Nasa testa nova forma de comunicação a laser com a ISS

Estação Espacial Internacional envia mensagem em raios laser

Uma nova forma de comunicação a laser está sendo testada pela Agência Espacial Americana e poderá ser utilizada para futuras transmissões entre o nosso planeta e naves espaciais de exploração do Sistema Solar. Nesta quinta-feira (5/06/2014) a NASA enviou um vídeo chamado de “Olá, mundo!” a partir da Estação Espacial Internacional, ISS, via laser.

A transmissão de vídeo de 175 Megabits, cerca de 20 Megabytes, foi o primeiro de seu tipo do sistama OPALS com o objetivo de melhorar a nossa forma de receber dados de órbita da Terra e além. Na verdade, esta tecnologia emergente da comunicação – a comunicação ótica a laser – é comparada a uma atualização da antiga rede dial-up para a que usamos hoje na internet: banda larga/DSL.

“É incrível ver este magnífico feixe de luz que chega da nossa pequena estação espacial”, disse Matt Abrahamson, gerente da missão OPALS no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), em Pasadena, Califórnia.

Os instrumentos da OPALS foram lançados para a ISS a bordo do SpaceX Dragon no início deste outono (no hemisfério Sul, primavera no Norte). Essa demonstração de tecnologia promove a exploração de métodos de maior largura de banda de comunicação com futuras naves espaciais da NASA. Ferramentas de comunicação ópticas como a OPALS usam a energia laser focada para atingir taxas de dados de 10 a 1000 vezes maior do que as comunicações espaciais atuais, que dependem das ondas de rádio do espectro eletromagnético.

O sucesso dos testes com a OPALS também são passos importantes na melhoria das taxas de comunicação com naves espaciais além da órbita baixa da Terra. O instrumento permite taxas de comunicação para manter o ritmo com a geração de dados cada vez maior produzido por instrumentos científicos. A tecnologia pode substituir as freqüências de rádio, atualmente em uso, para atender às necessidades previstas pelos pesquisadores para futuras missões, como as de Marte.

“Estamos ansiosos para experimentar as transmissões com OPALS nos próximos meses, na esperança de que nossos resultados levam a capacidades de comunicações ópticas para futuras missões de exploração do espaço profundo”, disse Abrahamson.

A estação espacial se move através do céu da Terra em cerca de 28.164 Km/h. Esta velocidade requer extrema habilidade e apontamento preciso. Isso é equivalente a uma pessoa apontar com um ponto a laser para a extremidade de um fio de cabelo humano a 30 metros de distância e mantê-lo no mesmo lugar ao caminhar. Para conseguir esta precisão, a OPALS é ligada a um farol em solo emitido pela estação terrestre Optical Communications Laboratory Telescope do Observatório de Table Mountain em Wrightwood, Califórnia.

Empreendimentos comerciais também podem conhecer o projeto, uma vez que fica comprovada eficiência das comunicações óticas a laser para comunicações otimizadas a partir do espaço. Isso pode significar a transmissão de vídeos de definição superior e de feeds de ativos próximos da Terra, como satélites, bem como aqueles no espaço profundo, como futuros robôs em Marte. Isso melhora a interação e experiência com as partes interessadas, sejam eles pesquisadores, engenheiros ou consumidores. E se você se lembra dos dias de ter que sair da sala para fazer download de um vídeo ao usar DSL, você sabe que os downloads de maior velocidade são definitivamente o caminho a percorrer!

Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Do pouco que o texto apresenta

    eu suponho que essa comunicação a laser só pode ser em visada, isto é, o ponto de destino tem que ser diretamente visível no ponto de origem. 

    Já as ondas eletromagnéticas atravessam paredes e outros obstáculos, ainda que com alguma perda de sinal.

    Portanto, tiremos o cavalo da chuva, esta tecnologia vai ser muito específica, ou seja, não vai substituir inteiramente a tecnologia atual. 

    1. Proteção contra o Obama.

      Será que permitirá uma proteção maior contra hackers e o Obama ?

       

      Também compartilho da sua opinião que alinhar o feixe é que deve ser difícil e para explorar o espaço sem fim este feixe deve ter uma potência exagerada….equipamentos exagerados.

      De qualquer forma tomara que tenhamos mais informações sobre este feito e uma explicação mais consistente do que as acad6emicas tradiciionais. Até aqui sempre pensei no raio laser como transmissor de energia concentrada e monocromática ( de uma única frequência e cor).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador