Morre William Greaves, um dos primeiros cineastas negros dos EUA

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por Mara L. Baraúna

do Causa Operária

Faleceu William Greaves, um dos primeiros cineastas negros nos EUA

Greaves dedicou sua carreira para a luta do povo negro.

Black Journal, um dos projetos do cineasta, retratava a vida do negro

Produtor de diversos documentários sobre a luta negra pelos direitos civis nos EUA, William Greaves faleceu aos 87 anos, em sua casa em Nova Iorque, na última segunda-feira (25).

Ele é tido como um dos primeiros cronistas da época mais fervorosa da luta pelos direitos civis nos EUA, que compreende os anos 60/70. A produção de Greaves envolve o histórico jornal televisivo Black Journal, que foi o único programa durante anos a divulgar a luta dos negros.

Já nos anos 1970, Greaves passou a produzir documentários, filmes e programas dedicados ao povo negro nos EUA. Tendo estreado entre eles um programa sobre a luta entre os boxeadores  Muhammad Ali e Joe Frazier, em 1971.  Trata-se do filme “Ali, o lutador”, que se dedicou sobre Muhammad Ali  e sua primeira tentativa de recuperar título dos pesos pesados.

Outro filme conhecido do cineasta é o A Passion for Justice (1989),  que discorre sobre a vida da sufragista e pioneira dos direitos civis Ida B. Wells. Greaves.

Após isso, Greaves produziu numerosas obras, incluindo From These Roots, Nationtime: Gary, Where Dreams Come True, Booker T.Washington: Life and Legacy, Frederick Douglass: An American Life, Black Power in América, a profunda Norte, dentre outros

Nascido no bairro negro Harlem, em Nova Iorque, além do Emmy que ganhou por seu trabalho como produtor executivo do Black Kournal, em 1969, Greaves foi indicado a um Emmy por seu trabalho Still a Brother: Inside the Negro Midle Class, que também ganhou o Prêmio Blue Ribbon no American Film Festival .

Além destes, muitos dos filmes de Greaves já foram exibidos em festivais e ganharam inúmeros prêmios como “Ida B. Wells”, que ganhou mais de vinte prêmios através dos muitos locais em que ele foi exibido.

Em 1980, ele foi selecionado para o Black Filmmakers Hall of Fame e recebeu uma homenagem especial no primeiro Black American Independent Film Festival, em Paris.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador