NASA quer levar plantas para Marte e testar sobrevivência

Jornal GGN – A Agência Espacial Norte-americana (NASA) pretende lançar uma missão com o objetivo de levar 200 sementes de uma planta específica para o planeta Marte e testar se elas seriam capazes de sobreviver e se desenvolver após plantadas e regadas. A ideia da missão Mars Plant Xperiment (MPX) é testar as condições atmosféricas e ambientais do planeta vermelho. O plano foi apresentado durante uma conferência pela equipe do Centro de Pesquisa Ames. Os testes poderiam começar quando a próxima sonda exploradora chegar ao planeta em 2021.

O experimento seria autossuficiente, utilizando cubesat – um pequeno satélite, fora da sonda – segundo explica Chris McKay, um dos pesquisadores envolvidos na missão. Com o isolamento, em caso de desenvolvimento da planta da espécie Arabidopsis, não haveria o risco de mudas escaparem. A caixa funcionaria como uma estufa com ar da atmosfera terrestre. Ao pousar em Marte, as sementes receberiam água e começariam a crescer dentro de duas semanas.

Heather Smith, outro cientista da missão, afirma que, assim, seria possível mostrar a possibilidade de se montar estufas em Marte e até mesmo edificar uma base sustentável. Além disso, seria possível gerar os primeiros traços de gases do efeito estufa no planeta, o que representaria um grande marco na exploração espacial. O MPX poderá testar como a vida originária da Terra lidaria com os níveis de radiação relativamente altos do planeta vermelho, além da baixa gravidade.

A planta também seria o primeiro organismo multicelular a crescer, viver e morrer em outro planeta. A sonda deverá ser enviada apenas em 2021, e será inspirada no projeto do jipe-robô Curiosity. O aparelho também vai procurar sinais de vida passada em Marte, recolher amostras de rochas e solo para um eventual retorno ao planeta Terra. A missão, porém, ainda precisa ser aprovada.

Com informações do Canaltech.

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. vida em marte

    Prezados,

    O planeta terra tem várias amostras que fomos colonizados primeiramente com plantas rusticas e animais rusticos ou que aguentasse toda sorte de interperies.

    O envio de plantas do nosso deserto que suportam altas temperaturas e plantas que nascem em baixa temperatura já deveriam serem testadas em Marte. Depois temos especies de repteis que deveriam na mesma sistemática serem testados. Estamos atrasados com essa idéia. Usamos mal a tecnologia que temos e que ainda é insuficiente.

    Ainda não encontramos forma de combustivel viável e seguro. não testamos as diversas formas de energia geradas de atritos e força.

    Onde estam os nossos fisico, químicos e engenheiros

    Nossa tecnologia ainda é primitiva não saimos ainda do básico.

    Onde estam as idéas? ou vamos ficar observando o passado?

     

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador