Na Folha, Gandra Filho não é machista nem homofóbico: é “zen” e homem de Deus

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Reprodução: Folha

Jornal GGN – O Painel da Folha de S. Paulo desta terça (24) publicou notas sobre Ives Gandra Filho que tentam fazer um contraponto aos textos que circularam na internet no dia anterior, revelando as declarações machistas e homofóbicas do presidente do Tribunal Superior do Trabalho, atualmente cotado para assumir a vaga de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal.

Na Folha, Gandra Filho tem a “alcunha zen”, é “chamado de monge pelos amigos” e orgulha-se de ser um homem de Deus. “A biografia do magistrado, publicada no site do tribunal, sustenta que ele é ‘feliz com a sua vida’ e afirma que ‘escolhas como o celibato fazem parte de uma decisão de Deus’.”

Segundo o Painel, Gandra Filho também teria apontado as injustiças que existem no processo de escolha de ministros para o Supremo: “Em entrevista a uma agência de notícias católica, em 2012, ele afirmou que o rito de indicação dos ministros do Supremo era ‘ruim’, pois dependia ‘exclusivamente de vontade política’ ou da ‘amizade do presidente com o candidato escolhido’.”

O jornal ainda publicou uma arte do jurista “mentalizando” uma cadeira do Supremo.

O Justificando pinçou as declarações que mostram como pensa o ministro do TST a respeito das mulheres e do casamento homoafetivo.

No primeiro caso, Gandra Filho denotou que mulheres devem ser submissas: “O princípio da autoridade na família está ordenado de tal forma que os filhos obedeçam aos pais e a mulher ao marido.”

Leia mais: Cotado para o Supremo acha que mulher deve ser submissa e casamento gay é “bestialismo”

No segundo, comparou a união entre pessoas do mesmo sexo ao “bestialismo” de uma mulher se relacionar com um cachorro: “Por simples impossibilidade natural, ante a ausência de bipolaridade sexual (feminino e masculino), não há que se falar, pois, em matrimônio entre dois homens ou duas mulheres, como não se pode falar em casamento de uma mulher com seu cachorro ou de um homem com seu cavalo (pode ser qualquer tipo de sociedade ou união, menos matrimonial)”.

Será que Folha não achou apropriado expôr essa faceta de Gandra Filho ou só tentou “passar o pano” no que ele escreveu em artigo publicado em um livro de Direito organizado por Gilmar Mendes?

Em outra reportagem da Folha, talvez a explicação: ‘De perfil conservador, Gandra Filho tem um sobrenome de peso no Judiciário e alinhamentos poderosos no Supremo. Ele conta com a simpatia do ministro Gilmar Mendes, um dos conselheiros de Temer para assuntos do meio jurídico.”

Gandra Filho, cujo pai é amigo de Michel Temer há mais de 40 anos,  é o “favorito” para a vaga de Teori Zavascki.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Seria esse o passo final do

    Seria esse o passo final do Brasil para o fundo do poço, se tornar uma teocracia católica? Que eu já não duvido mais nada.

    1. associação

      Prezado Somebody,

      Com o apoio de setores evangélicos, o sonho deles é fundar uma teocracia fundamentalista cristã. Retornando direto para a Idade Média, imporão uma jihad cristã contra o estado islâmico.

       

  2. A possivel indicação do Ives dependerá de sua amizade com Temer

    A eventual indicação do Ives Bosta ao $TF dependerá exclusivamente de vontade política, ou da sua amizade com o Temer ou de ambas as coisas ao mesmo temp, nada obstante a exclusidade da primeira opção?

    Esse negócio de filho obedecer aos pais cegamente não é coisa de Deus. Pense num pai estuprando uma filha menor. Ela deveria obedecer?

    Esses Gandras são uns ratos de esgoto. O lugar deles é mamando nas tetas da Nação

  3. Não há que se apor ressalvas

    Não há que se apor ressalvas no que pensa, escreve e confirma

    o jurista Gandra.  O que ele pensa é o que ele escreveu. E é assim  que ele é.

    Se ele agora pretende o cargo que cogita, sem considerar as circunstâncias

    em que ocorreu a morte de Teori, parece-me que lhe sobra oportunismo e lhe falta

    senso ético,  despreparo intelectual para o cargo de ministro, no já tão desgastadu Supremo. 

  4. Fernando Brito chamou Ives Gandra Filho pelo que de fato é.

    Prezados leitores,

    Depois do que escreveu e postou o jornalista Ferando Brito acerca de Ives Gandra Martins Filho não é necessário escrever longos comentários. Segue abaixo a análise publicada no Tijolaço.

    ____________________________________________________________________________________________

    O candidato de Temer ao STF e o “filho da desquitada”

     

     

    gandra2

    O site Justificando recupera artigo do possível candidato de Michel Temer à vaga de Teori Zavascki no Supremo Tribunal Federal que é um primor do medievalismo reinante no Palácio da “bela, recatada e do lar”.

    O senhor Yves Gandra Martins diz que “a admissão do divórcio no direito positivo tem ocasionado apenas: maior número de separações (…); maior número de filhos desajustados (…)”.

    Eu sou um deles, seu canalha.

    Venha dizer isso na minha frente e vou mostrar como sou um “desajustado”, porque responderei que você é um canalha, que separa as pessoas pelo estado civil dos seus pais.

    Porque você, filho de uma família bem constituída, por um pai conservador e mandão, é capaz de ser tão desajustado assim que faz tais julgamentos.

    E olhe que me conterei, porque um crápula que diz isso merece mesmo é um tapa de mão aberta na cara, que lhe marque mais pelo vermelho da vergonha que pela dor do castigo.

    Teria uma atenuante se o fizesse – e não vou fazer, porque sou dono de um respeito à pessoa humana que o senhor não tem – ,  a de dizer que estapeei um canalha.

    Espero que, por um acaso do destino, um neto seu não nasça filho de uma separação, para que o senhor não seja forçado a  amar um “desajustado”.

    Que uma neta sua não seja, como minha tia avó, a ser levada a tomar formicida e morrer, porque deu “o mau passo” e foi mãe, nos anos 40.

    Você, permita-me o tratamento, tratamento mais do que respeitoso, porque excelência o senhor só é na estupidez,  é indigno de fazer parte de uma corte suprema porque é mesquinho, mau, preconceituoso, desumano.

    O senhor desrespeita a Declaração dos Direitos Humanos, fundamento do Direito, que diz que nascemos livres e iguais.

    O senhor fez uma carreira  cheia de méritos genéticos, é natural que aja assim.

    Acostumou-se a lidar com que lhe abaixa a cabeça

    Nem todos são assim.

    Não sou desajustado, sou bastante equilibrado como homem para não fazer o que faziam, antigamente, as mulheres afrontadas por um canalha. Sabemos bem o que é, não, Doutor?

    PS. Modifiquei o texto, hoje, cedo, apenas para tirar uma expressão agressiva exagerada. Não sou feito da mesma substância moral deste senhor para agredir os outros em pleno domínio da razão. 

     

  5. Machista é quem gosta de macho. Quem gosta de macho é homofóbico

    Machista é quem gosta de macho e quem gosta de macho tem raiva dos concorrentes. Aí tá explicado o machismo, a misoginia e a homofobia do Celibatário Ives.

    Pára com isso, Ives. Te aconselho a se tornar feminista e ginofágico

  6. entendi

    homofóbico, solteiro, e metido a machão.

    não arranjou mulher por opção religiosa, por não encontrar uma submissa do lar, ou por não aceitar a própria opção?

    vai aceita que dói menos!

  7. A Hora Cinzenta

    “Nao concordo com uma palavra que você disse, mas defendo até a morte o teu direito de dize- las” — Voltaire

     

    Nassif: se depender de voto meu Gandrinha fica onde esta. Porém, não o renego pelo seu modo de falar do que pensa. O medo é a “missão” que já lhe foi entregue pelo pessoal da grande mídia (Quarto Poder), capitaneado pelos do Jardim Botânico, por “MT_43”, por “Justiça”, por “Angorá”, por “Boca Mole”, por “Jucá”, por “Botafogo”, por Kojak (ou seu substituto), pelo Carcamano da Moóca, pelos 2/3 de bandidos do Congresso e, sobretudo, pelo Intelectual Tardio.

    É fato notório que Papai é um dos colaboradores da crise política, moral, social e econômica que se vê mergulhado o Pais. Que ele mesmo cheira a reaça, não posso negar.

    Mas no Çu-premo o chato é que ele será regido pelo Carrasco de Diamantino. E suas relatorias nesse caso político, vencerão sempre de 4 x 1. Pois mesmo o Presidente da Turma não votando, será um voto do coração. De todos esses “ministráveis” apresentados é o único que já diz a que viria.

    Até porque, agora que a Suja_Jato esta achando gente da corja do PSDB/DEM/PPS_e maioria do PMDB as ordens emanadas da Avenue Foch s/n serão para soltura de “Caranguejo” e “Ferrai”, imediatamente. E na vaga, enquadrar Nove Dedos e a Presidenta deposta com a assistência do seu pai. Será a hora “cinzenta” do Brasil.

    E como canta o poeta Drummond — “Desta hora, sim, tenho medo”!

  8. Mulher deve se submeter, o Ives deve ser sobremetido

    O Ives Gandra Filho quer submeter as mulheres e quer ser sobremetido pelos machos. Eu não tenho nada contra… nem a favor, muito pelo contrário.

    1. Ele só não aceita ficar por baixo

      Cara, submeta-se às Mulheres. Se você tentar uma única vez, nunca mais vai querer sair de debaixo delas. Deixa disso de querer ficar sempre em cima da calabresa, pois o buraco é mais em cima. Tu não sabes o que estás perdendo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador