Movimento lança ação popular pela anulação do impeachment de Dilma

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Divulgação

Da RBA

O Movimento Nacional pela Anulação do Impeachment está recolhendo assinaturas que deverão sustentar ação popular em favor da anulação do afastamento da presidenta eleita Dilma Rousseff. A coleta de assinaturas teve início na última sexta-feira (30) durante o dia nacional de paralisação convocado pelas centrais sindicais e movimentos sociais que protestaram contra as reformas do governo Temer.

Na ação, o grupo contesta o mérito do processo de impeachment, apesar do seguimento dos ritos legais durante o processo, e reafirma não ter havido crime de responsabilidade cometido pela então presidenta Dilma.

“O impeachment foi movido por RAZÕES POLÍTICAS, de sorte a retirar do poder um governo disposto a combater a prática endêmica de corrupção, interromper um projeto de país mais inclusivo e justo e implantar um governo de política voltada totalmente aos interesses neoliberais, que coloca os direitos básicos sob risco e a soberania nacional em segundo plano”, diz trecho do cabeçalho do abaixo-assinado criado pelo grupo.

O movimento, que conta com comitês que funcionam em diversas cidades do Brasil e do exterior, pretende reunir 1,3 milhão de assinaturas – ou 1% do eleitorado –, que estão sendo coletadas no papel, em vez de virtualmente. O resultado será então encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), para pressioná-lo a revisar o mérito do processo do impeachment.

“A gente sabe que o Supremo é golpista, que está alinhado com as forças do golpe, mas a gente tem que fazer um contraponto, uma oposição a isso. Se o povo pressionar, vai ser outra força e vai fazê-los pensar. É isso que está faltando aqui no Brasil, essa resistência popular de fato”, afirma a enfermeira aposentada e militante Edva Aguilar, que está centralizando a coleta.

A ação começou em São Paulo, durante as manifestações da sexta-feira, 30 de junho. Edva conta que a iniciativa foi recebida com forte adesão e espera, em breve, entregar ao STF um calhamaço de assinaturas.  “Não precisamos nem fazer discurso de convencimento, as pessoas vinham e assinavam espontaneamente, tinha até fila”, lembra a ativista.

Ela orienta a colher as assinaturas no papel – modalidade comprovadamente mais eficaz que os similares e petições virtuais e, posteriormente, a ela encaminhadas. O modelo pode ser copiado a partir da imagem ao fim desta matéria. Para solicitar ao movimento o arquivo com o texto, além de encaminhar as assinaturas colhidas, deve-se contactar Edva Aguilar pelo e-mail [email protected].

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É a reivindicaçao + justa, melhor até do que eleiçoes diretas

    Pode parecer que eu esteja dando uma de Arkx e pedindo o impossível, mas nao é disso que se trata. Sei que é praticamente impossível conseguir isso. Mas tb é quase tao impossível conseguir as eleiçoes diretas, e o resultado delas poderia nao ser bom, caso impeçam Lula de se candidatar, e até mesmo se ele ganhar (porque nao conseguiria governar com esse congresso, e sua imagem poderia sair destruída). Além do mais, e principalmente, essa é a reivindicaçao politicamente correta (nao no sentido depreciativo dessa expressao): pedir eleiçoes diretas de um certo modo é aceitar o impedimento. Entao, se é para reinvindicar como um gesto político, que se faça a reivindicaçao mais justa.

    1. Concordo plenamente

      Essa é a medida mais correta.

      Pela sua parte, acho que Dilma já tinha se comprometido a chamar eleições diretas. Ela poderia fazer essa transição.

  2. A esquerda anda meio

    A esquerda anda meio perdida.

    Pelo menos entre os comentaristas frequentes deste blog estive entre os que mais defenderam a ex presidente.

    Repito mais uma vez, nunca houve nenhum politico mais serio e competente que ela, em nossa historia politica.

    Apenas não era talhafda para “conversas” com pessoas do nivel de um eduardo cunha.

    Para alguns isso era um defeito, para mim, firmeza de carater.

    Agora, lutar pela sua volta é conversa de maluco.

    Infelizmente para o Brasil ela ja era.

    Ja era a nossa lider que colocou o Brasil nos BRICs, fortificou nossas forças armadas, lutou para que o pre sal ficasse em nossas mãos e servisse para darmos um grande salto social e economico.

    Deixamos alguem tão corajosa, lutadora e firme cair.

    Agora a luta tem que ser outra.

  3. Essa é uma dúvida de gratidão

    Essa é uma dúvida de gratidão que cada um de nós tem com essa mulher formidável. Além do mais, seria um caminho bem mais fácil para vencer as dificuldades quase intransponíveis que as outras soluções – eleições diretas e indiretas – oferecem para o Brasil sair do mar de lama que nos sufoca. Na verdade, se os homens que formam o STF fossem de fato juízes, eles próprios se encarregariam de reparar o gravíssimo erro histórico que cometeram, ou ajudaram a cometer, repondo Dilma no lugar para o qual foi eleita. Mas nós sabemos que daquele mato não sai coelho. E assim segue  a nau dos desesperados até um fim inglório. 

  4.   Pelo Deus dos ateus…

      Pelo Deus dos ateus… Sagan, onde estás?

      Essa é MAIS uma tentativa da esquerda conquistar uma “vitória moral” na derrota? Pelamor… me fez lembrar de um abaixo-assinado que corria na Faculdade nos meus tempos de estudante, contra as “fazendas de ursos na Rússia”. Vamos fazer também um abaixo-assinado em prol da Super-Xuxa contra o Baixo Astral.

      Falando sério: em primeiro lugar, DILMA NÃO QUER VOLTAR. Já deixou claro isso não só pela falta de apego ao cargo, ao abrir mão de tomar medidas legais mas, aos olhos dos ultrapuristas do republicanismo, antiéticas, mas também taxativamente; é uma pessoa que gosta de se ver nas cordas, lutando contra tudo e contra todos, mas apenas no campo moral; em segundo lugar, NINGUÉM vai usar esse papelucho como base legal de nada; em terceiro, MESMO que isso tivesse alguma validade, de nada valeria no nosso atual Regime de Exceção; em quarto lugar, a esquerda deveria parar de brincar de ciranda e ler Gramsci, para aprender e quando (ou se) voltar ao poder, realmente USAR O PODER. Serve até Trotski (“A moral deles e a nossa”).

      Se passarem uma folha dessas por mim vou responder, polidamente, que não tenho tempo para palhaçadas desse calibre.

    1. Nao consegue entender a importância de gestos simbólicos?

      Nao creio que alguém ache que realmente vai conseguir isso. Mas é importante simbolicamente.

    1. Dilma candidata em 2018

      Sites e blogues de esquerda repercutiram a nota do Lauro Jardim, dando conta que Dilma será mesmo candidata em 2018, ainda por definir se deputada ou senadora. No Facebook, pesquei o melhor comentário possível, no post do Diário do Centro do Mundo, breve, sucinto, conciso, espetacularmente conciso: 

      “Se for para também não defender o próximo cargo, melhor não ser.”

      1. É só o que faltava. Vc acha mesmo q é culpa dela o impedimento?

        Segundo vc o impedimento aconteceu porque ela nao defendeu o cargo? Ora, ora, francamente! Que a direita tente demoli-la se entende, têm necessidade de tentar justificar o golpe. Mas que gente que se acha de esquerda ajude a direita é dose!

  5. Anulação do golpe
    É o mais correto, pois a Dilma foi muito injustiçada. Eleita pelo povo e ludibriada por uma quadrilha de bandidos.

  6. A presidente Dilma, mal

    A presidente Dilma, mal ganhou as eleiçoes para seu segundo mandato, não cessou de ser agredida por GOLPISTAS LADRÕES, que pisaram em tudo que foi lei do país, ao mesmo tempo que abriram a porteira para suas MANADAS LADRONAS sairem cometendo todo tipo de CRIME contra democracia. Ela não teve apoio de fato, quase nenhum. 

    Na realidade no Brasil atual, o PODER foi roubado por politiqueiros e a CORRUPÇÃO é a AÇÃO DOS GOLPISTAS que não permitem um país justo nem inclusivo, pois têm cabeça PODRE DA ÉPOCA DA ESCRAVIDÃO.

    Pais sem pricípios, NEM ÉTICOS por parte de ateus e atéia, NEM VERDADEIRAMENTE RELIGIOSOS, por parte de quem só têm fachada disso. Gostam mesmo de OBA OBA e muito ROUBO. …FICOU TUDO TÃO DESCARADAMENTE ESCANCARADO, QUE O IMPORTANTE  É  NÃO CAIR MAIS EM NENHUM CONTO DE VIGÁRIO. CADA UM POR SI, ABANDONANDO TODO ATIVISMO POLÍTICO PRÓ ALGUÉM E ADMINISTRAÇÃO SÓ A PRÓPRIA VIDA E AFINS.

  7. Coleta de assinatura pra restituição de Dilma ao Cargo da Presid

    Já estamos colhendo assinatura em impresso retirado dessa postagem. Estranhamos apenas a falta do numero do título de eleitor. Depois de colhermos enviamos por scaner pra o uol.com.br? O povo assaliado em geral está acomodado aguardando indiferente o que virá. È a cultura do deixa pra lá tanto faz quanto tanto fez. Mas alguns estão assinando. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador