MPF encontra 94 pedidos de Cunha a empreiteiro Léo Pinheiro

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Nas mensagens de celular do ex-presidente da OAS Léo Pinheiro, foram encontradas 94 apenas de pedidos do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de “encontro”, “ligação” ou “contato”. A constatação da Procuradoria Geral da República reafirma que a apreensão volta à mira da Operação Catilinárias, desdobramento da Lava Jato, que foca em caciques do PMDB.
 
Leia mais: Mensagens de empreiteiro retoma foco da Catilinárias: PMDB
 
Da Folha de S. Paulo
 
Em mensagens, Procuradoria detecta 94 pedidos de Cunha a empreiteiro
 
A Procuradoria Geral da República detectou, nas mensagens de celular do ex­-presidente da OAS Léo Pinheiro, um total de 94 pedidos de “encontro, ligação ou contato”, entre ele e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB­RJ).
 
Os dados foram descritos no pedido de apreensão nos endereços de Cunha, operação realizada em dezembro.
 
Nas mensagens, eles acertam mudanças em projetos de interesse da OAS na Câmara e doações eleitorais, que o procurador-­geral da República, Rodrigo Janot, aponta serem propina em troca da ajuda que Cunha dá no em projetos no Legislativo.
 
“Em contraprestação, Eduardo Cunha recebia vantagens indevidas, para si e para outrem, em forma de `doações’ eleitorais”, escreveu Janot.
 
Segundo resumo das trocas de mensagens de Léo Pinheiro e Cunha, há “94 pedidos em dias diferentes para encontro, ligação ou contato”, 18 comunicações que indicam que um deles estaria em um local para encontro, 35 “pedidos/solicitações/cobranças/agradecimentos” de Cunha para o empreiteiro e 30 de Pinheiro para Cunha.
 
As conversas indicam, por exemplo, que a OAS escrevia emendas para Cunha apresentar em medidas provisórias no Congresso.
 
“Mandei para seu e­mail as emendas de EC refeitas”, enviou um funcionário para o empreiteiro Léo Pinheiro.
 
Janot também aponta que Cunha prometeu interceder a favor da OAS junto ao então ministro da Aviação Civil, Moreira Franco (PMDB), por questões relacionadas a obras em aeroportos, mas não há conclusão se a ajuda de fato foi efetivada.
 
Em contrapartida, Cunha fazia frequentes cobranças e negociações de doações à OAS, diz a PGR.
 
“O tesoureiro Rogério Vargas, 900”, enviou Cunha a Léo Pinheiro, mensagem interpretada pela PGR como uma cobrança de doação de R$ 900 mil ao tesoureiro do PSC.
 
Em outra mensagem, segundo a PGR, Cunha conta ter combinado uma doação com a Odebrecht para a campanha do correligionário Henrique Eduardo Alves (PMDB­RN) ao governo do Rio Grande do Norte e pede para Léo Pinheiro “acertar” com ele depois. “Tive com Júnior [da Odebrecht] pedi a ele para doar por você ao Henrique, acho que ele fará algo, tudo bem?”, escreveu Cunha a Léo Pinheiro.
 
Cunha tem afirmado que nunca recebeu propina e, em nota desta sexta­-feira (8), afirmou que “existe uma investigação seletiva do PGR” contra ele. “Reitera que jamais recebeu qualquer vantagem indevida de quem quer que seja e desafia a provarem”, informou na nota.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cunha parece um ícone emblemático da corrupção-arte…

    ou da corrupção moderna

    para o caso dele, fatos sem provas

    para o caso dos outros, opiniões com provas

    foi nisso que resultou a operação lava jato, na possibilidade de se prender um inocente e de libertar, ou deixar livre, leve e solto um culpado

    justiça com politicagem é a pior merda que pode acontecer a um país

  2. Caro Nassif e demais
    Cunha

    Caro Nassif e demais

    Cunha está sendo defenestrado de fora para dentgro, o poder judiciário faz de tudo para complicar  essa delação,  vindo do além, do titio Sam.

    O poder judiciário é o braço da casa grande, com 516 anos de experiência.Cunha é casa grande.

    O esquema é derrubar o PT e não o Cunha,e de fora, o esquema é vencer a eleição, eles sabem que derrubar a Dilma, sem isso,  é uma Guerrra Civil, tem que continuar o sangramento.

    Outros nomes já devem estarem prontinhos. Para serem denunciados.

    Saudações

     

  3. Um cara que está nessa vida

    Um cara que está nessa vida de falcatruas há tanto tempo,só se mantem livre por conhecer quem tem o rabo preso.

    Essa PGR e seus Janotas é rabo de palha,como diz o Ciro.

  4. Otários

    Lava Jato então resumiu-se a uma operação de 2.000 delatores e 400.000 vazamentos…
    Roubalheira da grossa, de ‘nunca antes neste pais”, segundo a grande midia, de bilhões, tudo coordenada por um único operador-doleiro. Por coincidência, velho conhecido da República do Paraná”. Pausa para rir…
    Gente presa que é bom só alguns gatos pingados (ou bodes expiatórios). Quantos? 15, 20? E em prisão domiciliar? com tornozeleiras? 1/2 dúzia?
    Tesoureiro de partido preso só o do PT. sintomático não? Pois é. Era o único a levar mochila para carregar o dinheiro, em espécie…
    Aonde mesmo assino meu Atestado de Otário? ou de midiota que no fundo, é a mesma coisa…

  5. 94 pedidos, sem contar os que

    94 pedidos, sem contar os que não foram detectados, é um pedinte esse Cunha. Pedia e ganhava, pedia e ganhava, será que ele é o autor daquela música: “Quem não chora não mama”?

  6. Esse Cunha

    É um mistério, um dos bandidos mais esperto que existe. Até o PGR, procuradores e Ministros do Supremo estão com receio do “cara”. Acho que não aceitarão  delação premiada, se conseguirem pegá-lo.

    Só Deus mesmo !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador