Ninguém tem o monopólio da salvação da pátria, diz novo ministro da Justiça

 
Jornal GGN – Após sua cerimônia de posse, o novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, sugeriu que o juiz federal Sergio Moro cometeu crime ao divulgar a gravação entre a presidente Dilma Rousseff e ex-presidente Lula. “Isso me cheira o artigo 10 da lei de interceptações, que qualifica como crime quando se torna público uma gravação que diz respeito a investigações autorizadas dentro do marco legal e constitucional”, disse. 
 
Para ele, não cabe ao juiz de primeira instância “sequer aquilatar o valor daquela prova” e muito menos torná-la pública. Aragão diz que o juiz deveria ter fechado os autos e encaminhado ao Supremo Tribunal Federal.
 
Em seu discurso de posse, Aragão afirmou que não há ninguém neste país com o monopólio da moralidade e da salvação da pátria”, dizendo que também as instituições tem sido apropriado por corporações. “Corporações não cultivam alteridade, mas seu umbigo”, disse. Leia mais abaixo:
 
Da Folha
 
Ministro da Justiça sugere que Moro cometeu crime ao divulgar grampo
 
O novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão, sugeriu nesta quinta-feira (17) que o juiz Sérgio Moro, que conduz os processos da Lava Jato, cometeu um crime ao tornar público o teor da conversa telefônica entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula.
 
“Isso, desculpe, me cheira o artigo 10 da lei de interceptações, que qualifica como crime quando se torna público uma gravação que diz respeito a investigações autorizadas dentro do marco legal e constitucional”, afirmou o ministro a jornalistas, após cerimônia de transmissão de cargo na sede do ministério.

“Se houve alguma conversa da senhora presidente que merecesse atenção jurisdicional, não caberia ao juiz de primeira instância nem sequer aquilatar o valor daquela prova e muito menos dar-lhe publicidade”, afirmou Aragão.
 
Ele continuou: “Como se trata de eventual prova obtida em encontro fortuito, sua excelência o meritíssimo juiz deveria ter fechado os autos e encaminhado ao Supremo Tribunal Federal e não o fez”.
 
O ministro afirmou ainda que o governo vai buscar as “circunstâncias” que indicam que houve uma interceptação ilegal. “Vamos tirar as consequências disso, doa a quem doer”.
 
Aragão comentou trechos de gravações em que Lula disse esperar que ele tivesse “pulso” no cargo de ministro da Justiça e fosse “macho”.
 
“Respeito a opinião do meu colega de ministério, com quem tenho a maior respeitabilidade pelo papel que desempenhou neste país. Ele falou isso dentro da esfera privada, não cabe aí qualquer julgamento sobre o que declarou. Isso aqui é uma prova cabal de que minha atuação sempre foi pautada pelo absoluto republicanismo”, ressaltou.
 
Pouco antes, no discurso de posse, Aragão disse que “ninguém” no Brasil tem o “monopólio da moralidade”.
 
“Não existe ninguém neste país com o monopólio da moralidade, o monopólio da salvação da pátria”, afirmou. “Infelizmente nosso Estado tem ao longo dos anos visto a apropriação das instituições por corporações. Corporações não cultivam alteridade, mas seu umbigo”, ressaltou.
 
Aragão, que substitui Wellington César Lima e Silva, afirmou que não haverá diálogo com as “corporações que queiram na base da cotovelada descredenciar outros órgãos de Estado”.
 
Ele destacou ainda que não aceitará a disputa entre Ministério Público e Polícia Federal pelo poder de investigação. ‘Não interessa à sociedade se a polícia ou o Ministério Público vai fazer a investigação. Isso é uma briga paroquial”, disse o novo ministro. 
Redação

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ele nao “sugeriu” nada, ele disse com todas as letras:

    “Isso, desculpe, me cheira o artigo 10 da lei de interceptações, que qualifica como crime quando se torna público uma gravação que diz respeito a investigações autorizadas dentro do marco legal e constitucional”, afirmou o ministro a jornalistas, após cerimônia de transmissão de cargo na sede do ministério.

  2. tem pulso e é macho!

    O cara, desculpe, o excelentíssimo, parece que tem pulso e é macho.

    Vou trocar macho por firme, pelo poliicamente correto!

    Força e sorte, coragem, vossa excelência tem.

     

    abs

  3. Por muito menos….
    O Paulo Lacerda foi defenestrado da Abin…
    O Protógenes perdeu o cargo e o mandato….
    E o Fausto de Sanctis removido para a vara dos velhinhos do INSS…
    E aí CNJ, STF??? Vão abrir prá Rede Goebbels e os marinhos?

  4. Que diferença para o Zé

    Que diferença para o Zé !

    Como você dormiu Dilma ?

     

    Agora é a vez do STF agir e caçar estes juízes de 1a estância que vão ficar dando liminar  à toa e a direito.

    Saiu no Tijolaço que o procurador Dlangnol ( ou parecido) estava fazendo comício na rua, em Curitiba, a favor do Moro e contra o foro previlegiado do Lula, desqualificando o STF.

  5. Bem que eu falei que o STF

    Bem que eu falei que o STF vai LASCAR todo mundo…

     

    O ministro Celso de Mello, no STF, fez um discurso duríssimo contra Lula.

    Leiam aqui:

    “Os meios de comunicação revelaram, ontem, que conhecida figura política de nosso País, em diálogo telefônico com terceira pessoa, ofendeu, gravemente, a dignidade institucional do Poder Judiciário, imputando a este Tribunal a grosseira e injusta qualificação de ser “uma Suprema Corte totalmente acovardada“!

    Esse insulto ao Poder Judiciário, além de absolutamente inaceitável e passível da mais veemente repulsa por parte desta Corte Suprema, traduz, no presente contexto da profunda crise moral que envolve os altos escalões da República, reação torpe e indigna, típica de mentes autocráticas e arrogantes que não conseguem esconder, até mesmo em razão do primarismo de seu gesto leviano e irresponsável, o temor pela prevalência do império da lei e o receio pela atuação firme, justa, impessoal e isenta de Juízes livres e independentes, que tanto honram a Magistratura brasileira e que não hesitarão, observados os grandes princípios consagrados pelo regime democrático e respeitada a garantia constitucional do devido processo legal, em fazer recair sobre aqueles considerados culpados, em regular processo judicial, todo o peso e toda a autoridade das leis criminais de nosso País!

    A República, Senhor Presidente, além de não admitir privilégios, repudia a outorga de favores especiais e rejeita a concessão de tratamentos diferenciados aos detentores do poder ou a quem quer que seja.

    Por isso, Senhor Presidente, cumpre não desconhecer que o dogma da isonomia, que constitui uma das mais expressivas virtudes republicanas, a todos iguala, governantes e governados, sem qualquer distinção, indicando que ninguém, absolutamente ninguém, está acima da autoridade das leis e da Constituição de nosso País, a significar que condutas criminosas perpetradas à sombra do Poder jamais serão toleradas, e os agentes que as houverem praticado, posicionados, ou não, nas culminâncias da hierarquia governamental, serão punidos por seu Juiz natural na exata medida e na justa extensão de sua responsabilidade criminal!”

    1. Porque eh que esse canalha ta

      Porque eh que esse canalha ta comentando CON TE U DO de uma gravacao ilegal feita por um juiz chefe de quadrilha e vazada igualmente ilegalmente por esse mesmo juiz?

      1. Aí está, para quem pensa que

        Aí está, para quem pensa que o STF será a favor de Lula.

        Grampo ilegal de conversa particular. Da mesma forma que provas ilícitas são descartadas, como ocorreu em algumas operações familiares ao STF, o grampo deve ser descartado. Estão tomando o mesmo como declaração pública.

        E o STF está mesmo acovardado. Quando os abusos são cometidos eles se calam. Agora vêm a público se manifestar.
        Lixo, mil vezes lixo. Tudo com o rabo preso, calando-se quando devem falar e falando quando não convém, sob a vara da mídia.

        1. “E o STF está mesmo

          “E o STF está mesmo acovardado”:

          Continue repetindo isso.  Eh totalmente legal e honesto pra todos nos dizer o que a gente ve com os proprios olhos.  (pra Lula nao eh, ele ta prohibido disso!)

    2. Esse acovardado…

      Esse acovardado e, retrógrado, Celso de Mello, ao invés de tercer críticas veementes ao criminoso, Sérgio Moro, por haver feito uma interceptação telefônica ilegal, contra a Presidente da República e, havê-la divulgado, criminosamente, volta-se contra as suas vítimas, nesse caso o seu maior troféu a ser perseguido, desde o início dessa famigerada Lava Jato e seus métodos nazistas, no caso específico, o ex-presidente Lula. 

      O ex-presidente nada disse além da verdade, o STF em peso está acovardado e intimidado, o que é um absurdo. Na verdade Lula foi ameno na sua classificação e, deveria ter sido mais incisivo se for levado em consideração o seu nível de indignação com esses pústulas que o estão perseguindo. Quanto a esse cagão Celso de Mello nunca se manifestou sobre a classificação que o ex-consultor-geral da República Saulo Ramos que, inclusive, foi quem o indicou para o STF, fez dele quando o chamou de “juiz de merda”, por ele haver votado contra o ex-presidente Sarney em processo que tramitou no STF. Essa velharia ainda está no STF por obra e graça do bandido Eduardo Cunha que esticou a vitaliciedade de Ministros do STF para os 75 anos de idade. Para esse ele deve bater palmas. 

       

  6. O que ele está fazendo?

    O que ele está fazendo que ainda não trocou toda a cúpula da PF? Grampear o gabinete da Presidência tinha que ser considerado crime de alta traição e para isso já sabem a pena…

     

      1. NAO FOI O TELEFONE. EH O GABINETE TODO

        Parece que “alguem” se traiu aqui!

        Interessantissimo saber que o gabinete de Dilma esta grampeado, nao eh?  Minha casa esta grampeada do comeco ao fim, e eu sei o que isso eh:  eh lidar com -literalmente- demonios o dia inteirinho.

        NAO FOI O TELEFONE.  EH O GABINETE TODO, GENTE.  Se fosse “somente” o gabinete, os sons ambientais, como secretaria conversando e movimentos corporais e de passos, nao teriam sido gravados tambem em uma “gravacao telefonica”.

        Contem os sons ambientais agora naquelas gravacoes dentro do palacio.

  7. Se Getulio e João Goulart estivessem vivos para ver novamente

    Eles conseguiram. Colocaram fogo no Pais, impossibilitaram o Executivo de governar e agora vêm nos dizer que, com caras de inocentes, não é Gilmar Mendes PSDB/MT, de que a Dilma tem que sair. Ou renuncia ou derrubam. 

    Desde o resultado das eleições era o que desejavam. E como não conseguiram por outras vias, jogaram o Pais num caos inconstitucional.

     

  8.  
    Aragão  e Lula serão

     

    Aragão  e Lula serão  implacavelmente perseguidos por falarem a verdade .

    A Casa Grande não perdoa .

    Vargas/Jango sabem disso .

    JK escapou por pouco.

  9. comentario

    A rede globo criou no país uma histeria coletiva de tal forma que a populacao q nunca soube discernir o que vai nas entrelinhas do que ouve ou lê(se é q lêem) tem ido às ruas pulando e gritando palavras de ordem ,sem saber as consequencias que poderiam advir disto.Como disse Ciro Gomes , eles precisam ir p/ casa estudar História.Parabens ao novo Ministro da Justica que teve PULSO para contestar a legalidade dos grampos nos telefones da Presidencia da República.

  10. Veja quem realmente continuou a espionagem – Marinho

    Nassif, preste atenção, por gentileza. Lembra do Garganta Profunda de Watergate? Pois então, da mesma forma digo que, siga os documentos oficiais, e não apenas o bate rebate da velha imprensa com a nova.

    Pelo despacho de Moro, ele determina imediatamente que a PF suspenda a escuta no celular de Lula. Acompanhe os horários e os minutos. MAnda que a PF seja notificada até por telefone para isso.

    Hoje de manhã, a PF emite nota informando que suspendeu e informou à operadora da conta de Lula a decisão de Moro e que suspendesse o grampo.

    A mesma nota da PF informa que a operadora não obedeceu e continuou o grampo por mais algumas horas.

    A nota informa o nome da operadora de telefonia: Claro.

    Quem é um dos controladores da Claro?

    Familia Marinho.

    Siga os documentos oficiais e veremos que, muito possivelmente, João Roberto determinou que a Claro continuasse com a escuta da conversa entre Lula e Dilma e com os outros, assim como Paes.

    E arrisco a dizer que JRM acertou com Moro de divulgar tudo ontem e Moro assumir, pois o juiz, claramente, tem respaldo de ministros no STF e CNJ.

    Siga os documentos oficiais, e não apenas o bate rebate da imprensa.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  11. O maior problema do Lula e da

    O maior problema do Lula e da Dilma foi tratar o Moro como se fosse um juiz de direito, na verdade se trata de outro tipo de juiz, é um juiz de direita, para esse tipo tudo que o inimigo, a esquerda, fizer será usado contra ele, já os crimes que os miguxos cometem… bem… isso não vem ao caso.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador