Na Alemanha, Moro diz que Lava Jato não é influenciada pelo jogo político

Jornal GGN – Sergio Moro, juiz federal responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, participou de palestra em universidade na Alemanha e defendeu a imparcialidade da operação, afirmando que as investigações não são influenciadas pelo jogo político.

Questionado sobre a foto em que aparece rindo ao lado do senador Aécio Neves (PSDB-MG), durante premiação da revista Isto É, o juiz disse que a imagem foi “infeliz”, mas afirmou que o “senador não está sob investigação da Justiça Federal de Curitiba”.

Ele evitou comentar as notícias recentes sobre as delações da Odebrecht e disse que “nenhuma prisão aconteceu com base em opiniões políticas, mas em evidências de que crimes foram cometidos.”

Leia mais abaixo:

Da Deutsche Welle

“Lava Jato não é parcial”, diz Moro
 
Karina Gomes

Em palestra sobre corrupção na Alemanha, juiz federal diz que operação não é influenciada pelo jogo político. Moro chama de “infeliz” foto em que aparece rindo com Aécio Neves, mas ressalta que senador não é investigado.

Entre aplausos e vaias, o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato na primeira instância, afirmou em palestra em Heidelberg nesta sexta-feira (09/12) que as investigações sobre desvios de recursos da Petrobras são imparciais e não sofrem influência de interesses políticos.

Perguntado pela DW Brasil sobre a criticada foto em que aparece rindo ao lado do senador Aécio Neves (PSDB-MG) durante a premiação “Brasileiros do Ano de 2016”, da revista IstoÉ, Moro afirmou que o político não é alvo Lava Jato.

“Foi um evento público, e o senador não está sob investigação da Justiça Federal de Curitiba. Foi uma foto infeliz, mas não há nenhum caso envolvendo ele”, disse. Aécio Neves, um dos políticos mais citados nas recentes delações de executivos da Odebrecht e de funcionários da Andrade Gutierrez, teria recebido propina de Furnas, estatal do setor elétrico.

Moro destacou que as investigações estão focadas na Petrobras e, por isso, é natural que políticos da oposição não apareçam. “Se o crime é provado, haverá consequências. O PTB, o Solidariedade, PP e PT aparecem nas investigações, então não posso ver onde está a parcialidade na condução das investigações”, disse. Ele evitou comentar a notícia de que a Odebrecht teria pago caixa 2 ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), nas campanhas eleitorais de 2010 e 2014. “Casos envolvendo políticos são encaminhados ao Supremo”, argumentou.  

O juiz disse discordar “totalmente” das críticas de que o processo legal não tem sido cumprido na Lava Jato. “A operação não é uma bruxa caçadora”, justificou ao dizer que não “joga com a política”. “Nenhuma prisão aconteceu com base em opiniões políticas, mas em evidências de que crimes foram cometidos.”

Para Moro, a Lava Jato dá ao Brasil a oportunidade de superar a “prática vergonhosa” de pagamento de propinas. “Há uma profunda erosão na confiança na democracia”, afirmou. “A Lava Jato revela que muito pode ser feito para combater a corrupção sistêmica.”

O juiz federal declarou que o Executivo e Legislativo precisam implementar políticas para combater a corrupção. Ao setor privado cabe implementar meios de controle interno para acabar com a “regra do jogo” do setor público, guiada pelo pagamento de propinas.

Protestos

Um grupo de cerca de 30 juristas e acadêmicos enviou uma carta à Universidade de Heidelberg argumentando que Moro não tem credibilidade para discursar sobre combate à corrupção no Brasil, por ser “parcial” em favor de partidos como PSDB e PMDB.

Sérgio Moro em Heidelberg

Parte do público protestou contra Moro

“O juiz federal Sérgio Moro incorreu em posturas as quais foram determinantes para o clima político de derrubada de um governo legítimo servindo, desta forma, aos piores interesses antidemocráticos”, diz o texto, em referência ao vazamento de uma escuta telefônica entre a então presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no período de crise pré-impeachment.

Na plateia, brasileiros levantaram cartazes com dizeres “Moro na cadeia” e “parcialidade fere a democracia”. Outros gritavam “Moro, meu herói”. Os grupos trocaram insultos.

Perguntado por uma pessoa na plateia por que divulgou os áudios de escutas telefônicas de Dilma, Moro afirmou que as pessoas têm o direito de saber o que seus governantes fazem.

“É estranho que numa democracia as pessoas reclamem de uma revelação como essa. Desde o início das investigações decidimos que não iríamos esconder nenhuma informação do público”, declarou ao ressaltar que a atitude “não foi uma exceção à regra”.

Moro não quis comentar a crise entre o Legislativo e o Supremo Tribunal Federal (STF) instalada nesta semana após o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se negar a se afastar do cargo depois de determinação do ministro Marco Aurélio Mello.

 
Redação

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Verdade. E todo esse esforço

      Verdade. E todo esse esforço publicitário para projetar o “herói”  no além-mar é, ao meu ver, indicio de que os pés de barro começam a apresentar fissuras.

  1. Parece que os nazistas

    Parece que os nazistas gostaram do fascista! O ditador moro poderia deixar um bigodinho igual ao do hitler, e fazer uma turnê no país dos nazistas. Cuidado aí Angela Merkel! O ditador moro já derrubou Dilma Roussef em conluio com os norte americanos!  Você tambem foi investigada pelos norte americanos! Cuidado aí senão o moro com os eua derrubam você tambem!!

  2. O Sérgio Moro trabalha quando?

    É incrível a quantidade de viagens que o Sérgio Moro faz para se pavonear!  Comtantos eventos, sobra tempo

    para ele trabalhar? Quem paga estas folgas dele?

    1. É fácil fazer o que ele faz.

      É fácil fazer o que ele faz. No final do processo que os procuradores elaboram, ele apenas observa: se é petista ele condena, se é de outro partido ( nem vou citar o psdd porque estes jamais chegarão a julagmento ), ele absolve. Daí então, sobrar tanto tempos para se pavonear. Simples assim Alcione.

  3. Manipule opiniões…
    Roma 23.05.1992

    El juez Giovanni Falcone, de 53 años, instructor del maxiproceso de Palermo contra la Mafia y en la actualidad director general en el Ministerio de Justicia italiano, murió asesinado sobre las 18.20 de ayer en Sicilia a consecuencia de un atentado que sufrió cuando viajaba por la autopista de Trapani a Palermo. Una bomba de 1.000 kilos activada a distancia estalló al paso de su Fiat blindado, catapultándolo a una distancia de 300 metros. El bombazo arrancó de cuajo varios centenares de metros de la autopista.Francisca Morvillo, de 36 años, esposa del superjuez Falcone y también magistrada, que le acompañaba en el coche, falleció a las once de la noche, mientras estaba siendo operada en un hospital palermitano. También murieron a consecuencia de la formidable explosión tres escoltas que acompañaban al magistrado en otro vehículo y dos personas ajenas al grupo.

  4. Moro,

    antecipe logo a sua fuga para os Estados Unidos (seu empregador). Rápido mesmo, pois você e sua quadrilha serão presos por traição à pátria.

  5. O que acho mais estranho é não haver ninguém…

    Questionando mais duramente esse procurador travestido de juiz. Mais estranho ainda é o “convite” feito pela universidade.

    O camicia nera, além de golpista e traidor da pátria, é um criminoso confesso. Deveria estar na cadeia há muito tempo.

  6. Só ta´pados e obtusos,
    ainda

    Só ta´pados e obtusos,

    ainda acreditam na imparcialidade da lava jato, quanto ao conchavo das duas figuras, o juiz deveria ser mais zeloso com a carreira que escolheu, ficou extremamente vergonhoso a confraternização com megadelatados, e se não estão sendo investigados demonstra falha e seletividade, não o contrario………

  7. Ano prá lá de bizarro o 2016

    Moro é a perfeita caricatura de um juiz e prá lá de cínico, ele quer enganar a quem mesmo.,… quando diz que um Zé Serra 23 milhões não está envolvido  porque é da oposição, é de dar náuseas…envolvido os tucanos estão sim, quanto a serem investigados ai sim, se trata do jogo politico que ele nega existir. .,..Moro fala o todo pros coxinhas trouxinhas que encarnaram o papel de patos da Fiesp…

    https://josecarloslima.blogspot.com.br/2016/12/despedindo-se-de-2016-ano-pra-la-de.html

     

     

  8. Eu sabia que tinha lance de rabo nessa história

    Simão: ‘Exclusivo: Moro e Aécio estão de caso!’

    Diego Padgurschi/Folhapress

    Colunista José Simão faz piada da foto em que o juiz Sérgio Moro e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparecem aos cochichos: “E sabe o que o Moro perguntou? ‘Aécio, você já foi comido?'”, simula Simão; Moro: “Você acha que eu ia te prender, mozão?”; simulações de diálogos e legendas dominaram a internet um dia depois da publicação da foto; e Moro, que ontem foi escrachado na Alemanha, reconheceu que a foto foi infeliz

    10 de Dezembro de 2016 às 06:32 // Receba o 247 no Telegram Telegram

     

     

    247 – O colunista de humor José Simão, da Folha de S.Paulo, faz piada neste sábado 10 da foto em que o juiz Sérgio Moro, da Lava Jato, e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) aparecem aos cochichos na cerimônia de entrega do prêmio Homem do Ano da revista IstoÉ.

    “E sabe o que o Moro perguntou? ‘Aécio, você já foi comido?'”, simula Simão, adicionando uma legenda às centenas que foram criadas pelos internautas no dia seguinte à publicação da foto.

    “Moro: ‘Você acha que eu ia te prender, mozão?'”, continua Simão. Para ele, o melhor meme criado na web para a foto foi “o Aécio vestido de Marilyn em ‘O Pecado é o Moro ao Lado'”.

    “O Aécio deve ser bom de piada! Tem foto dele rindo com o Lula, com o Alckmin, com o FHC, com o Tiririca! Mas agarrado, só com o Moro! Pior, a charge do Nani com o Renan encoxando a estátua da Justiça!”, escreve.

    Moro, que ontem foi escrachado durante uma palestra na Alemanha, reconheceu que a foto foi “infeliz” (leia aqui).

  9. Se o sujeito é fotografado praticando pedofilia…

    Se alguém é fotografado em flagrante pedofilia, a infelicidade está na pedofilia, em si, mas na imagem.

    Se o Sérgio Moro chega em casa e o Ricardão tá traçando a Muié dele no sofá da sala, a traçada em si não é infeliz; a infelicidade está no sofá estar na sala. Para acabar com a infelicidade, basta tirar o sofá da sala.

    Então o problema não foi a intimidade entre o Jateiro e o Tucano, mas a imagem que os retratou?

    Como os nossos Magistrados são burros. Pela frase da Jateira Coxinha Regina Duarte – Os que aqui estão sabem que precisam estar aqui -, conclui-se que ela poderia substituir, sem qualquer problema, a Carmem Lúcia no comando do $TF.

  10. Ah se toda a infelicidade do

    Ah se toda a infelicidade do Dr. Moro fosse uma singela foto na qual troca confidências humorísticas com o senador Aécio Neves(muitos acham que estavam “mangando” do Michel TReme). É muito mais, doutor, é muito mais. Hegel, que foi professor dessa Universidade,  decerto deu duas cambalhotas ao ouvir suas perorações recheadas de auto indulgências. 

    O playboy das Alterosas não responde(ainda) processo na Lava a Jato. Correto. Entretanto, o rapaz já foi mais citado na mesma que Freud e Marx em trabalhos acadêmicos. Faltam apenas duaszinhas para completar os dez dedinhos das mãos(e dos pés). Ora, meritíssimo, todos sabem da afinidade da sua família com o PSDB. Seu falecido pai foi militante tucano. 

    Claro que isso em nada depõe contra ou a favor da sua alegada isenção. Mas o senhor hoje é uma estrela, um astro, e por essa condição tudo o que falar ou fazer poderá gerar consequências. 

  11. Moro afirma que os seus

    Moro afirma que os seus pares, os tucanos, não estão envolvidos na Lava Jato porque são da oposição..,.imagina então se fossem governo!!!…que homi sabido esse mouro parece que acabou de chegar de Marte

    Aécio pediu R$ 1 milhão para o Agripino, o Gripado…

    http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/269787/A%C3%A9cio-pediu-R$-1-milh%C3%A3o-%C3%A0-Odebrecht-para-Agripino-Maia-o-Gripado.htm

    Com Serra, Aecio e Alckmin no olho da Lava Jato

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/267525/Com-tr%C3%AAs-tucanos-abatidos-pela-Odebrecht-FHC-vai-se-apresentar-em-2017.htm

  12. Outras perguntas sobre este

    Outras perguntas sobre este “juiz” surgem ao se reler matéria publicada no DCM, sobre a recusa da Universidade Estadual de Maringá, onde, supostamente, o juizeco se formou, em lhe conceder o título de doutor “honoris causa” e de também não concordar com a condição imposta pelo mesmo para dar uma palestra para eventuais incautos na UEM:

    http://www.diariodocentrodomun

    1ª) Como uma pessoa com “parcos conhecimentos de lingua estrangeira” pode dar palestras no Exterior ou mesmo frequentar cursinhos, como os tais treinamentos da CIA frequentados por ele?

    https://jornalggn.com.br/notici

    2ª) Por quê que a própria UEM, onde supostamente este energúmeno teria se formado, fala em “graduação desconhecida”. Como uma universidade pode não saber quem se formou com um diploma dela? E por quê este misterioso curso de Direito no qual teria se diplomado é omitido em seu paupérrimo Curriculo Lattes?

    3ª) Como se pode dar uma palestra num ambiente acadêmico, no caso a UEM, sem que sejam permitidas perguntas? Ou ele não estaria familiarizado com o que é um ambiente acadêmico, apesar de ter feito um doutorado-relâmpado sobre o qual também pouco se sabe?

    Não é muito mistério sobre a trajetória de um “juiz” federal?
    Aliás como ele conseguiu passar no concurso de juiz? Alguém já averiguou isso?

     

  13. Moro não persegue
    Moro não persegue injustamente o presidente Lula? Moro sabe que não há provas contra o presidente Lula e mesmo assim aceitou as denúncias, estranho? Moro, realmente não convence, sua fama de falso herói aos poucos vai desmoronando…

  14. Ué, pensei que fosse o MP que investigava

    “senador não está sob investigação da Justiça Federal de Curitiba”

    Aí que está o busilis da questão. Por quê, depois de tantas citações em delações, o Aécim não é investigado?

    Nada a ver com Petrobras? Mas além da Petrobras, não está sendo investigado pelo MPF a corrupção DAS empreiteiras? Não foi este o argumento pra se investigar o programa nuclear?

     

  15. A engrenagem do status

    Há homens que se julgam homens, não por serem homens, mas por se considerarem como tal, em função de um tipo de poder que exercem sobre outros. Em razão disso, entram em um círculo vicioso pela auto-afirmação de um status ilusório, que dificilmente conseguirão escapar. Então, tardiamente, como outros tantos, perceberão que tudo nada mais era que uma armadilha de seus prórios egos, para fazê-los prisioneiros dessa maldita engrenagem de poder, de dinheiro e de todos os tormentos que nela se insere.

  16. Morus canalia orbis

    “Perguntado pela DW Brasil sobre a criticada foto em que aparece rindo ao lado do senador Aécio Neves (PSDB-MG) durante a premiação “Brasileiros do Ano de 2016″, da revista IstoÉ, Moro afirmou que o político não é alvo Lava Jato.”

    “Foi um evento público, e o senador não está sob investigação da Justiça Federal de Curitiba. Foi uma foto infeliz, mas não há nenhum caso envolvendo ele”, disse. Aécio Neves, um dos políticos mais citados nas recentes delações de executivos da Odebrecht e de funcionários da Andrade Gutierrez, teria recebido propina de Furnas, estatal do setor elétrico.””

     

    “Perguntado por uma pessoa na plateia por que divulgou os áudios de escutas telefônicas de Dilma, Moro afirmou que as pessoas têm o direito de saber o que seus governantes fazem.”

    “É estranho que numa democracia as pessoas reclamem de uma revelação como essa. Desde o início das investigações decidimos que não iríamos esconder nenhuma informação do público”, declarou ao ressaltar que a atitude “não foi uma exceção à regra”.””

     

    TAH KI PHARIUUUUU!!!!!

  17. Gostariamos de saber o que

    Gostariamos de saber o que mouro faz.

    Por favor juizeco, libere todos seus audios. Quero ver se tua mulher grita quando goza.

    Se é que goza!

  18. Quem paga estas

    Quem paga estas viagens?

     

    Toda semana leio que Moro foi pra lá e pra cá dar palestras. Além do salário, que extrapola o teto dos servidores públicos, ele ganha com estas palestras. Comi ele faz isso  em dia de expediente, fica a pergunta: é legal ? Alguém que entenda de legislação mais específica sobre atividades permitidas por funcionários públicos? Lecionar é permitido, mas em horário diferente do exercício da atividade principal. Palestras remuneradas com  dias de deslocamento, como no caso da viagem para a Alemanha,  são permitidos?

     

  19. Sarney diz que não é corrupto, muito pelo contrário

    Se o Sarney afirma que não é corrupto, que, ao contrário, é o homem mais honte$to do mundo, você acha que o Sérgio Moro ia admitir sua tucanagem?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador