MP paulista quer proibir pedestres e ciclistas no Minhocão

Jornal GGN – Cesár Ricardo Martins, da 5ª Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo de São Paulo, enviou uma recomendação para que a Prefeitura de São Paulo impeça o tráfego e a permanência de pessoas no Minhocão, nos horários em que a via é fechada para o tráfego de veículos. A alegação é de ações recreativas no local seriam uma “violação dos direitos humanos” dos moradores do entorno, que teriam seu sossego colocado em risco. Para o promotor, o Minhocão também não oferece segurança para as pessoas que utilizam a área como espaço de lazer, citando um laudo do Corpo de Bombeiros que atesta insegurança da via.

Desde 1989, o elevado é fechado das 21h30 às 6h, e, no ano passado, a Prefeitura começou a fechá-lo nas tardes de sábado. A via não é aberta para veículos aos domingos. O promotor determinou que a Prefeitura apresente, em 30 dias, estudos sobre a impossibilidade de acesso à pista nos horários em que ela estiver fechada para os carros. O inquérito do promotor foi aberto com o apoio de lideranças comunitárias locais.

Do Estadão

MP pede proibição de pedestres e ciclistas no Minhocão

O promotor de Justiça César Ricardo Martins, da 5.ª Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo de São Paulo, enviou recomendação à Prefeitura para que o poder público “impeça o tráfego e a permanência de pessoas durante o horário de 21h30 até as 6h nos dias em que o Elevado Costa e Silva é utilizado para o tráfego de veículos, e em qualquer horário, nos domingos”.

A recomendação está na portaria de instauração de um inquérito civil aberto por Martins para apurar o uso da via elevada como via de lazer, considerando que o Elevado “foi edificado para suportar o tráfego de veículos” e que as ações recreativas no local configurariam “violação dos direitos humanos” dos moradores do entorno, que teriam seu sossego colocado em risco. O promotor considera ainda que o Minhocão não oferece segurança aos frequentadores que buscam no espaço uma área de lazer — cita laudo do Corpo de Bombeiros que atesta insegurança da via, por falta de locais de saída, para a realização de grandes eventos.

A pista fecha das 21h30 às 6h desde 1989, na gestão Luiza Erundina, quando passou a ser usada como rua de lazer para caminhadas, corridas e passeios com cães e bicicletas. Ano passado, passou a fechar também nas tardes de sábado — ele já é fechado aos domingos.

O promotor, que não foi localizado por este blog, determinou que a Prefeitura apresente, em 30 dias, estudos sobre os portões do Minhocão, para atestar a impossibilidade de acesso à pista nos horários em que ela estiver fechada para os carros.

Recomendações como as feitas por Martins não são obrigações. Mas, o descumprimento delas justifica o ingresso de uma ação civil sobre o tema.

A gestão Fernando Haddad (PT) foi procurada, mas não comentou as recomendações do promotor, que abriu o inquérito a pedido e com apoio de lideranças comunitárias locais.

 

Redação

29 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. pedestre é um perigo…

    pedestre é um perigo! afinal, pessoas conversam. fazem muito ruido, veículos não!

    em em novo país, esses mpzinhos não governariam!

  2. em defesa dos shoppings

    É isso aí, lugar de recreação e divertimento é em shopping, gastando caladinho e que não se faça rolezinho, que daí não pode.

    1. Desde que você não seja jovem

      Desde que você não seja jovem e muito menos negro andando em grupinho.

      Para esses não há espaço cedido, só tomado.

  3. Procurando pelo em ovo, como

    Procurando pelo em ovo, como sempre. A otima solução de usar o Minhocão para lazer nos fins de semana é uma das grandes ideias paulistas. Vai cair? Com o trafego mais pesado do planeta nunca caiu uma pedrinha do Minhocão, vai cair com pedestres?  É muita falta de assunto.

    1. Na verdade, é o MPSDB fazendo campanha eleitoral, como sempre

      Na verdade, é o MPSDB fazendo campanha eleitoral, como sempre

        1. Pimenta nos olhos dos outros

          Quem foi que disse que só tem carrinho de bebê e bicicleta lá aos domingos e feriados?

          Repito: já foi passear lá? Já ouviu uma escola de samba desfilando a 100 cm da sua janela num domingo à tarde? Qual o seu dia de descanso semanal?

          Já imaginou o sambódromo elevado sem saídas de segurança?

          Sabia que na High Line novaiorquina que eles e você querem imitar é probido entrar cachorro, skate, bicicleta e até ouvir música e comer fora das mesas…?

          Pimenta nos olhos dos outros é refresco!

          https://jornalggn.com.br/wp-content/uploads/u1560/1485080_943385609045109_9145895036866422328_n.jpg

  4. Quá quá

    Quá quá quá………………….e o merendão? E o metrô? O unico escandalo bilionario em que só tem peexie miudo envolvido, quá quá quá…………….sp piada sem graça, e ainda perseguem a gloriosa gaviões que denuncia e cobra punição para os LADRÕES de merenda de criancinha, tem alguns que tem que tomar no Hegel para aprender.

  5. Será que o promotor imagina

    Será que o promotor imagina que ninguém vai perceber que a única explicação para uma atitude tão absurda é prejudicar o Haddad e favorecer a tucanagem?

    1. procuradores tucanos…

      MP? Aquele todo filiado ao psdb? Aquele de onde saiu o Engavetador Geral da República? Aquele do Merendão? “Vamos dar a mão à palmatória” e reconhecer o talento do melhor prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, segundo pesquisa avaliado até por ferrenhos opositores, quase 80% de aprovação. A única obra que toda oposição ao seu governo, tentou impingir algum defeito e que todos os prefeitos depois da seu mandato, afirmaram que iriam demolir . Não é mesmo Erundina, Haddad, Marta, Kassab, Serra? O Serra fez a besteira de propor uma pesquisa, para promover sua proposta, pensando que a resposta seria o apoio da população pela demolição. Mais de 75% votaram pela manutenção do elevado e criação de um parque. Competência é competência, se tem e não se inventa. Tivesse todo o país buscado tamanho talento nas execuções de políticas públicas nõ estaríamos nesta “draga” de um país parado esperando ser retomado por golpistas e entreguistas. A era de só reclamar e não ter capacidade para realizar acabou. Parque elevado com área verde é o destino do Elevado Costa e Silva. O resto é choramingo de incompetentes. 

  6. Melhor pendurar uma melancia na cabeça

    É uma disputa para ver quem aparece mais?

    Vale qualquer coisa?

    Fazer um capacete de melancia e andar de trenó no Minhocão em dia útil pode dar mais resultado.

    Os concurseiros parecem querer participar de uma edição do Big Brother.

  7. Mario de Andrade,em 1922,

    Mario de Andrade,em 1922, escreveu “Pauliceia Desvairada”,uma critica de “gargalhante ironia e áspero insulto,Eu insulto o burguês! O burguês-níquel,/ o burguês-burguês!/ A digestão bem-feita de São Paulo!/ O homem-curva! O homem-nádegas!/ “.  Depois,  São Paulo  de 1932,1964 e agora…

    1. vizinho

      Mario de Andrade morava na rua Lopes Chaves, do lado do Minhocão!

      Naquela época ainda havia burgueses por lá…

      Agora eles moram nos Jardins, Morumbi e Barueri, mas querem cobrir o Minhocão de grama em troca dos jequitibás que derrubam para encher a cidade de prédios horrorosos e ruins de morar!

  8. Eu tô pagando o desserviço desse MP.

    Os motivos são os mais esdrúxulos que se poderia imaginar. Tornaram questões fundamentais inerentes às palavras usadas, como direitos humanos, em um amontoado de clichês. Quem produziu isto foi a hipocrisia.

  9. O problema é que através da flatulência dos pedestres …

    O problema é que através da flatulência dos pedestres aumenta a quantidade de gás metano e com isto os gases de efeito estufa.

    É tão absurda a alegação que não há segurança para os usuários andando ou passeando de bicicleta numa via dimensionada para o tráfego pesado de viaturas que chega a ser ridícula a alegação.

    Agora passar milhões de automóveis durante a semana parece que não trás mal nenhum!

    1. Barbaridade tchê!

      Tu já estiveste lá? Conheces o bairro e os movimentos de moradores? Entendeste que o MP não pediu isso sozinho? Sabes quantas audiências públicas foram feitas na Câmara?

      Então não fale bobagem , tchê!

      1. Realmente, depois que um povo sofre toda os desmandos do …

        Depois que um povo sofre toda os desmandos dos diversos governos do PSDB, culminando num racionamento provocado pela total inépica de seus governantes, fica difícil entender a cabeça dos paulistas.

        Trânsito intenso ao lado dos seus ouvidos expelindo CO e particulados carcinogênicos acham que o que os incomodam são as algazarras durante a noite ou ciclistas andando por suas amadas ruas. 

        Realmente não devo me meter nas sofisticadas e complexas decisões do povo paulista.

        Passar bem.

        1. Desenhando

          Já que se meteu, os gaúchos precisam por na cabeça que a prefeitura petista de São Paulo compensa a derrubada de árvores adultas na cidade com a plantação de forragens nas paredes e canteiros de edifícios.

          E que – além do barulho e da poluição diurna dos veículos durante a semana – impingiram aos moradores que tiveram seus apartamentos praticamente invadidos por aqule trambolho, querem lhes impingir outro barulho e falta de privacidade também durante todas as madrugadas e finais de semana.

          Ou seja, quem não consegue dormir, descansar e ficar de cueca vendo TV durante a semana inteira, também não poderá nos dias e horários de descanso.

          Não bastasse isso, a prefeitura petista, aliada ao mercado imobiliário, pretende transformar aquela pista num canteiro elevado. Um tapete voador. Para que os novos moradores que irão comprar os apartamentos que estão sendo construídos ali possam tomar sol do lado de fora dos edifícios, porque eles vão poder vender cada centímetro quadrado do terreno como área construída.

          Enquanto isso, do lado de fora, embaixo da laje, o sol continuará encoberto, os ônibus continuarão rodando, soltanto fumaça e fazendo barulho, que será atenuado pelo teto sobre a rua.

          Se os gaúchos não entendem São Paulo, deveriam pelo menos entender o que acontece em Porto Alegre. Tem alguma diferença?

          Já pensaram se as árvores da rua Gonçalo de Carvalho fossem todas derrubadas e trocadas por samambaias? Foi isso que Haddad fez em São Paulo.

          O passivo ambiental do PT é imenso. Marina já estaria internada num convento se não fosse isso!

          1. Já coloquei minha opinião e não estou interessado no assunto,

            Já coloquei minha opinião e não estou interessado no assunto, simplesmente porque a cabeça dos moradores do Tucanistão é para mim indecifrável.

            Ver simplesmente o que fez o Geraldo com vocês e ainda continuarem no PSDB transcende a minha capacidade de compreensão.

            O povo paulista merece seus governantes.

          2. Sujou!

            Agora perdeu o interesse?

            Haddad também nos governa… em conluio com o mercado imobiliário!

            Em breve vai inaugurar a High Line do Tucanistão, um tapete voador coberto de grama no lugar dos jequitibás que derrubou!

            Plano ambiental da gestão Haddad pode reduzir área verde em São Paulo

            http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2016/05/1767567-plano-ambiental-da-gestao-haddad-pode-reduzir-area-verde-em-sao-paulo.shtml?cmpid=compfb

            O passivo ambiental do PT é um prato cheio para a oposição. Sem ele, Marina já estaria internada num convento!

  10. Ovo peludo

     

    O MP paulista é tão parcial, mas tão parcial, que ninguém acredita nele nem quando acerta!

    Vejam se o MP tem ou não tem razão dessa vez.

    Não é só o MP que quer isso, todos esses movimentos de moradores do bairro e muitos outros querem o fechamento ou a derrubada do Minhocão por diversas razões: urbanísticas, sociais e de segurança.

    Quem defende a manutenção do Minhocão é a indústria imobiliária, que quer fazer um canteiro voador no lado de fora dos prédios caros que vai construir ali, porque dentro eles querem ocupar tudo!

    Os pobres que moram lá serão expulsos quando o tal parque ficar pronto. Pra eles, só a fumaça, o barulho e a sujeira!

     

  11. A cidade tem algumas coisas

    A cidade tem algumas coisas absurdas, como um longo elevado para carros passando a 10 centímetros das janelas de moradias.

    Só em 1989, durante uma outra gestão progressista, que o sossego noturno foi viabilizado para quem mora praticamente dentro dessa arbitrariedade que é o Minhocão.

    Não é culpa dos pedestres que seja assim.

    É certo que o trânsito de pedestres incomode um pouco quando comparado ao Minhocão completamente sem uso. Estranha-me que o MP não diga o quanto atrapalhe, tendo em vista que há ao menos três indicadores para balisar sua ação (carros, pedestres e nenhum movimento). Todos em voga há anos.

    Também imagino que a ampliação do uso para lazer se deu com consulta prévia e acompanhamento da Prefeitura junto aos moradores do entorno. Quando, então, ajustes nos horários foram feitos.

    Para ser coerente o MP devia pedir o fechamento definitivo do Minhocão. Só isso trará a paz e descanso para quem mora ali. Esses moradores, se de fato estão tão incomodados com os pedestres – quiçá com os carros, então! -, não podem pagar com sua tranquilidade um melhor trânsito para a cidade. A Prefeitura e os cidadãos que se virem com outras alternativas! Assim como o MP quer que os cidadãos usuários do Minhocão para lazer o façam. 

    Ou os usuários motorizados (e muito mais barulhentos) são mais importantes que os usuários para lazer?

    Ao fazer uma ação para o fechamento do Minhocão (só) para lazer sem antes discutir alternativas de horário e para o uso (como proibir animais, bicicletas e som alto – se esse for o caso), o MP de novo parece não gostar da humanização da cidade. Só isso.

  12. Desmonte o Malufão

    Os moradores ao lado do Minhoca reclamam do barulho dos “pedestres” nos fins de semana. Tentem entender!

    Mas não é só isso: o Minhocão é horroroso, lembrança da ditadura (Maluf), muito encostado nos prédios; desvalorizou 1000% a área, infernizou a vida dos moradores não só pelo que acontece em cima, mas sobretudo pelo que acontece em baixo daquele monstro!

    Vocês gostariam de morar por aí? Pessoalmente, condenaria o Maluf a viver até a morte num dos apartamentos do primeiro andar bem do ladinho da sua “criatura”. Melhor que a cadeia.

     

     

     

     

  13. Outro lado

    Desmonte Diário 6

            

    Para o representante dos moradores da área, Francisco Gomes Machado, que levou a reclamação para o Ministério Público, o elevado aberto para as pessoas é nocivo tanto para os pedestres quanto para quem vive no seu entorno.

     

             DIÁRIO – O Minhocão é perigoso para os pedestres?

     

             FRANCISCO GOMES MACHADO – O Ministério Público, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e os Conselhos Comunitários de Segurança da região compartilham da mesma opinião. Não é seguro para quem circula ali, oferece risco à saúde, por conta da poluição sonora e não permite o sossego dos moradores da área.

     

             Porque não é seguro?

     

             O elevado fica meio de prédios colados em sequência. É  uma via de 2,7 km, sem saída. Se houver  incêndio ou tumulto durante um evento, não tem por onde fugir e os bombeiros não conseguem acessar o local. Para os moradores, há poluição, ruído, depredação e falta de privacidade.

     

             Não seria mais uma opção de lazer para os paulistanos?

     

             Não sou contra áreas de lazer. Mas há outros espaços semelhantes próximos,  como o Parque da Água Branca, Paraça da República, Largo do Arouche e até o futuro Parque Augusta. Não se planta árvore em cima do asfalto.

     

             Você é contra eventos como a Virada Cultural?

     

             Em cima do Minhocão, eu sou. Não é uma casa de shows, é uma obra viária. Podem ocorrer tragédias como aquela da Boate Kiss, em Santa Maria (RS).

     

             A solução, então, seria demolir o elevado?

     

             O Minhocão é uma aberração. O ideal seria o desmonte e a formação de um espaço de lazer embaixo, com verde, canteiros, pista de caminhada, como é a Avenida Sumaré (Zona Oeste).

  14. Cópia mal feita

    O Minhocão não pretende ser a High Line tupiniquim?

    O Ministério Público só está ajudando. E ainda falta proibir muito mais para ficar igual…

    Olha só tudo que é proibido na minhoquinha de noviorque (menos de metade da largura do Minhocão):

    Pisar nos trilhos (lá ainda tem os trilhos do trem) e na vegetação (rasteira)

    Arrancar flores e plantas

    Atirar objetos

    subir e sentar nas grades

    Andar de bicicleta

    Skates

    Alto falantes

    Pedir esmolas e doações

    Comércio ambulante

    Jogar lixo no chão

    Obstruir entradas e passagens

    Bebidas alcoólicas

    Filmar e fotografar com equipamentos

    Reunir mais de 20 pessoas

    Cães, exceto guias.

    Alguém acha que essa cópia vai dar certo…?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador