores, foram registradas agressões entre manifestantes favoráveis e contrários a Lula em frente ao aeroporto e também em frente ao prédio onde o ex-presidente mora em São Bernardo do Campo, em São Paulo.
 
Moro afirmou que as medidas coercitivas tinham como objetivo apenas “o esclarecimento da verdade e não significam antecipação de culpa do ex-presidente”.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

76 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mandado coercitivo

    Conceito: “É um instrumento de restrição temporária da liberdade conferido à autoridade judicial para fazer comparecer aquele que injustificadamente desatendeu à intimação e cuja presença seja essencial para o curso da persecução penal, seja na fase do inquérito policial, seja na da ação penal.”

    Requisitos:

    Além do conceito, é importante também ressaltar os requisitos para a condução coercitiva:

    Intimação/comunicação regular para comparecimento ao atoRecusa injustificada de quem foi intimado e não compareceu ao ato.

  2. Juiz de provincia, ou é

    Juiz de provincia, ou é incompetentente ou mal intencionado, desrespeita a constituiçào e ainda sai falando abobrinha. Nosso judiciário é e sempre foi o maior responsável por sermos considerados uma republica de bananas, perante o mundo.

    1. Putz

      Eu não aguento mais ler e ouvir essa maldita frase “república de bananas”.

      Isso sempre funcionou como naquela história quando coloca-nos um apelido.

      Só vai pegar se você se revoltar contra ele.

      E outra coisa, se quem escreve ou pronuncia essa frase se sente cidadão dessa republiqueta, nada a contrariar. Mas eu não me considero merecedor desse título.

      O que as pessoas se esquecem é que essa porcaria de rótulo foi dado para a “nossa elite” submissa aos negócios praticados com os “nossos” irmãos do norte.

      E a turba desde então repete ad nauseum.

      Não sou elitista e nem letrado. Estou sendo apenas irônico, frise-se.

    2. Perfeito seu comentário,

      Perfeito seu comentário, acrescentaria ainda outra qualidade ao Moro, inconsequente, pois seu narcisismo louco tirou seu juizo e ele já nem bem percebe as consequencias de seus atos. 

  3. O conceito e os requisitos referidos são claros e certeiros.

    Há uma lei que deve ser cumprida, inclusive por pesoas que acreditam que o Partido da Imprensa Golpista é o manda chuva, ou o primeiro poder no país, e mesmo sendo pesoas premiado por esse partido golpista.

  4. Lula depõe no circo. FHC, em

    Lula depõe no circo. FHC, em casa

    4 de Março de 2016Compartilhe no Google +Compartilhe no TwitterCompartilhe no Facebook:

    A melhor forma de avaliar o espetáculo produzido em torno do depoimento de Luiz Inácio Lula da Silva prestado à Polícia Federal, na manhã de hoje, consiste em estudar as circunstâncias de depoimento semelhante prestado por Fernando Henrique Cardoso, onze anos atrás. Em 2005, à mesma PF, quando fazia três anos que passara a faixa ao sucessor, FHC teve direito a um tratamento exemplar pela civilidade e respeito aos direitos humanos. Sequer se pensou em condução coercitiva por uma razão muito simples: facultou-se ao ex-presidente o direito de ser ouvido em casa.

    Em 26 de janeiro daquele ano, três delegados subiram ao 8º andar de um edifício ocupado por Fernando Henrique em Higienópolis, como registra o Termo de Depoimento que ilustra essa reportagem. Ele foi ouvido numa investigação que envolvia um dos episódios mais obscuros de seu governo — contas clandestinas no paraíso fiscal de Nassau-Bahamas, suspeitas de armazenar bilhões de dólares de investidores brasileiros, fossem investimentos legítimos, autorizados por lei, fossem recursos de caixa 2 e, como muitos suspeitavam, dinheiro de corrupção.

    O caso tornou-se particularmente complicado, para o governo tucano, depois que se soube que o delegado Vicente Chelotti, diretor geral da Polícia Federal, havia ultrapassado vários degraus da investigação, para chegar ao  Caribe, de onde voltou com os documentos originais das contas clandestinas. Investigado pela corregedoria da PF, muito curiosa para entender uma iniciativa fora do padrão, Chelotti disse que havia cumprido uma ordem do presidente da República. Para sanar dúvidas, o delegado indicou o próprio FHC como testemunha de defesa.

    Como fica claro pelo documento publicado nesta página, “o depoente confirma ter determinado a Vicente Chelotti ou alguém de sua inteira confiança, que se deslocasse até Nassau para obter o citado documento, o seu original.” Fernando Henrique também confirmou um dos pontos intrigantes do caso: a de que “não fosse dado conhecimento do conteúdo daquele documento para ninguém.” Quando os delegados quiseram saber a razão para o segredo, FHC explicou que não queria “dar curso a uma chantagem”. Esclareceu que, além de envolver ele mesmo, a “chantagem” poderia implicar “dois ministros de Estado, o governador de São Paulo.” Lembrando a morte de Sérgio Motta, um de seus homens de confiança e tesoureiro do PSDB até a morte, em 1998, recordou que, se fosse acusado, este “não poderia defender-se.”

    Um delegado não se conformou e insistiu na razão do segredo. O “depoente” ampliou os argumentos: “respondeu que sua determinação foi em razão de que os termos daquele papel poderiam induzir a equívocos que causariam problemas políticos e econômicos ao país.” O policial perguntou se ele achava que sua preocupação era “preservar os interesses do país.” FHC “respondeu que sim.” O termo do depoimento encerrou-se poucas linhas depois.

    O principal ensinamento do episódio não envolve culpas e suspeitas contra cada um, mas o tratamento diferenciado entre Fernando Henrique e seu sucessor. FHC foi ouvido na tranquilidade de sua casa sobre um depoimento ao qual não poderia se furtar — pois era testemunha. Também pode alegar razões patrióticas para fazer segredo sobre o conteúdo de contas secretas no exterior. Empregou um diretor-geral da PF para ter certeza de que não haveria vazamentos e ninguém achou que deveria dar maiores explicações a respeito.

    Retirado de casa ao primeiro raio de sol, a condução coercitiva de Luiz Inácio Lula da Silva foi o primeiro lance de um conjunto de medidas marcadas pela vontade de produzir espetáculo através da humilhação. Não faz sentido do ponto de vista das garantias fundamentais previstas pela Constituição, já que prestar,  ou não depoimento é um direito da defesa, que pode ou não exercê-lo. O raciocínio é simples. Da mesma forma que uma pessoa tem o direito de ficar em silêncio durante um interrogatório, não pode ser obrigada a deslocar-se perante um delegado para prestar explicações que não deseja. Tem todo direito de aguardar, em casa, pelo curso da Justiça.

    “Assistimos a uma nova versão de um velho instrumento arbitrário aplicado contra os mais fracos e desprotegidos,” afirma um jurista ouvido pelo 247. Ele se refere a velha “prisão para averiguações,” um eufemismo empregado para manter pessoas trancafiadas sem nenhuma razão plausível, abolido após a democratização. 

    Ainda que a doutrina mais rigorosa não aceite essa exceções, pois sempre envolve a ameaça de emprego de violência do Estado contra uma pessoa presumidamente inocente, nas investigações policiais é comum aceitar-se o uso de “condução coercitiva” quando uma pessoa é convocada e falta ao depoimento sem maiores explicações. Nenhum desses casos poderia ser aplicado a Lula,  que nunca deixou de prestar depoimentos sempre que foi chamado –ainda que, em teoria, não fosse obrigado a fazer isso.

    Ontem, o argumento empregado pela Polícia Federal para justificar a “condução coercitiva” de Lula era a preocupação com sua segurança. Como mostra a jurisprudência-FHC, se este era o verdadeiro motivo, bastava interrogar o presidente em casa. Possivelmente, em segredo, como também se fez como se fez em janeiro de 2005, no apartamento de Higienópolis. Havia muito mais segurança e risco zero de tensões fora de hora. O problema: e o circo?

    Pois é. Se havia uma preocupação com a segurança de Lula, ela não combina com a decisão de conduzir o ex-presidente para prestar depoimento num posto da Polícia Federal no Aeroporto de Congonhas. O local é um conhecido ponto de passagem de uma clientela normalmente adversária dos governos petistas desde que a distribuição de renda tornou as passagens aéreas uma mercadoria acessível aos mais pobres — e despertou o preconceito dos mais endinheirados, gerando cenas inesquecíveis de xingamentos e desaforos, que alimentaram os telejornais pelo dia inteiro.    

    https://www.brasil247.com/pt/blog/paulomoreiraleite/219729/Lula-dep%C3%B5e-no-circo-FHC-em-casa.htm

  5. Moro e Globo – são os inimigos da Democracia

    Está claro para todos os democratas: Sergio Moro é um fascista que usa o judiciário como ferramenta para o golpe.

    Não tem mais retorno ou acomodação: ou os democratas eliminam o poder de Moro e da Globo, ou seremos servos desses fascistas.

  6. Argumentação nula

    Só mostra a inteligência deprimente de quem dá um argumento tão sem sentido. 

    A globo corrompeu todo este pessoal. Nem desculpas ele têm.sinto NOJO!

  7. A intenção era prender o

    A intenção era prender o Lula, mas como houve resistência esse safado deu pra trás. O PT e o Lula tem que partir para cima dessa canalhada da república de curitiba, é agora ou nunca!

  8. O poder é UNO e emana do POVO e não de um juiz.

    Debatedores, boa tarde

    tenho me posicionado a favor do poder judiciário brasileiro o que penso não passar de uma obviedade para quem defende um democracia.

    Cheguei a defender a postura do precitado juiz na condução deste processo apelidado de “lavajato”.

     

    Todavia, em função do episódio de ontem, aquela aberração jurídica – midiática já avaliada por renomados juristas,  gostaria de rever o meu posicionamento.

    É notório agora que o juiz não está sendo imparcial, vez que não haveria qualquer motivo jurídico para” autorizar” aquela condução coercitiva do ex-presidente lula. Aquilo não foi jurídico. Foi político-midiático. Na minha opinião algo  muito grave para nossa “infantil” democracia.

    O assunto é sério demais e uma “nota” oficial não resolverá o problema criado ontem. 

    Continuo, evidentemente, a defender o nosso poder judiciário, mas não podemos tolerar – o que também é óbvio – que órgáo do poder contribua para a desordem social. 

    Penso que o ex-presidente, o PT, bem como todos os que foram afetados diretamente deveriam tomar providëncias judiciais contra a flagrante arbitrariedade de ontem.

    Saudaçoes

    Boa tarde a todos e que deus nos ajude. 

    Chega de golpe nesse país.

    Democracia já!

     

  9. Como assim, se trata do mesmo

    Como assim, se trata do mesmo discurso do PSDB, pra eles é propina pra nois é doação. O pressuposto é que se é com Lula é com a lava-jato com os outros não é. A coerção foi ilegal, o que o iFHC tem a dizer sobre isso? Não é comigo e com o pais? Clássico FHC.

  10. O cinismo desse juizeco

    O cinismo desse juizeco politiqueiro não tem limites, a figura jurídica que ele criou para ajudar a globo a fazer manchete contra Lula, condução coercitiva, foi adotada em flagrante ilegalidade já que Lula se dispôs sempre a coloborar com a investigação.

    O fato é que esse juiz irresponsável em aliança com a golpista de carteirinha rede globo vai acabar instaurando uma guerra civil num país antes pacífico como o Brasil, se eles achavam que iriam tomar o poder na marra, ontem, ficou claro que se tentarem vai correr muito sangue e a culpa será dele e da rainha do golpismo nacional globo.  

  11. A íntegra da nota:
    A pedido

    A íntegra da nota:

    A pedido do Ministério Público Federal, este juiz autorizou a realização de buscas e apreensões e condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para prestar depoimento. Como consignado na decisão, essas medidas investigatórias visam apenas o esclarecimento da verdade e não significam antecipação de culpa do ex-presidente. Cuidados foram tomados para preservar, durante a diligência, a imagem do ex-presidente.
    Lamenta-se que as diligências tenham levado a pontuais confrontos em manifestação políticas inflamadas, com agressões a inocentes, exatamente o que se pretendia evitar. Repudia este julgador, sem prejuízo da liberdade de expressão e de manifestação política, atos de violência de qualquer natureza, origem e direcionamento, bem como a incitação à prática de violência, ofensas ou ameaças a quem quer que seja, a investigados, a partidos políticos, a instituições constituídas ou a qualquer pessoa. A democracia em uma sociedade livre reclama tolerância em relação a opiniões divergentes, respeito à lei e às instituições constituídas e compreensão em relação ao outro.

    Curitiba, 05 de  março de 2016.

    SERGIO FERNANDO MORO
    Juiz Federal

  12. Direito de reagir.

    Confome Cézar Roberto Bittencourt: ”O exercício da legítima defesa é um direito do cidadão e constitui uma causa de justificação. Quem se defende de uma agressão injusta, atual ou iminente, age conforme o Direito”.

    Logo se os cidadãos se acham ofendidos no seus direitos ele tem pode reagir em legítma defesa, logo não venha Moro a bostejar dizendo como devemos reagir a suas ilegalidades, não é por ser juiz que ele está acima da lei, então não me venha com:

    “Atos de violência de qualquer natureza, origem e direcionamento, bem como a incitação à prática de violência, ofensas ou ameaças a quem quer que seja, a investigados, a partidos políticos, a instituições constituídas ou a qualquer pessoa”.

    Incitar a reagir contra ilegalidades não é incitar é simplesmente chamar a atenção dos direitos dos cidadãos.

  13. Ganha corpo a tese que o destino de Lula seria Curitiba

    Havia um conhecido meu presente no aeroporto de Congonhas.

    Os diversos movimentos que observou levaram-no a concluir que o destino imaginado para o presidente Lula seria Curitiba.

    Do mesmo modo, tenho acompanhado diversas manifestações neste sentido na rede.

    O aparente despreparo do interrogador presente no aeroporto corroboram tal pensamento, porém compartilho que o fato determinante para o fracasso desta “operação” foi a coincidente presença (e tb a resistência) do Prof. Luizinho em defesa de Lula.

    Acredito que a corregedoria dos órgãos públicos envolvidos nesta ação devem sérias explicações a opinião pública a este respeito!

  14. A malandragem na frase de de Moro está em “antecipação”…

    ou seja, o bebê “não nasce prematuro”, mas (por ele, Moro), vai nascer!

    Ele não sabe que que jararaca bota ovo…

    1. vazamentos…

      ilegalidade que cria roteiros para investigadores de notícias, não de verdades

      cria da mídia, sem dúvida alguma, cada vez mais claro

  15. Sergio Moro

    Tudo lero, lero.

    Para Moro, Lula desde sempre é culpado.

    Ele determinou esta busca e apreensão nesta sexta, 04/03, para na próxima sexta 11/03 decretar sua prisão, com ampla cobertura midiática e na antevespéra da tão sonhada manifestação contra o governo.

    Resta saber se diante da “inesperada” reação popular a favor de Lula, ele e sua trupe pagarão pra ver.

  16. O Ensaio de prender o Lula

    não deu certo.

    Eu acredito que agora o bicho vai pegar para os canalhas. Espero de fato que o PT deixe de ser um partido de frouxos e o Lula deixe de ser o Lulinha paz e amor. Vamos para cima dos canalhas. A hora é essa para reagirmos 24 joras por dia pra que o Lula ganhe sem fazer campanha.

     

     

     

  17. touchè

    Deprimentes desculpas, juiz com juízo, preparo e conhecimento jurídico nunca redigiria nota de: não foi bem assim, foi sem querer querendo, a redação não foi como deveria ser, etc.

    Em pleno sábado depois da repercussão da obrada tenta justificar o impossível? Estás menino moro apenasmente admitindo tua parcialidade do juízo e  monumental incompetência.

    Vá aos shoppings das coxinhas procurar afagos.

  18. Haaaa Taaaa agora esta

    Haaaa Taaaa agora esta explicado Dr. Moro Mandar buscar o Lula debaixo de vara não é violencia …mesmo que seja emprestada do momopolio da força do Estado.

  19. O Sr. Sérgio Moro é muito

    O Sr. Sérgio Moro é muito cinico.

    fez o show da mídia canalha! A mesma mídia que lhe compa com premiações baratas…

  20. Tadinho do Moro. Está sendo

    Tadinho do Moro. Está sendo ijustiçado. Tudo o que ele queria era preservar a imagem do ex-presidente Lula. Deve ser por isso que ele avisou a Globo, a fim de que eles tivessem tempo para preparar e ajustar os equipamentos de forma que a imagem de Lula no camburão ficasse perfeita.

  21. Claro que não, Dr. Moro. Por

    Claro que não, Dr. Moro. Por que o meretíssimo não experimenta passar pelo mesmo processo? Ter sua casa invadida a plena seis da manhã. Frequentar todas as primeira páginas de jornais e chamadas de noticiários da TV de forma nada honrosa. Não é bacana?

    Pimenta no “aparelho excretor”(roayties para o candidato à presidência Levy Fidelix) dos outros é refresco no de vossa excelência, estou certo?

    Não, não significa culpa, mas algo talvez pior: humilhação. . 

  22. Ele não é nada…

    Moro não é nada, nunca foi… Ele sempre foi sim, um oportunista que sempre almejou estar por cima da carne seca. Ele sempre sonhou em ter seu nome na mídia igualzinho do Joaquim Barbosa, quis até o prêmio Globo como o BJ. Bom… O fim do BJ foi sair pela porta dos fundos será que o senhor Moro imitará o BJ nisso também?  Sua declaração senhor holofote me dá ânsia de vômito, você é um mentiroso, você nunca quis proteger o Lula, vc convocou a globo para estarem lá na espera. Vc queria aquilo mesmo, deixa de mimimi porque vc será malhado sim mais que Judas. 

     

     

    PS: Nassif – Essas extensão na lateral com os códigos  do face, twiter  está horrível para ler as notícias, não daria para vc colocar em outro  lugar?

  23. Reação a tirania não é violência é legítima defesa.

    Me desculpe, “excelência”, assim com letra minúscula mesmo, mas ao meu ver quem cometeu ato de violência foi o senhor. Sabemos que o Estado tem o monopólio da violência, mas isso tem que ser usado dentro dos ditames legais, não esmagando os direitos e garantias individuais, como o senhor fez.

    No meu entendimento, o que o senhor fez não foi apenas abuso de autoridade o que o senhor fez, o que senhor fez foi um sequestro e manteve a vítima (Lula) em cárcere privado. Estar ocupando o cargo de juiz, não o exime dos crimes que cometeu, não importando sobre qual argumento jurídico que  sua “excelência” e a equipe da lava jato dê, a regra constitucional da Primazia da Realidade, demonstra que o senhor tem quer denunciado por sequestro e cárcere privado.

    Aliás, a ” violência” que o senhor critiga agora, nada mais foi que uma legítima defesa contra a vioilência que o senhor cometeu. Então o senshor está invertendo a ordem dos fatos para se exirgir de culpa, mas, no meu entendimento, não é o caso nem de culpa, mas de dolo mesmo. E, todos sabemos que se insurgir contra a tirania e um direito legítimo do povo. E a “violência” que o senhor acusa, nada mais é do que a insurgência contra a tirania cometida por vossa “excelência”

    O senhor pode se esconder por detrás da sua carteira de juiz, mas um dia as instituições vão deixar de ser reféns da “Republica Morista” e dos grandles meios de comunicação que te apoiam e o senhor terá que responder pelo crime que cometeu.

    A lava jato acusa o Lula e busca provas contra ele, legítimo que o façam, mas no caso do senhor, o crime que o senhor cometeu já está provado e consumado ao vivo perante milhões de brasileiros. Só resta saber até quando os tribunais superiores aceitarão serem coagidos pela “República Morista” e pela grande mídia e não acabar com esse rol de ilegalidades e abusividades.

    Por fim se o senhor e a equipe da Lava Jato realmente leram um pouco de filosofia, escolheram bem o nome dessa última operação (Aletheia), que na sua origem grega significa a verdade que se revela a uma presença iluminada sem que ela necessite de razão para alcançá-la, sim é isso mesmo, que resumidamente significa Aletheia e, por isso digo que escolheram bem o nome, pois está claro que, por tudo que temos visto, que os integrantres da operação lava-jato se consideram seres “iluminados” aos quais foi revelada “a verdade”, não embasa em buscas e racionalidade, mas a uma “verdade revelada”. Assim, após terem sidos agraciados com “a verdade”, pouco importa o caminho que usarão para mostrá aos demais seres inferiores (inclusive os Tribunais Superiores), não importa o que se descubra, se não indicar para “a verdade revelada”, não virá aos autos, todo caminho tem que ser desenhado para chegar “a verdade revelada”, se as leis, estado democrático de direito, garantias individuais ou qualquer outra coisa impedir que se revele “a verdade”, serão pisoteados, afinal “os fins justificam os meios….

    Começaram o “filme” de trás para frente por conta dessa “verdade que lhes foi revelada”, então agora tem apenas que adaptar os caminhos para chegar ao final pré definido por “iluminação divina”. Seria cômico se não fosse trágico, mas as palavras do Ministro Marco Aurélio do STF, recriminando severamente o que o senhor perpetrou ontem, me dá a esperança de que as instituições desse pais e o seu o povo saiam do “canto de sereia” que os “iluminados” estão cantando, antes que a nau da democracia e das garantias fundamentais afundem nesse mar tenebroso da “verdade” que lhes foi “revelada”.

    Talvez o senhor mande me buscar a força por se julgar ofendido e me trancafie por desacato a autoridade, afinal direito a ter opinião deve ser apenas para os “iluminados”. Tudo bem, corro o risco, mas não vou me acovardar diante desse momento importante para o país e, me desculpe, se a mim não foi “revelada a verdade”. Cordiais abraços, minhas críticas são contra seu atos que vejo e não contra a sua pessoa que não conheço.

  24. Manobra política evidentemente antecipada.

    Ação política cara de pau orquestrada com a Globo e afins, ameaçadora à democracia, evidentemente antecipada devido a algum motivo, mas com efeito indesejado: tiro no pé.

  25. Extremamente esperto e cínico

    Não entra na questão colocada pelos críticos da condução coercitiva, a afronta ao CPP e à CF, e ainda posa de imparcial. Uma verdadeira sucuri a mando dos Marinho, pronta para dar o bote na “jararaca”. 

     

     

  26. Barbárie

    Sérgio Moro é o responsável pelos atos de violência que aconteceram, dado que era desnecessário a coerção. Além disto, tem espezinhado o Estado de Direito e o instituto da presunção de inocência, o que o coloca como inimigo da democracia. Também é lícito supor que ele esteja fazendo parte de quadrilha que tem por finalidade cometer atos criminosos, como a violação da Constituição, a coerção e prisão de pessoas presumivelmente inocentes e crimes contra a economia nacional.

  27. E ninguém pergunta o óbvio

    E ninguém pergunta o óbvio pra esse sujeito? Por que a condução coercitiva se Lula nem ao menos tinha sido intimado antes? E se ele sempre se colocou a disposição pra prestar esclarecimentos? Se estiver lendo, seja homem e responda, seu juiz.

  28. Senhor Doutor Sergio Moro, em

    Senhor Doutor Sergio Moro, em um país sério, o senhor deveria explicações por sua conduta ilegal na condução coercitiva do cidadão Luis Inácio Lula da Silva (não vou falar nem “ex-presidente”, porque o direito dele é o mesmo que de qualquer outro brasileiro).

  29. O Juízo sem juízo. 
    A pedidos

    O Juízo sem juízo. 

    A pedidos de procuradores do MPF do pr – fulano, sicrano, etc, , assinei e ponto.

    Daqui a pouco vai assinar pedidos do Carlos Sampaio, que ficou 3 anos como promotor e virou político que hoje é da Procuradoria do Estado de SP, com 28anos de serviços prestados. À quem?

     

  30. Jornalistas Livres
         

    O Instituto Lula amanheceu cercado por homens em trajes camuflados. Fantasiaram-se, com trajes militares de guerra, policiais designados para exercer coação física sobre um ex-presidente pacífico e democraticamente eleito duas vezes. Onde já se viu isso? Quem assistiu aos golpes militares da década de 70 na América Latina, compreende o significado tétrico dessa indumentária. Ela foi escolhida para conferir certo simbolismo ao ato e intimidar qualquer resistência. Ou seja, para infundir terror psicológico e paralisar possíveis oponentes, em especial a militância do PT. E também para expressar a fantasia da parte fascista da classe média, com seus vivas à PM e seus pedidos histéricos de golpe militar.

    Jornalistas LivresO uniforme camuflado é certamente um ultraje à democracia, mas em verdade um traje a rigor para o tão almejado grand finale, expressão adotada ontem em uma análise da Folha/UOL. Este grand finale seria o tiro de misericórdia na incipiente democracia social que o Brasil viveu na última década. Por isso, vale a pena ver como alguns “erros” da justiça e da polícia aplainaram o terreno para essa apoteose.

    Foram três “erros” muito instrutivos sobre como se dá a investigação em torno de Lula e como se vem preparando isso que foi desencadeado agora, sua condução coercitiva para depor na PF. O primeiro desses ‘erros’, em 10 de fevereiro, foi a divulgação de um despacho sigiloso do juiz Sérgio Moro. Eis o resumo da ópera em matéria do UOL de 10 de fevereiro:

    O despacho do juiz Sérgio Moro que autorizou a Polícia Federal (PF) a instaurar um inquérito para apurar se empresas investigadas na Operação Lava Jato pagaram por obras de melhorias em um sítio frequentado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi publicado ontem (9) “inadvertidamente” no site do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, por um equívoco do Poder Judiciário.

    Pois bem. Pagamos o judiciário mais caro do mundo, para que em questões extremamente delicadas, que podem implicar sérias consequências para o país na avaliação internacional, se façam ações “inadvertidas” e se cometam “equívocos” –sempre em prejuízo de uma mesma parte?

    O segundo erro foi grotesco, no nível mais policialesco que se possa conceber, e aconteceu em 1º de março. Foi a determinação do promotor Cássio Conserino, do MP de São Paulo, de que Lula e sua esposa deveriam depor e que

    “em caso de não comparecimento importará na tomada de medidas legais cabíveis, inclusive condução coercitiva pela Polícia Civil e Militar nos termos das normas acima referidas”.

    Logo em seguida, como se não fosse mais que um cisco nos olhos da Opinião Pública, como se esse carnaval não rebaixasse uma instituição essencial nos regimes democráticos, o Ministério Público, o promotor Cássio Conserino informou ao Jornal Nacional que cometera um erro. Um mero e banal erro. Que Lula e Marisa não seriam obrigados a depor. É evidente que, diante de um “erro” desse e da sua gravidade, em muitas partes do mundo, esse procurador seria afastado. Mas nada aconteceu, prova de que ele nada a favor de uma corrente de cumplicidade estabelecida no Judiciário brasileiro.

    O uso de uma instituição judicial para fins que são alheios a ela, para autopromoção, para perseguição, para uma guerrilha que mancha a imagem do inimigo e serve à sua desmoralização, não pode ser conduta acertada.

    Mas o que fez o Ministério Público Federal agora, quando, sem motivo algum que o justificasse, ordenou que Lula fosse conduzido à força para depor três dias depois, isto é, hoje? Esse gesto não guarda ares de uma vingança contra a afirmação de Lula, três dias atrás, quando disse que não deporia no MP de São Paulo? A proximidade temporal entre os dois eventos não deixa sérias dúvidas no ar?

    O terceiro “erro” foi em relação ao Instituto Lula, que tem sido o porta-voz, o único, a rebater dia após dia, hora após hora, a enxurrada de calúnias que se derrama sobre o ex-presidente. A partir da “análise” de uma planilha feita por Marcelo Odebrecht chegava-se a curiosas “hipóteses investigativas”:

    Entre os “usos” estão a anotação “Prédio (IL)” e o número 12.422.000, provável referência a R$ 12,4 milhões, segundo a PF. Os policiais apontaram que “não foram encontradas menções a tal sigla” no aparelho celular periciado de Marcelo Odebrecht, mas “pode ser uma alusão ao Instituto Lula”.

    Pois bem. A dedução sherlockiana foi de que a Odebrecht poderia ter doado R$ 12,4 milhões para a construção do prédio em que funciona o Instituto Lula. Está na Operação Acarajé, de 23 de fevereiro. Ocorre, como veio a ser esclarecido, que se trata neste caso também de um erro. Que o Instituto Lula não ocupa um prédio, mas um casarão. E que este não foi construído agora, mas há muito tempo.

    Cada um desses erros serviu a um belo carnaval na mídia, desorientou a opinião pública, e distribuiu interrogações levianas em torno da figura de Lula. O único traço real em tudo isso é a cumplicidade convergente das instituições da Justiça, da Polícia Federal e da mídia para produzirem os fatos. E, desses fatos que devem ser produzidos doa a quem doer, o mais importante, o que se consagrará como o grand finale, é a prisão de Lula.

    A Operação Aletheia quer ser o grand finale da Lava Jato. Mas o surpreendente ainda é ver que a delação de Delcídio do Amaral, vazada ontem pela revista IstoÉ, é apresentada como o pivot da Operação, ao menos é o que nos conta o jornalista Leandro Mazzini em sua coluna ao tratar da “Operação Lula” (Janot faz reunião de emergência com núcleo da Lava Jato). Será que, por não ter encontrado nada consistente em 24 meses de investigações, o desespero levou a conceder crédito às revelações de um indivíduo que há poucas semanas era execrado pelo país inteiro? Estaremos diante de uma nova forma de vida híbrida, nascida da Lava Jato e dos laboratórios das delações premiadas, o “vilão imaculado”?

    Ele foi chamado de delinquente, mentiroso, bandido, desclassificado, corrupto, chantagista etc., logo após a sua prisão em 25 de novembro. Hoje Delcídio se vê reabilitado, as homes voltam a estampar suas melhores fotos, com seus melhores ternos, como se um banho de Lava Jato pudesse deixar sua alma brilhante e engomada num piscar de olhos. Da mesma forma, como ontem o UOL jogou na home uma foto do vice-presidente Michel Temer, já em pose presidencial. Ora, mesmo num país habituado à cretinice, sabe-se que não se pode jogar baldes de excremento na cabeça de um Delcídio num dia e fazer dele testemunha limpa e confiável, no outro. Isso seria confessar que o desespero é quem dá as cartas agora.

    Imagine-se que absurdo não seria se, algum dia, uma versão da história brasileira desse período começasse assim: “Quando ficou claro o ridículo das acusações sobre o barquinho que custou R$ R$ 4.126.00, adquirido em 24 prestações, sobre o tríplex de 200 m2, que nunca foi comprado, sobre o sítio de propriedade de terceiros, começou uma luta com regras inteiramente alheias à sensatez judicial. A questão não era mais ‘Lula é culpado ou não?’ mas sim outra bem diversa: ‘Lula pensa que pode ser mais esperto que a gente? Um torneiro mecânico? Ele vai ver só’. Parecia que algumas instituições do país, entre as quais a mídia, entendiam participar de uma briga de gangues. Nenhum golpe era tido por proibido ou impróprio ao decoro. Cometer erros, atos inadvertidos, inadvertências, equívocos, era só a ponta desse iceberg. Havia ainda os ‘vazamentos’.”

    Pois é. Os vazamentos, que vieram crescendo em intensidade nos últimos dias, e ontem, com a delação escorrida nas páginas da revista IstoÉ, ultrapassaram todas as medidas. Este vazamento, pelo teor de sua fonte, as confissões da figura mais desonrada da República, o senador Delcídio do Amaral, era para ser objeto de gargalhadas. No entanto, como dizem duas notas do jornalista Leandro Mazzini em sua coluna no UOL, levou o Procurador Geral, Rodrigo Janot, a uma reunião noturna.

    Janot tem em mãos há mais de uma semana o conteúdo bombástico da delação premiada do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). O vazamento à imprensa ontem pode acelerar nova fase da operação.

    Não é engraçado? O vazamento sai da justiça para a mídia, ou seja, de algum cano furado na PF ou no MPF para a torneira da revista IstoÉ. A mídia agradece e publica e, assim, “o vazamento à imprensa” acelera a nova fase da operação pelo MPF. Os dados sigilosos são ofertados graciosamente para serem violados. A violação do que deve ser preservado, ao invés de impugnar o conteúdo, faz acelerar o seu uso. Nunca ouvi falar de um inquérito administrativo (deve existir, mas nunca vi na imprensa suas conclusões e os nomes dos punidos) aberto para investigar vazamentos. Como é assunto que pode render muito dinheiro para quem sai na frente nas bancas, não é impossível que um vazamento seja bem remunerado. Razão a mais para ser investigado. Mas não. O vazamento se tornou estimulo para “acelerar” a tomada de decisões da justiça. Não é grotesco?

    Globo

    Nesse redemoinho de audácia crescente, nada é respeitado, nem os elementos culturais e étnicos, nem os riscos econômicos. Batizou-se a 23ª fase da operação como Acarajé. E acarajé, como informou umamatéria da Folha, passou a significar “dinheiro de propina”. Não importando se é um símbolo da cultura brasileira, reconhecido pela UNESCO, se é bem intangível ou patrimônio imaterial. Acarajé agora é crime. Nada é intangível. Também não importa o tamanho dos prejuízos econômicos que revelações fictícias, vazamentos oportunos e seletivos, venham a produzir.

    Ao humilhar um ex-presidente humilha-se na verdade toda a instituição que tem em sua cúpula a presidência, isto é, um dos poderes inteiro, o Executivo. Se num país, um poder pretende se impor sobre todos os demais, o resultado é uma deformação. Desde que as deformidades passam a dar as cartas, todas as regras se decompõem. Um poder só é equilibrado dentro do equilíbrio de poderes. E isso calibra a visão internacional a respeito do país. Ou alguém pensa que enganar a China e os EUA é a mesma coisa que mistificar os setores menos esclarecidas da opinião brasileira? Os parceiros internacionais do Brasil hoje enxergam diante deles uma república desprezível.

    Esse foi o ensaio geral para a prisão de Lula, que talvez seja o objeto da 25ª fase da Lava Jato. A alma desse golpe é menos consistente do que um sopro de apagar velinha de aniversário de criança. A situação não é mais nem menos do que as tantas situações de pré-golpe, ainda que com vestimenta mais camuflada, que o país viveu desde os anos 30.

    (Acabei de assistir ao vídeo do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, que afirma sobre a condução coercitiva de Lula: “Temos os favores feitos pelas empreiteiras, OAS e Odebrecht, um sítio, que nós estamos investigando a propriedade, mas acreditamos até o momento ser do senhor Luiz Inácio, e também temos bem claro que houve pagamentos de benfeitorias no triplex em Guarujá.” Se a motivação foi essa, é pior do que se tivesse sido pautada pela delação de Delcídio, já que essas hipóteses estão envelhecidas e não foram provadas. Se foi isso, foi pura demonstração de força. Ou seja, violência pura. É verdade que o Procurador diz que “Este é o momento de sermos republicanos, não há ninguém isento de investigação no país”. Ora, investigação é uma coisa, condução coercitiva sob constrangimento físico humilhante é outra completamente diferente. Nesse caso, trata-se de praticar uma humilhação ignóbil, não só a Lula e ao PT, mas também aos eleitores de Lula e, o que é pior, à instituição da Justiça, que não pode ser usada para fins que deixem qualquer margem de suspeita de que não são os seus.

    O nome Operação Aletheia parece ter sido um perigoso e comprometedor erro. A palavra grega significa desvelamento, revelação, é a noção central do pensamento do filósofo alemão Martin Heidegger. Ele a colocou em circulação e a tornou célebre. Como o mundo dá muitas voltas, uma das ironias da história é que a grande revelação (Aletheia) sobre a vida de Heidegger, foi justamente sobre sua íntima colaboração com o nazismo. Por isso, o gesto de colocar na testa de uma operação policial um nome tão suspeito, talvez diga mais do que era a intenção dos seus promotores. Talvez desvele mais do que esperavam. Ao menos se for verdade que, nas ações que estamos observando, se revela um desejo de destruição das instituições democráticas, engajando-as por uso abusivo numa caçada política sem precedentes.

    BAJONAS TEIXEIRA DE BRITO JUNIOR É DOUTOR EM FILOSOFIA, PROFESSOR UNIVERSITÁRIO E ESCRITOR.

     

  31. Moro e o futebol chinês

    Para alguns jogadores brasileiros a China atualmente é o centro do futebol.

    Muitos já estão lá e outros deverão ir assim que surgirem as oportunidades.

    As propostas são definidas como irrecusáveis. É muito dinheiro.

    Mas há um custo a pagar.

    Explica-se.

    Um dos problemas é que esses jogadores passarão a jogar para plateias cheias de entusiasmo, mas bem menos exigentes.

    Com todo respeito ao povo chinês, dispensa-se falar sobre o seu futebol.

    E é aí que está o problema.

    Entendo que para quem ganha muito dinheiro falar que “o custo a pagar é alto” não deve significar muita coisa.

    Mas significa.

    Por uma razão bem simples.

    “O custo a pagar” não significa que estamos necessariamente falando de dinheiro.

    Uma vez que esses jogadores irão enfrentar adversários fracos e se exibir para plateias bem menos exigentes, é natural, aliás, muito natural, que negligenciem com algumas coisas, como por exemplo, a condição física.

    Qualquer exibição dos nossos craques causará momentos de grande êxtase ao público chinês.

    É inevitável que percam a capacidade de auto avaliação e com isso a noção do que é exercer a profissão com qualidade.

    A tendência é que caia o rendimento da condição física, técnica e tática.

    Sem falar em coisas como a perda da visibilidade para o mercado internacional do futebol, é provável que torne também mais difícil justificar uma eventual convocação para a seleção brasileira.

    O juiz Moro padece do mesmo problema.

    Acostumou-se ao êxtase do seu público e se descuidou de várias formas.

    O seu rendimento mental-intelectual e jurídico caiu muito de produção.

    Sob bombardeio da sociedade brasileira, inclusive de inúmeros advogados, juristas, ministros e ex-ministros e intelectuais, sentiu a repercussão negativa de mais uma estripulia jurídica.

    E neste sábado divulgou esta pérola para explicar por que ordenou a condução coercitiva do ex-presidente Lula.

    “Como consignado na decisão, essas medidas investigatórias visam apenas o esclarecimento da verdade e não significam antecipação de culpa do ex-Presidente. Cuidados foram tomados para preservar, durante a diligência, a imagem do ex-Presidente”

    Nada mais pode explicar um gesto tão medíocre e ridículo além do fato de que o juiz se acostumou demais a jogar para plateias bem menos exigentes.

    Certamente o juiz Moro pensou estar participando de um daqueles jogos de torcida única.

    Mas o juiz Moro está em paz consigo mesmo.

    Como assim estão os jogadores que estão no futebol chinês, pelo menos aqueles que já não veem o horizonte como algo que nos faz caminhar sempre em busca do inatingível, como dizia Eduardo Galeano falando de utopia.

    Para muitos, um belo tríplex em local paradisíaco protegido por leis que visam preserva-lo é bem mais importante do que sonhos.

  32. Teve que se explicar. O que

    Teve que se explicar. O que claro não fêz. Mas é para tentar esconder a truculência fascista que assustou até ex-ministros do FHC. Mas tenho para mim que o que pegou mesmo foi a fala do Marco Aurélio Mello. Mais uns dois do STF falando algo parecido, começa a ficar complicado para ele. (Alias, já deveriam ter falado)

    De qualquer forma, acho que ele está dando um passo para trás, para poder avançar no bote final, primeiro providenciando os vazamentos, é claro. Tem também o fator Delcídio. Tem que aproveitar agora para partir com tudo em cima dele

  33. Significa culpa, SIM! Culpa

    Significa culpa, SIM! Culpa do imbecil que resolveu brincar de tacar fogo no país! Esse imbecil é o responsável por todos os incidentes graves nos próximos dias.

  34. Moro é, provavelmente, um dos maiores cara-de-pau do país.

    Esse moleque cínico não tem vergonha na cara e fala deslavadamente que a condução coercitiva COMPLETAMENTE AO ARREPIO DA LEI visava “preservar… a imagem do ex-presidente”. Para proteger a imagem do ex-PR, o que esse calhorda, cafajeste, sem vergonha fez? Montou uma operação midiática policial que movimentou mais de 200 policiais federais armados como se fossem para a guerra. Só que, desta vez, esse moleque passou dos limites. Cruzou o Rubicão e vai se foder (não tem outra palavra).

    Celso Bandeira de Mello, no JB, disse tudo: “Lula vai ganhar a próxima eleição.”

    País

     Hoje às 13p8- Atualizada hoje às 14p1

    Bandeira de Mello: “Lula vai ganhar a próxima eleição”

    Para jurista, condução coercitiva de ex-presidente foi absurda e ilegal

    Jornal do BrasilThomas  Badofszky * Publicidade

    O jurista Celso Antônio Bandeira de Mello, em entrevista exclusiva ao Jornal do Brasil, criticou a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, realizada na última sexta-feira (4), pela 24ª fase da Operação Lava Jato. Para ele, o mandado foi absurdo, ilegal, e correspondeu a uma tentativa de ferir a imagem de Lula. No entanto, o episódio o fortalece, garante o jurista.

    “O tiro saiu pela culatra. Quiseram humilhar o Lula e não conseguiram. Ele vai percorrer o país, intensificar a militância política, e ganhar a próxima eleição. Ou eles conseguem impedi-lo de se candidatar ou ele ganha a eleição”, afirma Bandeira de Mello. 

    Ele aponta a ilegalidade na condução coercitiva do ex-presidente: “Você levar uma pessoa sob condução forçada, que não se recusou a depor, é uma injuridicidade. As pessoas responsáveis por isso mereceriam uma punição exemplar, ser excluídos da magistratura”, cobra. 

    Bandeira de Mello vê condução coercitiva de Lula como ilegal Bandeira de Mello vê condução coercitiva de Lula como ilegal 

    Para o jurista, “Lula sempre foi condescendente com os adversários”, nunca retaliando ninguém. “Acho que se ele continuar leniente em relação aos adversários ele vai se dar mal. Ele deve tomar as atitudes que já deveria ter tomado há muito tempo”.

    Bandeira de Mello criticou ainda a imprensa brasileira, monopolizada em sua opinião: “Não há liberdade de imprensa. Não existe liberdade de imprensa se quatro ou cinco empresas dominam a informação pública. Não há uma expressão da verdade, mas de interesse. Deve-se disciplinar as empresas deste setor, regulamentando-as. Alguém que tem jornal não deve ter televisão”. 

    O jurista diz não entender como “o governo financia os que atacam a ele”. “Por que financiar os adversários? Se deixar de financiar vão à míngua e morrem”, referindo-se a grandes veículos de comunicação. 

    * do projeto de estágio do JB

     

  35. Deixa eu ver se entendi…O

    Deixa eu ver se entendi…O juiz que pede a condução coercitiva de Lula, sem mandado, sem qualquer comunicação prévia com seus advogados, sem intimação prévia, sem sequer se ater ao requerimento dos procuradores da lavajato MP –  que não se pode esquecer, não pediram o depoimento de Lula muito menos sua condução coercitiva, vem agora , depois da triste repecussão de seu ato, vide declaração do ministro do STF Marco Aurélio Mello, vem agora se explicar, se justificar através de uma notinha?! Faço minhas as palavras de Lula: Você não tem idéia da merda que fez!

     

     

  36. JUIZ SÁDICO E HIPÓCRITA! Pq

    JUIZ SÁDICO E HIPÓCRITA! Pq convocou Lula a depor para humilhá-lo e dá uma de santinho agora!!

    No mínimo pegasse depoimento na casa do Lula então E PENSAR Q UM JUIZ DESSE ESTÁ ACABANDO

    COM O PAÍS E SUAS GRANDES EMPRESAS,Empresários nacionais acooordem pra vida senão vão

    ficar a vida toda sendo extorquidos pelos bancos para manterem seus negócios!!!

  37. Não foi nada. Isto acontece para todos!

    Moro é muito tranquilizador.

    Isto não é nada. Acontece para  todos. É legítimo e legal.

    Só que desde a madrugada a Globo já estava se preparando para dar todos os detalhes e, inclusive, com avisos, de madrugada que 04/03 seria um dia memorável.

    E o espetáculo midiático não foi nada.

    É legal. Mesmo que se tenha buscado, a todo custo, arrasar com a figura de nosso maior líder político, ex-presidente da repúbllica, pos duas vezes. Nada demais: um juiz de primeira instância mandando a PF fazer diligências em todo o País.

    Não gosto de citar nomes, mas, todos sabem, há muitos políticos implicados e delatados no Lava-Jato. E isto não acontece com eles. Li que FHC – uma vez – prestou depoimento em seu apartamento, como testemunha, em uma ivestigação.

    Por que este espetáculo midiático?

    De repente, não tiveram coragem de trazer por qui o japonesinho bonzinho.

    Pelo que li no PHA, conforme relato de Esmael Moraes, o deputado do PT Luizinho, que estava no aeroporto, fez barulho e a PF teria desistido de levar o Lula para Curitiba, pois há uma sutuosa sede da Polícia Federal na Marginal Tietê, onde é muito mais seguro e que, é claro, evitaria conflitos. A desculpa de que o Aeroporto era o lugar mais seguro é papo furado. Não foi levado a Curitiba porque se percebeu que a coisa se tornou dificil, máxime pela liderança nacional de Lula e pela presença, no momento, do deputado Luizinho.

    Sou advogado há 46 anos. Nunca vi abuso deste jeito. Principalmente, em se tratando de um ex-autoridade. Todas elas, as autoridades, mesmo que já tenham sido e passem a ser considerados cidadãos comuns, sejam municipais, estaduais e federais, são tratadas com respeito, feitas as devidas intimações para  prestar depoimento e esclarecimentos. Até ex-condenados são intimados.

    Por que esta maneira BBB em relação ao nosso ex-rpresidente Lula – Duas vezes presidente, que recebeu centenas de medalhas e homenagens pelo mundo todo. Que medalha e homenagem o Moro recebeu? Ah, uma medalha da rede Globo.

    Vi-me no meio de muitas pessoas, que aplaudiram entusiasmados a detenção de Lula ( seis horas da manhã, que horário para acordar um ex-presidente e idoso). Desta vez, não aguentei e lhes disse: Sei que todos você são sonegadores. Todos, sem exceção. E sonegação é crime. Para mim, muito mais grave do que a corrupção, pois leva o brasileiro mais pobre a pagar as contas dos mais ricos. SONEGAÇÃO! É o artigo 1º do L4729, com pena apenas de seis a dois anos, mas é crime! Agora, atirem a primeira pedra….

  38. Moro está completamente nu!!

    Moro está completamente nu!! Nu porque achava que hoje, depois do seu espetáculo, estaria nos braços da elite e da mídia como o melhor e mais peitudo juiz que esse país já teve. Não é isso que se vê! A elite se escondeu atrás de suas tampas de panelas, a mídia, (Globo), se escondeu atrás dos seus microfones retirando os cubos e sua logo marca. E moro? Moro ficou sozinho e vai ter que dá, até para sua elite, muitas das explicações. Moro entendeu que a opinião pública não constitui da elite e Globo.

    1. Jorge, na boa, eu não

      Jorge, na boa, eu não acreditava nisso não.

      O Moro já provou que é um cara vingativo, e sangue ruim, e ela vai pra cima do Lula com apoio dos paneleiros e do PIG.

      Principalmente agora que vazou uma gravaação do Lula mandando ele enfirar o processo no cu.

      1. Lula mandou enfiar o processo

        Lula mandou enfiar o processo onde ele (Moro) não tem. Duvido que ele se vingue! Está sozinho.  Pode apostar. Moro tem um grande abacaxi nas mãos, que é essa lava-jato, e quer se livrar, mas não sabe como, o primeiro teste foi esse, se não der certo, ele manda prender a Dilma.

  39. O Moro está puto e vai manda

    O Moro está puto e vai manda prender o Lula, principalmente depois das entrevistas do Lula.

    Agora, o que me deixa puto, não é prender o Lula.

    E sim prender o Lula e acabar com o PT como objetivo fim da Lava jato.

    Os demais ladrões do país seguem livre, leve e solto.

    O Moro vai matar o mito Lula, nacional e internacionalmente.

    A dúvida é a seguinte, e o Moro como ficará depois que tudo acabar.

    Ficará tudo dito por não dito, ele sofrerá alguma consequência de qualquer natureza ?

    Só o tempo dirá !

  40. Até Quando, Dr Moro?

    Nassif: acreditemos. O que diz o Verdugo de Curitiba é verdade. Ou, digamos, uma “verdade curitibana” na versão de parte do Judiciário atual.

    A coerção não significou, segundo suas palavras, uma “antecipação de culpa”. Isto é verdade.

    Até porque a notação de culpa já foi elaborada, desde que ele fazia parte do gabinete da ministra do STF e era instruído em técnicas da Segunda Guerra por outro ministro. Atualizadas, evidentemente.

    Quanto ao “repudio aos atos de violência”, o Assis desvendou a questão, quando seu excelente artigo (https://jornalggn.com.br/noticia/balao-de-ensaio-para-medir-a-reacao-a-prisao-de-lula-por-j-carlos-de-a) demonstra que isto foi só um “balão de ensaio”, para tomar o pulso e medir que tipo de reforço o grupo da oposição PSDB/DEM/PPS (dizem que também o PPS), com o beneplácito dessa ala do Judiciário, terá de se precaver quando mandar datar o Mandado de Prisão para o ex-presidente, que, segundo vazamento, já está prontinho, faltando apenas marcar dia e hora, já que tem nome e local.

    Quanto a r. sentença dessa 24ª etapa da Lava Jato, ouvi dizer, já foi elaborada por uma equipe de tarimbados jurisconsultos lotados no mesmo gabinete onde o sapiente magistrado fez treinamento no STF, faltando tão somente pequenos detalhes técnicos no relatório.

    Até o reaça do Gurovitz fala em “erro do Moro” (http://g1.globo.com/mundo/blog/helio-gurovitz/) e dá detalhes no discurso do ex-presidente.

    Ali, com seu sarcasmos de porta de botequim e o confessável júbilo pelo feito midiático, ele acha que a emenda poderá sair pior que o soneto.

    Pena, na questão de moradia, quando Lula pede que lhe cedam pousada os que dispõem de residências na Av. Foch e outras geografias, ele omitiu, com sua pena mercenária, o “tríplex de Paraty”.

    E, finalmente, se esse magistrado, para “esclarecimento de verdade” faz isto com o homem do porte do ex-presidente Lula, tenho pena do pequeno réu que passar pelo crivo desse enfant terrible.

    Mas, convenhamos, são tempos sombrios, onde sentimos saudade dos milicos de 64 (dizem que esta operação foi em homenagem a eles), dos campos de concentração de Hitler e de Stanley; da própria Inquisição da Igreja romana…

    Aguarda-se que o próximo desfecho será na passagem do dia 30 de junho para dia 1º de julho e terá, depois do pomposo nome de Aletheia, o significativo epíteto de “Nacht der langen Messer”, para homenagear a data de 1934!

     

    PS: “Quousque tandem abutere, Moro, patientia nostra? Quamdiu etiam furor iste tuus nos aludet? Quem ad finem sese affrenata jactabit audacia?” — in Catilinam Oratio Prima, Cícero.

  41. Agora, uma coisa é certa,

    Agora, uma coisa é certa, para o Moro mandar prender o Lula, ele tem que ter provas robusta. Não basta ter baton na cueca, tem que pegar o cara trepando.

    O Lula tem um batalhão de bons advogados, se quando o caso chegar ao STF o Lula conseguir ser  absolvido, já era.

    Acaba para o Moro, Globo e oposição.

    O Lula vence no 1° turno. 

    Por isso, acredito, essa força tarefa deve está cheia de cagaço.

    Eles só tem uma bala, e estão diante de um leão.

    Se errar o tiro, fudeu !

  42. O Brasileiro TEM SEDE DE

    O Brasileiro TEM SEDE DE JUSTIÇA!

    Dilma e PT fizeram avançar as leis e os instrumentos que permitem aplicar COM MAIS EFICIÊNCIA AS LEIS!

     A direita que não tem NADA DE BURRA, capaz de criar em longínquos paraísos fiscais, empresas de fachadas que tornam DIFÍCEIS DE SEREM RASTREADOS suas ações sobre o tesouro NACIONAL.

    E juntando estas duas coisas arquitetaram INSERIR DENTRO DE UMA INVESTIGAÇÃO, QUE É JUSTA – O COMBATE A CORRUPÇÃO – seus inimigos, que é o PT e seus principais líderes.

    O Zé Dirceu será SEMPRE CONDENADO POR TER SIDO O ARTIFICIE DA SUBIDA DO PT AO PODER.

    O que fazem com ele é uma forma de intimidar quem quer que possa querer fazer o mesmo e como criminalizar o PT sem antes criminalizar o Vaccari?

    O interessante é que A ASCENSÃO DA JUSTIÇA veio após os governos do PT, com a justiça assumindo a POSIÇÃO DE OPOSIÇÃO com o Gilmar Mendes.

    Após Gilmar Mendes, os enrustidos da justiça saíram do armário e tornou-se um espetáculo de terror.

    Queremos a JUSTIÇA!

    Queremos eficiência JURÍDICA!

    Justiça que alcance TODOS, não importando partido, poder econômico!

    Que a lava-jato tenha CONSEQUÊNCIA E NÃO SEJA DIRIGIDA POR INCONSEQUENTES.

  43. Meu Deus,

    O cinismo e a cara-de-pau desse moço é um negócio assustador. A dúvida é: trata-se de um sádico doente ou de um politiqueiro canalha?

  44. Esse juiz de quinta

    Esse juiz de quinta sequestrou Lula.

    Nem na ditadura …

    Ele se ferrou , pois , Lula reagiu como um grande lider que é.

    Não deixaremos Lula sozinho, nunca.

    Agora, os “amigos” do Moro o abandonarão assim que a canoa do golpe

    afundar.

     

  45. Lula foi sequestrado

    Esse juiz de quinta sequestrou Lula.

    Nem na ditadura …

    Ele se ferrou , pois , Lula reagiu como um grande lider que é.

    Não deixaremos Lula sozinho, nunca.

    Agora, os “amigos” do Moro o abandonarão assim que a canoa do golpe

    afundar.

     

  46. acredito que vai mandar prender sim…

    quantas já fizeram e os presos, injustamente ou não, assim permaneceram?

    sendo que alguns ainda permanecem

    questão de tempo, o suficientes para serem carimbados, filmados e fotografados

    como já aconteceu a pedido da Veja…………………………………………………………………………………….

    o x da questão, em nossa Constituição, é que ela não alcança a prisão, só o nada que justifique

    tempo suficiente para usarem e abusarem políticamente até 2018

  47. A perseguição a Lula e ao PT,

    A perseguição a Lula e ao PT, bem como a tentativa de golpe branco contra Dilma deveriam ser denunciadas oficialmente ao mundo. Por que ainda não fizeram isso? Tal denúncia atraíria as atenções do mundo, geraria reações e colocaria nossos golpistas em papel semelhante àquele que tiveram os líderes do apartheid quando mantiveram Mandela preso.

  48. Esse S – A – F – A – D – O

    Esse S – A – F – A – D – O tinha que ser punido mas a justiça é mais corporativista que o executivo e o legislativo e gosto de passar a mão na cabelça dos seus.

  49. Tem mesmo que ser muito descarado.

    Tem mesmo que ser muito descarado.

    O sujeito e seus patéticos promotores inimputáveis, já causaram um prejuízo de 200 bilhões de reais ao país.

    Paralisaram centenas de obras. Conseguiram a demissão de mais de 500 mil pais de família.

    Estão destruindo as grandes empresas nacionais.

    Falindo Estaleiros, e a Indústrias Naval.

    Estão traindo o Brasil e fazendo o jogo descarado dos EUA, para destruir o Projeto de defesa Nacional, de rearmamento e modernização das Forças Armadas!

    Inclusive a paralisação do projeto do Sub Nuclear.

    E agora vem esse sujeito falar de “violência”?

    Toma vergonha nessa sua cara! 

    Violência é o que o sr. está fazendo a esse país e ao povo.

  50. Não precisa mais nada para

    Não precisa mais nada para ser coroado o Rei da Escócia, título que deu fama a um certo ditador africano. E o MPF nisso,hein…Que cara de pau dessa turma  botar a culpa nos outros. Tanto ele quanto seus comandados não precisam de ninguém para desqualificar essa ação (e as outras também). Eles já se incumbiram disso. Cada desculpa e explicação piora a história, vista e entendida por toda a platéia do Brasil e do mundo como um ultimato de pura prepotência. 

  51. Seria interessante, Nassif,

    Seria interessante, Nassif, que você descobrisse o motivo porque levaram o Lula somente até Congonhas e não não ate curitiba como, parece, ter sido a intenção original. Com certeza não houve alusão à república do galeão. Esses caras nem sabem do que se trata pois nunca ouviram falar dessa república. Aliás eles só  interessam por medalhas, medalhas de latas pintadas de amarelo, e o dinheirinho que pinga todo mês nas suas contas. Dinheirinho para eles, mas dinheirão se comparado com os outros brasileiros de igual nível de instrução.

  52. O juiz, além de serviçal da

    O juiz, além de serviçal da Globo e da Casa Grande, é um hipócrita. Com este papo furado de ter mandado sequestrar Lula para segurança dele. Pois sim. Ainda tem a cara de pau de dizer que queria proteger a imagem dele. Deve achar que somos todos idiotas como os lobotomizados da mídia brasileira. O lado bom dessa farsa é que as pessoas começaram a reagir e muitos somente agora perceberam o real objetivo dessa lava-jato e da Globo: massacrar o povo brasileiro, suas conquistas, seus direitos. O combate seletivo à corrupção é mera perfumaria para distrair os ingênuos. O alvo é Lula, que simboliza a esquerda, simboliza o combate à fome, simboliza o povo pobre do Brasil. O alvo é o povo brasileiro, enfim.

  53.  
    Este juizeco atiçado por

     

    Este juizeco atiçado por seus pendores fascistas, tentou aplicar um golpe mortal  na Jararaca e, se lascou acertando apenas  o rabo da cobra. Os Marinhos da Rede Globo de Sonegação, deveriam pedir de volta a medalha de flandre juntamente com o diploma fajuto  com o qual compraram os serviços desse incompetente e assodado juizeco de merda. Devolve o bosta para uma comarca nos confins do inferno.

    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador