Morre Omar Sharif, ator de clássicos dos anos 60

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Morre o ator egípcio Omar Sharif, nesta sexta-feira (10), aos 83 anos. Segundo informações da BBC, ele sofreu um ataque cardíaco, em um hospital no Cairo. Indicado ao Oscar pelo seu papel como o xerife Ali, no clássico Lawrence da Arábia (1962), de David Lean, o ator também recebeu Globo de Ouro por sua atuação no Doutor Jivago (1965).
 
Diagnosticado com Alzheimer, em maio deste ano, ele estava sob cuidados médicos no Egito, acompanhado de seu filho Tarek e familiares. Nascido em Alexandria, foi uma das maiores estrelas do cinema dos anos 60 e o primeiro ator árabe a receber reconhecimento internacional.
 
Além de Lawrence da Arábia, Sharif fez outros dois filmes em 1964: A voz do sangue e O Rolls-Royce Amarelo, e mais três em 1965, incluindo o Doutor Jivago. Em 2004, ganhou o prêmio francês Cesar de melhor ator, por seu papel no longa Monsieur Ibrahim et Les Fleurs du Coran.
 
Durante a divulgação do filme Al mosafer no Festival de Veneza, no ano de 2009, Omar Sharif disse que teve “muitas aventuras com mulheres”, mas apenas “um grande amor”, referindo-se ao seu casamento que terminou em 1974. “Eu sou o único ator no mundo que não tem um centro em sua vida. Eu morei em hotéis em toda a minha vida e comi em restaurantes – sempre. Tive uma vida feliz, não há por que chorar”, disse, na ocasião.
 
https://www.youtube.com/watch?v=vXtFRl1nSs4 width:700 height:394
 
Com informações da BBC, G1 e Omelete.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Omar Sharif: astro de Lawrence da Arabia morre aos 83 anos

    da BBC News

     

    Omar Sharif: astro de Lawrence da Arabia morre aos 83 anos

     

    O ator Omar Sharif, mais conhecido por seus papéis em filmes clássicos como Lawrence da Arábia e Doutor Jivago, morreu aos 83 anos.

    Nascido no Egito, Sharif ganhou dois prêmios Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar em 1962 por seu papel como Sherif Ali no épico de David Lean “Lawrence da Arábia.”

    Ele ganhou um Globo de Ouro três anos mais tarde por Doutor Zhivago.

    No início deste ano, o seu agente confirmou que ele tinha sido diagnosticado com a doença de Alzheimer.

    Seu agente Steve Kenis disse: “Ele sofreu um ataque cardíaco esta tarde em um hospital no Cairo.”

     

     Sharif começou sua carreira no cinema egípcio em 1950

     

    Nascido Michel Shalhoub em Alexandria, em abril de 1932, Sharif começou no negócio de serralherias de madeira  de sua família antes de ir para Londres para estudar na Academia Real de Arte Dramática (Rada).

    Ele fez sua estréia no cinema com o filme egípcio de 1954 “Diabo do Saara” e rapidamente se tornou uma estrela no seu próprio país.

     

     Ele também atuou em “Funny Girl” e como Che Guevara e Genghis Khan na tela

     

    Mas a sua grande oportunidade surgiu quando David Lean escalou-o  em “Lawrence of Arabia”, apresentando o ator em uma agora lendária cena dele montando um camelo em uma nuvem de calor cintilante em direção à  câmera.

    Peter O’Toole, que interpretou  TE Lawrence no multi premiado  filme de 1962, considerou  o nome de Sharif ridículo e insistia em chamá-lo de “Fred”. Os dois logo se tornaram amigos.

    Mais tarde ,  Sharif afirmou estar perplexo com o sucesso do filme, dizendo que tinha sido apenas uma sequência de cenas de pessoas em camelos andando de um lado para o outro da tela.

     Ele ganhou um Leão de Ouro pela carreira no Festival de Cinema de Veneza em 2003

     

    David Lean escalou Sharif no papel-título de seu filme épico Doutor Zhivago , no qual ele interpretou um médico preso na Revolução Russa.

    O ator passou por uma rotina diária de alisamento de cabelo e para disfarçar sua aparência egípcias, depilação a pele e, mais tarde, o rapaz admitiu que o filme deixou-o perto de um colapso nervoso.

    Ele se retirou dos holofotes depois de ser diagnosticado com a doença de Alzheimer

     

    Outros papéis notáveis vieram ao contracenar com Barbara Streisand em seu primeiro filme “Funny Girl” e como amante de  Julie Andrews no thriller de espionagem “The Seed Tamarind”.

    Ele também interpretou uma série de figuras históricas, entre eles Genghis Khan e o revolucionário argentino Che Guevara.

  2. Nossa Doutor Jivago e o tema

    Nossa Doutor Jivago e o tema ” Lara ” é algo inesquecivel, grande filme um dos maiores de todos os tempos.

    Descanse em paz! 

  3. Este ano está sendo realmente

    Este ano está sendo realmente péssimo. Já perdemos Leonard Nimoy, Cristhopher Lee e agora Omar Sharif. Tomara que 2016 venha o quanto antes e 2015 pare de levar embora aqueles com os quais eu aprendi a gostar de cinema.

  4. Acho que ele foi jogador de

    Acho que ele foi jogador de futebol, e parece que marcou Garrincha num amistoso. Se meus neurônios não me enganam…

  5. Hoje 125 mil mortes, até agora

    http://www.worldometers.info/pt/

    Toda vez que se fala de morte como esta, do inesquecível Omar Sharif, fico a me perguntar quantas outras pessoas morreram hoje.

    Na página do worldometers falam que a população mundial está em crescimento (pouco mais de 7 bilhões e 300 mil pessoas no momento).

    E lá registram que hoje 125 mil já morreram.

    Imagino que  imortais mesmo há somente os senadores, deputados, e juízes brasileiros. Já repararam como eles não morrem nunca?   

     

     

  6. Doutor Givago !

    Não me lembro mais nada do filme. A música enjoei . Ficaram apenas a neve e os olhos dele, que mais lindos jamais vi.

    Que o céu o receba ! Se existir céu.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador