Nas asas da TAM

Nos tempos inesquecíveis do comandante Rolim, a TAM conseguiu fazer em uma aeronave de segunda – o Fokker 100 – o vôo mais confortável do país.

Sem Rolim, e dispondo da mais moderna frota de aviões do país, a aventura de voar pela TAM tornou-se isso:

        A. Na Gol, é possível fazer checkin por aparelhos móveis. A TAM, que inovou no uso de sistemas informatizados, não possui até hoje aplicativos mobile.

        B. Inúmeras vezes libera-se a entrada de passageiros no portão de embarque antes do avião estar em condições. A consequencia é a formação de filas, com passageiros em pé aguardando a última limpeza a bordo.

        C. Especialmente nos vôos de manhã, dois terços dos passageiros ocupam os assentos e começam a cochilar. Na partida do vôo são acordados pela insuportável TV TAM, ligada a pleno volume. Insuportável, aliás, por invadir o sono alheio e pelos comerciais, não pela programação. Depois das chamadas iniciais, há uma pausa e os passageiros tentam novamente o sono. Com o avião em vôo cruzeiro, volta novamente o som da TV, sem nenhum padrão de volume. Há comandantes que mantém em alto som, atrapalhando o sono dos passegeiros; e outros que a mantem em baixo volume, iludindo os anunciantes.

        D. Não tente adivinhar a temperatura a bordo dos aviões. Não existe padrão. Cada comandante coloca na temperatura que melhor lhe aprouver.  E há vôos – como o atual, em que venho de Recife – que começa com baixa temperatura e, no meio do voo, aumenta para temperatura elevada, obrigando a uma ginástica de tira e bota casaco.

        E. Ainda não decidiu cobrar pelo lanche, como faz a Gol. Mas pelo menos parou de dourar a pílula. Quando o café da manhã emagreceu, antes de servir o novo a TAM soltava uma gravação elogiando o seu café light, “ótimo para a vida saudável”.

Luis Nassif

13 Comentários

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  1. Na minha opinião, dos muitos

    Na minha opinião, dos muitos e muitos incômodos que existem numa viagem de avião, o pior é sempre o passageiro ao lado. Eu sempre tenho o azar de pegar um vizinho que insiste em ocupar mais do que a sua própria poltrona, seja abrindo as pernas ou com os cotovelos ultrapassando seus limites.

    Quando pego um vôo em que não vai ninguém na poltrona ao lado, ou então vai uma mulher (que geralmente não ocupa mais do que seu espaço), é uma maravilha.

    Só existe uma coisa pior do que uma Companhia Aérea: o passageiro.

  2. Prezado

    Prezado Nassif,
    Definitivamente, nos seus servidors o tico não fala como teco.
    em http://www.advivo.com.br/ lá estou eu cadastrado, com direito a foto, assinatura, “Olá Walter Serralheiro.’.”,  Minha Página, etc.  (http://www.advivo.com.br/user/84)
    NESTA ULR “Adição rápida” NÃO VAI A LUGAR ALGUM.
    Entro no link Luis Nassif online (http://www.advivo.com.br/luisnassif) e o login escafedeu-se.
    Tento logar-me E a senha não confere.
    Tento recuperar a senha e o imbecil robot retorna
    “Desculpe, o nome Walter Serralheiro.’. não foi reconhecido como um nome de usuário ou endereço de email.” embora eu la’estivesse desde 2010
    Está difícil entender o que sua equipe anda desfazendo…
    Afinal, brasilianas org é um treco e o jrnalggn.com.br é OUTRO?
    Os databases são diferentes?
    Acabei de tentar fazer um NOVO CADASTRO
    Ao pedir ano de nascimento, posso inserir até 2050.
    Minha intolerância diante de situações como esta é nula. Sou da área de TI e há muito tempo não gerencio mais projetos. Mas fico cagando regra em cima dos arquitetos java lá na empresa em que trabalho.
    Desculpe o meu desabafo, Nassif. Mas… vamos ver se eu entendi: ainda como DNA Mitocondrial (mtDNA) de um pai que talvez ainda não nasceu (já que EU podeirei nascer em 2050), fiz um NOVO CADASTRO.
    Aí, eu terei DOIS logins. Um no Brasilianas (nascido em 1940), outro no GGN (com nascimento previsto para 2050. O que o tico não fala como teco.
    É isso mesmo?
    Bricadeirinhas a parte, posso ajudar em alguma coisa?
       
     

  3. Não sou o único

    Nossa, fiquei feliz em saber que não sou o único que compartilha exatamente desta mesma visão em relação à TV TAM (C) e a temperatura durante o voô (D).

  4. Acidentes do Foker

    Pois é, se não fosse a TAM, muito provavelmente os Fokkers estariam voando por aqui. Devidos aos acidentes a fabricante resolveu mudar o nome do aviâo para M28, e voam por ai sem problemas algum.

  5. De acordo

    Costumo viajar c/ frequência, e não há nada mais insuportável que esses anúncios da TAM. No último (Brasília-Rio), tapei os ouvidos, tamanha a irritação. Chega a ser covardia esse marketing que, sabendo que o consumidor não tem p/ onde fugir (afinal está atado em sua cadeira), impõe sua propaganda a todo volume.

  6. O ambiente da cabine de

    O ambiente da cabine de comando é menor e refrigera mais rápido, daí a mudança de tmp. Muitas vezes lá na frente tá um gelo e no charuto um forno dada a quantidade de pessoas e o tamanho.

  7. A Tam

    Realmente a TAM piorou muito, concordo com tudo que o Nassif disse, só quanto ao app mobile existe um erro, pois a TAM tem o aplicativo que eu sempre uso.

  8. Aviação civil – retrato do crescimento do Brasil

    Nassif.

    TAM perdeu o referencial do cliente. Seguiu os mesmos passos da GOL. Ambas transformaram os seus aviões em verdadeiros ônibus “executivo” padrão Itapimirim ou Viação Cometa. O aumento da demanda devido a “revolução” social” do governo Lula, onde milhões se incorporaram ao mercado consumidor da aviação civil não foi acompanhado com o aumento de qualidade dos serviços e nem com preços adequados.

    Antes, o preço dos vôos eram tabelados. Ida e volta Rio – Navegantes (SC) o valor eram sempre R$ 500,00 por exemplo. Hoje é de acordo com a proximidade do vôo. Paga – se por esse vôo hoje a uma semana do mesmo R$ 2 mil! É a lei da oferta e da procura! Pergunta inconveniente; existe algum aumento de custos em vc comprar uma passagem com 1 mês de antecedência para 1 semana? Existe algum serviço extra a ser oferecido? O pior que ninguém se manifesta a verificar esse absurdo acobertado por uma Agencia Reguladora que foi cabide de emprego deste a sua fundação.

    Nassif, vc já postou diversas vezes sobre o assunto e sobre a mudança do padrão TAM. Vc é um eterno incomodado com essa situação e bem que poderia “puxar” uma discussão mais aprofundada sobre o assunto. A abordagem seria interessante para os leitores e para sociedade civil.

    Pontos que vc poderia abordar:

    – Por que não proliferaram companhias com vôos regionais (exemplo a “falecida” Riosul)?

    – Qual o motivo das companhias aéreas estarem cada vez mais com todos os slots cheios em seus vôos e mostraram balanços indicando prejuízo?

    – ANAC. Precisa existir uma agência reguladora que nada regula? Nem os preços das passagens?

    – Oligopólio da companhias aéreas. Qual o “remédio”? Abrir o mercado? Subsidiar?

    – MInistérioda Aviação Civil. Precisa existir? 

    – Infraero. Privatizar é a solução?

    – O negócio “aviação civil” é rentável?

    – Custos da aviação civil são altos?

     

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