Na ânsia de associar Haddad à corrupção, CBN troca secretários

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 

Jornal GGN – A CBN associou, erroneamente, a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) a um caso de corrupção conhecido como Máfia do ISS. Nesta quinta-feira (16), a emissora de rádio publicou uma nota sobre o envolvimento do empresário Marco Aurélio Garcia no esquema de fraude fiscal descoberto por Haddad após a criação da Controladoria-Geral do Município. Marco Aurélio é irmão do secretário estadual Rodrigo Garcia, indicado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) para conduzir a Habitação. A CBN, no entanto, escreveu que Rodrigo Garcia é secretário de Haddad.

Nas redes sociais, a edição da CBN foi criticada mesmo quando a menção a Haddad foi retirada. Isso porque a emissora do Grupo Globo continou sem ligar Marco Aurélio Garcia, indiciado com outras seis pessoas por lavagem de dinheiro, ao secretário do governo Alckmin.

Montagem circulou na internet com a frase “podemos tirar se achar melhor”, em alusão ao vazamento de um erro de edição numa nota da agência Reuters, que dava espaço a críticas do ex-presidente Fernando Henrique Cardozo ao PT e Dilma Rousseff pelos escândalos de corrupção. Na edição que caiu na internet, havia a observação “podermos tirar se achar melhor” no parágrafo que citava delatores da Operação Lava Jato indicaram que os esquemas na Petrobras começaram na gestão FHC.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

63 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. JORNAZISMO é termo mais aplicável

      JORNAZISMO é termo mais aplicável

      Afinal, é parte da luta da imprensa golpista para transformar mentira em verdade pela repetição.

       

  1. Uai mas se a Veja pode

    Uai mas se a Veja pode publicar ‘pequenas notícias sem se preocupar com a sua veracidade em busca de uma verdade maior’ poorque a CBN também não pode fazê-lo? Aliás, o jornalismo de esgoto no Brasil já fez escola!!!

  2. Não só a CBN, o Bom Dia São

    Não só a CBN, o Bom Dia São Paulo parece feito para mostrar os erros da prefeitura a fundo, enquanto “suaviza” as lambanças de Geraldo Alckimin e sua trupe. Tudo é culpa da prefeitura, mesmo quando a responsabilidade é da esfera estadual!

  3. Voltando à Guerra dos

    Voltando à Guerra dos Cabides, que tem dado manchete à mesma rádio pra fazer xacotas contra a Presidente, seguindo Noblat, que é um imbecil, Hadad, na qualidade de prefeito de SP, poderia, como Dilma, exigir espaço na justiça para se defender de acusações infundadas, até pra esclarecer ao povo como agem os jornalistas dessa rádio. Não é à toa que hoje ela leva o apelido de rádio que troca a notícia..

  4. Errar uma vez é humano, errar

    Errar uma vez é humano, errar duas vezes o mesmo erro é burrice ou pura demosntração de má fé. Eles vivem errando os mesmos erros: contra quando é com o PT, a favor quando é com o PSDB.

  5. Não importa mais se é verdade ou não

    já está na cabeça , principalmente dos paulistas , que o PT e seus quadros são corruptos.

    Se o PT continuar assim , ão vai demorar muito , não consegue eleger mais ninguém.

    Devagar eles estão deixando a grande mídia corrupta acabar com o partido.

  6. Honrando o “A RÁDIO QUE TROCA A NOTÍCIA”

    Podia ser um erro. Mas não é.

    O que interessa é marcar o nome Haddad com esse tipo de situação. Ficará para a posteridade da internet

    O que importa é a versão. Não o fato.

    1. Distração. Só que não…

      Leu meus pensamentos: foi maliciosamente proposital. Eles apostam sempre (e com razão) na falta de racionalidade e razoabilidade dos ouvintes, que, logicamente, não checarão nada.

      E a malícia reside na suposta distração de quem elaborou o título. É só corrigir e publicar uma errata, mas o efeito já foi alcançado.

      1. Leu os meus pensamentos

        Leu os meus pensamentos também.

        A notícia em si não tem importância alguma, o importante é alimentar a crença dos midiotas.

  7. E a correção?

    Será que vão corrigir para: IRMÃO DO SECRETÁRIO DE ALCKIMIN………..??

    Nada mais que façam impressiona mais… A desfaçatez tomou conta efetivamente tanto da nossa gloriosa oposição quanto da mídia e da turma do Moro.

    É simplesmente vexatório o papel desempenhado por essas instituições, se assim podemos chamá-las.

    Ver a cara do Agripino ouvindo as asneiras dos coxinhas sobre corrupção, a desenvoltura do Caiado depois do caso Demostenes, a cara do Aécio mediante aqueles que lhe chamaram de cagão…..isso não tem preço, dá vontade de vomitar.

    1. Exato

      Se corrigirem – e digo SE – , será assim ou coisa parecida:

      “Irmão de secretário estadual é denunciado por envolvimento na Máfia do ISS” ou vão omitir inclusive o adjetivo “estadual”…

  8. Boca torta.

    A bocas torta do PIG e os vícios inerentes ao jornalismo partidário. Coisa lamentável.Mas a CBN, é a rádio que troca notícias mesmo.

  9. Mandem pro site
    Mandem pro site boatos.org…
    Isso foi feito de forma proposital…o que vale eh a propaganda….isso ai ja ganhou asas nas redes sociais e no whatsapp….por isso nao querem concorrencia na area da comunicaçao….nao aceitam nem as radios alternativas…eh tudo deles mesmo se sabendo que os sinais de radiofrequencia sao do povo

  10. Como diria o Chávez, o

    Como diria o Chávez, o mexicano, “foi sem querer querendo”. Agora, já que o Haddad inaugurou uma maneira jocosa de respnder a críicas nas redes sociais, tem que aproveitar essa tucanagem sem vergonha da CBN, e cair em cima.

    O momento é esse. Ontem o twitaço #porque só o PT Moro? não bombou? A perseguição ao PT e a blindagem dos tucanos pela dupla judiciário-pig pode cair na boca do povo.

    Vou dar uma dica para o pessoal da comunicação do Haddad. Esse negócio aí da CBN é igualzinho um episódio dos Simpons. O Homer foi pedir emprego na FoxNews. Aí um cara explicou como se faz. Quando for noticiar um escândalo que envolva um político republicano, tem um controle remoto que é só apertar um botão e a legenda troca, “fulano de tal, partido republicano” para “fulano de tal, partido democrata”.

    Não foi o que disse o Bonner? Consideram a nós todos, uns Homer Simpson

  11. Jornalismo de esgoto

    Se alguem acha que houve engano pode ir tirando o cavalo da chuva, porque para quem ouviu a noticia e não checou, ficou a versão da CBN. Essa não é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece.

  12. Mais do mesmo

    Não à toa a CBN ja é conhecida como a radio que TROCA a noticia. Não tem jeito, se não se mexer no vespeiro dos Meios de Comunicação no Brasil, os governos populares e de esquerda sofrerão cada vez mais com uma imprensa totalmente tendenciosa e agora descaradamente mentirosa. 

  13.  Se a CBN continuar fazendo

     Se a CBN continuar fazendo isto, os anunciantes da rádio e os consumidores de notícias defeituosas poderão se sentir prejudicados e entrar com ações de indenização por dano material/moral com ação de indenização com base no CDC. Ha, ha, ha…

    1. E nem corrigiram o post

      E nem corrigiram o post. Se resumiram a apagá-lo sem dar nenhuma explicação. Passaram recibo da canalhice, confirmando a má-fé.

      1. Piorou… apagar o post sem

        Piorou… apagar o post sem pedir desculpas ou explicar o equívoco só aumenta o valor da indenização a ser requerida por anunciantes e consumidores de notícias, pois  o comportamento da CBN demonstra seu “dolo específico” de difundir mentiras e malidicências. 

  14. O Brasil aprendeu a conviver

    O Brasil aprendeu a conviver com o “homicídio de reputação”, não passou sequer o direito de resposta proposto por Requião e o país convive passivamente com este que acho O MAIOR DESERVIÇO À DEMOCRACIA E AOS DIREITOS CIVIS. Corporações de mídia fazem o que bem entendem no país. Precisa até mesmo nos meios de esquerdas (letárgicos e complacentes) haver uma mobilização organizada para que algum rumo honesto se dê a este crime midiático. Preciso até mesmo uma explicação melhor, vá que seja ignorância minha, mas a mim me parece que TODOS (esquerda e direita) brincam com a liberdade, um fala mentira um do outro, assim não há leis, é um faroeste, ninguém é punido por arrebentar reputações… só que as esquerdas esquecem que o poder midiático no Brasil é cruel e tem lado, e tem maioria esmagadora de ouvintes, telespectadores, leitores. As esquerdas não se dão conta da brincadeirinha, porque… arregimentam ilusoriamente de que internet é a tendência, mas enquanto se conseque um adepto da interneta, o Jornal Nacional torpedeia até mesmo sublinarmente a quem eles acham que devam torpedear. Ensossam pessoas que “executam ideolícamente” suas vontades (vide moro, cunha, jb, gilmar, enfim…)

  15. A CBN já começou a

    A CBN já começou a terceirização ? Porque isso é coisa de estagiário.   Na pressa do botar no c…levou .

  16. Apenas he he he

    A imagem dos idiotas idiotizados.
    Como já disse tantas vezes, há aqueles, como nós, idiotas idiotizados. Há os idiotas idiotizados que ainda não perceberam que são manipulados.
    Mas há a pior categoria de todas. Os manipuladores cretinos profissionais. Este branquinhos de merda aí da foto estão neste último grupo. Tratam de arranjar argumentos cretinos para defender suas atrocidades e bradam aos quatro cantos que crime só se for do PT!
    Seus crimes, os crimes de seus pais, os crimes que a parentada cretina e canalha comete, estes não tem problema. Tá tudo de boa!
    Branquinhos de merda.
    Mas não custa esperar. Quem semeia vento, acaba colhendo tempestade. Não tem jeito de plantar grama e colher trigo depois.
    Já vimos coisas assim na França, por exemplo, onde a guilhotina trabalhou um monte.
    Quem viver, verá
     

    Não tenho dúvida de que as coisas andam mesmo muito impregnadas de interesses. 
    Vejo gente defendendo o indefensável de parte a parte. É o que se colhe quando se planta intolerância e radicalização. Sem surpresa. 
    Mas devo concordar com o Obama e com a d.Hilary, assim como com o colegiado da Universidade canadense que concedeu o título de doutor “honoris causa” ao ex-presidente Lula (já são 27) quando são unânimes em afirmar que o Brasil vem se tornando um exemplo no combate à corrupção. 
    Aos 60 anos, nunca vi isto aqui em nossas bandas.

     

    ‪#‎PodemosTirarSeAcharMelhor‬
    ‪#‎ExplicaMoroPorqueSoPT‬

  17. Esse governo vai deixar mais

    Esse governo vai deixar mais essa escapar.

    Uma coisa é uma revista ou jornal impresso fazerem a propaganda panfletária deles; outro caso é o de uma rãdio ou TV: trata-se de concessões públicas. No mínimo o governo deveria martelar isso. Vai deixar pro MP? Pro Judiciário?

  18. É muito bacana pegar a

    É muito bacana pegar a desonestidade no pulo.

    Graças ao cache do Google, vemos que a CBN apagou o post original, que dizia:

    Irmão de secretário de Haddad é denunciado por envolvimento na Máfia do ISS

    Link: http://cbn.globoradio.globo.com/sao-paulo/2015/04/16/IRMAO-DE-SECRETARIO-DE-HADDAD-E-DENUNCIADO-POR-ENVOLVIMENTO-NA-MAFIA-DO-ISS.htm

    E mudou para outra que diz:

    Sete são denunciados por lavagem de dinheiro na máfia do ISS de São Paulo

    Link: http://cbn.globoradio.globo.com/sao-paulo/2015/04/16/SETE-SAO-DENUNCIADOS-POR-LAVAGEM-DE-DINHEIRO-NA-MAFIA-DO-ISS-DE-SAO-PAULO.htm

    Não se trata de matérias diferentes, tanto é que o áudio das 2 postagens é EXATAMENTE o mesmo.

    Só que tem um porém: a suposta matéria trocada, a segunda, é de ontem. E no subtítulo da matéria há o horário em que foi postada:

    QUINTA, 16/04/2015, 20:16

    E a matéria que deu origem à polêmica é também de ontem, mas foi postada pouco antes:

    QUINTA, 16/04/2015, 17:32

    Ou seja, eles tinham DUAS matérias com o mesmo conteúdo, só que com títulos distintos. E o título polêmico não foi simplesmente corrigido, mas sim, o post com o suposto engano foi simplesmente apagado.

    Tanto que o post que menciona o nome de Haddad foi o que mereceu destaque e que permaneceu ativo até hoje de manhã, quando “supostamente” perceberam a falha.

    Resumo: mantiveram a mesma postagem, numa atitude vil e proposital.

  19. Nao foi apenas a CBN. O

    Nao foi apenas a CBN. O Estadao também fez coisa marota. Diz o nome do cara, cita a máfia dos fiscais da prefeitura e diz que o cara é secretário de habitação atualmente. Nao diz “secretario estadual”, diz apenas “secretario de habitação”. O mesmo ocorre com o portal da Globo, G1. Nao é novo. Algum tempo atrás, noticiando a máfia do ISS, flagrada e investigada pela administração Hadad, a Folha de São Paulo saiu com uma primeira pagina dizendo isto no lead (ou no chapéu, nao me lembro): “O prefeito sabia”. Nao disse kassab sabia. Disse “o prefeito sabia”. Nao mentiu, apenas dancou com a verdade. 

  20. Erraram o nome do secretário

    Convém lembrar do passado: o nome de secretário que apareceu nos grampos de conversas dos fiscais da máfia foi o de  Donato, que foi retirado do cargo por  Haddad, ressurgindo, depois de esquecido o  assunto,como presidente da câmara dos vereadores  paulistanos.Haddad tinha a obrigação de aprofundar as investigações sobre Donato, mas correu dizer que ele era  vítima dos bandidos. A controladoria criada por Haddad não deveria ter investigado mais a fundo? Baseado em que o Prefeito declarou ser o seu ex-secretário uma vítima? E ainda, porque até hoje nenhum empresário corruptor foi punido pela lei  anti-corrupção? Será pelo mesmo motivo que o Hage abandonou a CGU? Não serão perguntas inconvenientes inconvenientes e pertinentes? Puna-se a máfia, o Garcia etc Mas porque não o PT? Esperamos que as controladorias não caiam em descrédito, vide a própria CGU.

    1. E sobre a reportagem

      E sobre a reportagem criminosa, nada? Obsessão com o PT tem cura: primeiro, desligue a tv e o rádio; depois, procure um bom psiquiatra.

    2. O que se critica é o comportamento do

      Sim, é verdade. O Donato deve explicações. O problema do texto da CBN, e a crítica que foi feita aqui foi essa, foi o modo como vincularam maliciosamente o nome de Haddad à referida máfia.

      E como depois não prestaram nenhuma explicação do erro, ou tentaram corrigir o ato falho, gera dúvidas se foi realmente um ato falho ou um ato proposital. A crítica do posto do GGN foi essa.

      Creio que sua crítica deve ser feita em outro post, não nesse.

  21. Uma nova versão esta sendo elaborada

    Calma. Uma nova versão esta sendo elaborada: 

     “Irmao de Secretário de Haddad é denunciado por envolvimento na Máfia do ISS. O empresário Marco Aurélio Garcia, irmão da secretária NACIONAL da Habitação…”

  22. Atestado da má fé

    Essa é digna de ser viralizada por toda rede, pois se trata de um claro atestado de partidarismo. Essa desfaçatez, porém, é praxe de todos que participam dessa tentativa de demonizar o PT, vide o sinhôzzinho moro querendo dizer que a prisão do vacari não tem nada a ver com nada senão a justiça.

    Estamos vivenciando um período da história desse país aonde o descaramento e a hipocrisía tomaram de assalto instituições e pessoas, que se uniram num objetivo comum, qual seja, 2018. Nada mais que isso no horizonte dessa turba que necessário for tocam fogo no país.

    PS: Ontem assisti o documentário Trabalho Interno, sobre a crise econômica de 2008 e um ponto que tem muito a ver com a discussão atual foi o papel desempenhado pelas agências de risco, que mesmo diante da falência de bancos ainda davam classificação AA (A 2,) para os mesmos, incentivando aos incautos a investirem neles. Ocorre que ao serem questionados na comissão do senado americano, duramente, sobre como era possível AA para alguém em falência, só se ouviram uma resposta idêntica e sustentada pela mesma cara de pau de todos os CEO’s dessas agências: “era minha opinião (da agência), não quer dizer que era realidade”. As mesmas agências que correram em depreciar a Petrobrás.

     

  23. Se é o Haddad (e nem é, no

    Se é o Haddad (e nem é, no caso), é o tio do primo do irmão do secretário do Haddad. Se é o Alckmin, aí são sete investigados na ação da rebimboca da parafuseta. O que fica na memória de quem lê? Repita o procedimento por anos e temos o que temos.

  24. Haddad, não vai dar em nada mas processa!!!

    Sabemos que o judiciário é tucano, e que não vai dar em nada, mas processa legalmente essa mentira, dá entrevistas pra blogueiros já que  a mídia tucana não vai dar espaço pra vc se defender, e ai deixa a gente divulgar que vc processou a CBN por essa mentira!!!

     

    #ProcessaCBNHaddad

  25. Ué….o certo não seria

    Ué….o certo não seria corrigir só trocando o nome do governante:

    “Irmão de secretário de ALCKMIN é denunciado na Máfia do ISS de SP”

    O honesto não seria isso?

    Será que eu sou muito inocente??? (ironia)

  26. Banditismo em nome do jornalismo

    Que que isso, muita cretinice do pig, quando viram que era parente de Alckmin deram um jeito de ocultar o nome de Alckmin…banditismo puro…merce ir pro twitter…

  27. Estúpidos!

    É porque a sociedade sabe que nas Organizações Globo encontra a estupidez da qual tanto precisa que cada vez mais aumenta a audiência de seu jornalixo.  Está aí o Jornal Nacional a comprovar.

    Há tempo de plantar e há tempo de colher.

    Estes e outros imundos congêneres começam a colher os frutos das ervas daninhas que sempre semearam.

    E são tão estúpidos, que continuam achando que, como sempre “deu certo”, é hora de intensificarem o plantio. São ridicularizados diuturnamente e só oferecem mais do mesmo.

  28. Já passaram de todos os limites!

    Esse conluio da mídia com os poderosos e com alguns da justiça ( os que atropelam a justiça, envergonhando-a ), já passou de todos os limites. O que fez a CBN é crime. Uma calúnia que deve ser combatida de imediato. Não entendo de leis, mas Haddad deve exigir reparação. Isso não pode ficar impune.  VIVA HADDAD!

  29. Dando corda, ela se enforca sozinha

    Processar não adianta:

     

    – a Justiça está alinhada com os setores conservadores da sociedade, o poder econômico e essa mídia

     

    – acaba dando pretexto para essa mídia espernear, dizer-se censurada

     

    – sempre haverá setores conservadores em sociedades democráticas

     

    Além disso eventual reação do PT dará a essa mídia a noção de que está passando dos limites, o que pode levá-la a tentar disfarçar melhor. Já há pessoas revendo seus antipetismos por conta dessas flagrantes baixarias, pessoas inteligentes e verdadeiramente preocupadas com o aspecto econômico, repensando: “Afinal essa minha gana do PT, se não vem de dados concretos, vem de onde?”. É só ver o número de participantes nos passeios dominicais, regados a champanhe e uísque, de “Fora Dilma!” E se a sociedade fosse realmente antipetista como quer essa mídia Dilma não teria sido reeleita.

     

    Não precisa nem dar corda para essa mídia se enforcar, ela se enforca sozinha. Ainda mais quando o que poderia ser considerado como barriga pelas pessoas de mais boa fé é tão flagrantemente tentativa de enfiar mentira goela abaixo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador