Não sabem governar, são ruins de serviço ou tiram sarro?, por Leonardo Sakamoto

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Cena de “Apertem os Cintos… O Piloto Sumiu!”, comédia de 1980 digirida pelos irmãos David e Jerry Zucker, que conta com o saudoso Leslie Nielson no elenco

do Blog do Sakamoto

Não sabem governar, são ruins de serviço ou estão tirando com a nossa cara?

por Leonardo Sakamoto

A menos que tenha passado as últimas duas semanas preso em uma caverna e, pior, sem wi-fi ou 3G, também deve estar em dúvida se o governo interino está tirando uma com sua cara, é muito ruim de serviço ou não faz ideia de como administrar o país.

Isso independentemente de você considerar que houve um impeachment embasado em boas razões, um golpe parlamentar descarado ou não fazer ideia do que seja impeachment ou golpe.

O PMDB, livre das amarras democráticas colocadas nos partidos que encabeçam chapas presidenciais eleitas com o voto direto, chegou com uma pauta avassaladora – liberalizante na economia e reacionária nos direitos sociais.

De um lado, isso levou muita gente boa, mas que acredita que o Estado gasta muito e errado, a pensar: “porra, agora vai!”. De outro, organizações e movimentos sociais que atuam na defesa dos direitos fundamentais pensaram “agora, lascou-se tudo”.

Daí veio a escalação de ministros, 100% cueca e branca, que, atendendo às necessidades fisiológicas partidárias mais básicas, ficou longe daquele time de notáveis prometido.

Todo santo dia é alguém falando uma groselha, prometendo e desprometendo o fim do SUS, rebaixando e promovendo a área de Cultura, dando um tom sinistro para a reforma da Previdência e voltando atrás com a grita dos trabalhadores, reunindo-se com ator pornô para umas das primeiras audiências sobre o futuro da educação básica (com todo o respeito aos atores pornôs, mas não é essa sua expertise). A Esplanada dos Ministérios, com raras exceções, é um show. De horrores.

Um aliado de Eduardo Cunha, o proscrito, foi escolhido para ser o líder do governo na Câmara dos Deputados. Gravações com Romero Jucá, Renan Calheiros e José Sarney mostraram as razões que levaram ao Congresso optar pelo impeachment – a possibilidade de conter a Lava Jato. E deixam claro que a corrupção sob a administração do PT não mudará nada sob esta administração do PMDB em conjunto com o PSDB.

Por fim, o Pacto Temer para a economia, colocando a conta da solução da crise no lombo dos mais pobres e livrando os mais ricos de impostos sobre sua renda, capital e patrimônio, tem tudo para aumentar a insatisfação popular e incendiar protestos – mesmo de quem, até agora, viu tudo apenas pela TV. É claro que algo precisa ser feito para resolver a economia. Mas o foi proposto e o que deve vir podem, ao contrário, inviabilizar o país por um longo período.

Ao final dessas duas semanas, o primeiro grupo, que defende um Estado menor, deve ter percebido que talvez Michel não consiga entregar o que prometeu sem uma ruptura violenta e, portanto, incerta. Para além dos erros políticos, há denúncias de corrupção envolvendo membros de sua equipe e a pressão constante de de setores importantes da sociedade que não reconhecem o impeachment e têm medo de retrocessos sociais.

A sociedade brasileira, jornalistas inclusos, não está dando a Michel os 100 dias que normalmente são concedidos a novos governos para arrumarem a casa porque este brotou do outro, também sendo responsável pelas burradas do anterior. Enquanto isso, a imprensa internacional e a comunidade internacional está reticente com relação à nossa situação política, o que levou ao novo chanceler brasileiro ordenar que postos diplomáticos façam a propaganda de que, aqui, se vive democraticamente.

Se um país que precisa fazer isso, algo já deu muito errado.

Sabe aquela reforma em que a gente gasta todo o dinheiro com as paredes da casa e esquece que tem que sobrar algum para gastar na decoração, caso contrário, fica uma droga mesmo assim? Então, o pessoal dedicou-se intensamente a conspirar pelo Palácio do Planalto e, chegando lá, não está sabendo como conduzir o barco.

O presidente interino, que se mostrou capaz nos bastidores, é um orador tão inábil quanto Dilma, apesar das mesóclises, e rivaliza com ela na ausência de carisma. Isso não é um impedimento, mas não ajuda em nada neste momento em que o diálogo constante com a sociedade se faz necessário. E é assustador a facilidade com a qual ele muda de posição após ser pressionado por matérias que saem na imprensa. Para alguns, isso é humildade. Para outros, falta de convicção.

Particularmente, desconfio que seja falta de legitimidade.

Então, se essa dúvida atormentar demais o governo, a saída simples: aceite a convocação de novas eleições.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A quem efetivamente está

    A quem efetivamente está interessando o estado de coisas como estão? Levar a caos extremo com intervenção militar? Interessados em convocar eleições para outubro???

    1. Em termos

      Adir, embora conceitualmente eu concorde com você, Dilma tem demonstrado total incapacidade de gerenciar o país depois das eleições de 2014. Culpa da oposição e da imprensa? Sim, mas culpa dela também, que conseguiu brigar com todo mundo e adotou no início de 2015 as medidas que tinha jurado dois meses antes que não adotaria.

      Com isso, mesmo que ela reassuma daqui a alguns meses (o que acho pouco provável), será num cenário ainda pior do que o anterior à saída dela. O que podemos esperar de um novo governo Dilma nessas condições, depois da incompetência que ela tem demonstrado?

      Por isso, espero que novas eleições sejam chamadas, para que a população possa se pronunciar com relação ao desmonte do pequeno estado de bem-estar social e às medidas de arrocho propostas por esse fantástico governo transitório.

      1. Nada disso, mesmo se fosse verdade, justifica GOLPE!

        Novas eleiçoes é golpe. Mesmo se fossem “convenientes”. E é ingenuidade sua se acha que iriam deixar Lula concorrer. Aí mesmo é que o prenderiam por qualquer alfinete.

      2. Caro. A Dilma,pelas gravações
        Caro. A Dilma,pelas gravações divulgadas recentemente, não como exigir que negocie com leves deputados notoriamente corruptos. Além do que ela cedeu à oposição colocando o Sr Leva e nada adiantou. Fez isso para garantir os tais cortes. No entanto com o afastamento o que fizeram aumentaram o gasto !!!!!! Vide a meta fiscal que foi recusada por este parlamento quando ela fez a proposta.É difícil solução com este congresso . 60 a 70% são corruptos. Entende. 70% deles tem que dar contas à justiça. NUMA LINGUAGEM CHULA. ESTA TUDO DOMINADO COMO O PCC AFIRMA.

      3. Também espero que haja

        Também espero que haja eleição, principalmente porque seria inviável governar com Temer de vice por mais dois anos.

      4. Pouco provável a Dilma voltar

        Pouco provável a Dilma voltar por que ?

        Hoje é muito mais fácil a Dilma voltar que o Temer traíra e golpista continuar.

        Ambos estão na mão de dois senadores apenas.

        Pelo  jeito que o Temer vem fazendo merda, aliaś, o governo dele já está abusando desse direito, é muito mais fácil ele cair.

        E tem mais um detalhe, as maldades do governo  ainda não chegou na base. Quando isso acontecer, ai sim, esse país vai ficar desgovernado.

        Eu conheço esse povo pobre. Essa raça ao qual faço parte não presta. É sem educação, gosta de briga, quando está invocado não respeita leis, gosta de invadir supermercado em momento de crise e por aí vai.

        O Temer ainda não viu nada.

        1. O último ibope PUBLICADO Dilma subiu de 18% para 33%, isto sem..

          O último ibope PUBLICADO Dilma subiu de 18% para 33%, isto sem as gravações, a ida do assessor para educação Alexandre Frota que propõe nova política educacional para o país, a comprovação que os movimentos apartidários recebiam dinheiro dos partidos, ….

          É muito barro jogado no ventilador, a queda de Temer se aproxima com uma velocidade expantosa.

      5. Esse marketing de  uma

        Esse marketing de  uma presidenta que não sabe governar, já deveria ter caído por ter, depois de tantas confissões evidenciando sabotagem pesada ao governo dela. Quero ver o governante pica que vai governar sabotado por legislativo, judiciário, MPF e Mídia…. Ah mas pq só com a Dilma isso aconteceu? Tb não sei e tô querendo saber. Com certeza não  por causa da Lava Jato.Pelo nível dos marginais conspiradores, Moro & seus moralists histéricos já teriam sumido do mapa. Os  cara tão dando cobertura pra tráfico internaciional de drogas. Cunha tá queimando 500 mil de $$ público todo mês…  O STF tá sendo rifado em grampos pela bandidagem e querem que a gente acredite que um juizeco de 1ª instância derrubou a República pq a Dilma não travou ele. Ah gente pelamor, né? Presisavam da Presidência e não podiam esperar, por isso deram um golpe e nem se organizaram pra isso.  Olha a zona que tá isso. Que lavaJato, o caramba. Essa LavaJato é só palhaçada que nem Mensalão. Sua funão era só queimar a legenda e abrie espaço pros conspiradores. Agora esse papo de que tão dando golpe pra acabar com a LaVa Jato. Essas pessoas estão torturando pessoas, destruindo sus vidas, detonando todas as maiores empreas do país, emfun, acabando com o Brasil e vão querer me convencer que o Todos os políticos e aí os marginais.todos os juízes de instâncias superiores marginais, inclusos e o bando de empresários marginais, tb inclusos, stão morrendo de medo do Moro? Então pq Moro tá morrendo de medo do Cunha? O problema é da Dilma, né?  A mulher tá afastada mas o pessoal ainda tenta se esconder debaixo da saia dela. Dilma não sabe negociar. Nem eu. Por isso votei nela pq se fosse pra escolher quem negocia melhor com a marginalidade eu teria votado no Cunha. 

        Vê se Moro toca nos líderes da conspiração….  É ruim, hein…

  2. 100 dias

    Que tal conceder a Temer os tais 100 dias?

     

    Não seria natural encontrar tanta “atrapalhação” num início de governo, considerando que não há um “projeto de governo” debatido e construído, com a sociedade? Que o HD foi apagado e a transição foi entendida como capitulação?

     

    Precisamos apontar menos. Trabalhar mais e – infelizmente – pagar os caros impostos que são nossa obrigação.

    1. Sem essa, Garcia.
      Aécio Neves

      Sem essa, Garcia.

      Aécio Neves e os derrotados nas eleições de 2014 não deram sequer UM DIA para Dilma Rousseff governar

      Inconformados com a derrota, começaram imediatamente a sabotar a presidenta reeleita, inicialmente alegando que votação

      teria sido fraudada e logo após pondo-se a conspirar para derrubá-la do cargo.

      Ou você é muito, mas muito ingênuo mesmo ou então é extremamente mal intencionado. 

       

  3. Ainda que fossem gerais, e

    Ainda que fossem gerais, e nem de longe se cogita isso, novas eleições são um golpe ainda maior do que o impeachment, ou respeitamos a constituição ou então a vaca vai pro brejo, de casuismo em casuismo voltaremos a 1964.

    1. Concordo com vc. Eleições

      Concordo com vc. Eleições majoritárias, só em 2018. Se orem gerais, posso até pensar no caso. Mesmo assim, convocar eleições pra legitimar um golpe é bizarro.  Pra mim, qq solução que não envolva cadeia para todos conspiradores é palhaçada.

  4. pornochanchada

    Pensei que os 367 deputados vomitando asneiras no dia 17/04 ia ser a última coisa que iria ver de tdo que há de sinistro nesse país….mas eis que aparece o mordomo do nono inferno de Dante e transforma o Brasi em uma balbúdia.

    Essa semana foi a gota d´água: Entre outros assuntos graves..teve: Senador Jucá diz, chei de porra em aúdio, a única solução é o golpe; no mesmo aúdio que o Aécio vai ser comido primeiro; Renan fala que Aécio ta com medo. No dia seguinte,  o povo vê no face que o assessor bibliografico do MEC, é um ator porno – tirando selfie mordendo os lábios com seu  ministro na sua frente…

    Isso faz me lembrar a ”Piada dos Orgão”:

    Em um determinado momento do organismo os orgãos humanos resolveram fazer uma greve pra ver quem manda mais…o cérebro foi o primeiro a se manifestar e disse:eu que tenho que mandar pq sou o que penso e assim administro todos os outros orgãos…..o Coração não gostou e disse: eu que tenho que ganha mais pq bombeio combustivel para todo corpo e trabalho 24 hrs por dia…e assim…foram todos os outros orgãos defendendo seus argumentos até chegar a vez do Cu – mas ele resolveu ficar calado e apenas se trancou. o tempo foi passando…passando…começo a subir um cheiro insuportável.até chegar no mais distante, o cérebro, que  gritou: O que está acontecendo ae embaixo! o figado que estava mais abaixo respondeu é o Cu! Todos os orgãos estavam desesperados com a situação que estava piorando ainda mais…foi quando o cérebro desesperado esbravejou : que que o cu quer????

    O Cu finalmente respondeu: QUEM É QUE MANDA AQUI!!!

    Ainda há tempo para reverter a situação deste País senão temos que rir pra não chorar.

     

  5. Bom!
    Só não concordo com a

    Bom!

    Só não concordo com a metafora da casa. Pois ter paredes e um teto mesmo sem reboco e pintura ainda é o sonho de milhôes de brasileiros.

  6. Este processo começou em 2005

    Este processo começou em 2005 com a AP 470 e vem vindo num crescente. Criaram as condições para estarmos do jeito que estamos agora porque não temos espaço algum na mídia. Ele foi desaparecendo a medida que o monstro criado MP e os States entraram neste história com tudo. Só fala um lado desde lá e este lado é de que viveos num caso total. Tanto é que tem coxinha por aí que acredita mesmo que estamos num inferno. Só que a vidinha dessa gente tá numa boa!

    Com tudo isso, mais alguns erros do executivo e um congresso, em especial a Câmara como nunca tivemos. Um bando de juizes que só fizeram prejudicar Dilma quanto puderam e estamos nas mãos desta gente. Um bandido comandou o processo, mais um outro tanto de maioria também desqualificada deu admissibilidade e o senado entrou porque todos querem no final das contas, dar uma reamurrada em suas vidas. 

    Eleições? Pra que? Pra este parlamento aí? Quem governa com isso aí? Ademais, regras têm que ser cumpridas. Se aceitarmos agora qualquer colisa que não seja a devolução a quem foi eleito conforme a constituição, estaremos abrindo um precedente muito perigoso. Se não tinhamos razão juridica alguma para este processo, se o aceitarmos com outra eleição ou o diabo que o valha, estaremos rasgando a constituição. Isso não é bom para o país!!!

  7. Nassif;
    A proposta do

    Nassif;

    A proposta do Sakamoto me decepciona, eu o tinha como um democrata.

    Democracia não se limita a fazer ou não eleições.

    O golpe é golpe e somente deixará de se-lo com o retorno da Presidenta Dilma, e secundariamente colocar todos os comparsas deste golpe na cadeia.

    Na sequência não poderemos deixar de fazer uma refundação do judiciário no Brasil.

    Genaro

  8. Só eu estou sem paciência com

    Só eu estou sem paciência com o Sakamoto?

    Seus artigos-denúncia sobre trabalho escravo são primorosos, mas essa mania dele de igualar sem nenhuma nuance o PT ao que está aí está me irritando.

    A crítica (e a autocrítica) é extremamente necessária, mas pode ser feita de um jeito mais nuançado, pra não dizer inteligente (por exemplo, como faz a Rosana Pinheiro-MAchado no site da Carta Capital, ainda que eu não concorde ipsis literis).

    Dizer que a corrupção do governo do PT vai continuar (e não aumentar!!!) é não enxergar o que está aí, e que foi cabalmente demonstrado pelo grampo do Jucá.  Acho que a charge da Laerte vale pro Sakamoto também.

    Tudo isso pra concluir que a única saída são eleições gerais e portanto, concordando com a AnaLu, legitimar o golpe.

    Não tô com paciência, não!!

     

    http://www.cartacapital.com.br/politica/a-era-pos-pt

       

      1. Exato, estão tentando CASTRAR todo um novo movimento.

        O movimento das mulheres, tentando pelo menos garantir os direitos conquistados, dos jovens, que estão pegando gostinho pelo protagonismo na política, da esquerda, que só se unifica na iminência de irem todos para a cadeia, dos negros, que querem o seu protagonismo, e de dezenas de outros grupos que estão despertando para a política não precisam e não merecem um Sebastinismo Lulista.

        Deixem os golpistas soltarem a franga, que vão ter correr ligeirinho pois o pau vai baixar, não hoje nem amanhã, porém  mais cedo que eles pensam. Todo o mal que podem fazer estes golpistas pode-se com um governo de base popular ser revertido em pouco tempo, porém o tempo de conciliação acabou, chega de acordo com Bispos e PMDBs, precisamos entrar no páreo com um puro sangue, não com uma mistureba braba.

        Chega de acordos de cúpula e de Lulinha Coração, precisamos tomar nas mãos o nosso destino, não esperar Dom Sebastião.

  9. Sakamoto, vá plantar batatas (poderia ir mais adiante mas…)

    Não diferenciar o que aconteceu num momento do Governo Dilma quando após tentar fazer outra política com o Mantega e foi torpedado por todos os lados, onde ninguém pensava que se a economia internacional desse um pequeno movimento a política econômica daria certo. Agora vem os oportunistas e Lulistas que não enxergam outra coisa do que a continuidade da política de alianças de Lula com exatamente o mais podre que existe na política brasileira, é a única solução.

    Estão todos no plano B do Renan, que consiste basicamente em convocar novas eleições com todo este quadro de ódio ao PT e demais partidos de esquerda (ódio mais velado), para os PSOís da vida irem também na ilusão que poderão obter grandes conquistas, e conseguirão, vão triplicar seus votos, passando 1,5% para 4,5%!

    Uma eleição antecipada é uma verdadeira entrega do governo aos coxinhas, que com quatro anos vão deitar e rolar e deixar o país realmente falido.

    A avaliação que fazem estas criaturas é somente a partir do momento que se vive, e não do que vai ocorrer neste interregno. Simplesmente não enxergam que até um Golpe vitorioso (impeachment de Dilma) é melhor do que eleições antecipadas.

    Este governo interino se virar efetivo vai piorar ainda mais o seu desempenho, pois se fazem trapalhadas quando estão ainda inibidos quando soltarem a franga será um deus me acuda.

    Coloquei o artigo que escrevi, simplesmente para demonstrar que é possível através das alianças que é composto um governo pensar no seu futuro, e parece que o Sakamoto demorou duas semanas para chegar a conclusão que já tinha mesmo antes do governo começar.

    Quanto a vantagem do Lula se candidatar num cenário deste tipo, resultará o prolongamento da crise culpabilizando o PT, Lula é carismático mas não é mágico, e a capacidade de negociar de Lula num momento destes é o que menos se precisa.

    As soluções econômicas que Lula daria para a crise seriam piores do que dois anos sem solução nenhuma, e neste momento Lula deve pensar na sua aposentadoria. E digo mais, o que Lula está fazendo é GOLPISMO, eu entendo agora porque do afastamento do governo de Dilma que Lula mantinha, melhor ele ficar com suas palestras no exterior do que tentar um novo mandato, pois além de acabar com seu prestígio que pode ser recuperado, vai ser um desastre.

    1. Só um detalhe

      Caso DIlma renuncie ou seja impedida e Temer também, renuncie ou seja impedido, não seriam eleições antecipadas, seriam eleições excepcionais.

      O mandato é até 31/12/2018.

      CF 88, Art 81.

  10. Tem mesmo coordenação neste golpe? Ou é o Caos mesmo?

    Vou colocar meiu artigo que escrevi há 18 dias. Parece que o Sakamoto só entendeu hoje.

    Cada um traça o seu cenário e elegem as cabeças do golpe. Ou é o PSDB, ou PMDB, ou a Grande Imprensa, ou Moro com/sem Judiciário, ou seja, as teorias conspiratórias voam de um lado para outro e em homenagem a outra mentalidade golpista do passado, Jânio Quadros, vou dizer que são as forças ocultas!

    Os golpistas estão como um centro acadêmico que entram com uma chapa de esquerda com oito tendências numa campanha eleitoral para derrubar a direita, ganham as eleições, mas como são tantas tendências e tantas as brigas e denúncias que no fim das eleições ninguém sabe quem realmente ganhou!

    Este quase-talvez-futuro governo Temer mostra por todas as falações para a escolha de ministros que na realidade nem Temer sabe quem o apoia e quem está apostando num governo do “Temer o Breve”.

    As fileiras do PSDB estão totalmente partidas, Alckmin levando uma derrota depois da outra dos secundaristas, o Aécio podendo ou não ser rifado, o Serra indo para onde não queria e o Álvaro Chaves (ops, nem estava me lembrando, saiu do partido) mais os próceres do antigo PSDB dizendo que o partido está derrotado. Primeiro Bresser, que há bastante tempo já dizia, e agora Giannotti dizendo que o partido acabou.

    O PMDB, na sua tradição de nunca ser governo, mas sim estar com o governo, não moldou uma figura de peso no partido, e dentro dele  ainda tem-se Requião e outros que estão atualmente na oposição do próprio partido. O único estado de peso que o PMDB tem um governador, o Pezão, além dele estar aparentemente com uma doença grave, ninguém sabe direito para onde ele vai. Por outro lado, o poderoso Eduardo Cunha, que dominava grande parte do partido está afastado, e prometendo caso só ele entre em cana entrega toda a galera, até ministro do STF. Já o Temer, que se achava abandonado pela presidenta Dilma, agora talvez entenda porque ela o abandonou, simplesmente porque ele não tem influência nenhuma.

    Chegam alguns oportunistas de plantão, o filósofo Denis Rosenfied, prepara seu esquema militar tentando pular algumas casas no poder (porque no resto do mundo os filósofos filosofam e no Brasil são golpistas), associou-se a alguns militares e espera fazer o que os civis de 1964 não conseguiram, manobrar as forças armadas.

    Os talvez-quase-futuros ministros, como o Meirelles se colocam a falar sobre a sua futura política econômica no ministério, algo que mostra a sua fraqueza, pois ficar dando declarações nos jornais sem ainda o governo existir e sem uma indicação formal de sua presença no ministério mais parece alguém que está procurando aprovação pública do que qualquer coisa.

    O talvez-quase-futuro pastor, que ganhou a indicação para o ministério da Ciência e Tecnologia, começa tentando dizer que é criacionista, mas que no ministério não vai ser criacionista e que ganhou o ministério como prêmio de consolação, porque seu partido queria mesmo era o ministério da Agricultura, ou seja, queria ganhar da quina, mas ganhou um balãozinho de escritório.

    Já o Judiciário, parece que queria julgar o Cunha só depois da posse, mas um juiz se apressou e queimou o mesmo antes disto. Também não se sabe o que farão as dezenas de procuradores e juízes que gostaram das luzes do holofotes e só deus sabe quem será a próxima bola da vez, podendo ser Lula, Dilma, Aécio, Cunha, ….. , a escolha é múltipla com umas vinte opções com um problema, tem respostas conflitantes, mais parece uma prova mal feita.

    A bancada BBB, que faz muito o gosto do populacho de direita é uma vergonha internacional para o governo, já falam em processar um de seus próceres, Bolsonaro, que é mais um peso devido a ser mais extravagante e inconveniente do que um aliado.

    Se formos falar da Grande Imprensa tem-se um novo tempo que surgirá logo após a talvez-futura posse, escolhendo cada um seu aliado dentro deste imenso circo do golpe, começarão o jogo como adversários, aí do pescoço para baixo será canela, pois não terá mercado para todos.

    Já as casas legislativas nem se fala, são povoadas de figuras nulas tanto na câmara baixa (o senado) como na câmara ainda mais baixa (a câmara).

    Tem agora os Russos, eles não vão ficar parados, e como agora o inimigo é comum, a direita golpista, começam todos a lembrar do passado de 1964, e começaram a se unir, vai ser uma barulheira grande.

    Não falei dos outsiders, como Marina e outros, que já entram queimados na disputa de espaço, pois nas ações que poderia ter feito alguma onda se encolheu e para entrar junto com a turma do BBB tem que abrir mão de tudo que acham que ela defende.

    As mentes brilhantes dos Blogs procuram insistentemente delimitar quando o golpe começou, quem manda e qual a estratégia. Perguntas interessantes que suas respostas não perduram por mais de duas ou três semanas.

    Como uma explicação lógica, baseada na história da América Latina vê a mão dos irmãos do norte em isto tudo, porém como aconteceu na Síria uma das milícias contra o governo estava lutando conta à outra, o que para a situação confusa naquele país não tem nada de notável, porém considerando que uma lutava com armamentos fornecidos via influência do Pentágono e outra com influência da CIA! O mesmo pode estar ocorrendo no Brasil, ver um dos três coordenadores do Movimento Brasil Livre sendo processado por dívidas de mais de cinco milhões e a sede do movimento sendo despejada, se vê que não há grandes recursos sendo distribuídos pelos irmãos do norte.

    Agora como não sou uma mente brilhante e não consigo estabelecer uma ligação simples entre os diversos eventos, vejo que como sistemas mecânicos complexos em que as variáveis são muitas, há uma tendência ao Caos, com muitos pontos de bifurcação e atratores estranhos (para lá de estranhos).

    Ou em português mais vulgar, se vê que havia muitos grupos unidos com o mesmo objetivo, derrubar o governo Dilma e na medida em que se aproxima o dia mais as coisas se complicam sem a mínima tendência a se estabilizar no futuro resultando num sistema caótico (bagunçado) em que não é possível a previsão num espaço de tempo acima de determinado valor.

     

  11. Volta DILMA

    FORA CAMBADA DE BANDIDOS FDP DA MIDIA E DOS PARTIDOS PMDB,PSDB,DEM,PPS,PSB E OUTROS PÁRTIDINHOS DE MERDA QUE APOIARÃO O GOLPE CONTRA DILMA.
    O STF ESTA NA HORA DE TOMAR UMA ATITUDE ENÉRGICA COLOCANDO A VERDADE DOS FATOS ,PARA EVITAR UMA REVOLUÇÃO CONTRA A DEMOCRACIA NO BRASIL. 
    DILMA TEM QUE VOLTAR URGENTE AO PODER QUE É DO POVO.

  12. governo de gângsteres

    Eu gosto de uma musiquinha que as mulheres compuseram para o Temer e que cantam nas manifestações contra o golpe.

    É assim:

    ai, ai, ai , ai ,ai, 

    empurra o Temer

    que ele cai…

  13. Pois é

    Parece que não va ter jeito mesmo.

    O plano B da aliança dos “estadistas” do PT-PMDB vai fazendo água.

    Acho que a munição contra ambos do judiciário, com a colaboração dos empresários e da imprensa, é muito maior que imaginavam.

    Vamos ter que ir pro bate-chapa mesmo.

    Difícil vai ser aparecer algum “elegível” neste país.

  14. Argumentos enviesados

    Depois de ver toda esta lama e, ainda, a preparação do golpe (grampos) pela parte da turma que hoje está no planalto, a única certeza que aqui cabe é que Dilma foi eleita legitimamente e destituída em forma ilegítima. Ela é honesta e a única certeza que temos de tudo isso é que ela devia voltar e continuar governando até 2018. Os golpistas devem ser presos e repudiados pela população. Qualquer outra saída é parte do próprio golpe.

    1. Concordo.
      Tomada do poder pelo usurpador, julgamento poíitico-jurídico-midiático, eleições excepcionais… Como diria o Mino é tudo a mesma sopa: golpe !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador