Mulheres são presas em confusão com Tia Eron em voo da LATAM

Jornal GGN – Uma delegação de mulheres baianas que estava a caminho da IV Conferência Nacional de Políticas Para Mulheres, foi detida em um voo da LATAM (antiga TAM), em Brasília. Depois de constatarem que a deputada federal Eronildes Vasconcelos Carvalho, a Tia Eron, do PRB, estava no avião junto com o tucano Jutahy Magalhães, elas proferiram algumas palavras de ordem e a o comandante se recusou a levantar voo e mandou chamar a Polícia Federal para conduzi-las para fora da aeronave.

Em áudio que circula no Whatsapp, uma das mulheres da delegação dá sua versão para os fatos. “Neste momento, companheiras, nós estamos aqui num avião, em Brasília, presas. A delegação baiana e todos os passageiros de um voo LATAM estão presos esperando a Polícia Federal porque nós nos colocamos aqui contra os coxinhas, contra os deputados golpistas que estão aqui no vôo, colocando com palavras de ordem o nosso ponto de vista. E de uma forma truculenta o comandante fechou o voo e disse que nós só saímos daqui depois que a Polícia Federal chegar”, diz.

As 73 mulheres foram revistadas e conduzidas, de dez em dez, sem a presença dos advogados, para fora do avião até a sala da Polícia Federal no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek.

 

Redação

57 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gente, era pro aviao levantar

    Gente, era pro aviao levantar voo e deixar uma potencial briga acontecer durante o voo?

    Em qualquer pais do mundo o piloto teria feito a mesma coisa.  O problema aqui eh que os responsaveis preferiram tirar 70 e tantas mulheres do aviao ao invez dos deputados golpistas.  ISSO sim eh absurdo ESPECIALMENTE porque em paises que nao sao de merda os responsaveis tiram todos os envolvidos do aviao ppor simples questao de simetria.  SE so os envolvidos de um lado saem do aviao a PF ja tomou lado.

    E a PF EH SIM golpista.  Policia federal beeeeeeem amadora, mas golpista.

  2. É o triunfo da República da

    É o triunfo da República da Meganhagem.

    E olha que o golpe ainda nem foi dado.

    Imagina quando os tucanos assumirem o MJ.

    Adeus, democracia, sua linda!

  3. A turminha que critica e

    A turminha que critica e criticou os exagerados que fazem esse tipo de coisa na frente das casas, em restaurantes e nas ruas contra quem apoia o governo, tem que por questão de apego a “democracia” criticar quem faz as mesmas coisas contra quem é contra o governo. Ou nesse caso vale?

    Quer dizer que precisa ter advogado presente para tirar do avião quem está operando uma espécie de “motim”?

    Acho válido que essas militantes gritassem, cantassem , xingassem até, os deputados, antes de entrar no avião e depois que o deixassem. Uma vez lá dentro, acho que a discrição e a calma devem ser a regra dominante, até porque tem gente que entra no avião com os nervos a flor da pele, pelo medo de voar, geralmente tem crianças e idosos.

    Não se trata por óbvio de respeito às “autoridades”, até porque quem é politico tem mais é que aguentar opsição. Mas respeito aos outros.

    Há lugar pra tudo e qualquer coisa, mas não se faz tudo e qualquer coisa em qualquer lugar.

  4. Não foi a dona TAM que ajudou

    Não foi a dona TAM que ajudou o Bolsonaro com aquele espetáculo ridículo de acusar o Jean Willys de “heterofobia” no avião?

    Quando são os revoltados online ou outros coxinhas em geral fazendo este tipo de coisa nenhum comandante toma qualquer providência.

  5. Caro Nassif
    Cada vez mais

    Caro Nassif

    Cada vez mais fica em evidência, ser o Brasil, o país dos golpistas.

    A lei agora é deles.

    A segurança dos golpistas está acima de tudo.

    De que outra forma eles fariam isso, correndo esses riscos.

    Sairam as mulheres, da mesma forma que os demais movimentos sociais serão recebidos.

    Saudações

  6. Uai esse comandante não pode

    Uai esse comandante não pode levar excursão nunca!

    De resto é bom que todo mundo comece a sentir que o clima tá pesado, mesmo. Não é só petista que vai sofrer como esse golpe, não.  Senta a bunda no avião e reza pra todos os pasageiros pensarem da mesma forma….  Caso contrário, o vôo atrasa até a polícia chegar pra retirar um dos dois grupos. Que caos!

    1. Liberdade de expressão dentro de um avião?

      Um avião não é um espaço público, e o piloto tem instrução para não levantar voo se houver distúrbio a bordo. Questão elementar de segurança.

  7. Não se preocupem. GILMAR

    Não se preocupem. GILMAR MENDES está lá no STF para assegurar a todos os brasileiros os direitos e garantias individuais elencados na Constituição.

  8. A hoje deputada tia Eron,

    A hoje deputada tia Eron, aparecia na TV Record(Ba) para falar de:  briga de galo…campeonato de cuspe à distancia…briga de marido e mulher….enfim, tudo para aprecer na TV e fazer carreira politica, pra hoje se tornar uma golpista, à serviço da emissora!  

  9. Os reaças podem atacar os

    Os reaças podem atacar os simpatizantes do governo em restaurantes e locais chique de SP.

    Quando os democratas, não necessariamente petistas, atacam uma golpistas, aí não pode, a PF entra em ação.

  10. Desrespeitaram a lei

    Simplesmente desrespeitaram a lei. Atitude corretíssima do Comandante:

    LEI Nº 7.565, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1986. – Dispõe sobre o Código Brasileiro de Aeronáutica.

    Art. 168: […] o Comandante exerce autoridade sobre as pessoas e coisas que se encontrem a bordo da aeronave e poderá:

    I – desembarcar qualquer delas, desde que comprometa a boa ordem, a disciplina, ponha em risco a segurança da aeronave ou das pessoas e bens a bordo;

    Simples assim.

     

    1. Qual lei desrespeitaram?

      Qual lei desrespeitaram? Porque existe uma lei que diz que o comandante pode isso e aquilo significa que a seu bel prazer pode indicar pessoas que “pedalaram”  aquilo e isso? Por analogia, acaso você é a favor do golpe? As coisas não são tão simples assim.

      1. Pedalar?

        Você teve algum problema em interpretar a lei que transcrevi? Se foi isso, posso escrevê-la de forma mais simplificada, ou caso o site aceite, posso desenhar e colar aqui nos comentários, para melhor visualização.

        Não compreendi a parte sobre “pedalar” citada por você. Trata-se de um avião. Pedaladas são dadas normalmente em bicicletas (se quiser saber mais sobre pedaladas veja os noticiários, a Presidente da República sempre dá suas pedaladas – falo sobre aquelas utilizando bicicleta, logo pela manhã).

        Além disso, eu, se passageiro do voo citado na reportagem, não gostaria de estar na presença de tais baderneiros que colocassem em risco minha segurança.

         

        1. Não adianta discutir com

          Não adianta discutir com militonto petista. Eles não entendem, não querem entender e nunca, nunca mesmo estão errados.

          Por isso que todos os comentaristas de esquerda (mas não necessariamente petistas) se mandaram aqui do blog (cadê o Argolo, o Gunter e tantos outros??)

          Ficou só a militância histérica.

        2. Não tive qualquer problema em

          Não tive qualquer problema em interpretar a lei, até porque ela é bastante clara. Você é que não entendeu que as mulheres NÃO  infringiram qualquer lei. Também não entendeu as “pedaladas” dessas mulheres. Essa falta de entendimento parece ser generalizada entre todos, repito, todos os apoiadores do golpe, como bem demonstra o jenio que vem em seu socorro.

      2. por em risco a segurança do voo!

        esse é o motivo, e me parece muito justo. tivesse continuado o voo sem essa medida, eu sairia do avião. 

        1. Prezado, quem acredita que

          Prezado, quem acredita que essas mulheres colocaram em risco a segurança do avião acredita em tudo. E por que o comandante tomou partido contra elas e não contra “eles”? Se em vez de segurar as 80 mulheres, “perigosíssimas”, ele segurasse os 2 outros, o avião decolaria em paz. Mas isso é sonho num estado golpista, manda quem pode, obedece quem tem juízo. É prenúncio do que vem logo, logo, do tipo “teje preso”, “sabe com quem falas?”,  “a lei sou eu”.

    2. Não demora

      Não vai demorar e vai ter comandante desembarcando gente no ar mesmo, quando contrariarem posições ideológicas suas ou de seus patrões…

      Acho que já começou a “higienização” dos vôos. Tem muita “gentalha” voando ultimamente, obrigando gente fina a respirar o mesmo ar… (modo irônico on)  

      Teve, décadas atrás, um sujeito de bigode de corte meio estranho que também achou que certos grupos de pessoas não poderiam conviver livremente com seus compatriotas e resolveu dar um jeito meio drástico nisso. Muita gente apoiou, mas depois alegou que não era bem isso. Dá licença que eu vou sair porque já vi este filme, e os remakes costumam ser até piores do que os originais.

    3. Não demora

      Não vai demorar e vai ter comandante desembarcando gente no ar mesmo, quando contrariarem posições ideológicas suas ou de seus patrões…

      Acho que já começou a “higienização” dos vôos. Tem muita “gentalha” voando ultimamente, obrigando gente fina a respirar o mesmo ar… (modo irônico on)  

      Teve, décadas atrás, um sujeito de bigode de corte meio estranho que também achou que certos grupos de pessoas não poderiam conviver livremente com seus compatriotas e resolveu dar um jeito meio drástico nisso. Muita gente apoiou, mas depois alegou que não era bem isso. Dá licença que eu vou sair porque já vi este filme, e os remakes costumam ser até piores do que os originais.

  11. manda a tradição golpista…

    que sejam tratadas dessa forma mesmo qualquer pessoa que se manifeste contra eles e em qualquer local

    mais pra frente acontecerá em restaurantes, escolas, hospitais ruas e avenidas

    até que deram sorte por não terem sido declaradas, via autoridade do local, como terroristas altamente perigosas

  12. Tumulto no avião

    Houve ha um tempo atrás, um grupo de muçlheres que xingaram um homem porque ele estava lendo a revista Carta Capital. E nada aconteceu. ele estava indo para brasília.

  13. Só podia ser empregadinho da

    Só podia ser empregadinho da TAM… quis puxar o saco do patrão que é anti-PT.

    Gente, tem outras companhias aéreas no país, quem sabe mudar de vez em quando?

  14. como não tem…

    … legitimidade popular, o #golpedosladrões vai partir para a intimidação da população….  Prenúncios disso aconteceram no Paraná, com o massacre dos professores, … com o massacre do Pinheirinho em São Paulo, … com a pancadaria que aconteceu pra cima dos pré-adolescentes, nos protestos contra o escândalo da merenda, …  com a tentativa de intimidação da Gaviões da Fiel, pelo mesmo motivo…

    Segundo rumores, o coroné telhada vai ser o ministro da justiça, …  o que quer dizer que o estado de São Paulo estará exportando para o restante do país a tecnologia das chacinas da periferia, incluindo o “treinamento” de promotores e policiais civis no acobertamento dessas atrocidades

    Podemos, desde já, esperar a tentativa de massacrar a nossa jovem democracia pela truculência e a ignorância…

    então, …. se você não for rico, … e nem branquinho de olho azul, ….  é melhor ficar esperto .

  15. Por falar nisso….e o Comandante da Câmara?

    Bem, não ví e não posso opinar. Vou aguardar a versão do Jutahy Magalhães. Se confirmado o que desconfio (barraco generalizado de senhoras com os nervos ideológicos à flor da pele) vou sugerir a contratação do Comandante para botar ordem na Câmara Federal. Lá a zona é tanta que o Waldir Maranhão escafedeu-se da sessão de hoje.

     

  16. Vi pela Tv Brasil o econtro

    Vi pela Tv Brasil o econtro de Dilma com as mulheres. Foi realizado no Centro de Convenções de Brasília, que ficou hiper, super lotado. 

    Dilma tem tido a genda cheia nesse últimos dias, sempre falando a um público bem grande. Dá pra perceber que ela está mito cansada, mito estressada com esse momento, enão é pra menos. Quem vê imagens delas de uns dois, três anos passados, percebe o quão diferente ficou. 

    Gostaria de saber como ficará a TV Brasil com o novo governo; se Temer vai demitir esses jornalistas que a gente segue, como Nassif, Paulo Moreira Leite, Emir Sader, Markum, etc. Por certo haverá mudanças radicais nas grades de programação. 

     

  17. Tia Eron agora é juíza tem

    Tia Eron agora é juíza tem poder até de mandar prender!!!! era para a tia ter sido retirada do vôo também.

  18. 73?

    Isso tudo?

    Deviam ter sentado e ter dito que de lá não sairiam.

    Pois ainda que concorde que tumulto em avião não seja legal, queria ver se eles iriam guinchar as 73 senhoras, ao invés de acordar um cessar ou fogo ou de tirar os dois golpistas do avião.

     

     

  19. vai ganhar uma medalha do patrão, 73 noshow em um único voo.

    brincadeiras a parte, elas se manifestaram na hora errada, fizessem o voo e na chegada dessem o escracho nos dois. perderam a passagem aérea e ganharam policial…

  20. Peraí, não entendi.
    As

    Peraí, não entendi.

    As mulheres estavam a caminho de Brasília, onde se realiza a conferência. Foram detidas em… Brasília? Então que bobagem é essa de que o comandante se recusou a levantar vôo? Elas já tinham chegado, como assim levantar vôo?

    Ou isso está mal contado, ou a arbitrariedade é grande.

  21. A era da intolerância

    Quem deveria  se retirar era a Deputada, mas no país  o momento é de ressuscitar o  “você sabe com quem está falando?”. Caso o impedimento tenha  êxito veremos muito mais episódios como este, o Deputado Maranhão ameaçado pela tropa até desistiu do acolhimento do recurso de anulação do procedimento na Câmara. Vergonha. Fim da cidadania. Início da tirania.

  22. imagina depois do golpe

    imagina depois do golpe infame….

    mas essa ocorencia me lembrou uma questão importante…

    a reação é mudar de companhia aérea neste caso….

    como é a de todos a de mudar de produtos de empresas que ajudam no golpe….

  23. Se os fatos ocorreram na

    Se os fatos ocorreram na ordem que estão dizendo, então eu apóio o comandante. Se estoura uma briga lá no ar, vai fazer como? As pessoas que não querem aderir a algum lado dessa discussão vão ter que confiar no bom senso das duas facções rivais lá em cima? Assim como não dá para aceitar provocação em restaurante privado, não dá para tolerar sequer indício de que vai haver bagunça em vôo.

  24. Estou curioso para saber quantos ficaram no avião…2?

    Já que não sei qual seria a aeronave e sua capacidade. Curioso também sobre:

    1) O comandante poderia pedir ordem  essencial ao vôo e ver se ela acontecia ou foi direto pra expulsão?

    2) Como se comportaram os “pra lamentares”? 

    3) Não me lembro de terem chamado a polícia (ou sequer a segurança) quando os coxinhas começaram essa moda contra os petistas. Um ainda foi acusado nas redes por ter REagido! Mas que abusado, não? Reagiu!!!!

    4) A PF não deveria ter tirado todos os envolvidos? Ou é investigação, indiciação, julgamento e condenação “à jato”?

    5) Pra onde estamos indo? Como voltamos tão rápido a isso?

    6) Será que mais uma vez terei que olhar (calado) para trás?

    Em outros tempos, pelo menos sabíamos quem estava no “comando”: um general…

    Agora nem isso?

     

  25. Parabéns para as bravas companheiras!

    A Constituição foi rasgada, então acabou a paz. O golpe nos dá o direito de nos portarmos como quisermos em qualquer lugar para manifestar nossa revolta. Os coxinhas incomodados que se retirem, de preferência de volta pras suas mansões e condomínios fechados porque nas ruas não terão trégua. E nem nos aviões!

  26. Correção

    A bagunça foi durante o vôo e a PF foi acionada após a chegada ao destino.

    Na minha visão, uma atitude acertada do Comandante.

    Dezenas de passageiros não podem ser obrigados a passar um vôo suportando algazarra porque algumas passageiras, de maneira organizada, resolvem agredir verbalmente outros passageiros.

    Lamentável também o twitter da presidente da República dizendo tratar-se de “livre manifestação do pensamento”.

    A que ponto chegamos.

    1. Concordo. Por mais que elas

      Concordo. Por mais que elas tenham razão na motivação original, não acho que dentro de um avião em vôo, que é um espaço minúsculo onde não há pra onde niguém ir, e de certa forma não público, esse tipo de manifestação não cabe. Na prática mais desagrega e cria antipatia pela causa, na minha opinião.

    2. Apreensão das mulheres baianas no vôo da Latan.

      Fico impressionado como a essa altura do campeonato ainda existam ingênuos ou néscios que falem em civilização e ousem criticar até a já deposta presidenta Dilma, a manifestação das mulheres naquele vôo e apelem para uma tal de “civilidade”. O problema dessa gente tão “republicana” como fora esse governo Dilma é que no mundo real o país está duvidido e vai radicalizar ainda mais, senhores. Sindicatos já foram invadidos pela PM, diretório de partidos de esquerda foram incendiados criminosamente, pessoas agredidas em restaurantes por serem do “governo” e de tal partido, ou por apenas estarem de vermelho, crianças sofrem bulling na escola ou são constrangidas por vestirem vermelho, uma mãe teve a consulta de seu filho de 1 ano recusada por ser “petista” (sic) e UM BANDO DE IMBECIS (CERTAMENTE SÃO DA OPOSIÇÃO COMENTANDO AQUI) TENHAM A COVARDIA DE CRITICAR AS MULHERES QUE APENAS ECOARAM PALAVRAS DE ORDEM CONTRA GOLPISTAS, CORRUPTOS E RACISTAS FUNDAMENTALISTAS!! Em nenhum momemnto elas xingaram os elementos da oposição bandida. Desculpa, Nassif, mas tenho vontade de mandar esse pessoal “bonzinho” com fascista tomar…. Abraço e uma banana para os hipócritas!!

  27. Falta de bom senso

    Qual a razão de se fazer manifestação dentro de aeronave? Não se tocaram que existem outros passageiros que querem discrição e tranquilidade em viagem?

    Me perdõem: aí não há ideologia, religião, política, afinidades, sexo, renda, esporte, etnia, exatas x humanas x biológicas, time de futebol, gastronomia.

    Avião, ônibus, restaurante, lugares como esses há de se ter respeito com o próximo, não são lugares para se fazer algazarra. Essa regra vale aqui, no México, no Reino Unido, na India, no Congo-Brazzaville, no Japão, na Micronésia Francesa, também.

     

     

     

  28. Eu tava nesse voo e no meio
    Eu tava nesse voo e no meio delas. Elas gritavam palavras de ordem contra o golpe, contra a Tia Eron e estava tudo muito divertido e animado. O que deu motivo para a confusao foi um rapaz jovem sentado bem na minha frente. Assim que o aviao tocou na pista de aterrissagem, ele levantou-se, abriu o bagageiro, tirou a mochila, pos nas costas e sentou-se brevemente. Foi advertido imediatamente pelo sistema de som. Nao satisfeito com a cagada que fez, levantou-se e caminhou do fundo para o meio do aviao ainda com o aviao freiando. Foi novamente advertido. O piloto ate deu uma freada brusca para assustar. Depois parou o aviao para a devida comida de rabo. Como se tratava de um rapaz, suponho que nao tenha ligacao com o grupo de mulheres que estavam indo para um encontro de mulheres.

  29. Republicanismo ou cagaço?

    Gente: pq tá rolando essa porra? Pq o nosso ex-MJ, o Zé Eduardo, foi chamado de petralha, fdp, quadrilheiro etc num sábado, na  Paulista, indo pra uuma livraria. Não se preocupou em lavrar um B-ózinho! Ficou o dito pelo não dito. Bastaria uma ligação e o MJ poderia  ter uma viatura da PF em minutos ali na Paulista e dizer pros coxas: “agora me chamem de FDP e ladrão”. Teve desrepeito com Mantega, Padilha, Suplicy e muitos outros. Todos mijaram na arvrinha. Todos podiam chamar uma viatura da PM e lavrar um BO. Não fizeram por “republicanismo ou cagaço”? Sei lá … Mas o tormento começou a partir daí. Os  coxas se sentiram livres pra xingar, maltratar, tirar um sarro de petista em restaurante.  O que aconteceu com essa criatura abissal chamada  Tia Eron e o tal Jutay? Usaram da prerrogativa de deputados e chamaram a PF e mandaram prender. Pois o republicano Zé, ministro da Justiça, foi chamado de FDP em público e não fez nada! Ah vai .. tem que arrumar as malas e sair mesmo. Paciencia tem limite! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador