MPF denuncia Almirante Othon por lavagem de dinheiro e corrupção envolvendo Angra 3

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por André Richter

Da Agência Brasil

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou hoje (1º) à Justiça Federal o ex-presidente da Eletronuclear Othon Luiz Pinheiro da Silva e mais 14 investigados na 16ª fase da Operação Lava Jato. Eles foram denunciados pelos crimes de lavagem de dinheiro e corrupção, envolvendo a montagem a Usina Nuclear Angra 3.

De acordo com acusação da força-tarefa de investigadores da Lava Jato, o cartel de empreiteiras que atuou em contratos da Petrobras também operava na Eletronuclear.

A partir do depoimento de delação premiada de Dalton Avancini, executivo da Camargo Correa e réu na Lava Jato, a força-tarefa descobriu que os crimes ocorriam  a partir do pagamento de propina de executivos da Andrade Gutierrez ao ex-presidente da estatal, Othon Luiz Pinheiro, acusado de receber R$ 4,5 milhões.

“É de se ver ainda que Othon Luiz Pinheiro da Silva, em virtude da licitação e contratos firmados com as empresas Odebrecht, UTC, Camargo Correa, Techint, Andrade Gutierrez, EBE (Grupo MPE) e Queiroz Galvão, já cartelizadas na Petrobras, abriu, em agosto de 2014, às vésperas da assinatura dos contratos dessas empresas com a Eletronuclear, uma conta bancária em nome da offshore Hydropower Enterprise Limited, no Banco Havilland S/A, em Luxemburgo, para recebimento das vantagens indevidas em razão do cargo de presidente da Eletronuclear”, afirmou o MPF.

Em depoimento prestado à Polícia Federal antes de ser denunciado, Othon disse que nunca exigiu ou recebeu vantagem financeira e que não recebeu orientação do governo federal e de partidos para cobrar doações financeiras de empreiteiras.

Além de Pinheiro, que está preso em Curitiba, também foram denunciados o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo, também preso em Curitiba, e Rogério de Sá, Clóvis Renato Peixoto, Olavinho Ferreira Mendes e Flávio Barra, todos ex-executivos da empreiteira.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Este aí está fácil de investigar…

    É só ver se foi ele mesmo que abriu a conta no exterior e ver se as empreiteiras depositaram dinheiro lá. Fácil demais!

  2. Quatro milhões e meio de

    Quatro milhões e meio de reais em seis anos, com nota fiscal, é realmente uma FABULA para quem maneja um programa de 30 bilhões de Reais. Todo mundo é bandido menos o juiz do caso Eike, os donos de helicoptero com pó, estes estão todos soltos, até o piloto do helicoptero.

    Depois vem a ficção estilo GLOBO. “”Agora o processo vai para o Ministerio Publico para ver se eles transformam em denuncia e depois para o Juiz para ver se acata a denuncia””  FICÇÃO.  É linha de montagem.

    1. O Juiz Moro recebeu nestes

      O Juiz Moro recebeu nestes seis anos mais de R$ 2.000.000,00(sem contar o valor até o teto) acima do teto salarial do funcionalismo público para não fabricar nem um parafuso. Mas, ele trabalha ferozmente para destruir as empresas de engenharia e de defesa do páis.

      Quem o autorizou a receber o salários acima do teto? Os próprios membros do judiciário.

      Isto, para mim, além de imoral é ilegal.

      Já pensaram se todos os trabalhadores pudessem estabelecer o próprio salário? Qual empresa ficaria de pé?

      Agora, um engenheiro altamente qualificado não pode receber uma merreca desta por consultorias que é propina.

      Quanto os interessados pagariam ao almirante se ele revelasse os segredos nucleares do Brasil? 100, 200 milhões de dólares? acredito que sim.

      Deste jeito fica dificil encontrar alguém que tenha coragem de dirigir estatais ou contratar obras pelo poder público. O sujeito corre o sério risco de ir para a cadeia se a obra estourar o orçamento em 3%. pode ser propina.

      A não ser que sejam governos do PSDB. Aí pode roubar a vontade.

       

       

    2. Linha de montagem de novela
      Linha de montagem de novela global.
      O jornalismo da Globo virou isso aí, jornalismo noveleiro.

      Eu abro o NYT on line e há reportagens de 10 páginas. Aqui, os sites de notícias tem as mesmas limitações de espaço que as publicações impressas. Deve ser para poupar o meio ambiente.

    3. Almirante Othon: um novo caso Dreyfus?

      Há motivos de sobra para se questionar os métodos, as prisões aparentemente desnecessárias, os vazamentos e alguns equívocos da Operação Lava Jato. De uma forma geral acreditamos muito pouco na Justiça. Mas é razoável ponderar que se as investigações corressem em segredo, desconfiaríamos de manipulação e prevaricação. Será que os condutores dessa operação seriam assim tão irresponsáveis para acusar sem indícios consistentes? E não há por acaso, instâncias superiores para coibir abusos e proteger eventuais acusados? Um STJ, um STF?

      Dificil avaliar se o montante de 4,5 milhões é pouco ou muito por traduções feitas no período. Mas não deve ser dificil apresentar os contratos, os originais e os textos produzidos. E é bom lembrar que o especialista no assunto é o Almirante e não a filha. Aliás, seu depoimento não o favoreceu pois a mesma  afirmou que as negociações, solicitações para emissão de notas fiscais eram assunto do pai. 

      Até há muito pouco 99,9% dos brasileiros desconheciam o Almirante Othon. Sabe-se agora que é um eminente tecnico, um cientista que muito contribuiu para o nosso programa nuclear. Pode ser herói. E também, como qualquer mortal, ter virado vilão e sucumbido a um esquema corrupto. Sinceramente torço pela primeira hipótese. E, se provada, será a desmoralização do sistema judiciario nacional. Exagerando; um caso Dreyfus nacional. Será que o Dr Sergio Moro é maluco?

      Mas há alguns detalhes intrigantes:

      1) Abertura da offshore Hidropower Entrerprise Limited em Hong Kong (mas se há depósitos lá não sabemos).

      2) Outra conta no Banco Havilland em Luxemburgo e nome das filhas Ana Cristina e Ana Luiza (tem saldo?)

      3) Constituição da empresa Waterland S/A no Uruguai em nome das filhas do Almirante.

      4) Pagamentos da Waterland  a escritorios operadores de offshore referente serviços em nome do Almirante.

      5)  As contas e empresas no exterior não foram declaradas às autoridades brasileiras.

      São algumas informações publicas. Indícios fortíssimos. Estranhas transações. E agora as autoridades tem a obrigação funcional, moral e jurídica da prova irrefutável. Sugiro equilibrio e cautela. No momento, defesa ou acusação é algo muito temerário. Pondero e me preocupo com a honra do acusado e com a seriedade e competência do Poder Judiciário.

  3. Continuo aguardando, ansioso,

    Continuo aguardando, ansioso, a mesma atitude com algum tucano, pode ser o Aécio Neves por exemplo.

    Como sou otimista, quem sabe um dia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador