Na próxima semana, prefeitos anunciam compromissos com gestão sustentável

 
Jornal GGN – Na quarta-feira da semana que vem (15), prefeitos de cidades brasileiras irão anunciar compromissos com gestão sustentável em coletiva de imprensa promovida pelo Programa Cidades Sustentáveis e pelo ICLEI América do Sul.
 
Serão debatidas as oportunidades para as cidades com compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável e também os acordos globais firmados nos últimos anos, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Acordo de Paris, Nova Agenda Urbana, entre outros.

 
A coletiva faz parte do  “I Encontro do Programa Cidades Sustentáveis com as prefeituras signatárias – gestão 2017 – 2020”, promovido pela Rede Nossa São Paulo, e também serão apresentados instrumentos e ferramentas inéditos destinados às prefeituras com foco em mudanças climáticas e indicadores de acompanhamento.
 
No encontro, também estarão presentes organizações como Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Oxfam Brasil, Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, Open Knowledge, entre outras.
 
Atualmente, o Programa Cidades Sustentáveis tem a adesão de 140 cidades, com 12 capitais: Belém, Boa Vista, Curitiba, Fortaleza, Macapá, Recife, Rio Branco, Salvador, São Luis, Teresina, Vitória e São Paulo.
 
O ex-prefeito paulistano, Fernando Haddad (PT), assinou o compromisso com o Programa e adotou medidas como a instalação de centrais mecanizadas de triagem para aumentar a reciclagem de resíduos sólidos na cidade.  Sua gestão também recebeu o prêmio Mayor Challenges 2016, outorgado pela Bloomberg Philanthopies, por um projeto que pretende facilitar e ampliar a distribuição do alimento produzido pela agricultura familiar.
 
Confira abaixo as ferramentas que serão apresentadas no encontro: 
  • Anexo GPS/Indicadores e Guia de orientações para a elaboração de Planos de Metas – O material apresenta os 260 indicadores básicos do Programa Cidades Sustentáveis e sua correlação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável  (ODS), incluindo as metas propostas pela ONU. O trabalho apresenta a descrição de cada indicador, bem como as variáveis que os compõem, método de cálculo, eixo do Programa Cidades Sustentáveis ao qual estão associados, número do ODS e número da meta do ODS relacionado.
  • Guia de Ação Local para o Clima – Fruto de uma parceria do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, Secretariado para América do Sul e Programa Cidades Sustentáveis, com apoio da Fundação Konrad Adenauer, esta publicação irá auxiliar gestores públicos municipais na execução e/ou revisão de ações relacionadas às transformações do clima, para que assim possam preparar suas cidades para lidar melhor com os efeitos e impactos das mudanças climáticas.
  • Guia orientador para construção de Mapas da Desigualdade nos municípios brasileiros – Elaborado em parceria com a Oxfam Brasil e com apoio da Fundação Ford, o objetivo do guia é orientar e incentivar os municípios brasileiros a reunirem os indicadores e concretizarem seus próprios mapas. Com essa ferramenta em mãos, as cidades terão a oportunidade de elaborar um diagnóstico preciso de suas regiões administrativas e, com isso, implementar políticas públicas que contribuam para a superação da desigualdade.
  • Acesso à Justiça no Brasil: Índice de Fragilidade dos Municípios – Resultado de uma parceria entre a Open Society Foundations, o Programa Cidades Sustentáveis e a Rede Nossa São Paulo, a publicação, inédita no páis, sistematiza os dados existentes sobre o tema e propõe um índice para medir o nível de acesso à Justiça em cada município brasileiro. O objetivo  é contribuir para a reflexão sobre as dificuldades para universalizar o acesso à Justiça, bem como sobre o seu impacto na construção de uma sociedade mais igualitária, republicana e democrática. Além de traçar um panorama do acesso à Justiça no Brasil, o trabalho analisa também as iniciativas institucionais destinadas a tornar esse direito mais efetivo.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador